Jump to content

Economia Aplicada


Revenge
 Share

Recommended Posts

Numa pequena vila e estância de veraneio na costa sul da França chove e nada de especial acontece.

A crise sente-se.

Toda a gente deve a toda a gente, carregada de dívidas.

Subitamente, um rico turista russo entra no foyer do pequeno hotel local. Pede um quarto e coloca uma nota de 100 € sobre o balcão, pede uma chave de quarto e sobe ao 3º andar para inspeccionar o quarto que lhe indicaram, na condição de desistir se lhe não agradar.

O dono do hotel pega na nota de 100€ e corre ao fornecedor de carne a quem deve 100€, o talhante pega no dinheiro e corre ao fornecedor de leitões a pagar 100€ que devia há algum tempo, este por sua vez corre ao criador de gado que lhe vendera a carne e este por sua vez corre a entregar os 100€ a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito.

Esta recebe os 100€ e corre ao hotel a quem devia 100€ pela utilização casual de quartos à hora para atender clientes. Neste momento o russo rico desce à recepção e informa o dono do hotel que o quarto proposto não lhe agrada, pretende desistir e pede a devolução dos 100€.

Recebe o dinheiro e sai.

Não houve neste movimento de dinheiro qualquer lucro ou valor acrescido.

Contudo, todos liquidaram as suas dívidas e este elementos da pequena vila costeira encaram agora com optimismo o futuro

Link to comment
Share on other sites

Dsc mas não concordo....o básico é que está mal...o todo visto assim de repente é que parece bem...mas isto parte de premissas falsas...

O basico está correcto.

Se eu dever dinheiro a ti, tu deves ao Gosma, e o Gosma deve-me a mim.

Eu dou-te os 100€, tu das os 100€ ao Gosma, e ele dá-me a mim os 100€.

No fundo o que aconteceu, foi uma nota que circulou. Mas o objectivo é que ficamos sem o peso na consciência, que alguém nos deve dinheiro, e que devemos dinheiro a alguém.

Link to comment
Share on other sites

Esta aqui representado um caso bastante simples que multiplicado em escala pode representar o endividamento de um banco ate uma pessoa singular. Só que o valores implicados são bastante maiores e envolve muita gente ao mesmo tempo. Mas não duvido que se resumo basicamente a uma coisa deste genero.

Link to comment
Share on other sites

Alias a economia mundial funciona com esse tipo de "dinheiro" a circular pois é sustentada na divida e não no dinheiro real que existe.

Link to comment
Share on other sites

acho engraçado toda a gente dever 100 euros. Que coincidência...

dah! por isso mesmo 'e que este modelo nao deve ser levado em consideracao...1 centimo a mais ou a menos e la se foi a teoria toda..

Link to comment
Share on other sites

Mas também isto é para ser levado na brincadeira e não como um modelo teórico a ter em conta para um eventual uso/aplicação no futuro. Mas pronto, é como o kahzam diz, as coisas não são assim tão lineares...

Link to comment
Share on other sites

Isto para além da "piada" é a forma de demonstrar o funcionamento da economia e a base de sustentação do fundamento para provar que existe muito menos dinheiro real do que aquele que se diz circular.

Para não falar que o aumento do dinheiro que está em circulação (emissão de mais moeda) traz diversos problemas. Não é à toa que a UE proíbe essa medida económica.

Link to comment
Share on other sites

O mundo real não funciona assim... Pk simplesmente, há juros.. diferentes de entidades para entidades!

Para além de que o mundo é um esquema de ponzi em ponto grande... E só funciona, pk o dinheiro anda sempre a circular... Mas quando as pessoas ou empresas abusam, e não conseguem pagar a alguém, ou retraem-se nas compras... Há menos dinheiro a circular e entra em ciclo decrescente como o que temos agora.... É preciso dar a volta a isso e injectar dinheiro no mercado!

De kk forma, esta tb é uma maneira simples de ver as coisas!

Link to comment
Share on other sites

O mundo real não funciona assim... Pk simplesmente, há juros.. diferentes de entidades para entidades!

Para além de que o mundo é um esquema de ponzi em ponto grande... E só funciona, pk o dinheiro anda sempre a circular... Mas quando as pessoas ou empresas abusam, e não conseguem pagar a alguém, ou retraem-se nas compras... Há menos dinheiro a circular e entra em ciclo decrescente como o que temos agora.... É preciso dar a volta a isso e injectar dinheiro no mercado!

De kk forma, esta tb é uma maneira simples de ver as coisas!

para além de q nem toda a gente que tem dívidas vai logo pagar mal tenha o dinheiro. Então a puta recebeu os 100 euros e foi logo a correr para o hotel para saldar a dívida pois pois :-

Link to comment
Share on other sites

Alguns não perceberam a essência da historia. Só pode...

Perceberam, só que não é assim tão simples.

Para todos os efeitos, os problemas deles não se resolveram. Repara que não foi criado valor, ninguém ficou a ganhar efectivamente nada. O gajo do hotel não terá como pagar água, luz, gás, ordenados, não terá rendimento para poder comprar comida para se alimentar, and so on, a não ser que volte tudo como era dantes: endividamento.

Link to comment
Share on other sites

Alguns não perceberam a essência da historia. Só pode...

Perceberam, só que não é assim tão simples.

Para todos os efeitos, os problemas deles não se resolveram. Repara que não foi criado valor, ninguém ficou a ganhar efectivamente nada. O gajo do hotel não terá como pagar água, luz, gás, ordenados, não terá rendimento para poder comprar comida para se alimentar, and so on, a não ser que volte tudo como era dantes: endividamento.

Mas ninguém ta a falar desses problemas.

Está-se a falar de dividas. Eles dantes tinham na cabeça, que deviam e que estavam em dividas com eles. E acredita que isso é dor de cabeça para muita gente.

Ou seja, num momento, eu devia 100€, e deviam-me a mim 100€. E noutro momento, eu não devo nada a ng, e ng deve nada a mim.

isso é um descargo de consciência enorme ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.