Jump to content

Óscares Passam A Ter Dez Nomeados Para Melhor Filme


X-static
 Share

Recommended Posts

Esta maior amplitude da selecção final poderá ajudar filmes tidos como "mais comerciais" a entrar nas listas do prémio maior dos Óscares

O número de filmes candidatos ao Óscar de Melhor Filme vai passar, já na próxima edição da cerimónia, de cinco para dez, anunciou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na 82ª cerimónia dos Óscares, em 7 de Março de 2010, haverá então o dobro do número de filmes nomeados para Melhor Filme, confirmou o presidente da Academia, Sid Ganis, citado pela "Variety".

"Após mais de seis décadas, a Academia volta, em parte, às suas origens, quando a competição era maior para a principal recompensa do ano", disse Sid Ganis numa conferência de imprensa, citado pela AFP. Nas décadas de 1930 e 40, a existência de dez nomeados para Melhor Filme era frequente. Em 1934 e 35 houve mesmo 12 candidatos a Melhor Filme.No ano em que se premiavam os filmes feitos em 1944, a categoria passou a acolher apenas cinco títulos.

"O resultado final, seguramente, será o mesmo", afiançou o responsável: no final, haverá apenas um premiado como Melhor Filme do ano. "Mas os finalistas desta corrida serão dez filmes de 2009 e não cinco". Dave Karger, da "Entertainment Weekly", assinala já que esta maior amplitude da selecção final poderá ajudar filmes tidos como "mais comerciais" a entrar nas listas do prémio maior dos Óscares, dando os exemplos passados de "O Cavaleiro das Trevas" ou "WALL.E" e antevendo que na próxima edição haja espaço para filmes como "Star Trek" ou "Up - Altamente".

Sid Ganis parece confirmar a opinião do colunista, ao dizer, citado pelo "Los Angeles Times", que "ter dez filmes nomeados vai permitir aos membros da Academia [que votam nos seus preferidos para a nomeação e vitória] reconhecer e incluir alguns dos fantásticos filmes que muitas vezes aparecem nas outras categorias dos Óscares, mas que ficaram de fora da corrida para o prémio de topo".

Os filmes, actores e outros profissionais nomeados para os Óscares de 2010 serão conhecidos a 2 de Fevereiro. A entrega dos prémios máximos do cinema norte-americano, no Kodak Theater em Hollywood (Los Angeles), foi adiada para Março devido aos Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano decorrem entre 12 e 18 de Fevereiro e são transmitidos na televisão americana na NBC, sendo que a estação que detém os direitos televisivos dos Óscares é a ABC.

Os Óscares realizam-se em meados de Fevereiro desde 2004. Antes disso, a cerimónia decorria tradicionalmente em Março. Na década de 1920 começaram em Março e passaram os últimos anos em Fevereiro, muito para dar mais tempo aos filmes menos apoiados por estúdios endinheirados para brilhar, mas já se realizaram em Novembro ou Abril. Agora, pela segunda vez em cinco anos (o mesmo aconteceu em 2006 e também pelos Olímpicos de Inverno), voltam a aterrar em Março.

Ípsilon
Link to comment
Share on other sites

É uma maneira de valorizar mais os filmes no que diz respeito ao Box Office. Geralmente as pessoas ao saberem que os filmes estão nomeados para os Oscars vão vê-los ao cinema. Agora em vez de 5 filmes são 10, mais dinheiro em caixa!

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Agora, nomear Dark Knight ou Star Trek a melhor filme...hum...isso 'e que nao.. :n:

Eu acho uma piada menosprezar certos géneros porque não obedecem a certos estereótipos criados pelo tempo. É por causa disso que a comédia é vista como um género menor pela Academia.

É só dramas ou histórias baseadas em factos reais que tem mais probabilidade de vencer em Hollywood? É só o cinema "sério"?

O vencedor de 2009 veio provar que não. E a cerimónia de Óscares Hollywood precisa de mais lufadas de ar fresco. Sem preconceitos. Sem menosprezar géneros. Sem estereótipos. Um bom filme não tem género pré-definido.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Agora, nomear Dark Knight ou Star Trek a melhor filme...hum...isso 'e que nao.. :n:

Eu acho uma piada menosprezar certos géneros porque não obedecem a certos estereótipos criados pelo tempo. É por causa disso que a comédia é vista como um género menor pela Academia.

É só dramas ou histórias baseadas em factos reais que tem mais probabilidade de vencer em Hollywood? É só o cinema "sério"?

O vencedor de 2009 veio provar que não. E a cerimónia de Óscares Hollywood precisa de mais lufadas de ar fresco. Sem preconceitos. Sem menosprezar géneros. Sem estereótipos. Um bom filme não tem género pré-definido.

Nao concordo contigo. Acho que ninguem menospreza nada, simplesmente a comedia ficou cada vez mais barata e gasta, e por isso nao se qualifica. O Dr. Strangelove ou o Annie Hall por exemplo, foram nomeados varias vezes, e isto porque tinham piadas e temas frescos. Quanto ao cinema "serio", se reparares 'e o genero que provavelmente tem menor custo e rendimento, dependendo muito mais do realizador e actores. Se formos pela maneira que estas a falar, qualquer dia temos o Michael Bay a ganhar 5 ou 6 oscares de cada vez :-.. .

Btw, o Slumdog 'e um filme serio, que retrata a pobreza, um romance e uma aventura com os seus momentos maus e bons. Logo 'e cinema serio, no entanto foi feito de uma pespectiva que nos faz sonhar em certas impossibilidades, e ser mais optimistas.

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

Agora, nomear Dark Knight ou Star Trek a melhor filme...hum...isso 'e que nao.. :n:

É só dramas ou histórias baseadas em factos reais que tem mais probabilidade de vencer em Hollywood? É só o cinema "sério"?

Desculpa, onde é que o Senhor dos Anéis é considerado cinema sério? Já agora, o Depp foi nomeado para o Oscar de melhor actor pela sua prestação num dos Piratas das Caraíbas. De resto, concordo contigo. Devia haver uma categoria para filmes de comédia. Porém, como disse antes o kito_pm, a maioria das comédias dos dias de hoje são banais e muitas vezes nem piada têm.

@Minion, é sempre complicado. Presumo eu que haja uma discussão sobre os candidatos até que se encontre um consenso em 5 nomeados. Com 10, a meu ver, as influências externas serão ainda maiores. E depois terás sempre alguém a dizer que 10 é muito pouco e que se devia alargar o leque e tal...

Edited by Tellos0
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Desculpa, onde é que o Senhor dos Anéis é considerado cinema sério? Já agora, o Depp foi nomeado para o Oscar de melhor actor pela sua prestação num dos Piratas das Caraíbas. De resto, concordo contigo. Devia haver uma categoria para filmes de comédia. Porém, como disse antes o kito_pm, a maioria das comédias dos dias de hoje são banais e muitas vezes nem piada têm.

Presumo eu que haja uma discussão sobre os candidatos até que se encontre um consenso em 5 nomeados. Com 10, a meu ver, as influências externas serão ainda maiores. E depois terás sempre alguém a dizer que 10 é muito pouco e que se devia alargar o leque e tal...

Era para ter referido o Senhor dos Anéis mas escapou-me. Contudo grande parte dos filmes que ganham são do dito cinema mais sério. Longe das aventuras, das comédias...

Para mim qualquer filme de qualquer género pode ser nomeado. Não existem cá "guetos" ou separações só porque aquele determinado filme é de um determinado género. Mas claro, o problema é que muito do cinema dito comercial não é levado a sério por Hollywood. Mesmo que tenha qualidade, porque nem tudo é mau, há determinados filmes que mesmo tendo a aura de bom filme a pairar sobre si, estão "marcados" e "queimados" pela Academia de Hollywood.

E toda a gente sabe tb que existem filmes propositadamente feitos para serem nomeados para os Óscares. Filmes que aparecem na altura certa do ano (Outono/Inverno) e que só existem porque existe a Academia de Hollywood.

Link to comment
Share on other sites

E toda a gente sabe tb que existem filmes propositadamente feitos para serem nomeados para os Óscares. Filmes que aparecem na altura certa do ano (Outono/Inverno) e que só existem porque existe a Academia de Hollywood.

So true. Foi por isso que me espantei quando o Crash venceu (mais que merecido, diga-se de passagem!).

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Star Trek não ficava mal nos nomeados. ^_^

Por agora talvez ate nem ficasse mal...mas com a carrada de filmes que ai vem duvido que seja sequer mencionado...nao falando na categoria de SpecialFx.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Star Trek não ficava mal nos nomeados. ^_^

Não teve nenhum desempenho notável, o argumento estava cheio de buracos. Não o vejo a ser nomeado a não ser para efeitos especiais.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.