Jump to content

Circos Vão Deixar De Ter Animais


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Circos vão deixar de ter animais. Está aberta a guerra

A nova lei proíbe a compra de uma vasta lista de animais para exibição nos circos. Famílias circenses preparam-se para a luta

Mila tem quase 30 anos e já está na reforma. Passou a vida a fazer acrobacias no circo Dallas, agora é insubstituível. Desta vez o discurso não é do domador: uma portaria publicada ontem em Diário da República proíbe a detenção de animais de dezenas de espécies. Por motivos logísticos, os que já estão nas mãos de particulares e privados têm direito a um resto de vida descansada - só não podem acasalar. Contudo, as futuras compras estão fora de questão. A lei não engloba jardins zoológicos, instituições científicas e entidades autorizadas para produção ou conservação da natureza. Os principais afectados, perante um rol de animais banidos que inclui elefantes, leões, focas, avestruzes e incontáveis espécies de mamíferos, répteis e aves, não aparecem no documento: os circos com animais vão durar o tempo que restar de vida às suas estrelas de companhia.

"Qual é a diferença entre ter um leão ou um passarinho numa jaula?", dispara Victor Hugo Cardinali: 12 tigres, nove leões e dois elefantes.

Segundo o patriarca da conhecida família circense, a legislação que acaba de entrar em vigor em Portugal é única na Europa. "Sou membro da ECA (Associação Europeia de Circos) e apesar de já ter havido várias intenções, isto nunca foi para a frente em nenhum país. Nunca pedimos subsídios nem dependemos do Estado, mas agora vamos lutar pelo nosso trabalho."

Renato Alves, do circo Dallas (seis leões, e mais camelos, vacas da Mongólia, póneis e cavalos) só sabe da portaria pelo i. Os camelos escapam. "Registar é importante, sempre estivemos abertos às inspecções, mas um circo sem animais não é a mesma coisa", sublinha.

O fim do circo? O Ministério do Ambiente remete qualquer explicação para o Instituto de Conservação da Natureza (ICNB). Sandra Moutinho, do gabinete de comunicação do instituto, destaca que a nova lei tem em conta um período de adaptação de 90 dias, durante o qual devem ser referenciados os animais que ainda não tenham cumprido o registo obrigatório. Quanto à proibição de procriação - que levou o director do Circo Chen, Miguel Chen, a acusar o legislador de se ter esquecido de "mandar fabricar preservativos para os tigres, em declarações à Lusa - Sandra Moutinho adianta que não cabe ao ICNB ditar os métodos, embora adiante que "esterilizar ou separar os animais são duas opções".

A discussão está instalada. Entre os críticas, Cardinali é determinante: não vai esterilizar. Os circos que vêm de fora têm de informar-se. Não está previsto nenhum acompanhamento especial para a entrada em vigor da nova legislação. "As inspecções já existem neste momento através dos serviços de controlo dos circos. A fiscalização passa também pelas câmaras e pela GNR", diz Sandra Moutinho.

ALEFUCKINGLUIA! :god: :god: :god: :god:

Link to comment
Share on other sites

É claro que por muito boa que seja a vontade do Sr. Cardinalli vai obviamente haver sitios onde há crueldade.. Mas ele deixa um grande ponto que vai dar que falar..E que para mim era tira-los todos

Link to comment
Share on other sites

Assim como assim já não era muito adepto de circos, mas tenho alguma relutância sobre esta lei.

Por mim que se mantenham é afastados das touradas, de resto não é algo que me preocupe em demasia.

Mas dá gosto de ver a quantidade de Vegans que existe neste fórum.

Link to comment
Share on other sites

Qual boca? Eu só acho que quem come carne não pode vir falar sobre seja o que for de "vamos evitar brutalidade sobre os animais"

Entrem num matadouro ou num aviário, depois falamos... Tudo o resto é hipocrisia...

Eu detesto que se cometam crueldades com o animais, mas não falo muito sobre o assunto porque todos os dias ajudo um pouco a que essas crueldades sejam cometidas, através do meu dia-a-dia ocidental. A quantidade de barbaridades que são cometidas em animais para que eu possa comer, vestir, ter medicamentos eficazes quando fico doentes, etc, etc...

Eu não sou hipócrita... só isso... Não foi boca nenhuma, apenas constatei um facto.

Link to comment
Share on other sites

Qual boca? Eu só acho que quem come carne não pode vir falar sobre seja o que for de "vamos evitar brutalidade sobre os animais"

Entrem num matadouro ou num aviário, depois falamos... Tudo o resto é hipocrisia...

Eu detesto que se cometam crueldades com o animais, mas não falo muito sobre o assunto porque todos os dias ajudo um pouco a que essas crueldades sejam cometidas, através do meu dia-a-dia ocidental. A quantidade de barbaridades que são cometidas em animais para que eu possa comer, vestir, ter medicamentos eficazes quando fico doentes, etc, etc...

Eu não sou hipócrita... só isso... Não foi boca nenhuma, apenas constatei um facto.

Tens alguma razão no que dizes, porque embora eu coma carne, tenho o direito a indignar-me de como tratam os animais.

E se não formos nós também a mostrar indignação por isso, as crueldades continuam a acontecer.

Essa história de quem come carne não pode reclamar, é de uma alarvidade enorme.

Sendo assim se alguém pontapear o meu cão e matá-lo, eu não posso fazer nada... porque como carne e estaria a ser hipócrita. :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Lol.. É fantástico como a medida muda sempre quando dá jeito.

Quando a minha mãe mata uma galinha lá em casa juntamos sempre a família toda à volta a aplaudir, e quando é mais que uma até cobramos bilhete. E quando a galinha já anda toda doida sem cabeça de um lado para o outro fazemos fila para ver que a consegue apanhar.

Não é assim que que toda a gente que gosta de comer carne se comporta?

Link to comment
Share on other sites

Isso de comer carne também depende muito de uma pessoa, eu quando depende de mim, só como carne produzida na união europeia. Se acreditarmos que as leis são respeitadas, os animais têm uma qualidade de vida razoável até ao abate.

Lol.. É fantástico como a medida muda sempre quando dá jeito.

Quando a minha mãe mata uma galinha lá em casa juntamos sempre a família toda à volta a aplaudir, e quando é mais que uma até cobramos bilhete. E quando a galinha já anda toda doida sem cabeça de um lado para o outro fazemos fila para ver que a consegue apanhar.

Não é assim que que toda a gente que gosta de comer carne se comporta?

Não.

Link to comment
Share on other sites

Temos de saber diferenciar as coisas, e pegando no teu exemplo do cão. Tu tens um cão tratas bem dele, dás-lhe tudo o que ele em principio precisa para ter uma boa vida, portanto ninguém te chateia, mas tal como em tudo também existe aquelas pessoas que têm cão e que o agridem, fazem passar fome e dão-lhe todo o tipo de maus tratos que nem vale a pena estar a comentar, achas bem que por causa dessa percentagem mínima de infractores fosse aprovada uma lei que em que ninguém no país pudesse ter um cão? Os circos são fiscalizados e obrigados a cumprir leis muito rigídas para o bem estar dos animais que possuem, e agora por causa de uma percentagem mínima de circos que infligem maus tratos nos animais, em vez de se fiscalizar e perseguir os infractores proíbe-se todos de puderem ter.

Sou só eu que não vejo lógica nisto?

No que toca à questão da carne, é que neste tipo de assuntos aparecem sempre alguns a falar com uma moralidade tal, mas que depois se esquecem na sua vida pessoal contribuem para que sejam cometidas barbaridades, e não fazem nada acerca do assunto.

Link to comment
Share on other sites

lol que comparação absurda. Os cães são animais domésticos. A grande maioria de animais que vês no circo NÃO SÃO, adivinha só, as condições mínimas não são suficientes para o animal ser feliz.

Link to comment
Share on other sites

@tiago

vê bem os replys de alguns users sobre o assunto, eu falo de matadouros e aviários e eles falam de matar galinhas em casa, é que as pessoas ficam tão cegas quando se fala de determinados assuntos que não lêem o que se escreve ou se lêem não pensam antes de responder...

lol que comparação absurda. Os cães são animais domésticos. A grande maioria de animais que vês no circo NÃO SÃO, adivinha só, as condições mínimas não são suficientes para o animal ser feliz.

*editado para não ferir susceptibilidades*

Edited by Moranguito
Link to comment
Share on other sites

e esses gajos do greenpeace, que sao contra a desflorestaçao mas fartam-se de comer morangos? hipocrisia ao maior nivel...

Acho muito bem, que os circos deixem de ter animais...

Link to comment
Share on other sites

Já que tocaram no assunto..

A carne está a tornar-se um lucho insutentavel.. Com os efeitos da globalização, as pessoas adaptam-se a comer praticamente só carne e deixam a comida tradicional.. As consequencias são imensas, inclusivamente a saude das pessoas, dos animais e do planeta..

Link to comment
Share on other sites

e esses gajos do greenpeace, que sao contra a desflorestaçao mas fartam-se de comer morangos? hipocrisia ao maior nivel...

:lol: :lol: :lol:

Fdx, mandei uma gargalhada aqui no escritório, que se for despedido a culpa é tua.

este tipo de conversas acaba sempre por divergir para outras.

Como tal, vou abster-me de falar de "off topic".

Carry on... :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.