Jump to content

Besouro - Superprofdução Brasileira


Guest Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Guest Walt Sousa

Quem assistiu ao trailer de Besouro, de João Daniel Tikhomiroff, deve ter pensado que finalmente o Brasil tinha feito um filme que pudesse se igualar a outras grandes produções de Hollywood. As piruetas e cenas de ação mostradas no vídeo fizeram o longa ser apelidado de "O Tigre e o Dragão Brasileiro". As semelhanças, no entanto, param por aí.

Feito com orçamento de R$ 12 milhões - caríssimo para produções nacionais -, Besouro foi viabilizado graças a dezenas de patrocinadores e a ajudinha do coreógrafo chinês Huen Chiu Ku, que comandou as estripulias de Uma Thurmam em Kill Bill. Para deixar a produção mais próxima da realidade, Tikhormiroff foi atrás de pessoas que já praticavam capoeira. Chegou assim a Aílton Carmo (Besouro) e Anderson Santos de Jesus (Quero Quero), entre outros inexperientes na área de cinema, mas com vasta aptidão para os golpes.

A escalação do time foi essencial para agilizar a produção. Com tal elenco, as cenas de luta ficaram mais fáceis de serem rodadas. Mesmo assim, os cabos se mostraram necessários para fazer o personagem principal "voar", como cita a lenda do capoeirista que dá nome ao filme. "As cenas com cabos eram mais difíceis. Às vezes demorava muito", diz Carmo. Como o ator precisava tocar o chão e saltar com a ajuda dos acessórios amarrados ao seu corpo - posteriormente eles foram apagados digitalmente -, teve que usar proteções de silicone nos pés para evitar impactos.

Além dos cabos, o diretor investiu o que tinha para captar uma convincente cena de um besouro voando, transformar as locações em dignos cenários dos anos 1920 e fazer takes debaixo d´água. Juntam-se ao orçamento os belos figurinos e a caracterização convincente dos orixás, fieis até para os mais devotos seguidores do candomblé. Com isso, a fórmula do blockbuster brasileiro estaria montada.

Mas o alto orçamento não foi suficiente para fazer com que a distribuidora investisse em mais cópias em território nacional. No Brasil, são 150 salas exibindo o filme - Os Normais 2, por exemplo, tinha mais de 300. Mesmo assim, Tikhomiroff acredita, com convicção, que seu primeiro longa será um sucesso de público. "Exibimos no Rio e o filme foi aclamado. As pessoas levantaram e vieram falar comigo, elogiando muito, emocionadas", disse ele em entrevista.

"Besouro foi fenômeno na internet. Foram mais de 500 mil visualizações do trailer. Isso nunca aconteceu com um filme nacional", exalta. Embora ele estivesse errado - Do Começo ao Fim, filme sobre incesto gay que estreia em novembro no País, já teve mais de 1 milhão de acessos no You Tube -, seus argumentos têm certo fundamento. Besouro é sim um filme esperado entre os jovens antenados tão quanto Tropa de Elite, em 2007 - ainda que com menos frisson.

Questionado sobre o potencial do filme no mercado internacional e a falta de interesse pela capoeira, Tikhomiroff foi irredutível. "Eu não achei arriscado, pelo contrário. Não existe fórmula de sucesso no cinema. Hollywood quis seguir fórmulas de sucesso nos anos 1970 e 1980 e acabou quebrando. Eu queria fugir desses estereótipos", cita, ignorando o raciocínio de que Besouro repete à exaustão efeitos de vôos, lutas e slow motion que se popularizaram em produções de Quentin Tarantino e viraram clichê após o lançamento de Matrix, dos irmãos Wachowski.

A mítica dos orixás é outro aspecto importante no longa-metragem. E como grande parte dos atores era capoeirista profissional e frequentava terreiros, ficou mais fácil trabalhar com as figuras religiosas com o respeito que elas mereciam. O elenco acredita cegamente que forças espirituais ajudaram a produção. Aílton Carmo e Sérgio Laurentino (Exu) citam momentos em que tiveram que parar as filmagens para concentrar-se porque se sentiam atormentados. "Teve uma cena que eu não consegui fazer. Pedi um tempo ao João (diretor) porque eu senti uma presença estranha no local. Depois disso, sempre acendia velas e pedia permissão para filmar", conta Carmo.

Se Besouro será um êxito comercial e servirá de modelo para outras produções nacionais, saberemos apenas no final da próxima semana, quando vierem os números das bilheterias consolidadas.

Fonte: cinema.terra.com.br

TRAILER

Link to comment
Share on other sites

É capaz de ser interessante, vai buscar factos históricos e tem muita ação, devo dizer que não sou adepto do cinema brasileiro, só gostei verdadeiramente da Cidade de Deus, e mais ou menos do Tropa de Elite mas este vai ficar na lista para ver :y:

Link to comment
Share on other sites

com tanta criminalidade em portugal... se os blacks voassem, tava tudo fdd..

Sim, porque até o que está mal em portugal são os blacks... Os ciganos são uns santinhos, os que se matam pelas campanhas politicas são outros, os violadores e burlões também... Até o nosso PM é um SANTO!!!

Edited by CaRaCo|s
Link to comment
Share on other sites

com tanta criminalidade em portugal... se os blacks voassem, tava tudo fdd..

Sim, porque até o que está mal em portugal são os blacks... Os ciganos são uns santinhos, os que se matam pelas campanhas politicas são outros, os violadores e burlões também... Até o nosso PM é um SANTO!!!

lol tava só a brincar man :P

Link to comment
Share on other sites

com tanta criminalidade em portugal... se os blacks voassem, tava tudo fdd..

Sim, porque até o que está mal em portugal são os blacks... Os ciganos são uns santinhos, os que se matam pelas campanhas politicas são outros, os violadores e burlões também... Até o nosso PM é um SANTO!!!

lol tava só a brincar man :P

Isso a mim não diz nada, só queria reforçar a ideia que, no inferno não há santos! LOL

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.