Jump to content

Fernando Mendes E O Doping Em Portugal


HERiTAGE
 Share

Recommended Posts

Citações retiradas do livro «Jogo Sujo», de Fernando Mendes e Luís Aguilar (ed. Livros De Hoje, Grupo Leya)

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

«Os incentivos para correr eram sempre apresentados pelo massagista. Passado pouco tempo de estar no clube, ele aproximou-se de mim, e de outros novos jogadores (...) Disse-me claramente que aquilo que ia dar-me era doping, embora nunca tivesse falado de eventuais efeitos secundários. (...) Com o passar do tempo assumi os riscos e tomei doping de todas as vezes que me foi dado. (...) Nunca vi um único colega insurgir-se perante essa situação»

«No meu tempo, o doping era tomado de duas formas: através de injecção ou por recurso a comprimido. Podia ser antes do jogo, no intervalo, ou com a partida a decorrer, no caso daqueles que saíam do banco (...) A injecção tinha efeito imediato, enquanto os comprimidos precisavam de ser tomados cerca de uma hora antes do jogo»

«Em alguns clubes onde joguei tomei Pervitin, Centramina, Ozotine, cafeína, entre muitas outras coisas das quais nunca soube o nome»

«Cada jogador tomava uma dose personalizada, mediante o seu peso, condição física ou última vez que tinha ingerido a substância (...) Porém, nos jogos importantes era sempre certo (...) Quando se sabia que não iria haver controlo antidoping, nunca falhava»

«Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado no jogo aéreo. (...) Apanhei-o várias vezes no meu terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça (...) O meu segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin»

«Em certos treinos víamos um ou dois juniores que apareciam para treinar connosco. Esses juniores não estavam ali porque eram muito bons ou porque tinham de ganhar experiência. Estavam ali para servirem de cobaias a novas dosagens. Um elemento do corpo clínico dava cápsulas ou injecções com composições ilegais a miúdos dos juniores (...) Diziam-lhes que eram vitaminas e que a urina era para controlo interno»

«Se um jogo fosse ao domingo, o nosso médico sabia na sexta ou no sábado quais as partidas que iriam estar sob a tutela do controlo antidoping. Mal tinha acesso à informação, avisava todo o plantel e o dia de jogo acabava por ser directamente influenciado por essa dica»

«Em determinada temporada (...) sou convocado para um encontro particular da Selecção Nacional. (...) Faço uma primeira parte fantástica, mas ao intervalo começo a sentir-me cansado e tenho medo de não aguentar o ritmo (...) O jogo realiza-se num estádio português (...) Estão lá um médico e um massagista de um clube onde jogo (...) No intervalo, peço a esse médico para me dar uma das suas injecções de doping. Saio do balneário da Selecção, sem que ninguém se aperceba, e entro numa salinha ao lado. É aí que me dão a injecção pedida por mim. Volto a frisar que ninguém da Selecção se apercebeu»

fonte: Maisfutebol

Isto é, numa palavra, vergonhoso.

Acho que todos sabemos de que clube ele está a falar. Depois admiram-se que o pessoal estranhe...

Link to comment
Share on other sites

Isto é, numa palavra, vergonhoso.

Acho que todos sabemos de que clube ele está a falar. Depois admiram-se que o pessoal estranhe...

Qual é o clube? Já que sabes diz ...

Estava a falar do FCP certamente...

Foi essa mesma "sugestão" que os jornalistas da SIC lhe fizeram e que ele respondeu que curiosamente no FCP foi onde não viu disso.

Link to comment
Share on other sites

@dagc

Sim porque no fcp são todos os santos... o sporting o benfica e o beleneses (alguns dos clubes por onde essa aventesma passou), é que são o diabo...

Há malta que já nasceu com palas. Tu pelas tuas declarações neste fórum é mesmo anti-tudo-o-que-nao-seja-o-fcp.

Edited by Moranguito
Link to comment
Share on other sites

@dagc

Sim porque no fcp são todos os santos... o sporting o benfica e o beleneses (alguns dos clubes por onde essa aventesma passou), é que são o diabo...

Há malta que já nasceu com palas. Tu pelas tuas declarações neste fórum é mesmo anti-tudo-o-que-nao-seja-o-fcp.

Pah... vi a noticia na SIC duas vezes...

E estás a extrapolar o que eu disse... eu não disse nada do que estás a extrapolar...

Quanto ao resto... LOOOOOOOOOOOOOL

Um conselho... olha para o espelho antes de falares dos outros.

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

Com que idade se dopou pela primeira vez?

Com vinte e poucos anos. O início da carreira foi muito transparente. Quando se tornou maior o nível de exigência e mais altos foram sendo os objectivos do clube, começaram a surgir algumas situações duvidosas.

A partir dos "vinte e tal anos", houve três clubes onde teve "grandes épocas": Porto, Boavista e Belenenses. Dopou-se no Porto?

Não

E no Boavista ou no Belenenses?

Não respondo

O uso do doping era generalizado?

Falava-se muito disso entre os jogadores. Acontecia mais nos clubes pequenos e intermédio, que não queriam descer de divisão ou lutavam por um lugar na UEFA. Talvez só os grandes estivessem fora deste esquema.

Edited by Ruffios
Link to comment
Share on other sites

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

na vossa opiniao a que clube, concretamente, se está ele a referir neste excerto?

Link to comment
Share on other sites

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

na vossa opiniao a que clube, concretamente, se está ele a referir neste excerto?

Pergunta difícil lol

Link to comment
Share on other sites

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

na vossa opiniao a que clube, concretamente, se está ele a referir neste excerto?

Vou expcluir o Sporting porque foi o primeiro clube dele... não entra em concordância com a declaração dele...

Quando chegou ao FCP tinha António Oliveira/Pinto da Costa (96)

Quando chegou ao Benfica tinha Erikson/João Maria dos Santos Júnior (nunca ouvi falar ????) (89)

E....

Quando chegou ao Boavista tinha Manuel José/Valentim Loureiro (91)

Apostaria no Boavista...

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

na vossa opiniao a que clube, concretamente, se está ele a referir neste excerto?

Vou expcluir o Sporting porque foi o primeiro clube dele... não entra em concordância com a declaração dele...

Quando chegou ao FCP tinha António Oliveira/Pinto da Costa (96)

Quando chegou ao Benfica tinha Erikson/João Maria dos Santos Júnior (nunca ouvi falar ????) (89)

E....

Quando chegou ao Boavista tinha Manuel José/Valentim Loureiro (91)

No Belenenses quem eram, sabes?

Em princípios tudo indica o Boavista (um belíssimo treinador e um presidente carismático).

Pois tinha vinta e tal anos quando se começou a doppar

Não o fez no FCP.

E não quis responder se tinha sido no Belenenses ou Boavista.

Link to comment
Share on other sites

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

na vossa opiniao a que clube, concretamente, se está ele a referir neste excerto?

Vou expcluir o Sporting porque foi o primeiro clube dele... não entra em concordância com a declaração dele...

Quando chegou ao FCP tinha António Oliveira/Pinto da Costa (96)

Quando chegou ao Benfica tinha Erikson/João Maria dos Santos Júnior (nunca ouvi falar ????) (89)

E....

Quando chegou ao Boavista tinha Manuel José/Valentim Loureiro (91)

No Belenenses quem eram, sabes?

Em princípios tudo indica o Boavista (um belíssimo treinador e um presidente carismático).

Pois tinha vinta e tal anos quando se começou a doppar

Não o fez no FCP.

E não quis responder se tinha sido no Belenenses ou Boavista.

Jogou no belenenses em 95... treinador João Alves, presidente não faço a mínima...

Só lhe faltou falar dos famosos copinhos de shots com sei lá o quê que eram dados ao intervalo.

B)

Prontos foi no Boavista... está explicado...

Aquela cena dos campeões do mundo tem a ver com o jogo contra o Torino, onde o PLC era o Vieri? :-

Link to comment
Share on other sites

Isto é, numa palavra, vergonhoso.

Acho que todos sabemos de que clube ele está a falar. Depois admiram-se que o pessoal estranhe...

Falso, ele quando chegou (96/97) ao Porto já não jogava na selecção, logo, o Porto está excluído.

B)

HERiFAiL :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.