Jump to content

Festival De Cinema Gay E Lésbico De Lisboa


usenet
 Share

Recommended Posts

2ege4wz.jpg

wqv7md.jpg

974969.jpg

O Queer Lisboa 13 Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa tem início na próxima sexta-feira, dia 18 de Setembro, no Cinema São Jorge, pelas 21h00. Nessa noite será exibida em antestreia nacional, e em parceria com a Rosa Filmes e a Zon-Lusomundo, a longa-metragem do realizador João Pedro Rodrigues, Morrer como um homem. Tanto o realizador como o elenco e a equipa técnica estarão presentes.

Morrer como um homem, que teve estreia mundial no Festival de Cannes e tem agora estreia americana no Festival de Toronto, vai poder ser visto nas salas portuguesas a partir de 15 de Outubro.

Durante a Cerimónia de Abertura será apresentado o júri nacional e internacional, nomeadamente: o escritor Richard Zimler (E.U.A., Portugal), a actriz e encenadora Isabel Medina (Portugal), o crítico de cinema Boyd van Hoeij (Luxemburgo), a programadora Florence Fradelizi (França), a distribuidora Ricke Merighi (Itália), o psicólogo Nuno Nodin (Portugal), a programadora do Festival G&L de Hamburgo, Melissa Pritchard (Alemanha) e o cineasta Oded Lotan (Israel).

Quanto à lista dos convidados oficiais é de salientar a presença de Monika Treut, consagrada realizadora independente alemã, que depois de anos dedicada ao documentário regressa à ficção com Ghosted, e de Roberto Castón, autor do primeiro filme gay basco, Ander.

A edição do Queer Lisboa 13, com 95 filmes programados, reserva-nos algumas surpresas. Se em 2008 foi a vez do lançamento da secção Queer Art, este ano apresentamos o Espaço da Memória, iniciativa que visa celebrar sete efemérides da cultura queer através de concertos, leituras de poesia, sessões de cinema, conversas com várias personalidades ou desafios ao público. Com início sábado, dia 19 de Setembro, focará diversos aspectos da vida e obra de Francis Bacon, António Variações, Amália Rodrigues, António Botto, Harvey Milk e Judy Garland, entre outros (ver programa em anexo).

Ainda no que toca às novidades, a destacar a exposição Shocking Pinks organizada por João Mourão e Nuno Ramalho. A decorrer também a partir de dia 19, pretende dar a conhecer as obras de vários artistas plásticos portugueses convidados a ocupar este emblemático Cinema e a desafiar a representação do queer na arte.

Os bilhetes encontram-se à venda no Cinema São Jorge, a partir das 13h do dia 18 de Setembro (3,5€).

http://www.queerlisboa.pt

Link to comment
Share on other sites

eu nao tinha prob nenhum em ir se tivesse alguma cena em cartaz que me agradasse, geralmente apoio este genero de iniciativas, igualdade all the way, mas tipo wtf n ha festivais de filmes hetero, simplesmente nao faz sentido -.-

eles(as) dao-se ao luxo de se auto-classificar como minoria..

Edited by jmms_49
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Eles próprios criam o preconceito com o seus comentários mas estão tão "cegos" que nem notam.

Realmente o que mais me preocupa é alguém pensar que sou gay porque hipoteticamente vou ver um determinado filme a esse festival. É que já nem dormia....

E depois há os machões que ver um filme lésbico ainda vá que não vá... É de rir e chorar por mais...

Este tópico é uma bomba enorme de homofobia prestes a explodir mas não se estaria à espera de outra coisa. Ou estaria? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Epah o Walt...eu não acho que a homofobia seja algo de mto mau.

Quem não gosta de "rotos" tá no seu direito...a mim não me fazem comichão nenhuma...agora compreendo perfeitamente quem não gosta....assim como há pessoas que não gostam de cafés há pessoas que não gostam de "rotos"...

P.S- Usei a palavra "roto" por homossexual ser mto grande :D

Edited by kahzam
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Epah o Walt...eu não acho que a homofobia seja algo de mto mau.

Quem não gosta de "rotos" tá no seu direito...a mim não me fazem comichão nenhuma...agora compreendo perfeitamente quem não gosta....assim como há pessoas que não gostam de cafés há pessoas que não gostam de "rotos"...

P.S- Usei a palavra "roto" por homossexual ser mto grande :D

Não respeito essas pessoas e por uma questão muito simples, a orientação sexual nada tem a ver com a pessoa ser melhor ou pior como ser humano, assim como a mesma questão se põe quanto à cor da pele. São puros preconceitos que antigamente chegaram ao extremo de pessoas serem mortas ou sofrerem barbaridades por causa disso. E como se vê, mesmo nos dias "civilizados" de hoje há certos estigmas que custam a desaparecer ou pelo menos tornarem-se mais pacíficos. Ainda teremos de percorrer um longo caminho, infelizmente.

E essa comparação de pessoas não gostarem de cafés ou de "rotos" deve ser uma piada... que não tem graça nenhuma... não tem ponta por onde se lhe pegue...

Se for levada a sério, claro...

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Uma opinião, estando em concordancia ou não com ela, é sempre para respeitar. É um principio basico de uma discussão/troca de ideias.

Mas há certos valores que para mim são básicos como o respeito pelo ser humano, seja ele como for. Não há cá questões sexuais ou raciais pelo meio. E se há pessoas que não respeitam esses valores eu tenho que respeita-las porquê? Eu respeito uma opinião, mesmo que seja contrária à minha, desde que não toque em certas parâmetros que mexem com a dignidade e direitos do ser humano. Quem atenta contra esses direitos, não merece o meu respeito.

Link to comment
Share on other sites

Mas eu por não gostar de um "roto" estou lhe a faltar ao respeito?

Posso respeitar totalmente uma pessoa sem gostar dela...uma coisa nd tem a ver com outra...parece que afinal ser limitado não é só em certos temas...tb podemos ser limitados na educação e no raciocinio.

Faço minhas as palavras do meu amigo Batanuz :y:

E não me venham com tretas...de uma vez por todas vamos ser honestos...é claro que a opção sexual de uma pessoa é uma condicionante...por acaso tenho 1 amigo "roto" e não saio tanto com ele como os outros...e porque? Porque os sitios que ele e o namorado frequentam não são do meu agrado...logo não vou! Será isto discriminar? Para mim não até porque é meu amigo...mas se tu no alto da tua sapiência não consegues perceber isso...epah...problema teu.

Link to comment
Share on other sites

Epah o Walt...eu não acho que a homofobia seja algo de mto mau.

Quem não gosta de "rotos" tá no seu direito...a mim não me fazem comichão nenhuma...agora compreendo perfeitamente quem não gosta....assim como há pessoas que não gostam de cafés há pessoas que não gostam de "rotos"...

P.S- Usei a palavra "roto" por homossexual ser mto grande :D

Não respeito essas pessoas e por uma questão muito simples, a orientação sexual nada tem a ver com a pessoa ser melhor ou pior como ser humano, (...)

Logicamente que é um pior ser humano.. Está a impedir a evolução da humanidade.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.