Jump to content

Eleições: Legislativas - 27 De Setembro / Autarquicas - 11 De Outubro


karkov
 Share

Recommended Posts

Legislativas a 27 de Setembro

Numa declaração no Palácio de Belém, o chefe de Estado anunciou que as eleições legislativas vão decorrer a 27 de Setembro.

De acordo com a lei, o Presidente da República poderia marcar o acto eleitoral para uma data entre 14 de Setembro e 14 de Outubro, e a decisão caiu sobre o último domingo de Setembro.

Cavaco Silva disse ter ouvido os partidos, e que cinco se manifestaram «categoricamente contra» eleições legislativas e autárquicas em simultâneo, e que «só um partido» defendia essa solução.

«A opinião dos partidos deve ser especialmente considerada pela Presidente da República», declarou.

Dirigindo-se ao país, Cavaco Silva fez um «apelo ao voto» e manifestou o desejo de que a campanha decorra com «serenidade e elevação» e «que sejam discutidos os problemas reais que preocupam os cidadãos».

O PS já saudou a decisão do Presidente da República de marcar as eleições legislativas para 27 de Setembro, considerando que foi «uma decisão acertada» e que valoriza o «interesse nacional». «Com eleições em dias separados conseguimos ter um espaço de debate para as eleições legislativas e um espaço de debate para as autárquicas», defendeu o porta-voz do PS, João Tiago Silveira, em declarações aos jornalistas. Para o porta-voz do PS, «a qualidade da democracia merece que haja um espaço de debate também para as eleições autárquicas».

O CDS/PP manifestou satisfação com a data escolhida pelo Presidente da República para as Eleições Legislativas no dia 27 de Setembro. O porta-voz do partido, Pedro Mota Soares, disse que o Presidente da República «demonstrou uma enorme isenção e independência» ao escolher uma das datas que o CDS também havia proposto. «Esta data serve melhor porque permite que o próximo governo possa apresentar o seu Orçamento de Estado em tempo útil», afirmou.

O Bloco de Esquerda (BE) considerou «acertada» a decisão do Presidente da República, Cavaco Silva, de marcar as Eleições Legislativas a 27 de Setembro. «A posição assumida pelo Presidente da República de marcar as legislativas para uma data diferente das autárquicas corresponde à posição assumida pela maioria dos partidos, incluindo o Bloco de Esquerda», afirmou a deputada Helena Pinto. As eleições legislativas e autárquicas pressupõem «dois debates diferentes» e o Bloco de Esquerda está «preparado para estes dois actos eleitorais», assegurou ainda a deputada.

O Governo anunciou na sexta-feira que decidiu marcar a data das próximas eleições autárquicas para o dia 11 de Outubro, justificando a escolha dizendo que aquela data «foi referida nas preferências de todos os partidos políticos que, nos termos da lei, foram previamente ouvidos sobre esta matéria».

Eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro

«O Governo decidiu marcar a data das eleições autárquicas para o próximo dia 11 de Outubro, data que foi referida nas preferências de todos os partidos políticos que, nos termos da lei, foram previamente ouvidos sobre esta matéria», justifica o Governo.

Segundo o executivo, a decisão do Governo «foi hoje comunicada pelo senhor primeiro-ministro [José Sócrates] ao senhor Presidente da República [Cavaco Silva] e, estando cumpridos todos os procedimentos, será formalizada na próxima reunião do Conselho de Ministros», quinta-feira, acrescenta o Governo.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Estando confirmado a 27 de Setembro as Legislativas e as Autárquicas a 11 de Outubro, mesmo assim ainda acho as datas um tanto ou quanto próximas. Mal acabou a campanha das Legislativas, levamos com a das Autárquicas. Acho que deveria ser mais espaçado no tempo.

E essas mentes brilhantes do PSD que queriam as Autárquicas e as Legislativas no mesmo dia deveriam ser adeptos da politica 2 em 1. Duas campanhas ao mesmo tempo, ou melhor ainda, uma campanha em que se misturavam problemas de freguesia, concelhos e respectivas câmaras, com os problemas do país, e de se discutir a acção de um governo. Já agora não sei porque não se lembraram de incluir tudo numa: era Europeias/Autárquicas/Legislativas tudo no dia 7 de Junho. Tudo a despachar...

Eles que estão tão preocupados em poupar dinheiro porque quando fazem campanhas são realmente muito poupadinhos.

Cada macaco no seu galho. Autárquicas é uma coisa e merece uma campanha independente, votam-se nas pessoas que fazem (ou não) pelas nossas terras.

Legislativas está-se a votar na continuação (ou não) de um governo. Sócrates é o cabecilha mas é toda uma acção governativa de 4 anos que está em causa.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Walt. E, estranhamente, concordo com o Nuno Melo quando diz que a questão de poupança é um falso problema, pois com duas campanhas em simultâneo os partidos teriam de ter o dobro da capacidade de resposta (viaturas, palcos, etc), enquanto que sendo campanhas separadas o mesmo material pode ser usado das duas vezes. A Ferreira Leite é demasiado estúpida para se tentar perceber...

Link to comment
Share on other sites

A única poupança que haveria caso as duas eleições fossem realizadas no mesmo dia seriam os gastos (que não são poucos, diga-se de passagem) com o dia de eleições. Para mim, ainda bem que são em dias diferentes. Assim recebo 150€ em vez de 75€.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.