Jump to content

É Possivel Perdoar?


Lara_CroftPT
 Share

É possivel perdoar?  

112 members have voted

  1. 1.

    • Sim
      20
    • Não
      6
    • Certas coisas
      27
    • Momentaneamente
      2
    • Perdoa mas não se esquece
      47
    • Totalmente
      2
    • Tenho uma natureza vingativa
      8
  2. 2.

    • Nunca
      35
    • Sim
      39
    • Todos os dias
      2
    • Não guardo resentimentos
      36


Recommended Posts

O que não significa que não se possa perdoar...

O que vai acontecer, é que passa a haver tolerância zero. Isto porque muita da confiança foi pelo caneco abaixo. Penso que tu não ias confiar a 100% numa pessoa que traiu toda a confiança que depositaste nele(ou nela).

Não me estava a referir especificamente à traição (homem/mulher).

Essa é uma situação que, sinceramente, não sei como iria reagir. Só vivendo a situação, coisa que espero nunca ter que o fazer.

Agora... com relação a muitas outras situações, perdoar sim... por muito difícil que isso possa parecer a quem não o consegue.

Quanto ao esquecer... parece-me que está a haver aqui uma pequena confusão: uma coisa é não esquecer, no sentido de a pessoa se lembrar da situação concreta, que levou ao perdão. No entanto, não voltas a trazer à atenção da pessoa o que ela terá feito de mal.

Outra é não esquecer e estar sempre a "atirar à cara da pessoa" essa dita situação. Até há o dito popular "vamos por uma pedra no assunto" mas... sempre que dá jeito tira a pedra e volta a atirá-la. Parece que se está sempre a "cobrar" à pessoa o mal que fez. Para mim isto é que é não esquecer.

Depende da gravidade ;) Há coisas que é mais facil de perdoar do que outras.

Se tu perdoares sempre tudo, então vais ser sempre um anjinho, e fazem de ti o que querem ;)

Aliás já conheci pessoas assim... Que estavam tão cegas pelo companheiro, que ele basicamente gozava com a cara dela, e perdoava tudo... Mas pronto, um dia abriu os olhos felizmente.

Link to comment
Share on other sites

Eu ouvi uma vez o Miguel Esteves Cardoso a fazer uma consideração. Dizia ele que os americanos tinham um dizer que era "you'll go your way, I'll go my way". Em Portugal nós temos mais o "you'll go your way, I'll go your way too". E concordo e revejo-me. Culturalmente somos um pouco assim.

Discordo completamente.

Casar porquê?...

Existem incentivos fiscais.

Alguém me corrija se estiver errado, mas acho que já não compensa...
Link to comment
Share on other sites

Corno todos podemos ser agora manso é que não.

E quanto ao tópico...meh....há coisas que as pessoas pedem desculpa que eu nem levo a mal, mas para elas desculpei...está pergunta faz lembrar as tardes da Júlia.... :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Depende do que foi feito, por quem foi feito e com que motivo foi feito.

X2

Corno todos podemos ser agora manso é que não.

E quanto ao tópico...meh....há coisas que as pessoas pedem desculpa que eu nem levo a mal, mas para elas desculpei...está pergunta faz lembrar as tardes da Júlia.... :rezingao:

ninguem escolhe ser corno mas acontece.. para mim é uma coisa imperdoável.. também nao espero que me perdoem uma coisa dessas.. quando se esta com alguém é por amor.. não me cabe na cabeça ser por outra coisa qualquer.. como seres racionais que somos podemos controlar os nossos instintos..

e nao me venham dizer que estou a ser infiel ao olhar para uma gaja pk nao estou.. todos olhamos e as mulheres tb olham.. nao é por ai que vamos trair ninguem senao mais valia andarmos todos de PALAS :-..

Link to comment
Share on other sites

Parece-me um bocado redutor que a única coisa que peça perdão seja o encornanço.

Sinceramente acho grave e eu não perdoava. Muitas razões há: saúde, psíquico, nóia (ou desconfiança). Mas principalmente por uma razão: quem o faz voltará a fazer e provavelmente já o fez várias vezes antes. Apenas se soube só de uma das vezes. Ou nem nunca soube. Posso dizer que pedi algumas amizades por saber que havia uma pessoa do casal a trair outra e a quererem fazer de mim cúmplice. Eu saber é mau. Não gosto é desconfortável e vai contra os meus princípios. Mas é quando me implicam é que fica tudo lixado.

Mas como dizia o perdão pelo encornanço limita o valor do que tem de ser perdoado. Acho que nos casais a falta de respeito é razão para o fazer. A falta de confiança também.

E na morte? A morte pelos vistos tem um poder de tábua rasa. Uma pessoa morre e passa a ser "tão boa pessoa". Isto é curioso para mim, porque vivemos numa nova mentalidade assumidamente ateísta. Ainda há um nicho de crentes em religiões, mas com a ciência somos na maioria agnósticos. Mas a noção do perdão na morte é profundamente ligada à religião, ou a uma crença no além. Uma noção que prevalece.

Edited by Lara_CroftPT
Link to comment
Share on other sites

É possível perdoar certas coisas e nunca me arrependi de perdoar alguém.

Em relação ao sub-tópico encornanço, eu nunca perdoava, mas compreendo que alguém esteja tão cegamente apaixonado pela outra que perdoe, que sofra menos estando com ela com esse fantasma do que estando longe dela.

Em relação ao outro sub-tópico, a morte, não sei nunca sucedeu nenhuma situação comigo, mas acho que pouca coisa muda em relação a amigos, mas muita coisa muda em relação a familiares directos.

Há um gajo que já foi muito meu amigo, desde a infância, na universidade fomos para a mesma escola, mesma casa e começamos a darmo-nos bastante mal por coisas estúpidas e desde aí que não nos falamos. É-me indiferente, não sinto falta nem necessidade de perdoar ou ser perdoado nem de reatar a relação de amizade, até porque nunca mais era igual. Se ele morrer primeiro que eu, duvido que sinta a consciência pesada por não ter tentado mudar nada, ou sinta algum tipo de remorso, acho que a morte só muda algum coisa se for em relação a um familiar directo ou cônjuge. Aí sim de certeza sentia remorsos, agora amigos não, se ele fosse mesmo meu amigo nunca nos tínhamos zangado daquela maneira, é essa a minha opinião.

Por outro lado é impossível eu ter uma zanga séria com um familiar directo, portanto é uma situação utópica essa do perdão na morte. :-..

Edited by gleal2000
Link to comment
Share on other sites

o que é preciso é seguir em frente e tentar ser mais racional que emotivo

Como eu penso agora neste lema... A emoção tem de ser muito bem controlada numa relação.

Edited by Terminator
Link to comment
Share on other sites

o que é preciso é seguir em frente e tentar ser mais racional que emotivo

Como eu penso agora neste lema... A emoção tem de ser muito bem controlada numa relação.

MAs tu és o Terminator....tu não sentes tu não pensas....tu MATAS.... :-..

:y:

Link to comment
Share on other sites

o que é preciso é seguir em frente e tentar ser mais racional que emotivo

Como eu penso agora neste lema... A emoção tem de ser muito bem controlada numa relação.

MAs tu és o Terminator....tu não sentes tu não pensas....tu MATAS.... :-..

:y:

lol

Edited by kEnZoViSkI
Link to comment
Share on other sites

Eu acredito que sim, é possível perdoar, e faço por isso. Há coisas que demoram mais tempo a ser esquecidas q outras mas acho q o tempo acaba por até essas as curar. Nunca me arrependi de perdoar ninguém mas já me arrependi momentaneamente de pedir perdão... mas passado uns tempos a cabeça vai ao sítio e sabe-se q quando não se tem razão é o mais correcto a fazer, muitas vezes o q resta fazer.

Link to comment
Share on other sites

Ui isto devia dar para meter múltiplas respostas:

Há coisas que simplesmente não se perdoam. A traição por exemplo, e não tou a falar só a traição de mulheres, a traição dum amigo tb não se perdoa, pq doí o mesmo ou mais.

Agora se a pessoa que nos trai é ao mesmo tempo a mulher da nossa vida e a nossa melhor amiga, as coisas tornam-se quase impossiveis de suportar.

Alguem disse que toda a gente traí, pq olha para o lado. Isso é traiçao onde? Isso faz parte da natureza humana, a maneira como reagimos ás tentações é que distingue uma coisa de outra.

Vingança? Sim pensei nisso, mas depois de reflectir, achei que a minha honra vale mais que isso. Sim porque apesar de ter sido enganado, na minha opiniao, não fui eu que perdi a honra, mas sim ela e os actos ficam para quem os pratica.

Se perdoo mas nao esqueço? Sim quando percebo pq o fizeram. Há pessoas que simplesmente não conseguem reagir a certas situações e fogem. Mais tarde, conversando (uma das melhores qualidades que o ser humano tem, e às vezes se esquece dela), percebi isso, e perdoei. Mas não me esqueço, o que me torna desconfiado.

Até hoje não me arrependi de perdoar ninguem.

Link to comment
Share on other sites

É difícil de dizer, eu pelo menos já fui perdoado por traição e sinto que se essa pessoas que me perdoou, me fizer o mesmo também a vou perdoar ou pelo menos dar uma segunda oportunidade.

Long story: Namorava há 3 dias com a minha namorada actual, já lá vai 6 anos. Tive uma recaída para a minha ex-namorada, ela ficou bastante triste e enfurecida+mix feelings, pelo o que eu na altura não percebi dado que só namorávamos há 3 dias (armado em fucktard). Felizmente ela perdoou-me e ainda hoje é minha namorada.

Link to comment
Share on other sites

É difícil de dizer, eu pelo menos já fui perdoado por traição e sinto que se essa pessoas que me perdoou, me fizer o mesmo também a vou perdoar ou pelo menos dar uma segunda oportunidade.

Long story: Namorava há 3 dias com a minha namorada actual, já lá vai 6 anos. Tive uma recaída para a minha ex-namorada, ela ficou bastante triste e enfurecida+mix feelings, pelo o que eu na altura não percebi dado que só namorávamos há 3 dias (armado em fucktard). Felizmente ela perdoou-me e ainda hoje é minha namorada.

Não sei se o que dizes é verdade... mas isso deve de acontecer poucas vezes... Na medida em que achava que era necessário a relação estar mais madura para se perdoar alguém...

...

Quanto aos melhores amigos, é verdade... o meu melhor amigo até aos 19 anos, deixou de falar para mim, por causa duma gaja... e desde os 19 anos nunca mais nos falamos! E no final nenhum de nós se ficou a rir um do outro!! E nesse aspecto hoje afirmo que nenhuma gaja vale a perda de uma amizade assim.... É que nem consegues dar o teu máximo com ela, porque tens sempre aquele sentimento de culpa contigo, nem consegues explicar a ele, pk o sentimento de traição é tão grande, o porque de o teres feito!

...

Uma merda sobre a qual gostava de fazer uma poll, é se é possível ou não voltar para uma ex namorada, com quem se andou bastante no passado... e em como é que isso se devia fazer.. é que um amigo meu queria fazer isso e perguntou-me... :-

Link to comment
Share on other sites

É difícil de dizer, eu pelo menos já fui perdoado por traição e sinto que se essa pessoas que me perdoou, me fizer o mesmo também a vou perdoar ou pelo menos dar uma segunda oportunidade.

Long story: Namorava há 3 dias com a minha namorada actual, já lá vai 6 anos. Tive uma recaída para a minha ex-namorada, ela ficou bastante triste e enfurecida+mix feelings, pelo o que eu na altura não percebi dado que só namorávamos há 3 dias (armado em fucktard). Felizmente ela perdoou-me e ainda hoje é minha namorada.

Não sei se o que dizes é verdade... mas isso deve de acontecer poucas vezes... Na medida em que achava que era necessário a relação estar mais madura para se perdoar alguém...

...

Quanto aos melhores amigos, é verdade... o meu melhor amigo até aos 19 anos, deixou de falar para mim, por causa duma gaja... e desde os 19 anos nunca mais nos falamos! E no final nenhum de nós se ficou a rir um do outro!! E nesse aspecto hoje afirmo que nenhuma gaja vale a perda de uma amizade assim.... É que nem consegues dar o teu máximo com ela, porque tens sempre aquele sentimento de culpa contigo, nem consegues explicar a ele, pk o sentimento de traição é tão grande, o porque de o teres feito!

...

Uma merda sobre a qual gostava de fazer uma poll, é se é possível ou não voltar para uma ex namorada, com quem se andou bastante no passado... e em como é que isso se devia fazer.. é que um amigo meu queria fazer isso e perguntou-me... :-

Apesar de namorar-mos apenas há 3 dias já andávamos a falar há longos meses. Já tínhamos alguma base de confiança, etc etc.

Link to comment
Share on other sites

Uma merda sobre a qual gostava de fazer uma poll, é se é possível ou não voltar para uma ex namorada, com quem se andou bastante no passado... e em como é que isso se devia fazer.. é que um amigo meu queria fazer isso e perguntou-me... :-

Pergunta ao teu amigo :lol: porque é que acabaram.

É que a resposta, a meu ver, depende disso.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.