Jump to content

Informação Util


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Hora de Inverno: Ponteiros dos relógios recuam uma hora na madrugada de domingo

23 de Outubro de 2009, 08:02

Os relógios vão recuar uma hora na madrugada do próximo domingo, dando início ao horário de Inverno, que se prolongará até Março de 2010, altura em que se regressa à hora de Verão.

O próximo domingo será o dia mais longo do ano, com 25 horas, uma vez que a hora legal é atrasada em 60 minutos quando forem 02:00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para a meia-noite, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

O atraso dos relógios no último domingo de Outubro marca o regresso à hora média de Greenwich, usada por Portugal e Reino Unido, mas manter a hora inalterada poderia poupar energia e reduzir a poluição.

Um estudo da Universidade de Cambridge divulgado esta semana estima que o Reino Unido poderia poupar 885 Gigawatts-hora nos meses de Inverno, o equivalente à electricidade gasta por 200 mil casas durante um ano, e reduzir a emissão de 446,925 toneladas de carbono.

"O uso de electricidade é maior à tarde do que de manhã", justifica Elizabeth Garnsey, professora de Estudos de Inovação, em declarações à agência Lusa.

SAPO/LUSA

Não se esqueçam de atrasar o relógio!

Link to comment
Share on other sites

Não sei qual é a lógica de mudar a hora sinceramente.

Isto só vai fazer que anoiteça mais cedo. Tudo bem que o dia tambem nasce 1 hora mais cedo, mas não sei qual a vantagem disso.

Pois, sempre que me lembro "temos que mudar a hora", lá me vem esse pensamento...

Link to comment
Share on other sites

O atraso dos relógios no último domingo de Outubro marca o regresso à hora média de Greenwich, usada por Portugal e Reino Unido, mas manter a hora inalterada poderia poupar energia e reduzir a poluição.

Um estudo da Universidade de Cambridge divulgado esta semana estima que o Reino Unido poderia poupar 885 Gigawatts-hora nos meses de Inverno, o equivalente à electricidade gasta por 200 mil casas durante um ano, e reduzir a emissão de 446,925 toneladas de carbono.

"O uso de electricidade é maior à tarde do que de manhã", justifica Elizabeth Garnsey, professora de Estudos de Inovação, em declarações à agência Lusa.

Portanto é estúpido alterar-se a hora. Mas alteram todos os anos.

Link to comment
Share on other sites

Este atrasar da hora serve apenas para compensar o adianto da hora da Primavera. Ou seja, a ideia da mudança da hora surge apenas na Primavera com vários argumentos:

-Poupança de energia eléctrica.

-Uma hora extra nas tardes de Primavera/Verão para quem trabalha até tarde poder ainda usufruir de horas de Sol para tarefas várias e lazer.

-Os dias parecem ser mais longos porque a grande maioria das pessoas continuam a acordar sem Sol como antes da mudança mas existe mais uma hora de Sol à tarde.

O que se faz agora no Outono é apenas realizado para repor a "normalidade".

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não concordo com esta mudança... Temos cerca de 8h de sol no Inverno, e prai mais 2/3h em que há claridade. O que dá umas 11h em que se vê...

Isto faz com que haja claridade entre as 7h30 da manhã e as 17he30m da tarde.

E por isso das duas uma... Ou mudamos o nosso nível de vida para 2h mais cedo, entrar as 7h sair às 16h... Telejornal às 18h... Futebol às 19h... dormir às 23h..

Ou então não mexemos na hora, que acho que é o mais sensato. Acho que não tem lógica nenhuma estarmos com o mesmo horário que Inglaterra, e apenas com 1h de diferença para países a milhares de kilometros... em que lá às 20h ainda é de dia e aqui não, como a Grécia!

Link to comment
Share on other sites

Mudança horária

Chamamos mudança horária ao adiantamento e atraso de uma hora que efectuamos todas as Primaveras e Outonos respectivamente. Esta é uma medida que cerca de 70 países em todo o mundo levam a cabo, sendo Japão o único país industrializado que ainda não se adaptou a esta normativa.

A mudança horária tem por fim reduzir o consumo global de energia, fazendo coincidir o início da jornada laboral com as horas de luz.

A mudança horária foi uma medida que se adoptou pela primeira vez na primeira guerra mundial, quando alguns dos países implicados adoptaram esta medida tendo em vista poupar combustível. Esta situação repetiu-se em 1973, durante a crise do petróleo, durante a qual a maioria dos países industrializados adoptaram a mesma medida para fazer frente à complicada situação.

Na Portugal, esta medida está a ser adoptada desde 1916, embora o último regulamento a que nos adaptámos tenha chegado por parte da directiva Europeia 2000/84, que entre outras coisas unifica os dias em que se verificam as mudanças de hora em todos os países da União Europeia, sendo estes o último Domingo de Março e Outubro, respectivamente.

horadomundo.com

Link to comment
Share on other sites

Pra mim isto tem mais a ver com a unificação de mercados que outra coisa. Estas alterações de horário lixam o sono a muita gente, só perdemos com isto.

Sim tem a ver com isso. Já explicaram na TV algumas vezes e tinha a ver com isso.

Mas qual é a lógica disso, para nós portugueses, que somos o país mais ocidental da Europa...

Link to comment
Share on other sites

Este atrasar da hora serve apenas para compensar o adianto da hora da Primavera. Ou seja, a ideia da mudança da hora surge apenas na Primavera com vários argumentos:

-Poupança de energia eléctrica.

-Uma hora extra nas tardes de Primavera/Verão para quem trabalha até tarde poder ainda usufruir de horas de Sol para tarefas várias e lazer.

-Os dias parecem ser mais longos porque a grande maioria das pessoas continuam a acordar sem Sol como antes da mudança mas existe mais uma hora de Sol à tarde.

O que se faz agora no Outono é apenas realizado para repor a "normalidade".

Mas se deixassem sempre a hora de verão.

Na primavera e verão continuávamos a ter essa sensação.

E no Outono e Inverno, poupa vamos electricidade, e não anoitecia tão cedo... Tipo 5 da tarde já ser de noite... Que não tem lógica nenhuma.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim isto tem mais a ver com a unificação de mercados que outra coisa. Estas alterações de horário lixam o sono a muita gente, só perdemos com isto.

Lixa o sono a muita gente Vs unificação de mercado e economia global. :unsure:

Hmmmm deixa-me comparar o impacto. Epah...tanto argumento por aí. :facepalm:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.