Jump to content

Windows Mobile 7.0 Beta


Spark
 Share

Recommended Posts

Vem aí a versão 6.5 mas a 7.0 já mexe...

Windows Mobile 7.0 Beta

A resposta da Microsoft para o multi-toque do iPhone irá chegar aos telemóveis no próximo mês. Mas a empresa não se fica por aí…

O Windows Mobile 6.5 terá um multi-toque limitado e controlo de movimento, querendo por isso dizer que, é no Windows 7.0 que a Microsoft se está a debruçar, na guerra contra o telemóvel da Apple.

A Microsoft recusou revelar detalhes acerca do Windows Mobile 7.0, mas o blogger Stephen Chapman, conhecido como UX Evangelist, descobriu alguma informação que aponta para funcionalidades no controlo de movimento, multimédia e email, destinadas a aproximar a empresa de Redmond à sua rival.

Chapman minou todos os perfis do LinkdedIn na busca de engenheiros que falassem acerca do que estavam actualmente a desenvolver com a Microsoft no novo Windows Mobile 7.0. Disse também que acredita que a primeira Beta do Windows Mobile 7.0 já foi lançada.

De acordo com um diapositivo que Chapman publicou em Maio, o Windows Mobile 7.0 será lançado em Novembro, imediatamente seguido das engenhocas portadoras do mesmo em Abril de 2010. O diapositivo, em baixo, é do parceiro dinamarquês da Microsoft, Commentor.

As datas poderão ser as prováveis, dado que a Microsoft dará o evento Professional Developer Conference (PDC) desde 16 a 19 de Novembro e tem sido comum anunciar novas tecnologias em eventos passados.

Além disso, o diapositivo da Commentor fala acerca de um dispositivo Windows Mobile 6.5 a lançar em Setembro. Estes aparelhos desviaram-se apenas um pouco da data prevista. Deverão ser lançados em 6 de Outubro.

O que entra em conflito com a suposta data de lançamento escrita no diapositivo da Commentor, é o facto deste slide ter sido feito em Abril e, desde então, a DigiTimes anunciou que a Microsoft fará uma espécie de lançamento de uma versão provisória, o Windows Mobile 6.5, em Fevereiro do próximo ano, com o Windows Mobile 7.0 a ser empurrado para o quarto trimestre de 2010.

Tendo em conta aquilo que foi dito nos perfis do LinkedIn, parece que muito do trabalho pesado do Windows Mobile 7.0 já foi feito.

Parece ainda que o sistema operativo da Microsoft usará Sistemas Micro-Electro-Mecânicos (MEMS) para as funcionalidades do acelerómetro e bússola. Esta jogada mostra que o Windows Mobile 7.0 funcionará com aplicações que utilizem mapas e localização, tal como o Google Maps no iPhone. Ao contrário do Google Maps, verá provavelmente a sua integração com o rival Bing Maps, anteriormente chamado Virtual Earth.

Os MEMS integrarão elementos mecânicos, sensores, actuadores e partes electrónicas num sistema minúsculo, limitado ao tamanho de algo como um telemóvel.

A Microsoft espera adicionar a capacidade de fazer vídeo-chamadas. De acordo com o vice-presidente, autor do artigo de desenvolvimento web, no LinkedIn, este prevê o desenvolvimento da chamada “interface de utilizador para vídeo-chamada rica (AT&T Video Store), controlo de sessões e a compatibilidade do IP Multimedia Subsystem stack com o Windows Mobile 7.0″.

No entanto, não ficou claro se isso significa que apenas será suportado o serviço da AT&T, lançado em Julho de 2007, ou se é apenas um exemplo geral de vídeo-chamada.

No lado do hardware, o Windows Mobile 7.0 correrá no mesmo, super-optimizado microprocessador a 500/600MHz usado pelo Palm Pre: o OMAP 3430. O OMAP tem sido integrado no chip de baixo consumo BCM4325 da Broadcom. O Windows Mobile 7.0 está desenhado para funcionar também com outros chipsets, como é o caso do Freescale.

De alguma forma, parece que o Windows Mobile 7.0 funcionará com os sistemas de email da Microsoft. O Windows Live ID já foi estendido de forma a funcionar com o cliente móvel de Exchange; há ainda a sincronização com o Outlook móvel e a capacidade de funcionar com o Microsoft ActiveSync para receber e sincronizar emails a partir de sistemas baseados no Exchange.

A Microsoft licenciou o ActiveSync para a Apple, para ser utlizado no iPhone em 2008. Esta foi uma jogada que abriu portas ao negócio do iPhone, pois muitos dos emails estão limitados a sistemas baseados em Exchange.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.