Jump to content

Hamachi Vs Openvpn


Skydreamer
 Share

Recommended Posts

Olá!

Como vou estar durante muito meses no estrangeiro, por vezes vou precisar de transferir ficheiros para o meu computador de casa, assim como posso precisar de o controlar remotamente (através do remote desktop da microsoft).

Eu sei que a melhor alternativa é o teamviewer mas como dou muito valor à segurança queria fazer essas transferências por VPN, SSH (já agora, qual dos dois acham que é mais seguro?) ou algo do género. Pelo que estive a pesquisar existem duas fortes alternativas:

- Hamachi, que é muito fácil de configurar mas que estabelece uma ligação com o servidor da empresa (que é a principal razão que me leva a evitá-lo);

- OpenVPN. Este ainda não experimentei, mas pelo que vi na net é menos seguro que o Hamachi por não ter PPTL (acho que não estou a escrever isto bem).

Uma das funções que se calhar me dava jeito, mas que é mesmo só secundária, era navegar na net a partir da net de casa quando estivesse num hotspot dum aeroporto/café. No entanto, não consigo fazer isso no hamachi. Há alguma forma de o fazer, ou só o OpenVPN é que o permite?

Pergunta final: para quem conhece estes programas, qual dos dois é melhor em termos de segurança?

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

quanto às transferencias podes sempre criar um servidor ftp no teu pc de casa.

um servidor ftp bem configurado é o melhor que arranjas, se és 'maniaco' quanto À segurança podes sempre definir os ip's que podem efectuar ligação +user + pass e tá quase à prova de bala, depois tb podes espetar com um ssl ;)

Link to comment
Share on other sites

O teamviewer tem vpn. Problem solved...

Sim, tem VPN mas:

1. Precisa da ligação ao servidor do teamviewer.

2. VPN é instável (as vezes a ligação fica em freeze e tenho de a terminar e voltar a abrir) pelo menos no meu caso, ao contrario do Hamachi.

3. O ip varia de cada vez que se cria a conexão, o que eu queria era ter a vpn sempre ligada e automatizar a transferência de ficheiro com o synctoy ou assim.

Obrigado na mesma pela sugestão.

quanto às transferencias podes sempre criar um servidor ftp no teu pc de casa.

um servidor ftp bem configurado é o melhor que arranjas, se és 'maniaco' quanto À segurança podes sempre definir os ip's que podem efectuar ligação +user + pass e tá quase à prova de bala, depois tb podes espetar com um ssl ;)

Dessa opção realmente não me tinha lembrado. Mas será que a encriptação é forte nas transferências? Do tipo AES-256 do vpn do hamachi?

No entanto, essa opção só dá para transferências de ficheiros. Eu também queria controlar remotamente o computador.

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

para controlo remoto o que usei foi openVNC e derivados, radmin, mas foram pa coisas minimas de usar durante 10min e dp desinstalar... não sei como é a segurança daquilo...

mas para transferencia de ficheiros ftp acho que nao arranjas melhor.

quanto à encriptação, nunca cheguei a instalar disso, até pk o ftp que uso é do meu pc 'media center' que ta na rede local. Tenta ver no openSSL

Link to comment
Share on other sites

Uma das funções que se calhar me dava jeito, mas que é mesmo só secundária, era navegar na net a partir da net de casa quando estivesse num hotspot dum aeroporto/café.

But why???

Quanto a trabalhar remotamente no pc sempre preferi o logmein.

Link to comment
Share on other sites

Vamos por partes...

Transferir ficheiros de forma segura, nada mais fácil que usar FISH (FIles transferred over SHell protocol). Basta teres um servidor SSH (que suporte FISH, todos hj em dia) a correr no PC para onde queres transferir os ficheiros e usar um cliente que suporte o protocolo como por exemplo o FileZilla. Seguro e relativamente eficiente.

OpenVPN é extremamente seguro e está mais que afirmado como solução. Nunca usei mas suponho que tenha alguma configuração chata por trás. Também podes fazer VPN por SSH embora o uso de TCP não seja o melhor... mas funciona e é super simples de configurar.

Quanto à parte do hotspot, se não quiseres andar com VPN basta criares uma proxy SOCKS "over" SSH: ssh -f -N -D <porta local> username@host

e configuras o browser para usar SOCKS proxy que acabaste de criar (localhost:<porta local>).

Ou seja, SSH dá para tudo, seguro e fácil. Não é o mais eficiente mas para o que pretendes fazer é mais do q suficiente.

Link to comment
Share on other sites

para controlo remoto o que usei foi openVNC e derivados, radmin, mas foram pa coisas minimas de usar durante 10min e dp desinstalar... não sei como é a segurança daquilo...

mas para transferencia de ficheiros ftp acho que nao arranjas melhor.

quanto à encriptação, nunca cheguei a instalar disso, até pk o ftp que uso é do meu pc 'media center' que ta na rede local. Tenta ver no openSSL

Ok, obrigado. O problema do openvnc e progs do genero e que nao têm uma boa segurança se nao se usar vnc ou ssh pelo meio.

Uma das funções que se calhar me dava jeito, mas que é mesmo só secundária, era navegar na net a partir da net de casa quando estivesse num hotspot dum aeroporto/café.

But why???

Quanto a trabalhar remotamente no pc sempre preferi o logmein.

Para nao me roubarem as passwords, por exemplo, quando estou a navegar na net. Desde que vi as capacidades do programa wireshark decidi que vou ter mais cuidado.

Vamos por partes...

Transferir ficheiros de forma segura, nada mais fácil que usar FISH (FIles transferred over SHell protocol). Basta teres um servidor SSH (que suporte FISH, todos hj em dia) a correr no PC para onde queres transferir os ficheiros e usar um cliente que suporte o protocolo como por exemplo o FileZilla. Seguro e relativamente eficiente.

OpenVPN é extremamente seguro e está mais que afirmado como solução. Nunca usei mas suponho que tenha alguma configuração chata por trás. Também podes fazer VPN por SSH embora o uso de TCP não seja o melhor... mas funciona e é super simples de configurar.

Quanto à parte do hotspot, se não quiseres andar com VPN basta criares uma proxy SOCKS "over" SSH: ssh -f -N -D <porta local> username@host

e configuras o browser para usar SOCKS proxy que acabaste de criar (localhost:<porta local>).

Ou seja, SSH dá para tudo, seguro e fácil. Não é o mais eficiente mas para o que pretendes fazer é mais do q suficiente.

É exactamente isso que eu queria. Sabes qual é a melhor forma de instalar um servidor SSH em windows XP? Eu sei que linux é melhor, mas o meu computador de casa não é utilizado só por mim e para ter o servidor a correr o máximo de tempo tem de estar em windows.

Encontrei este guia do cygwin: link

Não há nada mais simples? É que com a complicação que isso é acho que vou deixar para as férias lol.

Obrigado!

Edited by Skydreamer
Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, fazes tu muito bem, é bom que mais pessoas tenham noção destas coisas... eu ando no IST e na biblioteca há um hub (sim, um hub mesmo). 50% do pessoal q ali se liga à rede é de informática e acham q têm alguma preocupação em loggar em fóruns sem SSL? Nenhuma. E confessem, quantos não usam a mesma password para o e-mail e para por exemplo este fórum? Muitos certamente... eu ligo lá o meu portátil 1 dia inteiro e arranjo muitas passwords.

E redes wireless? Aqui ao pé de minha casa até uma clínica usa WEP... são 10 minutos no máximo para lá entrar. Com uma antena direccional e uma placa de 500mW, das 100 redes wireless q apanho do meu quarto (e vivo numa vivenda), mais de metade usa WEP, já para não falar que 2 ou 3 três não usam nada...

Trust no one.

Ontopic:

Sorry, Windows não é o meu forte. Como já viste e bem tens q usar cygwin para teres um ambiente POSIX.

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, fazes tu muito bem, é bom que mais pessoas tenham noção destas coisas... eu ando no IST e na biblioteca há um hub (sim, um hub mesmo). 50% do pessoal q ali se liga à rede é de informática e acham q têm alguma preocupação em loggar em fóruns sem SSL? Nenhuma. E confessem, quantos não usam a mesma password para o e-mail e para por exemplo este fórum? Muitos certamente... eu ligo lá o meu portátil 1 dia inteiro e arranjo muitas passwords.

E redes wireless? Aqui ao pé de minha casa até uma clínica usa WEP... são 10 minutos no máximo para lá entrar. Com uma antena direccional e uma placa de 500mW, das 100 redes wireless q apanho do meu quarto (e vivo numa vivenda), mais de metade usa WEP, já para não falar que 2 ou 3 três não usam nada...

Trust no one.

Ontopic:

Sorry, Windows não é o meu forte. Como já viste e bem tens q usar cygwin para teres um ambiente POSIX.

É exactamente por isso. Também tenho muitas WEP aqui à volta lol.

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Estive a experimentar o OpenVPN. Segui este guia: link

No entanto, não consegui pôr isto a funcionar. Dá um erro de TLS Handshake.

Penso que isso de deve à configuração do router, mas não arranjo maneira de o configurar de forma correcta. Alguém que tenha um router 2wire da MEO me pode dar uma ajuda?

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.