Jump to content

O Velho Volta Ao Ataque


fisherman
 Share

Recommended Posts

Saramago tem a mesma opinião que eu acerca da bíblia.

No fundo a bíblia é uma história inventada, baseada na opinião de muitos que a escreveram conforme a sua visão e exageros das coisas que julgam ter passado. Basicamente a bíblia fez a mesma coisa acerca de Jesus Cristo e Deus, que agora Saramago fez em relação à biblia. Expressou opiniões.

Mas claro. Tinha de vir logo um excitadinho do CDP PP ou PSD choramingar. Agora pergunto quem é que realmente se está a promover com a polémica, o Saramago, prémio Nobel que toda a gente sabe quem é e lhe reconhece a genialidade, ou o Zé Ninguém Mário David que de repente aparece na ribalta...

É triste quando são estas as questões que levantam polémica. Mais triste é ler por aqui tanto conservadorismo. Falam falam falam mas é de cór, dizem que ele nem deve ter lido a Biblia mas a pergunta é se vocês lêem Saramago ou se simplesmente vão com a onda e turba de crítica que existe há anos em torno dele. Infelizmente caminhamos a passos largos para uma sociedade cada vez mais fechada e silenciada, e se o futuro do país são estes jovens velhos que leio por aqui e que ainda agora ouvi na TSF, então quando forem vocês a mandar neste país, também eu me mudo para Espanha!

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

I keep loling...

O que eu mais gosto é as pessoas que estão quer de um lado quer do outro da discussão a tentarem impingir uns aos outros aquilo que cada acha que é o correcto...

Eu não gosto do tipo de escrita da Saramago, no entanto não ando por aí a dizer que o homem é um banana que não sabe escrever, é uma questão de respeito.

Fala-se muito por aí, ah e tal o xavalo até tem um prémio nobel... isso vale o que? Até o obama tem o premio nobel da paz... Portanto o saramago ter o nobel da literatura vale o que vale...

Link to comment
Share on other sites

O prémio nobel da literatura tal como os da física e medicina e etc são todos superiores ao da paz que é mais marketing que outra cosia. E são assim porque são palpáveis, ou seja se escreves para caraças és reconhecido. Se descobres uma cura és reconhecido.

Saramago quer queiram quer não queriam é um escritor genial. E ponto final. O homem expressou a sua opinião, nada mais. O resto é caça ao voto e oportunismo.

Link to comment
Share on other sites

Só um pequeno àparte, para quem não sabe.

Segundo Saramago, o Deus apresentado, principalmente, no Velho Testamento, é um Deus cruel, vingativo e "mau". É o típico velhote que está lá em cima a vigiar tudo o que fazemos, que sabe de tudo, ouve tudo. E se nós não formos bonzinhos vamos todos para o Inferno.

Essa visão de Deus é partilhada, ou seja, é comum às principais religiões (católica, judaica e muçulmana), já que foram todas beber da mesma fonte. Daí está uma explicação para o fanatismo de alguns ramos dos "filhos de Moisés"...

Essa visão há muito que é ensinada pela Igreja Católica como sendo não literal, ou seja, o próprio catecismo da Igreja Católica ensina que Deus não criou o mundo em seis dias e ao sétimo descansou (mau era se assim fosse). A visão das coisas no Antigo Testamento (no Novo também, mas principalmente no Antigo) é dada como uma alegoria, como uma história, como uma interpretação do Homem sobre tudo o que não compreendia (se bem que, "abençoada com o Espírito Divino", ou seja, não foi bem aquilo, mas foi mais ou menos).

Essa visão do Deus "mau" é completamente alterada com o Novo Testamento, onde o nosso amigo JC fala de Deus como Pai, onde Deus deixa de castigar os Homens e passa a amá-los.

Sempre foi assim. Sempre foi ensinado assim (pelo menos, desde o Concílio do Vaticano II). Foi assim que me ensinaram.

Agora, que Portugal tenha andado mais de 40 anos num regime de medo onde os costumes e valores fundamentais eram Deus, Pátria, Família; que hajam pessoas ainda com metalidade retrógada; que hajam pessoas que se achem superiores intelectualmente e opiniem sobre o que abominam e não conhecem completamente precisamente por isso, por abominarem, que se aproveitam disso para obter benefícios seja de que tipo for (dinheiro, fama, etc), disso não há nada a fazer...

Pior, mesmo, são os que lhe dão a atenção, tal como outros dão aos fanáticos religiosos...

Ah, eu gosto do Saramago. Adorei o Envagelho dele, deu-me uma perspectiva da história de Cristo que nunca tinha, sequer, pensado...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Vejam este comentário que estava no público... Será que há mesmo gente a pensar assim?

Saramago em vez de olhares para o diabo olha mas é para Deus.O diabo tomou posse de ti e não tarda muito que estejas feito num frangalho. Faz outro livro,converte-te e pede desculpas aos católicos. Não digas mal nem da Bíblia nem de Deus. Deixa-te de contradições maléficas .Expulsa o diabo dos teus pensamentos. Arrepende-te do mal que fizeste que Deus Infinitamente Bom te perdoará. Desvia-te dos maus caminhos. Não insultes o próximo,ama-o e respeita-o. Como é que tiveste essa ideia .Andas a pensar em quê?Atira esse livro para o fogo que ele está possuído pelas forças do mal. Ele será tua própria destruição neste mundo onde vives e que para ti é um a ficção .A tua imaginação voa tanto ,apenas com o intuito de trazer contradições com o poder da destruição.Levantem-se as forças do bem e levem este homem para um paraíso onde não lhe falte os melhores prazeres da vida, para ele sentir verdadeiramente o que é a felicidade e não deixá-lo se auto- destruir com os conflitos que em cada minuto o avassalam . Venham essas musas encantadas rodeá-lo com as mais belas músicas ,transformando-o num deus da doçura , compreensão de arrependimento e do amor.
Link to comment
Share on other sites

Só um pequeno àparte, para quem não sabe.

Segundo Saramago, o Deus apresentado, principalmente, no Velho Testamento, é um Deus cruel, vingativo e "mau". É o típico velhote que está lá em cima a vigiar tudo o que fazemos, que sabe de tudo, ouve tudo. E se nós não formos bonzinhos vamos todos para o Inferno.

Essa visão de Deus é partilhada, ou seja, é comum às principais religiões (católica, judaica e muçulmana), já que foram todas beber da mesma fonte. Daí está uma explicação para o fanatismo de alguns ramos dos "filhos de Moisés"...

Essa visão há muito que é ensinada pela Igreja Católica como sendo não literal, ou seja, o próprio catecismo da Igreja Católica ensina que Deus não criou o mundo em seis dias e ao sétimo descansou (mau era se assim fosse). A visão das coisas no Antigo Testamento (no Novo também, mas principalmente no Antigo) é dada como uma alegoria, como uma história, como uma interpretação do Homem sobre tudo o que não compreendia (se bem que, "abençoada com o Espírito Divino", ou seja, não foi bem aquilo, mas foi mais ou menos).

Essa visão do Deus "mau" é completamente alterada com o Novo Testamento, onde o nosso amigo JC fala de Deus como Pai, onde Deus deixa de castigar os Homens e passa a amá-los.

Sempre foi assim. Sempre foi ensinado assim (pelo menos, desde o Concílio do Vaticano II). Foi assim que me ensinaram.

Agora, que Portugal tenha andado mais de 40 anos num regime de medo onde os costumes e valores fundamentais eram Deus, Pátria, Família; que hajam pessoas ainda com metalidade retrógada; que hajam pessoas que se achem superiores intelectualmente e opiniem sobre o que abominam e não conhecem completamente precisamente por isso, por abominarem, que se aproveitam disso para obter benefícios seja de que tipo for (dinheiro, fama, etc), disso não há nada a fazer...

Pior, mesmo, são os que lhe dão a atenção, tal como outros dão aos fanáticos religiosos...

Ah, eu gosto do Saramago. Adorei o Envagelho dele, deu-me uma perspectiva da história de Cristo que nunca tinha, sequer, pensado...

Nem mais, nem menos, certinho.

Link to comment
Share on other sites

Confesso que so li o topico na diagonal, nao li tudo, por isso nao sei se ja falaram nisto. Mas para quem nao sabe, foi este o motivo que levou Saramago a sair de Portugal

O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) é um romance de José Saramago que conta a história da vida de Jesus de uma maneira moderna e anti-religiosa. O seu conteúdo humaniza a vida de Jesus e alude a uma sua eventual relação com Maria Madalena. Esta perspectiva, de humanização de Cristo, distante da representação tradicional do Evangelho e evidenciando o seu caráter frágil e vulnerável, levou a que o livro fosse considerado blasfemo por muitos, entre eles o então Sub-Secretário de Estado adjunto da Cultura, Sousa Lara, que o vetou de uma lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu. Em reacção a este acto, que considerou censório, Saramago abandonou Portugal, passando a residir, onde permanece até hoje, na ilha de Lanzarote, Ilhas Canárias.[1]

Desta vez confesso que tenha exagerado, mais pelas palavras escolhidas que procuraram causar mediatismo.

E ate curto os livros do velho...

Link to comment
Share on other sites

@Spak, Acho que quem fala mal da Biblia e não a leu deve fundar a sua opinião numa ideia generalizada que tem sobre as diversas religiões que por ai há...

Não é o meu caso que sou um católico não praticante mas que teve como muitos a catequese e a primeira comunhão numa fase do nosso crescimento. Identifico-me com certos ensinamentos que a religião católica adopta mas não sou pessoa de cultos por mais bem entencionados que tentem ser.

Link to comment
Share on other sites

@Spak, Acho que quem fala mal da Biblia e não a leu deve fundar a sua opinião numa ideia generalizada que tem sobre as diversas religiões que por ai há...

Repara... quem assim faz, parte de um pressuposto errado, até porque há muitas religiões que não seguem o que está escrito na Bíblia.

Link to comment
Share on other sites

Mais que ler a bíblia é preciso compreende-la...

Acho que a forma como o Camurso aborda o tema é a correcta.

As histórias, ou quase todas as histórias contadas na bíblia tanto no antigo como no novo são histórias publicadas por pessoas que viveram os acontecimentos na 3ª pessoa e por vezes histórias que já lhes tinham sido contadas por outras pessoas, e que aconteceram muitos anos antes...

E como qualquer história, tem os seus factos reais e os factos ficcionais.. Já por várias vezes a igreja católica referiu isso.

Mas pensem assim... Quando éramos putos, todos éramos levados a acreditar em histórias como os 3 mosqueteiros, o Sandokan, o Ultimo Moicano, o TinTin, o Axterix... E desta forma, nós aprendemos muitos dos nossos valores com estas histórias.

São verdadeiras? Talvez tenham um pouco de verdadeiro.

Mas o principal objectivo delas era entreter-nos dando-nos valores...

A bíblia faz a mesma coisa... Não pode ser interpretada literalmente! Nem pudemos pensar que tudo aquilo aconteceu realmente. Mas o objectivo é que as pessoas sigam determinados valores, e esse conjunto de valores forma o cristianismo...

Da mesma forma o Corão, Zend Avesta, Mahabharata, Rig-Veda, Torá, Guru Granth Sahib, Kitáb-i-Aqdas....

Mas eu falo do que conheço e posso dizer mal porque conheço... Agora dizer mal só por dizer, como muitos de vocês dizem!

Já agora por exemplo não acredito no Deus Cristão, nem em nenhum de alguma religião actual ou que já existiu, porque em lado nenhum da Bíblia ou do que for há uma prova concreta da sua existência. E fé, só tenho em mim próprio! Mas também acho que os valores que temos hoje, muitos deles podemos dar graças à bíblia...

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Agora, que Portugal tenha andado mais de 40 anos num regime de medo onde os costumes e valores fundamentais eram Deus, Pátria, Família; que hajam pessoas ainda com metalidade retrógada; que hajam pessoas que se achem superiores intelectualmente e opiniem sobre o que abominam e não conhecem completamente precisamente por isso, por abominarem, que se aproveitam disso para obter benefícios seja de que tipo for (dinheiro, fama, etc), disso não há nada a fazer...

Pior, mesmo, são os que lhe dão a atenção, tal como outros dão aos fanáticos religiosos...

Apoiado!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.