Jump to content

Identificar Chamandas Anónimas


Ilusi0n
 Share

Recommended Posts

Bom tudo começou como uma brincadeira que eu passei ao lado. Chamadas anónimas em que eu as atendia e não se dizia nada. Nesta ultima semana passamos de uma brincadeira a algo mais sério como ameaças desde morte a pegarem fogo à casa, espancarem a minha namorada etc. Como qualquer pessoa normal isto encheu-me e fez-me chegar aos meus limites.

Antes que perguntem, sim já fiz queixa há policia e falei com amigos meus policias de modo a fazerem passagens mais frequentes aqui pela minha casa.

Não vou dizer que tenho medo, pois medo de algo que nunca vi há frente é uma coisa que não se deve fazer.

Mas pronto passando há frente gostaria de saber se existe maneira de descobrir isto, mesmo que seja da maneira "menos legal" e se por acaso existe aqui alguém com capacidades para tal.

Link to comment
Share on other sites

Eish...assim nao me parece que vas la....

Uma vez liguei para a vodafone para tentar descobrir um numero e eles disseram que os Bofes eram os unicos que podiam pedir os registos...

ma onda..

A mim disseram-me que, sendo um número anónimo, era muito difícil descobrir a fonte.

Quanto à situação, pior é quando não há aviso sequer.

Link to comment
Share on other sites

Boas..

Ilusi0n, antes demais quero dizer que lamento a tua situação. Já estive numa idêntica, mas nunca aconteceu nada; aliás, muitas vezes é exactamente isso que acontece.. nada. Espero que o teu caso também não passe de uma estúpida brincadeira.

Quanto à tua questão, que eu saiba não há nada que permita saber quem ligou.

Boa sorte para isso.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

No fórum do Autohoje estava lá uma situação semelhante e uns dos users referiu uma informação bastante pertinente.

Legislação

Excepcções ao Artigo 8º - Apresentação e restrição da identificação da linha chamadora e da linha conectada

Artigo 9.º

Excepções

1- Os operadores de uma rede pública de telecomunicações e os prestadores de um serviço de telecomunicações acessível ao público podem anular a eliminação da apresentação da identificação da linha chamadora, quando compatível com os princípios da necessidade, da adequação e da proporcionalidade:

a) Por um período de tempo não superior a 30 dias, a pedido, feito por escrito, de um assinante que pretenda determinar a origem de chamadas mal intencionadas ou incomodativas, caso em que os números de telefone dos assinantes chamadores que tenham eliminado a identificação da linha chamadora são registados e comunicados ao assinante chamado pelo operador da rede pública de telecomunicações ou pelo prestador do serviço de telecomunicações acessível ao público;

B) Numa base linha a linha, para as organizações com competência legal para receber chamadas de emergência, designadamente as forças policiais, os serviços de ambulância e os bombeiros.

2- A existência do registo e da comunicação a que se refere a alínea a) do número anterior deve ser objecto de informação ao público e a sua utilização deve ser restringida ao fim para que foi concedida.

Já tinha sido notícia, há uns tempos atrás que os números confidenciais deixariam de o ser em caso de ligar para forças policiais, 112 - INEM e afins, para efeitos de melhor controle e identificação de chamadas, como por exemplo pedidos de auxílio falsos ao INEM.

Ora isto implica que as operadoras saibam sempre o número de origem da chamada.

Em situações normais, respeitam o sigilo do cliente, mas neste caso pode aplicar-se a alínea a) e a operadora divulgar o número em causa.

Tendo sido apresentada queixa às autoridades e tendo inclusivamente gravação de uma delas é fácil provar o teor mal intencionado e incomodativo da mesma o que fortalece a tua razão.

Contacta novamente a tua operadora, e faz o pedido de identificação com base na queixa que já efectuaste às autoridades e esta legislação.

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Eles não podem facultar os numeros a particulares,mas com mandatos judiciais eles facultam ás forças da lei porque tem esses registos !!

Antigamente era possivel conseguir essas informações mas neste momento dentro dos operadores isso encontra se muito controlado.

aconselho-te a presionar as autoridades nesse sentido , e em ultimo recurso trocar de numero,ou a testares a opçao atrás mencionada de suprimir confidencialidade do chamador

boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Opá, normalmente nestes casos quem quer fazer faz, não avisa...é provavelmente uma brincadeira de mau gosto, mas penso que tens todo o direito em saber qual o número! O iPhone tem uma app chamada iBlacklist que te bloqueia todas as chamadas de números à tua escolha ou de anónimos, não sei se isso existe para Symbian ou para qualquer que seja o teu telemóvel...

Boa sorte ;)

Link to comment
Share on other sites

Opá, normalmente nestes casos quem quer fazer faz, não avisa...é provavelmente uma brincadeira de mau gosto, mas penso que tens todo o direito em saber qual o número! O iPhone tem uma app chamada iBlacklist que te bloqueia todas as chamadas de números à tua escolha ou de anónimos, não sei se isso existe para Symbian ou para qualquer que seja o teu telemóvel...

Boa sorte ;)

A ideia aqui não é bloquear, é mesmo saber o autor. Se fosse comigo, também tentaria saber. Às vezes pensa-se que é brincadeira de mau gosto (e é, na maioria das vezes), mas pode-se tornar num caso muito sério, não convém ignorar.

Boa sorte com isso! :)

Link to comment
Share on other sites

Se participaste à polícia, agora estes devem encaminhar a queixa para o ministério público, que deverá entrepor acção contra terceiros de forma a obter autorização do juiz para ser solicitado ás operadoras a identificação de quem fez as chamadas, para posterior identificação da(s) pessoa(s) para acção criminal, a partir daí eles tratam do assunto.

o Punk_Boy que é advogado que diga se o que estou a dizer não é assim.

Link to comment
Share on other sites

As operadoras, fixas ou móveis, certamente que têm registos de quem liga - neste caso para o teu telefone. Com a intervenção da PJ penso que isso será apressado. O problema mesmo será se for de uma cabine ou de um telemóvel daqueles que as redes não sabem a quem pertence.

Link to comment
Share on other sites

Já avancei com isto na GNR e segundo percebi o meu telemóvel irá ficar sobre escuta após ir a tribunal. O problema é que isso ainda vai levar bastante tempo... Quando mostrei a gravação ao guarda da GNR ele percebeu que não era uma brincadeira e que era realmente algo sério. Levou-me lá para dentro para o gabinete dele. Amanhã vou há PJ e vamos ver como isto vai ficar.

Link to comment
Share on other sites

o que acho que podes fazer é pedir á tua operadora para bloquear numeros anónimos e assim se quiserem ligar-te tem que mostrar o numero

Dúvido que o façam porque uma vez perguntei a uma amiga minha que trabalha na Vodafone, se era possível bloquear a recepção de mensagens de determinados números (por causa das mensagens de bares, etc) e ela disse que podem, mas que as operadoras não o fazem.

Eles não podem facultar os numeros a particulares,mas com mandatos judiciais eles facultam ás forças da lei porque tem esses registos !!

Antigamente era possivel conseguir essas informações mas neste momento dentro dos operadores isso encontra se muito controlado.

aconselho-te a presionar as autoridades nesse sentido , e em ultimo recurso trocar de numero,ou a testares a opçao atrás mencionada de suprimir confidencialidade do chamador

boa sorte

Correcção: Mandado e não mandato

Mandado ou Mandato?

* A polícia revistou a casa do suspeito em cumprimento de um mandado/ mandato de busca.

Mandato e mandado são palavras parónimas, isto é, parecidas na escrita e na pronúncia mas diferentes quanto ao significado.

.Mandato é um substantivo que significa “autorização”, “poder que alguém confere a outrem para, em seu nome, praticar certos actos”; “procuração “; “delegação”; “ordem”; “sentença ou decreto”.

.Mandado, além de adjectivo, pode ser substantivo significando “ordem judicial”: mandado de captura, de prisão, de detenção, de busca, etc.

Assim, dizemos:

- A polícia revistou a casa do suspeito em cumprimento de um mandado de busca.

- O Presidente cumpre um segundo mandato eleitoral.

- O juiz mandou emitir um mandado de captura.

:P

Link to comment
Share on other sites

o que acho que podes fazer é pedir á tua operadora para bloquear numeros anónimos e assim se quiserem ligar-te tem que mostrar o numero

Dúvido que o façam porque uma vez perguntei a uma amiga minha que trabalha na Vodafone, se era possível bloquear a recepção de mensagens de determinados números (por causa das mensagens de bares, etc) e ela disse que podem, mas que as operadoras não o fazem.

Na minha casa isso foi feito, digamos que o serviço de bloqueio de chamadas anónimas é o seguinte: telefonam lá para casa com numero anonimo, ouvem uma gravação que diz algo do tipo : "se quiser chamar para esta pessoa, tem que mostrar o seu numero, quer continuar? " pronto.. assim acabam-se os numeros anonimos xD

Link to comment
Share on other sites

Todas as chamadas efectuadas e recebidas ficam registadas nas bases de dados por muito tempo.

As operadoras disponibilizam essas informações à Polícia caso necessário. Nada disso se perde ;)

Se houve participação à Polícia certamente que eles poderão lá chegar, assim queiram eles e acreditem que existe algum perigo nessas ameaças...

A questão é que esse tipo de situações não passam de brincadeiras de mau gosto e a Polícia regista, mas não liga nada!

Link to comment
Share on other sites

Bem... a minha curiosidade é:

que será que andaste a fazer para seres ameaçado dessa maneira? uhhhh

Mas sim, sim, sim, já sei que não tenho nada a ver com isso... :hypo:

"Cão que ladra não morde", já a minha avozinha querida, que o demo a tenha :hypo: , costumava dizer.

Mas sim, as operadoras têm acesso aos números dos moveis no destino, mesmo estes se pre definirem com codigos ou opções de chamadas para efectuarem a ligação como privada. Mas nao o podem divulgar salvo as excepçoes que já foram aqui referidas. Só que acontece que quem define essas excepções não são os utilizadores. Sei disso porque conheço um gerente dum spot da Optimus, que já me deu em tempos umas dicas sobre o assunto.

Duvido que o(a) otário(a) que esteja a fazer essa bosta ligue de uma cabine, ou algo semelhante. Esses ordinarios se são suficientemente imbecis para fazerem chamadas estupidas, a pensarem que estão a brincar ao 007 , tambem o são para não saberem como se faz chamadas privadas das cabines, nem iam ter essa vontade porque são muito comodistas. Sim, o telemovel está sempre por perto e dá mais jeito..

(Temos que pensar como um criminoso para prever as manhas dele, ne? lol)

Bom, o certo é que muitas vezes a bófia nao tem paciencia para essas coisas, e apenas dá andamento à queixa porque é obrigada, é a lei. Espero que o mesmo nao se aplique no teu caso e que sejam profissionais. Por acaso ja me aconteceu algo semelhante, enfim, a maior estupidez em forma de acto humano, que se pode fazer, sao uns tristes, bem que podiam jogar antes ao PuzzleBubble pra passar o tempo, com certeza era algo mais educativo pra eles, do que viverem num mundo à parte a pensarem que são bandidos e que um dia o Pinguim vence o Batman e fazem todos um gang.

No meu caso a bófia nao me deu muita atençao. E eu cheguei mesmo a ser seguida, do trabalho pra casa, e vice-versa... Mas claro, nunca aconteceu nada porque se quisessem fazer nao iam anunciar isso primeiro ;)

Posto isto, espero que tenhas sorte.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.