Jump to content

Lince Ibérico


BooM
 Share

Recommended Posts

«Hazahar», uma fêmea de 5 anos, será o primeiro dos dezasseis linces ibéricos cedidos por Espanha a chegar na próxima segunda-feira, ao Centro construído em Silves, no Algarve, para estender o programa de reprodução em cativeiro de linces ibéricos, considerada uma das espécies em maior risco de extinção.

O lince será mudado no início da tarde da Zoo-Botânica de Jerez de la Frontera, em Cádiz, para o centro de Silves, que se une à rede de reprodução em cativeiro do lince ibérico, noticia este domingo o jornal espanhol «Adn».

Espanha prevê concluir até 15 de Novembro, por sucessivas entregas, a transferência dos dezasseis linces cedidos a Portugal no âmbito do protocolo assinado pelos dois governos, no passado 28 de Julho.

A Andaluzia preserva a única população viável do lince ibérico, composta por cerca de 300 felinos, repartidos em duas áreas da Serra Morena, e ainda cinquenta linces que sobrevivem em Doñana.

Portugal não só adere agora ao programa de reprodução em cativeiro do lince ibérico, como também irá compartilhar os exemplares que possam nascer nos próximos anos, e ainda promete proporcionar um espaço natural, onde os felinos possam ser colocados posteriormente em liberdade.

linceIbe1.jpglinceiberico1.jpg

parque_nacional_donana_lince_iberico.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ja agora recomendo um documentario sobre especies em vias de extincao tambem.

SharkWater http://www.imdb.com/title/tt0856008/

Basicamente 'e sobre tubaroes, uma das especies mais ameacadas que existe neste momento. Tem uma importancia fulcral para a Humanidade, ligada aos niveis de producao de O2, que vem cerca de 70% do mar.

Nos ultimos anos 90% da populacao de tubaroes desapareceu, devido a negocios da mafia etc. As barbatanas dos tubaroes tem precos ridiculos....muitas pessoas pensam que 'e certo mata-los porque eles sao perigosos etc, mas isso nao passa de um mito, aparentemente morrem 5 pessoas por ano devido a tubaroes como 'e explicado no doc., este numero 'e inferior ao numero de pessoas mortas por Elefantes e...maquinas de refrigerantes.

:y:

Link to comment
Share on other sites

Pora acaso tive a felicidade de ja ter visto alguns selvagens ao vivo la na minha terrinha (zona da Guarda) :D

A alguns anos viam-se com frequência

Mas agora e praticamente impossível ver um sem ser em cativeiro :(

Link to comment
Share on other sites

Pora acaso tive a felicidade de ja ter visto alguns selvagens ao vivo la na minha terrinha (zona da Guarda) :D

A alguns anos viam-se com frequência

Mas agora e praticamente impossível ver um sem ser em cativeiro :(

Verdade, não são avistados espécimes em território Português há já alguns anos infelizmente foram considerados extintos cá.

Link to comment
Share on other sites

Pora acaso tive a felicidade de ja ter visto alguns selvagens ao vivo la na minha terrinha (zona da Guarda) :D

A alguns anos viam-se com frequência

Mas agora e praticamente impossível ver um sem ser em cativeiro :(

Verdade, não são avistados espécimes em território Português há já alguns anos infelizmente foram considerados extintos cá.

Extintos não estão que ainda há 2 meses o meu avô viu um :-..

O prob e que como são menos eles que se escondem muito mais

E preciso muita sorte para os ver

O meu avô só viu um porque quando chegou a fazenda la ia ele a fugir com uma das galinhas na boca :P

Mas ai já se vê como eles são agora, como viu la o meu avô nunca mais voltou

Tentam tudo por tudo evitar os humanos

Edited by JonyPaul
Link to comment
Share on other sites

Não existe nenhuma comunidade de Lince Ibérico em Portugal neste momento, se não me engano.

Não digo que o teu avô não o tenha visto mas o mais certo é pertencer a uma comunidade em território Espanhol que atravessou a fronteira para se alimentar.

Link to comment
Share on other sites

Não existe nenhuma comunidade de Lince Ibérico em Portugal neste momento, se não me engano.

Não digo que o teu avô não o tenha visto mas o mais certo é pertencer a uma comunidade em território Espanhol que atravessou a fronteira para se alimentar.

Porra olha que de la para Espanha ainda são uns bons km crl

Mas nestes últimos anos têm-se visto de vez em quando

Mas nada a ver com o que era antigamente que a gente ate tinha medo de ir pro mato por causa deles :-..

Link to comment
Share on other sites

Não existe nenhuma comunidade de Lince Ibérico em Portugal neste momento, se não me engano.

Não digo que o teu avô não o tenha visto mas o mais certo é pertencer a uma comunidade em território Espanhol que atravessou a fronteira para se alimentar.

Porra olha que de la para Espanha ainda são uns bons km crl

Mas nestes últimos anos têm-se visto de vez em quando

Mas nada a ver com o que era antigamente que a gente ate tinha medo de ir pro mato por causa deles :-..

Nos meses anteriores à chegada do Inverno são bastante errantes e percorrem muitos Km para recolherem alimento para o Inverno. A classificação de Extinto em território Português é real mas têm surgido imensas tentativas de reinserção da espécie. A maior parte delas falhada. :(

Avistar um ou dois machos isolados é 99% extinção. Mesmo a existência de uma fêmea não garante a continuação da espécie e estabelecimento de uma pequena comunidade.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Quando a população mundial de linces tem valores tão baixos torna-se complicado. Imaginem repovoar a terra com 200 humanos e têm uma imagem da dificuldade. A fórmula é complicada. Consanguinidades, doenças, incompatibilidades genéticas, caça, acidentes, seres humanos...

Infelizmente não espero que a espécie sobreviva.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.