Jump to content

Violência - Portugal E O Resto Do Mundo


Walt Sousa
 Share

Violência - Portugal e o resto do mundo  

77 members have voted

  1. 1.



Recommended Posts

Dois comentários despontaram esta minha sondagem/discussão.

Fosgasse oh walt! Desculpa mas aqui não tens razão nenhum. O mini0n disse uma merda insignificante e tu foste logo fazer um testamento sem qq sentido.

isso não interessa. Os aneurismas só acontecem nos países como o Brasil. Os países civilizados são perfeitos. Isto não tarda nada está pior que o iraque!

Se já era muito exagerado comparar Portugal em termos de violência com o Brasil, isto tendo em conta factos e números oficiais, mencionar um país como o Iraque... é estar a brincar com coisas sérias. Brincadeiras que não têm piada nenhuma.

Vou deixar estes dados para depois lançar a discussão... e vamos lá ver até que ponto estaremos perto de um Iraque ou de um Brasil em termos de criminalidade violenta.

Iraque é o país mais violento no Índice Mundial da Paz

O Iraque é o país com o maior índice de violência do mundo, de acordo com o Índice Mundial da Paz, divulgado em Londres e elaborado pela organização Vision of Humanity, que agrupa diversas iniciativas pacifistas e recebe apoio de "filantropos, empresários, políticos, líderes religiosos e intelectuais", segundo a definição inscrita no seu site. Portugal aparece muito bem colocado, no sétimo lugar dos países mais pacíficos.

A lista dos 10 menos violentos por ordem decrescente é a seguinte: Islândia, Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia, Japão, Irlanda, Portugal, Finlândia, Luxemburgo e Áustria.

Entre os países mais violentos, além do recordista Iraque, que vive sob ocupação das tropas dos Estados Unidos, está outro país que sofre uma ocupação militar, neste caso da Nato: o Afeganistão, que surge na 137ª posição, entre 140 países. Outro país que mantém territórios ocupados pelas suas forças militares, Israel, aparece imediatamente antes do Afeganistão, em 136ª posição.

Os dez países mais violentos são: Rússia, Líbano, Coreia do Norte, República Centro-Africana, Chade, Israel, Afeganistão, Sudão, Somália, Iraque.

Os países do G8 (os mais industrializados) têm posições muito diferentes, com o Japão na quinta posição, entre os 10 mais pacíficos, seguido do Canadá (11º), Alemanha (14º), Itália (28º), França (36º), Reino Unido (49º), Estados Unidos (97º) e Rússia (131º) na cauda do pelotão. O Brasil ocupa a 90ª posição, Angola a 110ª, Moçambique a 50ª. Os restantes países de língua portuguesa não são considerados no índice, que pode ser consultado na íntegra aqui.

Para elaborá-lo, são levados em conta e quantificados 24 critérios, que vão do número de conflitos internos e externos, ao número de mortos provocados pelos conflitos, às relações com os países vizinhos; mas são também levados em conta o nível de desrespeito dos direitos humanos, o número de homicídios por cem mil pessoas, o número de pessoas presas por cem mil pessoas, o número de polícias e oficiais de segurança por cem mil pessoas; outros critérios são o acesso mais ou menos fácil a armas e a capacidade e sofisticação militar.

Fonte: esquerda.net

Nota: eu tenho noção que existem boas probabilidades de o SIM vir a ser a maioria nesta sondagem mas para essas pessoas que votam SIM, apenas digo que apenas olham para Portugal e estão desligados do resto do mundo... ou então pior, não estão minimamente a par das noticias e dos factos. E eles neste caso fazem a diferença. Aqui não interessa a nossa opinião. Interessa é olhar para os dados disponíveis e saber interpreta-los.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

por amor de deus, eu estava a ser sarcástico e a concordar contigo :facepalm:

vai tomar um cházinho que estás mt nervoso

Fui enganado, pá... não meteste nenhuma bonecada. Ao ler aquilo não vi nada de sarcasmo. My fault. :-

Mas tudo bem, a discussão pode continuar na mesma. O Vasco Gonçalves deu a ideia.... vamos lá ver até que ponto achamos Portugal um país violento... estou curioso para ler algumas opiniões.

Peço desculpa por não ter sabido interpretar o teu sarcasmo.

Link to comment
Share on other sites

Pois então bora lá discutir o assunto num tópico próprio para isso! Eu próprio não o abri porque no outro lado naõ vi grande aderência à ideia.

Mas é evidente que Portugal NÂO È um país muito violento, porque ao responder a esta questão temos de o fazer por comparação com outros! Claro que isto não é um paraíso com anjinhos nuvenzinhas e musica angelical mas podemos afirmar que Portugal é um país muito violento comparando com America do Sul em geral, Estados Unidos da América, Médio Oriente em geral, África do Sul????

OMG claro que naõ! Se calhar evitamos certos sitios à noite, se calhar há certas zonas que "conhecemos" como problemáticas mas isso não é existir muita violência, isso é o normal!

No Rio de Janeiro são assassinadas 20 pessoas por dia! No Médio Oriente há ataques terroristas todos os dias que vitimam dezenas e centenas de pessoas todos os meses!

Epá naõ me lixem isso sim são países vilentos.

Como é que vai ser no futuro? Não faço futurismo, não sou bruxo. Portugal é muito mais violento do que aquilo que era há 10 ou 20 anos atrás e mesmo assim provavelmente é menos agora que será daqui a 10 20 anos.

Voto não

Link to comment
Share on other sites

Walt, se eu soltar uma farpa, abres um topic? :-..

Depende da farpa. Se eu achar que vale a pena, porque não? A utilidade e interesse das sondagens que estão para trás desta é muito variável, tal como esta.

Eu abri isto porque tenho a ligeira sensação que aqui dentro existe gente que realmente acredita que Portugal é um país violento. Mas violento comparado com o quê e com quem? Para se afirmar que Portugal é um país violento terá que se comparar forçosamente o nosso país com outros. O nível de violência que assola um pais é nos dado por determinados factores e esses factores vistos de uma forma isolada não têm valor nenhum.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Caminhamos para o 13 lá isso...

Daí só posso chegar a duas conclusões: os que votam SIM não têm noção nenhuma da realidade e do mundo que os rodeia ou então votam SIM porque fazem parte do grupo anti-Walt que estão sempre contra qualquer coisa que o Walt faça ou diga.

Link to comment
Share on other sites

Portugal é muito violento.

Quem diz que não, é por uma ou mais das seguintes razões:

-> É rico e não anda de transportes públicos tipo metro ou autocarros;

-> Não sai de casa à noite;

-> Não sai de casa;

-> Vive na aldeia/vila;

-> É rapariga e que eu saiba as raparigas não sao assaltadas;

-> Tem grande caparro;

-> Tem aspecto de mitra.

Link to comment
Share on other sites

Portugal é muito violento.

Quem diz que não, é por uma ou mais das seguintes razões:

-> É rico e não anda de transportes públicos tipo metro ou autocarros;

-> Não sai de casa à noite;

-> Não sai de casa;

-> Vive na aldeia/vila;

-> É rapariga e que eu saiba as raparigas não sao assaltadas;

-> Tem grande caparro;

-> Tem aspecto de mitra.

Mas violento comparado com que país?

Estar a comparar distritos? Lisboa com Porto? Setúbal com Braga?

Portugal foi não há muito tempo tido por estudos baseados em dados que são usados para definir a violência como o 9º país menos violento do mundo. Em mais de 200 países.

Tiros, assaltos, homicídios, acontecem em qualquer parte do mundo. Compara o nosso índice de criminalidade violenta (por 1000 habitantes) com outras paragens e depois conversamos.

E não vale a pena eu ir buscar os números e provar que estás errado, porque tu vais continuar na tua visão redutora de "bairro".

Mas Portugal não é uma cidade, nem um bairro, é um país.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Portugal é muito violento.

Quem diz que não, é por uma ou mais das seguintes razões:

-> É rico e não anda de transportes públicos tipo metro ou autocarros;

-> Não sai de casa à noite;

-> Não sai de casa;

-> Vive na aldeia/vila;

-> É rapariga e que eu saiba as raparigas não sao assaltadas;

-> Tem grande caparro;

-> Tem aspecto de mitra.

Mas violento comparado com que país?

Estar a comparar distritos? Lisboa com Porto? Setúbal com Braga?

Portugal foi não há muito tempo tido por estudos baseados em dados que são usados para definir a violência como o 9º país menos violento do mundo. Em mais de 200 países.

Tiros, assaltos, homicídios, acontecem em qualquer parte do mundo. Compara o nosso índice de criminalidade violenta com outras paragens e depois conversamos.

E não vale a pena eu ir buscar os números e provar que estás errado, porque tu vais continuar na tua visão redutora de "bairro".

Mas Portugal não é uma cidade, nem um bairro, é um país.

Oh walt, já se sabe que a realidade é muito diferente dos números que são apresentados. Por exemplo a maior parte dos assaltos pacificos não são denunciados, etc etc etc

Mas aconselho-te a ires passear pelo porto à meia noite, mudas logo essa opinião. Pelo menos eu só vejo drogados em cada esquina e bebados por todo o lado.

Link to comment
Share on other sites

Oh walt, já se sabe que a realidade é muito diferente dos números que são apresentados. Por exemplo a maior parte dos assaltos pacificos não são denunciados, etc etc etc

Mas aconselho-te a ires passear pelo porto à meia noite, mudas logo essa opinião. Pelo menos eu só vejo drogados em cada esquina e bebados por todo o lado.

E achas que em Madrid ou em Barcelona, mesmo aqui ao lado, não há drogados e não existem bairros problemáticos? França, Paris, com tantos imigrantes a viver na capital francesa não existirão tb problemas?

Para tua informação e já que estamos a falar só de cidades, tanto Paris como Londres, e sobretudo a capital inglesa fazem do Porto em comparação tornar-se numa cidade extremamente calminha. O Reino Unido nesse aspecto está no topo dos países mais violentos da Europa.

Link to comment
Share on other sites

Portugal é muito violento.

Quem diz que não, é por uma ou mais das seguintes razões:

-> É rico e não anda de transportes públicos tipo metro ou autocarros;

-> Não sai de casa à noite;

-> Não sai de casa;

-> Vive na aldeia/vila;

-> É rapariga e que eu saiba as raparigas não sao assaltadas;

-> Tem grande caparro;

-> Tem aspecto de mitra.

Contrario a tua "tese" com uma simples frase: Depende da zona do país, e do tipo de zona onde mora.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Portugal é muito violento.

Quem diz que não, é por uma ou mais das seguintes razões:

-> É rico e não anda de transportes públicos tipo metro ou autocarros;

-> Não sai de casa à noite;

-> Não sai de casa;

-> Vive na aldeia/vila;

-> É rapariga e que eu saiba as raparigas não sao assaltadas;

-> Tem grande caparro;

-> Tem aspecto de mitra.

Mas violento comparado com que país?

Estar a comparar distritos? Lisboa com Porto? Setúbal com Braga?

Portugal foi não há muito tempo tido por estudos baseados em dados que são usados para definir a violência como o 9º país menos violento do mundo. Em mais de 200 países.

Tiros, assaltos, homicídios, acontecem em qualquer parte do mundo. Compara o nosso índice de criminalidade violenta com outras paragens e depois conversamos.

E não vale a pena eu ir buscar os números e provar que estás errado, porque tu vais continuar na tua visão redutora de "bairro".

Mas Portugal não é uma cidade, nem um bairro, é um país.

Oh walt, já se sabe que a realidade é muito diferente dos números que são apresentados. Por exemplo a maior parte dos assaltos pacificos não são denunciados, etc etc etc

Mas aconselho-te a ires passear pelo porto à meia noite, mudas logo essa opinião. Pelo menos eu só vejo drogados em cada esquina e bebados por todo o lado.

Isso é sinal de violencia onde?

Eu não acho o nosso país violento tendo em conta outros países, que até são mais desenvolvidos, o são bastante mais. Acho que se está a fazer confusão com o crescimento de violencia, que tem sido notório nestes ultimos anos, mas não deixa de ser um país bem pacificio.

Tomando por exemplo o país aqui ao lado, na zona basca as pessoas de certeza que devem viver com medo que qualquer coisa expluda a qualquer momento, ou seja, um ataque da ETA. Desde quando é que temos esse nivel de insegurança em Portugal? Ataques terroristas tao a anos de luz do nosso país...

Link to comment
Share on other sites

Oh walt, já se sabe que a realidade é muito diferente dos números que são apresentados. Por exemplo a maior parte dos assaltos pacificos não são denunciados, etc etc etc

Mas aconselho-te a ires passear pelo porto à meia noite, mudas logo essa opinião. Pelo menos eu só vejo drogados em cada esquina e bebados por todo o lado.

Lol, achas o Porto violento? Eu moro em Aldoar, tenho o bairro de Ramalde a 500 metros e não me queixo. Lisboa está bem pior que nós, tal como Portugal está bem melhor que grande parte do resto do mundo.

Link to comment
Share on other sites

Desconfio um bocado do índice apresentado no primeiro post. Coreia do norte no top dos países mais violentos? Acho muito difícil a organização que elaborou o indice ter acesso aos dados de criminalidade naquele país e a tê-los, custa-me a crer que seja um país com uma taxa de criminalidade elevada.

Oh walt, já se sabe que a realidade é muito diferente dos números que são apresentados. Por exemplo a maior parte dos assaltos pacificos não são denunciados, etc etc etc

Mas aconselho-te a ires passear pelo porto à meia noite, mudas logo essa opinião. Pelo menos eu só vejo drogados em cada esquina e bebados por todo o lado.

Lol, achas o Porto violento? Eu moro em Aldoar, tenho o bairro de Ramalde a 500 metros e não me queixo. Lisboa está bem pior que nós, tal como Portugal está bem melhor que grande parte do resto do mundo.

Eu moro em ramalde e não tenho motivos de queixa nenhuns. Moro mesmo pertinho daquele bairro junto ao metro.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento o sim já vai à frente do não :no: pessoalmente acho estranho, vivo e trabalho numa grande area urbana (odivelas/lisboa) ando de tranportes publicos, saio à noite e nunca tive problemas, é certo que eles existem mas isto aqui naõ é do tipo "nem sequer vou pensar em sair porque vou ter problemas de certeza" ainda me sinto seguro ao sair de casa, claro que não me vou enfiar ali na Cova da Moura por exemplo...

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que Portugal não é um pais violento, mas já foi muito melhor. A 2ª e 3ª geração de imigrantes está a dar cabo disto.

Ainda agora passou por mim um carro cheio de estrangeiro com ar, no minimo, suspeito.

A semana passada 3 gajos de cara tapada assaltaram uma farmacia perto de mim. Cada um levava uma pistola...

Espero que não se torne recorrente. Mas agora as coisas pioram. Vem ai o Natal e mais dinheiro....

De qualquer forma, quem paga isto são os pequenos comerciantes e comercio de rua. Quem fica a ganhar são os centros comerciais (alguns. estou a excluir o dolce vita).

Link to comment
Share on other sites

Deixo aqui um exemplo de violência num país realmente violento

A presidência da União Europeia (UE) condenou o duplo atentado deste domingo em Bagdad, que, segundo o mais recente balanço, causaram 132 mortes e 520 feridos.

A presidência rotativa sueca da UE exprimiu em comunicado a sua condenação destes ataques de carácter «terrorista» e manifestou as suas condolências aos familiares das vítimas.

Estes ataques foram praticados no mesmo dia em que o Comité Político da Segurança Nacional iraquiano se reúne para avaliação da reforma da lei eleitoral, assunto que está a ser discutido nos últimos dias pelos diferentes blocos políticos.

Ali é que eu naõ saia à rua de certeza

Link to comment
Share on other sites

É fantástico qd se justifica algo mau com outra coisa ainda pior.

Sim, portugal está longe dos índices de criminalidade de países em estado de sítio, mas vamos deixar as coisas andar sem tomar já uma postura radical.

Vamos deixar o índice de violência continuar a aumentar, ñ interessando para já k se mate sem pensar 2 vezes, pois apenas estão a desaparecer 3 ou 4 pessoas por ano e ñ nos dizem nada.

Portugal está longe de ser seguro, não é um inferno, mas há muito que deixou de ser um local tranquilo (principalmente nas grandes cidades) para andar só ou em par, à noite, por onde se quer.

Link to comment
Share on other sites

É fantástico qd se justifica algo mau com outra coisa ainda pior.

Sim, portugal está longe dos índices de criminalidade de países em estado de sítio, mas vamos deixar as coisas andar sem tomar já uma postura radical.

Vamos deixar o índice de violência continuar a aumentar, ñ interessando para já k se mate sem pensar 2 vezes, pois apenas estão a desaparecer 3 ou 4 pessoas por ano e ñ nos dizem nada.

Portugal está longe de ser seguro, não é um inferno, mas há muito que deixou de ser um local tranquilo (principalmente nas grandes cidades) para andar só ou em par, à noite, por onde se quer.

Está tudo dito.

/close

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.