Jump to content

Polanski Detido 30 Anos Depois De Alegada Violação


Guest Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Guest Walt Sousa

NA SUÍÇA À ESPERA DE EXTRADIÇÃO

Polanski detido 30 anos depois de alegada violação

O cineasta franco-polaco Roman Polanski, detido na Suíça no sábado devido a uma ordem de detenção norte-americana, está sob em "prisão preventiva à espera da extradição", mas pode recorrer da decisão, anunciou neste domingo um porta-voz do Ministério Público suíço. Trata-se de um caso pendente há mais de 30 anos, relacionado com a alegada violação de uma adolescente.

"Confirmo que Polanski foi detido; as autoridades norte-americanas emitiram um mandado de busca internacional em 2005 ligado a uma ordem de detenção de 1978", disse o porta-voz à AFP.

Polanski encontra-se "em prisão preventiva à espera de extradição", acrescentou, indicando que o cineasta tem a possibilidade de apelar dessa decisão para várias instâncias.

"Foi detido quando entrava" em território suíço, indicou o porta-voz, que se recusou a dar detalhes sobre a detenção e sobre o local em que foi efectuada. O realizador de cinema foi detido no aeroporto de Zurique quando chegava à Suíça para receber um prémio do Festival de Cinema, informou a organização do certame, citada pela agência de informação suíça ATS.

As autoridades suíças "devem verificar agora se Polanski pode ser extraditado efectivamente", e essa verificação pode levar vários dias, acrescentou.

Em Paris, o ministro francês da Cultura, Fréderic Mitterrand, declarou-se "estupefacto" com a detenção de Polanski, e lembrou que o cineasta é cidadão francês.

O ministro "acaba de ficar sabendo com estupefacção" da detenção de Polanski "realizador de cinema de reputação internacional e cidadão francês", indicou um comunicado do Ministério da Cultura.

Mitterrand afirmou que abordou o tema com o Presidente "Nicolas Sarkozy, que acompanha o assunto com a maior atenção e partilha o desejo (...) de uma solução rápida".

Pendente desde 1978

Polanksi, 76 anos, foi detido por um processo pendente e nunca encerrado no tribunal de Los Angeles desde 1978.

O caso remonta a 1977, quando os pais de uma adolescente de 13 anos apresentaram queixa contra Polanski, acusando-o de drogar e violar a jovem modelo.

O cineasta declarou-se culpado de "relações sexuais ilegais", pelo que foi enviado para uma prisão durante três meses, ainda que só tenha lá passado 47 dias.

No final de 1978, Polanski, em liberdade sob fiança mas em risco de regressar à prisão, apanhou um avião para a Europa e nunca mais regressou a solo norte-americano.

O Prémio de Honra pela obra com o qual o Festival de Cinema de Zurique ia homenagear Polanski será entregue numa data ainda por determinar, de acordo com a organização do evento.

Polanski realizou, entre outros, “A semente do Diabo” (1968), “Chinatown” (1974), “Tess” (1979), “O Pianista” (2002) e “Oliver Twist” (2005).

Fonte: DN

Link to comment
Share on other sites

Oremos:

Perdoai senhor os devaneios deste nosso irmão.

E dai-lhe mais 30 anos de liberdade para poder reflectir e quem sabe emendar-se de tal acto inconsciente, tomado numa hora em que o demo tentou sua alma. Sejamos caridosos pois seria pior se tirasse uma catota do nariz e a colasse debaixo da mesa do restaurante. Violar uma criança é prática corrente. Dai-lhe Senhor mais prémios de Festivais de Cinema, e que nunca seja interrompido pelo Kanye West

Amen

Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

É pena, pk a Nona Porta é dos meus filmes preferidos...

Já ouvi esta história à muitos anos e sempre torço o nariz em relação a ele.

Mas um velho de 40 anos violar uma rapariga de 13.. é muito mas muito mau....

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

A pedido de muitas famílias que me queriam (e não queriam cá) eu vou dar o meu parecer sobre esta "estranha" notícia.

Eu tenho 36 anos. O Polansky andou a mexer onde não deve há 30 anos e só agora um país europeu quer extradita-lo para os E.U.A para ele enfrentar a justiça norte-americana? Quantos anos demora um caso destes a prescrever nos States? 50 anos?

E a Suíça não tinha nada que se meter no assunto, digo eu...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

ai não wal????

as autoridades norte-americanas emitiram um mandado de busca internacional

;)

Pois, o problema e o imbróglio é que por causa disso agora está metido o governo francês ao barulho, já que Polansky tem a nacionalidade francesa. E o governo francês já reprovou a acção Suíça. Mas continuo sem saber quanto tempo demora um caso de violação a prescrever nos Estados Unidos. Pelos vistos leva mais do que 3 décadas. Estranho...

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

eu acho que um caso só prescreve se não houver novas provas para se dar uma sedntença, mas neste caso ele já estava condenado só faltava apanhá-lo

O ridículo deste caso é que ele condenado a 3 meses (só???), apesar de se estar em 1977. Vai preso e fica lá dentro apenas 47 dias. Sai sob fiança e apanha um avião para a Europa. O que os E.U.A quererão agora? Que ele cumpra o resto da pena de 3 meses que lhe foi atribuida na altura? Portanto estamos a falar de cerca de 40 dias.

Castiga-lo novamente e transformar a pena de meses em anos? 30 anos depois e quando já lhe foi na altura atribuída uma pena? Este caso é muito caricato.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

No final de 1978, Polanski, em liberdade sob fiança mas em risco de regressar à prisão, apanhou um avião para a Europa e nunca mais regressou a solo norte-americano.

Esta parte está mal explicada e não bate certo. Paga fiança e corre o risco de voltar para a prisão? Ele pagou a fiança a quem? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

sai-se sob fiança para aguardar julgamento em liberdade...

até parece que nao ves filmes americanos Walt :P

Tenho de ler e documentar-me melhor sobre este caso. Ando um pouco à nora. A noticia que está aí em cima para mim revela-se curta. Faltam de certeza alguns pormenores importantes à história.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.