Jump to content

O Velho Volta Ao Ataque


fisherman
 Share

Recommended Posts

mauko, é mentira que se a religião não existisse, estaríamos 1000 anos mais avançados do que estamos? Tens dúvidas que se tivéssemos mil anos mais avançados as doenças mais mortais que conhecemos hoje seriam consideradas "banais" e facilmente tratáveis? Acho já percebes onde quero chegar.

Dá-me ideia que estás ligeiramente enganado...

A religião promoveu guerras atrás de guerras.

E todos sabemos que se há coisa que evolui a nossa raça, são essas mesmas guerras...

Se não tivessem inventado as trebuchet, se calhar ainda vivíamos em castelos.

Se calhar nunca tinha sido preciso inventar a pólvora...

Link to comment
Share on other sites

mauko, é mentira que se a religião não existisse, estaríamos 1000 anos mais avançados do que estamos? Tens dúvidas que se tivéssemos mil anos mais avançados as doenças mais mortais que conhecemos hoje seriam consideradas "banais" e facilmente tratáveis? Acho já percebes onde quero chegar.

Dá-me ideia que estás ligeiramente enganado...

A religião promoveu guerras atrás de guerras.

E todos sabemos que se há coisa que evolui a nossa raça, são essas mesmas guerras...

Se não tivessem inventado as trebuchet, se calhar ainda vivíamos em castelos.

Se calhar nunca tinha sido preciso inventar a pólvora...

Podes ver isto por varios lados.

As principais guerras que contribuiram para o avanco da civilizacao nao foram propriamente religiosas. Muitas delas ocorreram em paises sem religiao alias.

Se nao ouvesse religiao, muitas das obras publicadas durante o renascimento nao tinham sido destruidas, e teriam sido aceites pela sociedade, o que levaria naturalmente a evolucao. Se a sexualidade nao fosse julgada como pecado e a mulher nao fosse inferiorizada, tambem estariamos mais adiantados.

Por outro lado, o renascimento baseia-se no divino. E quem sabe se nao existisse religiao nao estariamos ja todos mortos, devido a haver menos peso na consciencia de cada um e o medo de ser castigado na eternidade...enfim...///

Link to comment
Share on other sites

Boas..

Acabei de ler estes 52 posts/opiniões e não vou fazer grandes comentários nem demonstrações do meu ponto de vista por 2 razões.. Já muita coisa foi dita e acho que todos têm uma certa razão, mesmo no meio de tanta discordância, mas também porque é daqueles assuntos que acho que nunca se chegará a 1 consenso devido às ideias fixas das pessoas relativamente ao tema em questão, quer estas acreditem, quer não.

Sempre existiu diversidades de opiniões no que diz respeito a religiões, e sempre existirá.

Não acredito em tretas de religião, mas respeito quem acredita, apesar de me custar ver pessoas que andam de joelhos em Fátima e chegam ao fim completamente 'rebentadas', ou as que se matam por ideais religiosos. Pelo menos pela minha experiência, sinto-me no direito de dizer que quem não acredita é mais criticado do que os que acreditam, mas se queremos ser respeitados, temos de respeitar. O que para nós pode ser 1 absurdo, para os outros não o é.

É um absurdo completo tomar como verdade algo que provém de crenças populares baseadas em mitos que são transversais a todas as religiões e cujo objectivo fundamental sempre foi (tentar) dar explicação ao inexplicável.

Assim concordo mais :P

Quanto ao Saramago, nunca li nada dele (felizmente ou infelizmente...), mas sinceramente, não é pessoa que me cative muito.

«Na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia, só a hierarquia, e eles não estão para se incomodar com isso. Admito que o livro possa incomodar os judeus, mas isso pouco me importa»

Segundo o Velho Testamento, Caim terá sido o filho primogénito de Adão e Eva, que matou Abel, seu irmão mais novo, num acesso de ciúmes, após verificar que Deus mostrara preferência por este.

«Nada disto existiu, está claro, são mitos inventados pelos homens, tal como Deus é uma criação dos homens. Eu limito-me a levantar as pedras e a mostrar esta realidade escondida atrás delas»

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

mauko, é mentira que se a religião não existisse, estaríamos 1000 anos mais avançados do que estamos? Tens dúvidas que se tivéssemos mil anos mais avançados as doenças mais mortais que conhecemos hoje seriam consideradas "banais" e facilmente tratáveis? Acho já percebes onde quero chegar.

Oh Hyde, podia dar-te aqui uma aula de história... Mas depois ainda me chamavam de Walt e isso é que não!

Mas alguém que perceba um bocadinho de história poderá afirmar que o mundo está como está graças à Igreja?

Vê a situação do mundo após a queda do império romano do ocidente e do oriente.... O mundo fica completamente descentralizado, em que qualquer pessoa que se julgue importante, quer ser rei/conde/imperador o que for... Só por exemplo na actual França, havia 7 ou 8 reinos... Falar em Alemanha e Itália, é falar de dezenas ou centenas de pequenos reinos... Como é óbvio muito mais que a Igreja, estes pequenos e grandes ditadores abusaram e abusaram do seu poder... Mas vamos lá dizer mal da igreja só porque sim.... Como é óbvio não era só isso, e a igreja a mando destes senhores feudais ( sim a inquisição foi algo exigido pelos reis espanhóis, quando capturou Roma... A sexta feira treze do massacre aos templários, foi algo exigido pelo rei de França e pelos pequenos reinos da Alemanha...) Consequentemente a igreja aproveita-se deste poder dado pelos próprios monarcas para seu proveito próprio...

Mas também foi graças a esse poder, que hoje em dia vivemos no mundo tolerante em que vivemos... Se não tivesse sido o papel da Igreja para balancear a ordem de poderes na Europa e no mundo, provavelmente ainda viviriamos numa semi idade média... Quantos, por exemplo não foram os reis que não quiseram conquistar meia Europa na idade média e no renascimento? Porque não conseguiram? Porque eram excomungados e os outros reinos católicos caiam-lhes logo em cima!

Tal que após o enfraquecimento da Igreja, sec 18 e também é verdade pelo crescendo poder militar... A Europa entrou num caos de guerras ano após ano que só acabou na segunda guerra mundial.... Guerra dos 30 anos, Guerra Civil Espanhola, Guerras Napoleónicas, Guerra do Opio, Guerra da Prússia, Guerra da Crimeia, 1ª Guerra Mundial, Guerra Civil Espanhola, 2ª Guerra Mundial só para citar algumas... Mas isso só aconteceu porque uma nova ordem mundial, com mais poder veio ocupar o lugar deixado pela igreja 200 anos antes... Chamam-se media..

E ainda a propósito de dizerem que o mundo está atrasado 1000 anos, por causa da época medieval e da igreja... O mundo não estava preparado para a ponte Grécia Antiga/Roma para a idade contemporânea... Tanta merda que foi inventada entre o ano 500 e o ano 1500... Matemática, Artes, Astronomia, Química, Física... A existência dos números actuais foi inventada quando? Aquelas cenas que o Leonardo da Vinci inventou? A pólvora? As técnicas de navegação que permitiram alcançar todo o mundo? As universidades? Tudo isto são coisas que demoram anos, décadas, séculos a desenvolverem... Ou acham que os gregos/romanos também inventavam as coisas que descobriram em meia dúzia de anos?

Mesmo actualmente para se chegar a um consenso na comunidade cientifica sobre algo, por vezes demora décadas, e vivemos na era da tecnologia e da informação que toda a gente está interligada... Por exemplo a luz é uma partícula, ou uma onda ou outra cena qualquer?

P.S. Considero-me uma pessoa agnóstica, mas sobretudo que não se deixa levar por ideias pré definidas... E apesar de todas as injustiças que a igreja ajudou a cometer ao longo dos séculos... Muitos de nós ainda cometem uma injustiça maior ao não se informarem sobre qual todo o papel da mesma ao longo dos séculos...

Concordando com isto, menos na parte do mundo tolerante, porque isso não existe. O que me faz cagar para as vossas opiniões é que são sempre a mesma diarreia mental preconceituosa fundamentada em nuvens de fumo.

O veho pode dizer o que quiser nos livros dele, tem todo o meu apoio para isso, mas devia morder a lingua quando insulta as crenças de 98% da população mundial em fórum público, motivadas por rancores lá da cabeça dele. O tipo é um caso de psiquiatria, mas pelos vistos faz muitas ovelhas cegas por onde passa.

Link to comment
Share on other sites

O que me mete aflição é a facilidade que se diz mal de alguém só por essa pessoa não concordar com a Igreja Católica... cuidado que ainda é pecado isso...

A Igreja está tão má que até um livro já os faz tremer?

Haja paciência.

Link to comment
Share on other sites

Felizmente, depois do 25 de Abril passou a existir uma coisa que é a liberdade de expressão...

O Saramago está no seu pleno direito (e dever?) de criticar a igreja (religião?), mas do mesmo modo a igreja (ou os seus representantes) podem "defender-se" contratacando...

Quanto ao resto, só acredita no Pai Natal quem quer... :-..

Link to comment
Share on other sites

Todos os dias se diz mal dos políticos.

Todos os dias se diz mal dos industrialistas.

Todos os dias se diz mal da economia global.

Todos os dias se diz mal dos bilionários empresários.

Todos os dias se diz mal dos EUA e do bicho-papão que é.

E nada de ondas...

Agora um homem não pode expressar e dizer o que acha da Igreja Católica ou da Religião em geral que o chamam logo de atrasado? Sim, quer mediatismo pois claro que quer. E então, isso é pecado?

Enfim...

Link to comment
Share on other sites

Epá, oh peixeiro, tens que arranjar outra metáfora para a diarreia mental que já esgotaste o stock todo :P

Então sai uma remessa especial para ti do frasco nº13. Cura tudo :-..

Link to comment
Share on other sites

Epá, oh peixeiro, tens que arranjar outra metáfora para a diarreia mental que já esgotaste o stock todo :P

Então sai uma remessa especial para ti do frasco nº13. Cura tudo :-..

:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Todos os dias se diz mal dos políticos.

Todos os dias se diz mal dos industrialistas.

Todos os dias se diz mal da economia global.

Todos os dias se diz mal dos bilionários empresários.

Todos os dias se diz mal dos EUA e do bicho-papão que é.

E nada de ondas...

Agora um homem não pode expressar e dizer o que acha da Igreja Católica ou da Religião em geral que o chamam logo de atrasado? Sim, quer mediatismo pois claro que quer. E então, isso é pecado?

Enfim...

Tens razão...

Link to comment
Share on other sites

quando li o nome do topic pensava que se estavam a referir ao papa ou ao cardeal de lisboa.

jesus era um gajo fixe, mas a igreja pode morrer com todo o sangue que tem nas mãos.

Para os crentes, convém que fique claro que não existe religião católica, existe sim, religião cristã e igreja católica...

Link to comment
Share on other sites

quando li o nome do topic pensava que se estavam a referir ao papa ou ao cardeal de lisboa.

jesus era um gajo fixe, mas a igreja pode morrer com todo o sangue que tem nas mãos.

Para os crentes, convém que fique claro que não existe religião católica, existe sim, religião cristã e igreja católica...

O cristianismo não é uma religião, é um modo de vida.

Link to comment
Share on other sites

Mário David, deputado do Parlamento Europeu, eleito nas listas do PSD, incentivou José Saramago a abdicar da cidadania portuguesa e confessou ter «vergonha de o [José Saramago] ter como compatriota».

«José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!», escreveu Mário David, no seu site pessoal.

O apelo do eurodeputado social-democrata surge depois de declarações recentes de José Saramago, em que o Nobel português classificou a Bíblia como «um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana».

Para Mário David, «a outorga do Prémio Nobel (...) não lhe confere a autoridade para vilipendiar povos e confissões religiosas», razão por que diz ter «vergonha» de ter Saramago «como compatriota».

Link to comment
Share on other sites

Saramago já fez mais por este nosso Portugal, do que todos os deputados, do PSD, PS, CDS, CDU e BE juntos ... por isso, como cidadão deste meu país que muito amo, exorto-o, a renunciar ao cargo que alguém lhe ofereceu ás nossas custas (pois ninguém neste país votou num Mário David, mas sim num válido Paulo Castro Rangel).

Exorto-o também a renunciar á cidadania Portuguesa, pois Portugal é um estado LAICO, coisa na qual o senhor pelos vistos não se revê. Para finalizar, é uma vergonha um eurodeputado ter reacções idênticas ás dos radicais islâmicos... Sinto-me envergonhado por ter alguém como o senhor a representar-me...

Nice! ainda existe alguem com juizo...(resposta a Mario David)

Link to comment
Share on other sites

quando li o nome do topic pensava que se estavam a referir ao papa ou ao cardeal de lisboa.

jesus era um gajo fixe, mas a igreja pode morrer com todo o sangue que tem nas mãos.

Para os crentes, convém que fique claro que não existe religião católica, existe sim, religião cristã e igreja católica...

O cristianismo não é uma religião, é um modo de vida.

lol

Todas as religiões são modos de vida... Até aos seres agnóstico, ou ateu... Tudo é um modo de vida!

Até porque o modo de vida das igrejas Ortodoxas, Católicas, Protestantes.... São relativamente diferentes.

Ou os xiistas e os sunitas...

Mas todas as religiões seguem o modo de vida do seu hipotético criador, seja ele Jesus, Maomé, Confuncio, Buda, Moises, Zarastruta...

Mas convém realçar que o modo de vida não é só isso, isso é só uma parte!

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Saramago já fez mais por este nosso Portugal, do que todos os deputados, do PSD, PS, CDS, CDU e BE juntos ... por isso, como cidadão deste meu país que muito amo, exorto-o, a renunciar ao cargo que alguém lhe ofereceu ás nossas custas (pois ninguém neste país votou num Mário David, mas sim num válido Paulo Castro Rangel).

Exorto-o também a renunciar á cidadania Portuguesa, pois Portugal é um estado LAICO, coisa na qual o senhor pelos vistos não se revê. Para finalizar, é uma vergonha um eurodeputado ter reacções idênticas ás dos radicais islâmicos... Sinto-me envergonhado por ter alguém como o senhor a representar-me...

Nice! ainda existe alguem com juizo...(resposta a Mario David)

Toma...

Link to comment
Share on other sites

Existe uma historia para o Saramago ter ido viver para espanha e está relacionada com o lançamento de um livro e consequente apoio do estado português para um prémio nobel.

O homem é comuna e ateu mas representa mais de e para portugal que metade dos portugueses...

se vocês podessem ter a qualidade de vida de um espanhol médio, também abdicavam, o resto é conversa de patriotismo da tanga...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.