Jump to content

Candidatura Universidade


@MFilipe
 Share

Recommended Posts

Boas

é o seguinte, vou me candidatar para a universidade e na candidatura, tem preferência regional!

onde diz que temos vantagens mas nao sei que tipo de vantagens temos!! e ainda nao encontrei nada sobre isso..! :S

alguem aqui que ja vez a candidatura ou que esta dentro do assunto me possa dizer do que se trata basicamente?!

obrigado! :)

Link to comment
Share on other sites

Penso que a única vantagem é, a universidade tem uma percentagem de vagas assegurada apenas para pessoal com preferência regional. Se viveres no porto por exemplo e te candidatares ao isep, eles asseguram uma percentagem de vagas para pessoal que vive penso eu no distrito do porto(não tenho a certeza desta parte). Eu tenho colegas que se não fosse a preferência regional nunca podiam ter entrado. Quanto a mim, a preferência regional é uma perfeita barbaridade. Mas se existe e se tens hipóteses de a usar, usa-a.

Link to comment
Share on other sites

lembro-m k enfermagem da UM há meia dúzia d anos tinha preferência regional e o k eles faziam eram multiplicar a tua média d entrada por um factor, estilo teres 16 e multiplicava por 1,1 e a tua média d entrada a concorrer contra ppl sem preferência regional seria 17.6

mas ñ m lembro qual o valor dest factor.

Link to comment
Share on other sites

A preferência regional serve practicamente para o politécnico... As Universidades só algumas é que colocam esse critério nas suas colocações.

Esta preferência, ao menos no meu ano foi o que me explicaram, só funciona para a PRIMEIRA escolha. Ou seja, se metes FEUP, como eles não aceitam, lá vai a Pref Regional para o lixo.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

A preferência regional serve practicamente para o politécnico... As Universidades só algumas é que colocam esse critério nas suas colocações.

Esta preferência, ao menos no meu ano foi o que me explicaram, só funciona para a PRIMEIRA escolha. Ou seja, se metes FEUP, como eles não aceitam, lá vai a Pref Regional para o lixo.

Cumpz

Exactamente

Eu entrei na universidade do Algarve com isso ;)

Mas como disse o £lf £y£s so a primeira escolha e que tem direito a isso

Link to comment
Share on other sites

humm... ja percebi :)

entao sendo assim vou tirar beneficio da preferência regional!!

obrigado pela ajuda :D

Tens que ir à tua junta de freguesia, buscar um atestado de residência, para beneficiar da preferência regional! ;)

Link to comment
Share on other sites

humm... ja percebi :)

entao sendo assim vou tirar beneficio da preferência regional!!

obrigado pela ajuda :D

tens de verificar se para onde vais praticam a preferência regional e não esquecer que tem de ser a tua primeira opção nas escolhas.

Link to comment
Share on other sites

Nem mais faz o que o coutinho e o jokeman te disseram....

BTW...este ano sinto-me um puto again...como vou tirar outro curso fiz exames nacionais outra vez....parece que tenho 18 anos outra vez :lol:

Link to comment
Share on other sites

Não é só pedir a ficha Enes com preferência regional ?

na ficha ENES ja indica o local, e a informaçao que é necessaria!!

sim e vou por como primeira opção, e pertence ao local regional!!

obrigado pessoal! :)

No meu tempo (2001) não era assim! :P

Link to comment
Share on other sites

Deixa lá ver se entendi... então se uma universidade tiver 150 vagas e por exemplo, colocar 30 vagas apenas para aqueles que querem beneficiar de preferência regional e caso eu me candidate a essa universidade beneficiando de preferência regional, vou ser colocado consoante a média que tenha e dentro dessas 30 vagas ? Se assim for, não tem vantagens...

Link to comment
Share on other sites

Claro que tem, porque a tua probabilidade de estares entre os 30 melhores é maior que a que estares entre os 150 melhores, tendo em conta que a média dos 30 melhores é mais baixa. Preferes competir contra a "população nacional" ou contra a"população da tua região"?

Link to comment
Share on other sites

Deixa lá ver se entendi... então se uma universidade tiver 150 vagas e por exemplo, colocar 30 vagas apenas para aqueles que querem beneficiar de preferência regional e caso eu me candidate a essa universidade beneficiando de preferência regional, vou ser colocado consoante a média que tenha e dentro dessas 30 vagas ? Se assim for, não tem vantagens...

- Univ tem 150 vagas, das quais 30 são para alunos com preferência regional (os números são apenas exemplificativos)

- Se a tua média for uma das melhores 30 regionais, entras, mesmo que haja alunos "de fora" com médias superiores

Link to comment
Share on other sites

Estou a perceber, mas quem me diz que a média geral dos alunos da região não seja 17, por exemplo? Eu com um 16 não entro, mas se a média geral dos alunos das outras vagas for um 15, já consigo entrar. Eu sei a nota do último colocado que entrou o ano passado no curso e universidade para onde quero ir e isto permite-me ter uma ideia da nota que tenho de ter se quiser entrar para essa universidade, mas não sei a nota do último colocado do ano passado para o curso e universidade para onde eu quero ir que tenha beneficiado de preferência regional...

Edit: Já agora, sabem se a FCT-UNL aceita preferência regional?

Cumps. ;)

Edited by hjarnan
Link to comment
Share on other sites

Estou a perceber, mas quem me diz que a média geral dos alunos da região não seja 17, por exemplo? Eu com um 16 não entro, mas se a média geral dos alunos das outras vagas for um 15, já consigo entrar. Eu sei a nota do último colocado que entrou o ano passado no curso e universidade para onde quero ir e isto permite-me ter uma ideia da nota que tenho de ter se quiser entrar para essa universidade, mas não sei a nota do último colocado do ano passado para o curso e universidade para onde eu quero ir que tenha beneficiado de preferência regional...

Edit: Já agora, sabem se a FCT-UNL aceita preferência regional?

Cumps. ;)

Se não conseguires entrar via-preferência regional, concorres com os candidatos nacionais na mesma. ;)

Link to comment
Share on other sites

Vocês muito gostam de falar de médias... Nunca percebi essa fixação de toda a gente e dá sempre azo a mal-entendidos... <_<

O que conta, sempre, é a nota mais baixa de ingresso...

Link to comment
Share on other sites

Vocês muito gostam de falar de médias... Nunca percebi essa fixação de toda a gente e dá sempre azo a mal-entendidos... <_<

O que conta, sempre, é a nota mais baixa de ingresso...

Não percebi essa.. Com a preferência regional, um candidato pode ter média de 12 e um outro com preferência regional com média de 11 pode entrar e o de 12 não.

Link to comment
Share on other sites

Vocês muito gostam de falar de médias... Nunca percebi essa fixação de toda a gente e dá sempre azo a mal-entendidos... <_<

O que conta, sempre, é a nota mais baixa de ingresso...

Sim. que por sua vez é a media desse aluno.

Link to comment
Share on other sites

Nop, é a nota de candidatura do aluno.

Esse valor pode variar conforme as percentagens atribuídas à media de secundário + a prova(s) de ingresso. Ex. 50% + 50% ou 65% + 35% respectivamente

Edited by ash
Link to comment
Share on other sites

O que não tem nada a ver com a "média" que falam nos jornais. Essa média é a nota mais baixa de ingresso.

E sim, um aluno com média final de 11 pode entrar se tiver preferência regional, mesmo que haja um aluno com média superior e que não tenha pedido... É quase como se houvesse dois concursos independentes...

Link to comment
Share on other sites

É uma injustiça de todo o tamanho. O pessoal do interior/da aldeia, tem teoricamente uma vida sempre mais complicada e quando querem ir estudar para algum sitio de jeito ainda têm pessoal mais burro a entrar á frente só porque vivem ali.

Link to comment
Share on other sites

É uma injustiça de todo o tamanho. O pessoal do interior/da aldeia, tem teoricamente uma vida sempre mais complicada e quando querem ir estudar para algum sitio de jeito ainda têm pessoal mais burro a entrar á frente só porque vivem ali.

Podes crer.. Em abt, a preferencia regional dava para as excelentes escolas de abt, tomar, castelo branco e eventualmente Santárem....

O que vale é que em Eg Informática as médias não são altas!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.