Jump to content

Cartão Da Segurança Social


cytrux
 Share

Recommended Posts

Boas!

Estou à procura do primeiro emprego, e a empresa com que eu efectuei contactos para trabalhar pediu-me (entre outras coisas) a fotocópia do cartão da segurança social. Acontece que eu não tenho porque nunca descontei. Sendo eu beneficiário da ADSE, será que terei de fazer um cartão da segurança social? Agradecia a ajuda já que não percebo nada disto! lol

Link to comment
Share on other sites

Sim, era isso.

Podes usar o número desse cartão da ADSE para efeitos de seguros, baixas etc mas como vai ser primeiro emprego, com os teus dados pessoais que vais fornecer vais já entrar no sistema e receber um número de segurança social bem como um cartão, o patronato trata disso.

Quando passares os 25 anos cessa a ADSE e se não fores funcionário público nem tiveres outro tipo de caixa, usas o cartão de segurança social. ;)

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Ao fornecer o número de ADSE ao patronato, viabiliza outro tipo de cuidados.

Não te preocupes, no máximo vão-te pedir a tal declaração de como nunca descontaste mas com o cruzamento de dados das finanças sabem que não tens número de segurança social, logo, nunca descontaste. Se te pedirem, Loja do Cidadão. ;)

E também, se for um entidade empregadora séria tem todo o interesse em demonstrar às finanças que está a empregar alguém no seu primeiro emprego pois retira daí benefícios fiscais. ;)

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

E também, se for um entidade empregadora séria tem todo o interesse em demonstrar às finanças que está a empregar alguém no seu primeiro emprego pois retira daí benefícios fiscais. ;)

Sim, informa-te disso, porque acho que se certas condições forem reunidas ainda são 3 anos sem a empresa pagar à Segurança Social (se não estou em erro).

Link to comment
Share on other sites

Também passei pela mesma situação agora. Além de terem benefícios em tarem a empregar alguém pela primeira vez é muito mais simples serem eles a tratar disso do que ires tu perder tempo.

Sim, acho que é 3 anos.

Link to comment
Share on other sites

Também passei pela mesma situação agora. Além de terem benefícios em tarem a empregar alguém pela primeira vez é muito mais simples serem eles a tratar disso do que ires tu perder tempo.

Sim, acho que é 3 anos.

Desconhecia isto! Ou estás a falar de estágios profissionais?

BTW-> Eu não fiz nada disso. Nem declaração a dizer que nunca descontado!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém falou em estágios.

A entidade empregadora obtém benefícios fiscais por dar o primeiro emprego a alguém, só isso.

E lá atrás já foi discutido o assunto dos comprovativos, é só ler.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Também passei pela mesma situação agora. Além de terem benefícios em tarem a empregar alguém pela primeira vez é muito mais simples serem eles a tratar disso do que ires tu perder tempo.

Sim, acho que é 3 anos.

Desconhecia isto! Ou estás a falar de estágios profissionais?

BTW-> Eu não fiz nada disso. Nem declaração a dizer que nunca descontado!

Uma firma ao empregar jovens à procura de 1º emprego podem não pagar a segurança social correspondente durante um ano desde que sejam contratados sem termo ou seja, como efectivos.

Link to comment
Share on other sites

Também passei pela mesma situação agora. Além de terem benefícios em tarem a empregar alguém pela primeira vez é muito mais simples serem eles a tratar disso do que ires tu perder tempo.

Sim, acho que é 3 anos.

Desconhecia isto! Ou estás a falar de estágios profissionais?

BTW-> Eu não fiz nada disso. Nem declaração a dizer que nunca descontado!

Uma firma ao empregar jovens à procura de 1º emprego podem não pagar a segurança social correspondente durante um ano desde que sejam contratados sem termo ou seja, como efectivos.

Exacto.

Link to comment
Share on other sites

Uma firma ao empregar jovens à procura de 1º emprego podem não pagar a segurança social correspondente durante um ano desde que sejam contratados sem termo ou seja, como efectivos.

Exacto.

Não sabia disso. De qualquer modo. Explica-me uma coisa.

Eu sei que faço descontos para a segurança social, e é a empresa que os faz. Mas aparece na minha folha de vencimento, logo suponho que não activaram essa opção. E estou como efectivo.

Qual é a lógica para ti como trabalhador, não os fazeres?

Ganhares mais dinheiro?

Link to comment
Share on other sites

Uma firma ao empregar jovens à procura de 1º emprego podem não pagar a segurança social correspondente durante um ano desde que sejam contratados sem termo ou seja, como efectivos.

Exacto.

Não sabia disso. De qualquer modo. Explica-me uma coisa.

Eu sei que faço descontos para a segurança social, e é a empresa que os faz. Mas aparece na minha folha de vencimento, logo suponho que não activaram essa opção. E estou como efectivo.

Qual é a lógica para ti como trabalhador, não os fazeres?

Ganhares mais dinheiro?

Que confusão vai nessa cabeça homem. :)

Aconselho-te a ires à Loja do Cidadão se tens assim tantas dúvidas e estás assim tanto à nora.

Link to comment
Share on other sites

Eu mandei um e-mail aos recursos humanos e eles disseram que me iam inscrever na segurança social, eu não precisava de fazer nada. Nem tenho de levar uma fotocópia do cartão da ADSE.

Link to comment
Share on other sites

Tu fazes descontos na mesma. Os benefícios são para a empresa.

Vou completar o teu raciocínio para tentar elucidar o Greenhawk:

a percentagem de segurança social que uma firma paga por ter um empregado geralmente é de 34.75%

desses 34.75% são 11% do trabalhador (são descontados directamente no recibo de vencimento) e 23.75% é por conta da firma. A firma quanto contrata um jovem ("jovem" ou não :-..) à procura de 1º emprego se quiser usufruir disso não paga os 23.75% :)

Link to comment
Share on other sites

E isso é durante 3 anos.

Se por acaso o gajo estiver a trabalhar na empresa tipo há 1 ano, pode pedir essa cena, mas só a vai usar 1 ano.

Mas atenção que há umas condições pelo meio...

Eu penso que seja assim, mas de qualquer maneira é mesmo melhor ir a uma loja do cidadão e tirar todas as dúvidas.

Para a entidade patronal dá um jeito brutal!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.