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Streaming: É Fácil, Grátis E Dá Milhões (De Músicas)


Jokeman
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Streaming: é fácil, grátis e dá milhões de canções

A internet é um buffet livre de música. O streaming é um livre trânsito para encher os ouvidos

De acordo com um estudo de mercado da consultora norte-americana NPD, conhecido ontem, as vendas de discos online - através de sites como a AmazonMP3 ou a loja iTunes - vão igualar as dos CD já no próximo ano. Nos EUA, estes discos de acrílico representam ainda 65% das vendas de música, um número que segundo a consultora vai diminuir até as vendas digitais (legais e pagas) conquistarem mais de metade do mercado.

Na lápide do formato óptico que destronou o vinil e a cassete vai ler-se "Compact Disc, 1982 - 2010"? Ainda é cedo para mandar gravar a inscrição, mas se as vendas digitais abalam o negócio dos discos de 12 centímetros, então o streaming parece capaz de o fazer esquecer definitivamente - e o CD passa a ser apenas um objecto decorativo, para pendurar nos retrovisores dos carros ou deixar espalhado nas colheitas para afugentar os pássaros.

Há cerca de um mês, um estudo britânico indicou que os jovens daquele país estavam a deixar de fazer downloads ilegais. Em vez disso, preferiam ouvir música por streaming (em tempo real, sem copiar as canções para o disco rígido), sem gastar dinheiro nem infringir leis. Na internet, são às dezenas os sites onde se podem ouvir canções (singles ou discos inteiros), fazer playlists e partilhar gostos e desgostos com um mundo inteiro através de redes sociais de melómanos. É possível fazer uma rádio online só com os nossos gostos pessoais ou deixar que um complexo algoritmo matemático sugira outras canções compatíveis com as preferências do utilizador. Escolhemos os dez melhores sites de streaming.

Blip.fm

É tido como o Twitter dos sites de partilha de música. Segue o mesmo princípio: um número limitado de caracteres (150) e a resposta a uma pergunta – “O que é que está a ouvir?”. Pode ser sincronizado com o próprio Twitter ou redes sociais como o Facebook. É possível seguir outros utilizadores e acrescentar gente que partilhe os mesmos gostos musicais. O i tem o seu próprio endereço em www.blip.fm/inoblip.

Critical Metrics

Há vários sites de partilha de música onde as canções são recomendadas pelos utilizadores, gente mais ou menos anónima. O Critical Metrics funciona da mesma maneira que todos esses sites, mas com uma diferença: as escolhas são todas de críticos reputados. Junta peritos de mais de 150 publicações que escolhem a partir de uma biblioteca de 40 mil canções. É o site com música mais antiga: ouvem-se sons desde 1890 divididos em centenas de playlists. Criado por um antigo executivo da VH1, o Critical Metrics tem como objectivo criar uma referência definitiva na história da música.

Deezer

O site de streaming francês disponibiliza mais de 3,5 milhões de canções. Distingue-se das outras páginas pelo design atraente e a rede social embutida, uma área de acesso reservado. A sua popularidade deve-se sobretudo aos blind tests, jogos em que o utilizador tem de adivinhar quais são as canções que vão sendo tocadas.

Grooveshark

Simples, intuitivo e muito eficaz. O Grooveshark funciona como um motor de busca convencional: na homepage há uma caixa para teclar o que se procura e pouco mais. A base de dados é gigantesca e a navegação é a mais fácil de todos os sites de streaming. Dispõe de um sistema de recomendação de canções semelhante ao Pandora, o Autoplay, mas as sugestões dadas ao i foram sempre bastante toscas. Tem 400 mil utilizadores.

The Hype Machine

Tem tudo, como um centro comercial. Não é preciso ir procurar a mais lado nenhum. O Hype Machine funciona como um agregador de centemas de blogues de MP3 e streaming. Tem como principal vantagem permitir o download de vários ficheiros, mas sobre esta característica têm caído suspeitas de ilegalidade.

imeem

É mais uma rede social com canções do que uma site de música com a possibilidade de fazer amigos. Os recursos são muito semelhantes a sítios como o Facebook, permitindo a troca de imagens, vídeos e mensagens entre os utilizadores. Gratuito, consegue as suas receitas apenas através da publicidade e tem mais de 25 milhões de visitas por mês.

Jango

As ondas AM estão quase mortas e nas FM ouve-se apenas publicidade interrompida por pequenos compromissos musicais. O site Jango permite a criação da rádio perfeita: um utilizador faz as listas de canções a tocar e partilha--as com o mundo inteiro. Tem mais de um milhão de utilizadores e cerca de três milhões de rádios personalizadas.

Last.fm

A maior comunidade de partilha de música do mundo gosta de conhecer bem os seus utilizadores. É graças à informação que recolhem de cada um deles que são construídas as playlists. Usando o sistema de recomendação de músicas próprio, o audioscrobbler, o Last.Fm cria playlists personalizadas. Permite o download de algumas faixas, sempre que haja permissão dos autores. Desde Abril deste ano que o serviço é pago (três euros por mês) para toda a gente fora dos EUA, Reino Unido e Alemanha.

Muxtape

O Myspace foi, durante muitos anos, a referência no que toca a sítio onde encontrar novas bandas. Mas com o passar do tempo, o entusiasmo à volta do site esmoreceu. O Muxtape quer ser uma alternativa ao rei da web 2.0 e para isso apresenta um design mais atraente e melhores condições aos músicos – que ali podem deixar as suas canções para serem tocadas em streaming, datas de concertos, vender bilhetes, merchandising, etc.

Pandora

Funciona assim: o utilizador escreve na barra de busca um músico ou uma canção de que goste. O Pandora devolve o tema escolhido e a partir dessa e de outras escolhas (classificadas num sistema “gosto/não gosto”) deduz os gostos de quem está do outro lado do monitor. Infelizmente, aquele que é o mais apurado algoritmo de orientação musical não está disponível em Portugal (ou qualquer país fora dos EUA) devido às limitações aos direitos de autor.

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Usei o Pandora mt tmp, até ficar bloqueado para portugal.

Fora isso só Last.fm e dizzler, que não aparece aí, mas é o melhor amigo do download helper do firefox. :lol:

Aparece ali um "Deezer". Não é a mesma coisa? :unsure:
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  • 3 months later...

Parece-me que o melhor de todos eles é o GrooveShark.com. Primeiro porque ao contrário de todos os outros não necessita de registo para ouvir-se as músicas. Segundo, porque segundo me parece a base de dados é mesmo gigantesca e não só por eles o dizerem. Acabei de pesquisar algumas bandas metal e estou pasmado com a quantidade de músicas que me aparecem. Terceiro, o aspecto tb conta, os olhos tb comem e nesse aspecto (para mim) o GrooveShark volta a estar um passo mais a frente dos outros, simples, acessível, vistoso.

Experimentei o last.fm, imeem.com, maestro.com e o GrooveShark é a minha escolha. :y:

Edited by Walt Sousa
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Andei a ver o k tem para lá.

Escrevi The Gift e como seria de esperar ñ tinha. Então escrevi Mundo Cão e magia tem o primeiro álbum. :lol:

Isto cada vez releva-se melhor. Já está nos marcadores rápidos do firefox.

Edited by GODfromage
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Este cena é engraçada, não conhecia, quer dizer, posso ouvir as musicas que quiser à vontade desde que estejam na base de dados, para usar no trabalho é 5 estrelas :y: dá para fazer uma playlist tipo media player, afinal pode-se ouvir a musica pretendida à vontade sem piratear 14.gifclap.gif

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Tb já divulguei no trabalho :lol:

Ficou tudo pasmado :P

Muito obrigado, gostava de saber como é possivel aquilo ...

Até porque já achei varios albuns iguais, mas com Infos diferentes (nome - CD1, nome(1 of 2), ...) não me parece ser uma coisa lá muito oficial.

Mas funciona muito bem :coolmusic:

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Grooveshark rulez! :clap:

Escrevi The Gift e como seria de esperar ñ tinha.

:eek:

Está lá o album "Vinyl" inteirinho! Tou neste momento a ouvir "Ok! Do you want something simple?" :)

realmente. possivelmente escrevi mal o nome ontem.

Só a mim demora a carregar as músicas?

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Só a mim demora a carregar as músicas?

Aqui não demora, é clicar e ouvir, sem paragens. :)

Só ainda não percebi porque é que nem sempre se consegue fazer download da música que estamos a ouvir, com o Download Helper (extensão do Firefox). :unsure:

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  • 2 weeks later...
EMI desiste de processar Grooveshark e assina acordo de licenciamento

Esta foi rápida: menos de quatro meses após ter instaurado uma acção legal contra a Grooveshark a EMI arrependeu-se e optou por assinar um acordo de licenciamento com a companhia por detrás do serviço de música online com o mesmo nome. Este é um daqueles casos em que o crime compensa.

É que ao contrário da Spotify que apenas oferece o streaming gratuito de músicas disponibilizadas pelos próprios detentores de direitos, a Grooveshark permite não só que qualquer artista ou editora efectue o upload das suas próprias músicas mas também vasculha a Web de forma a encontrar e a indexar músicas alojadas noutros sites.

Daí que seja neste momento possível escutar quase sete milhões de temas a partir do Grooveshark, ao passo que o catálogo actual da Spotify não vai além dos 4,5 milhões de títulos. Outra diferença óbvia é que o Grooveshark pode ser utilizado a partir de qualquer ponto do mundo, ao passo que o serviço da Spotify apenas pode ser acedido a partir de seis países europeus.

De qualquer modo, com a assinatura deste acordo com a EMI é bem capaz disso vir a mudar. Por esta altura, já é habitual depararmo-nos com sites de streaming que não disponibilizam todas as suas músicas em todos os países do mundo ou que limitam a sua audição a excertos de 30 segundos, como acontece com o Imeem ou o Lala. Isto deve-se ao facto dos acordos de licenciamento celebrados com as editoras não serem válidos em todos os cantos do mundo.

Para além disso, as outras três grandes editoras discográficas (Universal Music Group, Sony Music e Warner Music Group) poderão impor como pré-requisito para a assinatura de um futuro acordo de licenciamento que a Grooveshark implemente um sistema de identificação e filtragem de conteúdos baseado em tecnologia de impressão digital áudio – um mecanismo semelhante ao empregue pela YouTube.

Até recentemente, a Grooveshark dependia totalmente das receitas geradas pela publicidade exibida juntamente ao leitor de música. Contudo, em Agosto passado a companhia lançou um serviço VIP de subscrição que por um preço de três dólares mensais ou 30 dólares anuais oferece um versão sem publicidade e a o acesso antecipado a novas funcionalidades como a aplicação para telemóveis iPhone que se encontra a desenvolver.

Em declarações à Wired o vice-presidente de comunicações da Grooveshark Isaac Moredock adiantou que a aplicação irá, tal como a da Spotify, integrar um modo offline para guardar um certo de número de músicas na memória cache de modo a que seja possível ouvi-las sempre que não tivermos acesso a uma ligação de Internet. Segundo Mordock, o preço da mensalidade deverá rondar entre os cinco e os dez dólares.

:rezingao:

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