Jump to content

Gangs Dão Pontos Por Bater E Roubar


Jokeman
 Share

Recommended Posts

Gangs dão pontos por bater e roubar

As regras na rua são de clara inspiração no ‘Grand Theft Auto’, jogo de vídeo importado dos Estados Unidos e no qual, inclusive, causou grande polémica pelo espírito de violência e destruição que incute em alguns jovens. Na prática, é o que se está a passar em Faro – com estabelecimentos destruídos, pessoas esfaqueadas e espancadas sem motivo aparente. E tudo pelos pontos com que os gangs premeiam os jovens membros. Ganha mais pontos quem for mais violento; sobe na hierarquia do grupo quem tem mais pontos.

A polícia sabe disto, mas está de mãos e pés atados. A maioria destes ‘jogadores’ é menor. No último sábado, o bar Ali Papas foi atacado por um grupo de jovens. Eram 04h00 quando invadiram o estabelecimento, agrediram um empregado e partiram vários objectos, incluindo a porta de vidro do bar. Este será só o ataque mais recente, mas há vários, como a uma padaria na rua Conselheiro Bívar, onde esfaquearam um funcionário no pescoço. Atacaram também outro bar junto ao Ali Papas, na rua do Compromisso.

"Temos conhecimento dessa situação", admite ao CM fonte do Comando da PSP de Faro, referindo--se à lista de pontos. A mesma fonte acrescenta que "esses jovens estão quase todos identificados, mas, como a maioria é menor de idade, mesmo quando são detidos, acabam por sair em liberdade".

As noites de sexta e sábado piores. Além dos ataques a estabelecimentos, os jovens fazem assaltos e agressões gratuitas nas ruas. Os grupos combinam também combates com rivais. Foi o que ocorreu no dia 19, sábado. Cerca de 30 jovens envolveram-se numa luta combinada na rua Conselheiro Bívar. Um grupo era de Faro e o outro de Olhão.

A PSP foi ao local e só parou o combate com tiro de shotgun para o ar. "Foram identificados mas não se pode fazer mais", diz fonte policial. "Todos os fins-de-semana se faz 10 a 20 detenções, mas, presentes a tribunal, saem logo devido à idade."

DETENÇÕES

Alguns jovens destes grupos foram detidos, nos últimos meses, depois de cumprirem 18 anos e atingirem a maioridade.

DOSSIÊS

As autoridades têm organizados dossiês sobre o historial de violência e crimes de alguns dos jovens, que permitam melhor fundamentar detenções no futuro.

QUEIXAS

Alguns comerciantes e populares admitem que não fazem queixa dos crimes por entenderem que não vale a pena.

JOGO REAL DÁ PRÉMIO MAIOR POR HOMICÍDIO

No jogo de vídeo ‘Grand Theft Auto’ (GTA) ganha-se pontos por cada crime que se pratica. Os maiores prémios são atribuídos por crimes de maior monta, como assaltos à mão armada ou homicídios. Mas ao jogador basta bater numa qualquer personagem que encontre no cenário para ganhar dinheiro.

Um sistema que acaba por ser muito semelhante ao praticado pelos grupos de jovens de Faro. Por se temer que servisse de inspiração a este tipo de actos, quando surgiu, o jogo provocou uma acesa discussão sobre se deveria ser colocado à venda. Houve vários países que o proibiram e em muitos outros a venda é proibida a menores de 16 ou 18 anos. Com várias versões – que variam no ambiente onde decorre – o GTA é um dos jogos mais populares e que mais vende tanto para PC como para consolas.

POLÍCIA PROMETE "MÚSCULO" PARA ELIMINAR ATAQUES

Na noite de sábado para domingo, "a PSP manteve-se no terreno até depois das 06h00 e não houve qualquer problema", conta Jaime Simões, um dos empresários da noite de Faro. E, "quando assim é, estas ruas são as mais seguras do Algarve", acrescenta. Com essa ideia, durante uma reunião no início desta semana, os empresários acordaram, com a polícia, um serviço gratificado de patrulha a doze homens, para manter a segurança. Por outro lado, o Comando da PSP em Faro, contactado pelo CM, prometeu "uma presença mais ‘musculada’ na noite", para colocar um ponto final nos ataques.

Fonte: CM

Coloquei a noticia aqui, não tanto pelo interesse que tem (que para mim não é nenhum), mas para que apreciem o exagerado sensacionalismo. O CM, já de si, é o que sabemos... mas esta noticia abusa! :no:

Link to comment
Share on other sites

pelo menos ja sabem escrever o nome.

se os jogos inspiram tantos jovens, porque nenhum deixa crescer bigode e anda ai a saltar para dentro de canos? epa, mas espera la, isto é outro tipo de jogo: "Os grupos combinam também combates com rivais." eles aqui quando estao a sagrar, com um braço partido, basta ir a um caixote do lixo e comer um frango, nao?

Link to comment
Share on other sites

Isto no algarve está a tomar proporções sérias.

Conheço pessoal que vive em Vila Real de Santo António e que diz que agora parece que é moda haver uns grupozinhos de arruaceiros que esfaqueiam, roubam e agridem sem razão aparente e que arranjam merda todos os dias.

Eu dava-lhes os pontos, mas era com um taco de baseball pela testa.

Link to comment
Share on other sites

Isto no algarve está a tomar proporções sérias.

Conheço pessoal que vive em Vila Real de Santo António e que diz que agora parece que é moda haver uns grupozinhos de arruaceiros que esfaqueiam, roubam e agridem sem razão aparente e que arranjam merda todos os dias.

Eu dava-lhes os pontos, mas era com um taco de baseball pela testa.

baddddddd to the boneeee ! bababaaad

Link to comment
Share on other sites

Não é só no algarve.. Eu conheço uns quantos putos que fazem isso.. Isso dos pontos deve ser invenção.. Mas aqui já á muito que "está na moda" os putos fazerem isso.. No algarve só começou agora a ter proporções maiores e enfim.. criam-se sencionalismos.. Aqui na linha de sintra/lisboa de certeza que é bem pior que o Algarve.. Mas tambem não é como se diz por ai.. Por exemplo eu vivo na rinchoa (rio de mouro) exactamente onde mataram um gajo com um tiro na cabeça (passou montes de tempo no jornal parecia uma novela.. Eu conhecia o bacano.. RIP) e quando digo de onde sou começam "Epa essa zona é bue perigosa.. Andam aos tiros.." mas é muito raro aqui passar-se cenas dessas.

Link to comment
Share on other sites

Os putos de hoje têm desmasiado tempo livre e miolos a menos.

Essa moda faz-me lembrar um filme com o Jackie Chan a enfrentar uns putos igualmente com muito tempo livre e miolos a menos.

E isso de andarem em grupinhos é para compensarem a falta de neurónios. :laugh:

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Quando morrerem 2 do grupinho à frente deles... vão começar aí a correr com o rabinho entre as pernas.

Era mas é partir a rotula de 2 ou 3 e passavam a jogar GTA numa cadeira de rodas!

É cada coisa neste mundo agora... quanto mais adultos mais putos são :S

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.