Jump to content

Transístor óptico Criado Com Uma única Molécula


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Transístor óptico criado com uma única molécula

Investigadores suiços criaram um transístor óptico que consegue fazer com a luz, através dos fotões, aquilo que os transístores da electrónica actual fazem, através dos electrões. As grandes vantagens desta descoberta são logo duas: chips mais rápidos (já que a velocidade da luz é mais rápida que a velocidade de deslocamento dos electrões) e ausência de calor nos momentos do ligar/desligar e vice-versa.

Posted Image

A explicação “simples” é esta: Quando a luz de um laser atinge uma molécula no seu estado natural, ocorre a absorção de luz. Como resultado, a luz do laser é consumida. Depois, acontece o sentido inverso atingindo a molécula com um segundo raio laser. Esta, retorna ao seu estado neutro, libertando a luz que absorveu. Isto ocorre porque o feixe de laser altera o estado quântico da molécula, amplificando o feixe de luz. Chama-se a este processo emissão estimulada.

Trata-se de um passo importante tanto para a construção de processadores ópticos como para a construção de um computador quântico. Mas é ainda apenas um passo. Encontra-se ainda em fase experimental, funcionando em escala de laboratório sob temperaturas criogênicas (-272º C).

Se quiserem saber mais informações desta descoberta, podem saber por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.