Jump to content

Morte De Participante Marca Lisboa Bike Tour


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

A quarta edição do Lisboa Bike Tour, que teve lugar este domingo na Ponte Vasco da Gama, ficou marcada pela morte de um dos participantes. Uma formadora da Cruz Vermelha no local criticou o INEM pelo atraso no socorro.

Rui Almeida, da organização do evento, disse que o participante, de 63 anos, teve um «ataque cardíaco fulminante que provocou o seu falecimento», adiantando que, apesar da «pronta atenção e atitude muito imediata do INEM» não foi possível reverter a situação.

Já Débora Alves, uma socorrista e formadora da Cruz Vermelha que esteve no local como participante e prestou um primeiro auxilio à vitima com manobras de reanimação, assegurou que contactou o INEM, mas a assistência demorou cerca de «20 minutos» a chegar ao local, considerando esta situação «inadmissível».

Ora bem eu estive no local e o que vi foi um enfermeiro de serviço do staff da bike tour junto ao senhor que faleceu, ia eu a parar chega outra enfermeira e uma socorrista da crux vermelha que falam na notícia. O enfermeiro estava a tremer, notava-se ali um desconforto com a emergência médica, uma coisa é saber fazer outra é actuar e saber actuar com calma, este senhor disse à "socorrista eu é que mando aqui", mostra muito pouco saber no que toca à emergência médica, no que toca à calma é uma nulidade.

Dizia o enfermeiro não tá em paragem cardio respiratória, e não tava, pois ele arfava e tão a tremer, tudo indicava ataque, mas o homem nao estava confortável e muito menos estavam a falar com ele, para controlar a respiração.

O enfermeiro em questão pediu a um pessoa para contactar o inem, o codu mandou vmer uns minutos depois não sei precisar.

Existem erros de ambas as partes, com 2 enfermeiros e 1 socorrista ninguém fez o diagnóstico como deve ser, uma coisa é não estar quem ententa de emergência outra é estar presente e actuarem.

Não intrevi pois estavam 2 enfermeiros a tratar do caso e uma socorrista da cruz vermelha, e eu seria de certo o mais novo de todos, na volta ia dar mais confusão do que estava e afastei-me, pensei eles tratam do caso, afinal trataram mal.

Enfim esta bike tour peca e muito em organização, é de lamentar que apenas visem o lucro, pois havia 1 vmer na ponte toda, isto não é possivel para 7500 pessoas 1 vmer, é o lol total.

é tem mais coisas, mas isto vai longo e tenho fome, dinner time.

Best regards

cRaZy

Link to comment
Share on other sites

Lol.

Ya, é mau. Mas pelo que ouvi, o inem tb demorou tempo a mais...

E pela reacção do meu pai (que é médico) não é pouco normal isso acontecer.

eles contactaram o codu, mas não estavam a ser precisos eu estava a ouvir e tavam todos era a competir em vez de dar calma aos familares, foi isso que me fez ir embora.

e a organização tinha apenas 1 vmer para toda a ponte, ou seja para as 7500 pessoas e tava no começo da mesma, nao acho normal

Link to comment
Share on other sites

Pá, nunca participei num desses eventos.... mas da forma que vocês estão a relatar é muita má organização. E uma quantidade enorme de gente como 7500 pessoas, seria complicado deslocar o homem para um sitio afastado da multidão certo? Tu que estiveste lá Crazy conseguias ver isso.

E mesmo a demora do inem deve-se ter dado ao dificil acesso por causa da organização não? Havia um corredor de segurança para os serviços de emergência?

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Pá, nunca participei num desses eventos.... mas da forma que vocês estão a relatar é muita má organização. E uma quantidade enorme de gente como 7500 pessoas, seria complicado deslocar o homem para um sitio afastado da multidão certo? Tu que estiveste lá Crazy conseguias ver isso.

E mesmo a demora do inem deve-se ter dado ao dificil acesso por causa da organização não? Havia um corredor de segurança para os serviços de emergência?

Cumpz

nao é complicado porque depois de passar a partida o pessoal dispersa e tens muito espaço

ele estava isolado de lado deitado no alcatrao tá quente mas tem de ser nao existe mais nada no local para colocar por baixo.

não havia corredor algum mas na merda do outro lado da faixa, havia 1 faixa para sul a outra para norte e uma para passar bus, gnr, psp etccc, e a cena é que a vmer estava no lado em que a malta vai a passar, eu vi a vmer passar por mim, cheguei perto dela quando arrancou e não foram 20m foi menos.

Devia haver postos de x em x km com água e pessoal para assistir, mas em vez disso havia isso para as bikes dassssssssssssssssssss

Link to comment
Share on other sites

Lol.

Ya, é mau. Mas pelo que ouvi, o inem tb demorou tempo a mais...

E pela reacção do meu pai (que é médico) não é pouco normal isso acontecer.

só se for em lisboas ou etc ... no porto o IME do S.joão a areosa demorou 35 minutos ... resultado o gajo morreu ...

Link to comment
Share on other sites

Lol.

Ya, é mau. Mas pelo que ouvi, o inem tb demorou tempo a mais...

E pela reacção do meu pai (que é médico) não é pouco normal isso acontecer.

só se for em lisboas ou etc ... no porto o IME do S.joão a areosa demorou 35 minutos ... resultado o gajo morreu ...

Disseste a mesma coisa que o Heritage. Se, como ele diz, "não é pouco normal", quer dizer que é frequente. :P

Link to comment
Share on other sites

Lol.

Ya, é mau. Mas pelo que ouvi, o inem tb demorou tempo a mais...

E pela reacção do meu pai (que é médico) não é pouco normal isso acontecer.

só se for em lisboas ou etc ... no porto o IME do S.joão a areosa demorou 35 minutos ... resultado o gajo morreu ...

Disseste a mesma coisa que o Heritage. Se, como ele diz, "não é pouco normal", quer dizer que é frequente. :P

})

Link to comment
Share on other sites

Muito má organização mesmo.

Deram o camel pack antes de entrarmos para os autocarros...depois de duas horinhas ao sol antes da prova começar, é claro que a água mais parecia sopa.

E depois ao fim não deram absolutamente NADA!

Bah, valeu pela bicicleta, que não é grande espingarda mas sempre é melhor que a minha que tinha cá em casa.

Link to comment
Share on other sites

Muito má organização mesmo.

Deram o camel pack antes de entrarmos para os autocarros...depois de duas horinhas ao sol antes da prova começar, é claro que a água mais parecia sopa.

E depois ao fim não deram absolutamente NADA!

Bah, valeu pela bicicleta, que não é grande espingarda mas sempre é melhor que a minha que tinha cá em casa.

Sopa do luso não conheces?

eu desmontei o travão da frente, para tirar a roda e meter no carro a bike, agora não sei encaixar aquela treta, sou alto noob no que toca a isto.

os carretos tão mamados metiam as mudanças sozinhas a meio da prova

Link to comment
Share on other sites

Eu não sei como foi organizado isso, mas era suposto serem eles a abastecer os participantes e não os participantes a preocuparem-se com isso?

sim era suposto, se pagas é para alguma coisa

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.