Jump to content

O Velho Volta Ao Ataque


fisherman
 Share

Recommended Posts

Caguei para todas as outras religiões. Olhe de onde olhar, para mim, a religião católica é m*rda assim como o seu deus.

Há uma coisa chamada de respeito... acho que não te ficava mal.

Uma coisa é não acreditar, outra é insultar.

é a minha opinião, MINHA. Um dia que tenhas um problema de saúde grave, talvez vejas as coisas com outros olhos.

Já tive, a minha família tb.

Considero-me uma pessoa científica e não religiosa, mas há que ter respeito.

Link to comment
Share on other sites

Naõ gosto de me pronunciar sobre a fé dos outros ou as crenças ou opinar sobre o q é respeito ou o q naõ é.

Ao longo da historia a Igreja Catolica sempre desrespeitou o ser humano violando-o nos seus direitos mais basicos, sempre oprimiu as pessoas, sempre foi muito intolerante relativamente aos fieis de outros credos, simplesmente chegou e disse: "agora nós é q sabemos, nós é q mandamos" mas basicamente monopolizaram a ideia de fé, de criação, de Deus e muito sinceramente naõ sei quem lhes deu legitimidade para tal.

Desde a Inquisição até à ainda teimosia em reconhecer direitos tão basicos como o divorcia, o aborto ou o uso de metodos contraceptivos, isto são apenas exemplo da falta de respeito q a Igreja tem por nós seres humanos.

Não concordo q se ofenda, mas uma coisa é inegável: as Igrejas enquanto manipuladoras de credos são um autentico cancro nas socidades, fazem muitas coisas boas mas são as pessoas q as fazem em seu nome, porque as igrejas em si enquanto instituições deviam era ser banidas do mapa.

Link to comment
Share on other sites

Caguei para todas as outras religiões. Olhe de onde olhar, para mim, a religião católica é m*rda assim como o seu deus.

Há uma coisa chamada de respeito... acho que não te ficava mal.

Uma coisa é não acreditar, outra é insultar.

é a minha opinião, MINHA. Um dia que tenhas um problema de saúde grave, talvez vejas as coisas com outros olhos.

Já tive, a minha família tb.

Considero-me uma pessoa científica e não religiosa, mas há que ter respeito.

pois há. Por exemplo, podes começar por respeitar o facto de eu ter o direito a ter uma opinião. Mas se te fizer assim tanta diferença, eu altero o que escrevi. Vou continuar a pensar o mesmo, mas se te faz assim tanta diferença.

Link to comment
Share on other sites

A questão não é essa.

É mesmo as coisas más que as pessoas fazem (e fizeram) por causa da religião...

Mas isso não é, penso eu, o tema desta thread, pelo que não se devia (voltar a) discutir isso aqui...

Link to comment
Share on other sites

Cagando para a opinião de vocês, que é sempre a mesma, misturam tudo e não dizem nada de jeito...

Um gajo a quem é dada a honra de receber um prémio de prestígio internacional, ao vir fazer comentários deste género está a cagar no prato onde come. Grande parte dos clientes dele, se não são religiosos, "passam a sê-lo" depois de verem comentários insultuosos deste género. Este tipo perde toda a credibilidade ao espalhar este tipo de diarreia mental em público para encher os bolsos.

O LOTR é uma seca não é por ser fantasia, é só porque sim.

Link to comment
Share on other sites

Cagando para a opinião de vocês, que é sempre a mesma, misturam tudo e não dizem nada de jeito...

Um gajo a quem é dada a honra de receber um prémio de prestígio internacional, ao vir fazer comentários deste género está a cagar no prato onde come. Grande parte dos clientes dele, se não são religiosos, "passam a sê-lo" depois de verem comentários insultuosos deste género. Este tipo perde toda a credibilidade ao espalhar este tipo de diarreia mental em público para encher os bolsos.

O LOTR é uma seca não é por ser fantasia, é só porque sim.

Ja tavas a falar mal quando comecaste, mas quando mencionaste o LOTR perdes-te mesmo toda a credibilidade.

Link to comment
Share on other sites

Cagando para a opinião de vocês, que é sempre a mesma, misturam tudo e não dizem nada de jeito...

loool

Saramago :y:

Hyde :y:

Kito :y: (já respondias à PM)

Já nem preciso de comentar nada. Tudo dito.

Eu não percebi um corno.

Assim como não percebia um corno dos livros dele durante o liceu...

Acho que parava de perceber na parte em que adormecia...

Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

Cagando para a opinião de vocês, que é sempre a mesma, misturam tudo e não dizem nada de jeito...

Um gajo a quem é dada a honra de receber um prémio de prestígio internacional, ao vir fazer comentários deste género está a cagar no prato onde come. Grande parte dos clientes dele, se não são religiosos, "passam a sê-lo" depois de verem comentários insultuosos deste género. Este tipo perde toda a credibilidade ao espalhar este tipo de diarreia mental em público para encher os bolsos.

O LOTR é uma seca não é por ser fantasia, é só porque sim.

Ja tavas a falar mal quando comecaste, mas quando mencionaste o LOTR perdes-te mesmo toda a credibilidade.

Link to comment
Share on other sites

Caguei para todas as outras religiões. Olhe de onde olhar, para mim, a religião católica é m*rda assim como o seu deus.

Há uma coisa chamada de respeito... acho que não te ficava mal.

Uma coisa é não acreditar, outra é insultar.

é a minha opinião, MINHA. Um dia que tenhas um problema de saúde grave, talvez vejas as coisas com outros olhos.

Já tive, a minha família tb.

Considero-me uma pessoa científica e não religiosa, mas há que ter respeito.

pois há. Por exemplo, podes começar por respeitar o facto de eu ter o direito a ter uma opinião. Mas se te fizer assim tanta diferença, eu altero o que escrevi. Vou continuar a pensar o mesmo, mas se te faz assim tanta diferença.

Eu respeito a tua opinião, não respeito o teu desrespeito.

Atenção que não me refiro à Igreja.

Refiro-me às pessoas que se apoiam nela, à procura de fé.

Todos temos fé em algo, seja através de um tipo pregado numas tábuas, seja a um elefante, seja a um gordinho, etc...

É sobre as pessoas que eu peço que tenhas respeito.

Mas se queres continuar a bater na mesma tecla, estás à vontade.

Escuso é de escrever mais sobre o assunto.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso ele gosta de arranjar confusão, e nunca tem muito trabalho para a arranjar, mas até concordo com ele.

Penso o mesmo. Está a ser provocador ao dizer aquilo numa entrevista para a televisão, mas é o que acredita o homem, e tem muita razão.

Ainda só li um livro dele, e por preguiça não li mais. Acho que encontrei uma oportunidade para voltar à leitura, vou pegar no Evangelho segundo Jesus Cristo. :-..

Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

não tenho por hábito fazer posts, mas sou leitor assíduo.

Não resisti em fazê-lo nesta situação, perdoem-me. :)

Podem culpar a religião (católica, protestante, islâmica, etc..) de muita coisa, tais como: inquisição, guerras "santas", falsidade, etc.. agora culpá-la de um "problema de saúde grave" (não querendo desrespeitar o autor da afirmação) é que não.. quanto à impotência da religião em relação a esse mesmo "problema de saúde grave", são opiniões..

Quanto ao tópico em si, o Saramago é bom escritor (só li o Ensaio sobre a cegueira - antes do filme..) mas não joga com o baralho todo, mas quem pode censurá-lo, um pouco de controvérsia rende mais alguns euros.

Fiquem bem.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

não tenho por hábito fazer posts, mas sou leitor assíduo.

Não resisti em fazê-lo nesta situação, perdoem-me. :)

A ideia de um fórum é mesmo participar! Olha se todos os users que, como tu, têm praticamente 6 anos de registo, só tivessem uma dúzia de posts... :-..

Link to comment
Share on other sites

mauko, é mentira que se a religião não existisse, estaríamos 1000 anos mais avançados do que estamos? Tens dúvidas que se tivéssemos mil anos mais avançados as doenças mais mortais que conhecemos hoje seriam consideradas "banais" e facilmente tratáveis? Acho já percebes onde quero chegar.

Link to comment
Share on other sites

mauko, é mentira que se a religião não existisse, estaríamos 1000 anos mais avançados do que estamos? Tens dúvidas que se tivéssemos mil anos mais avançados as doenças mais mortais que conhecemos hoje seriam consideradas "banais" e facilmente tratáveis? Acho já percebes onde quero chegar.

Isso é como tudo. Se tivesse jogado no euromilhões na semana passada podia estar rico. As grandes mentes conseguiram sempre dar a volta às adversidades, aka inquisição. Mas sim és capaz de ter razão, nunca se sabe, mas isso não é razão para para partires para o desrespeito (desculpa mas não é opinião) duma instituição em que milhões de pessoas (erradamente ou não) acreditam. (btw, não sou padre, nem à missa vou!)

Mas pronto, vou-me deixar de offtopic ao meu 13º post em 6 anos. :)

Link to comment
Share on other sites

Aqui lê-se de tudo mesmo... LOL.

A propósito do livro dele, o autor expressou a sua opinião sobre a religião. Ponto final, parágrafo.

Dizer que o homem foi insultuoso é estabelecer um limite para a liberdade de opinião.

Eu não sou nem deixo de ser fã do Saramago. Confesso que já tentei ler um livro dele, mas não fui capaz por causa da forma e não do conteúdo.

Sou um agnóstico convicto e percebo perfeitamente o que o Saramago diz sobre a religião EM GERAL(a bold para quem só o viu a referir-se à cristã). É um absurdo completo tomar como verdade algo que provém de crenças populares baseadas em mitos que são transversais a todas as religiões e cujo objectivo fundamental sempre foi dar explicação ao inexplicável. Há que ver o filme do Zeitgeist Movement, não para acreditar piamente no que dizem, mas para podermos ter diferentes versões da história e podermos formular a nossa própria opinião. E nada disto tem a ver com a Fé de cada um.

Por algum motivo um comunista, agnóstico, de gramática intencionalmente deficiente, controverso, etc. foi Novel da Literatura.

Link to comment
Share on other sites

mauko, é mentira que se a religião não existisse, estaríamos 1000 anos mais avançados do que estamos? Tens dúvidas que se tivéssemos mil anos mais avançados as doenças mais mortais que conhecemos hoje seriam consideradas "banais" e facilmente tratáveis? Acho já percebes onde quero chegar.

Oh Hyde, podia dar-te aqui uma aula de história... Mas depois ainda me chamavam de Walt e isso é que não!

Mas alguém que perceba um bocadinho de história poderá afirmar que o mundo está como está graças à Igreja?

Vê a situação do mundo após a queda do império romano do ocidente e do oriente.... O mundo fica completamente descentralizado, em que qualquer pessoa que se julgue importante, quer ser rei/conde/imperador o que for... Só por exemplo na actual França, havia 7 ou 8 reinos... Falar em Alemanha e Itália, é falar de dezenas ou centenas de pequenos reinos... Como é óbvio muito mais que a Igreja, estes pequenos e grandes ditadores abusaram e abusaram do seu poder... Mas vamos lá dizer mal da igreja só porque sim.... Como é óbvio não era só isso, e a igreja a mando destes senhores feudais ( sim a inquisição foi algo exigido pelos reis espanhóis, quando capturou Roma... A sexta feira treze do massacre aos templários, foi algo exigido pelo rei de França e pelos pequenos reinos da Alemanha...) Consequentemente a igreja aproveita-se deste poder dado pelos próprios monarcas para seu proveito próprio...

Mas também foi graças a esse poder, que hoje em dia vivemos no mundo tolerante em que vivemos... Se não tivesse sido o papel da Igreja para balancear a ordem de poderes na Europa e no mundo, provavelmente ainda viviriamos numa semi idade média... Quantos, por exemplo não foram os reis que não quiseram conquistar meia Europa na idade média e no renascimento? Porque não conseguiram? Porque eram excomungados e os outros reinos católicos caiam-lhes logo em cima!

Tal que após o enfraquecimento da Igreja, sec 18 e também é verdade pelo crescendo poder militar... A Europa entrou num caos de guerras ano após ano que só acabou na segunda guerra mundial.... Guerra dos 30 anos, Guerra Civil Espanhola, Guerras Napoleónicas, Guerra do Opio, Guerra da Prússia, Guerra da Crimeia, 1ª Guerra Mundial, Guerra Civil Espanhola, 2ª Guerra Mundial só para citar algumas... Mas isso só aconteceu porque uma nova ordem mundial, com mais poder veio ocupar o lugar deixado pela igreja 200 anos antes... Chamam-se media..

E ainda a propósito de dizerem que o mundo está atrasado 1000 anos, por causa da época medieval e da igreja... O mundo não estava preparado para a ponte Grécia Antiga/Roma para a idade contemporânea... Tanta merda que foi inventada entre o ano 500 e o ano 1500... Matemática, Artes, Astronomia, Química, Física... A existência dos números actuais foi inventada quando? Aquelas cenas que o Leonardo da Vinci inventou? A pólvora? As técnicas de navegação que permitiram alcançar todo o mundo? As universidades? Tudo isto são coisas que demoram anos, décadas, séculos a desenvolverem... Ou acham que os gregos/romanos também inventavam as coisas que descobriram em meia dúzia de anos?

Mesmo actualmente para se chegar a um consenso na comunidade cientifica sobre algo, por vezes demora décadas, e vivemos na era da tecnologia e da informação que toda a gente está interligada... Por exemplo a luz é uma partícula, ou uma onda ou outra cena qualquer?

P.S. Considero-me uma pessoa agnóstica, mas sobretudo que não se deixa levar por ideias pré definidas... E apesar de todas as injustiças que a igreja ajudou a cometer ao longo dos séculos... Muitos de nós ainda cometem uma injustiça maior ao não se informarem sobre qual todo o papel da mesma ao longo dos séculos...

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.