Jump to content

Liga 2009/10 Arranca Só Com Treinadores Portugueses


karkov
 Share

Recommended Posts

Liga 2009/10 arranca só com treinadores portugueses

Presidente da Associação de Treinadores fala em «país exportador»

Com a confirmação oficial de que será Domingos Paciência a assumir o comando técnico do Sp. Braga, a Liga 2009/10 vai arrancar com 16 treinadores portugueses no banco das 16 equipas participantes.

Esta é, de facto, uma situação rara. Apenas em 2006/07 a Liga arrancou só com treinadores portugueses. E isto porque Co Adriaanse abandonou o F.C. Porto na pré-época e foi rendido por Jesualdo Ferreira, que se preparava para comandar o Boavista. Ao Bessa chegou o sérvio Petrovic, que só assumiu a equipa à segunda jornada. Na ronda inaugural a equipa axadrezada foi orientada por Pedro Barny, motivando assim um arranque 100 por cento português, no que diz respeito aos treinadores.

No final da temporada 2008/09 já só havia um treinador estrangeiro na Liga portuguesa, no caso Quique Flores, que foi entretanto demitido pelo Benfica. Jorge Jesus rumou à Luz, Domingos substituiu-o em Braga e Rogério Gonçalves assumiu a Académica. No Vitória de Setúbal também há novo treinador, mas igualmente português: Carlos Azenha.

O Estrela da Amadora tem um técnico luso também (Lázaro Oliveira), mas mesmo que não consiga confirmar a presença no principal escalão, a Liga continuará só com técnicos portugueses. É que o Belenenses, que pode ser «repescado», vai ser treinado por João Carlos Pereira. Os promovidos Olhanense e União de Leiria também têm liderança lusa.

«Portugal é país exportador de técnicos, e não importador»

José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), mostra-se «naturalmente satisfeito» com este arranque 100 por cento português. O dirigente defende mesmo que Portugal «é um país exportador de treinadores, e não importador». Para justificar esta tese, lembra que há oito seleccionadores portugueses (Carlos Queiroz, Manuel José, Humberto Coelho, José Peseiro, Henrique Calisto, João de Deus, José Couceiro e Paulo Duarte), para além de cerca de meia centena de técnicos lusos a trabalhar em equipas estrangeiras.

«Os clubes começaram a reconhecer as nossas competências, reconhecidas Europa fora», sustentou José Pereira, contactado pelo Maisfutebol. «Os dirigentes começaram a olhar para os técnicos portugueses de outra forma», acrescenta.

José Pereira acredita que os dirigentes dos clubes portugueses estão diferentes, e que por isso olham para o próprio papel do treinador de forma diferente, independentemente da sua nacionalidade. Por aí se explica que Jesualdo Ferreira e Paulo Bento estejam a dar prosseguir ciclos pouco habituais no futebol português, ainda para mais nos chamados «grandes». «Tem a ver com a profissionalização dos dirigentes. Há uma aproximação do dirigismo às equipas, e depois percebem o trabalho que é feito», explica o presidente da ANTF.

Lista de clubes da Liga e respectivos treinadores: Jesualdo Ferreira (FC Porto), Paulo Bento (Sporting), Jorge Jesus (Benfica), Manuel Machado (Nacional), Domingos Paciência (Sp. Braga), José Mota (Leixões), Rogério Gonçalves (Académica), Manuel Cajuda (V. Guimarães), Carlos Carvalhal (Marítimo), Paulo Sérgio (P. Ferreira), Lázaro Oliveira (E. Amadora), Carlos Brito (Rio Ave), Ulisses Morais (Naval), Carlos Azenha (V. Setúbal), Jorge Costa (Olhanense) e Manuel Fernandes (U. Leiria).

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente isto apenas quer dizer que os clubes andam todos tesos.

Com isto não estou a menosprezar os nossos técnicos.

Nem por isso... A passagem Quique para JJ, não foi nada barata!

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente isto apenas quer dizer que os clubes andam todos tesos.

Com isto não estou a menosprezar os nossos técnicos.

Nem por isso... A passagem Quique para JJ, não foi nada barata!

Só no final da época é que vamos saber se foi barata ou não. ;)

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente isto apenas quer dizer que os clubes andam todos tesos.

Com isto não estou a menosprezar os nossos técnicos.

Nem por isso... A passagem Quique para JJ, não foi nada barata!

Só no final da época é que vamos saber se foi barata ou não. ;)

Barata não foi... agora a questão de compensar nem tu saberás... porque nunca saberias o que o Quique faria...

Link to comment
Share on other sites

Só no fim da época se saberá se foi barata ou não. Caro eram os salários do Quique + os objectivos que falhámos (por culpa sua) + a desvalorização do plantel (excepto Maxi).

O Simão custou 12M€ (ou lá o que foi) e, para mim, foi baratíssimo! Não tenho qualquer dúvida que foi das contratações mais baratas dos últimos 20 anos.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Só no fim da época se saberá se foi barata ou não. Caro eram os salários do Quique + os objectivos que falhámos (por culpa sua) + a desvalorização do plantel (excepto Maxi).

O Simão custou 12M€ (ou lá o que foi) e, para mim, foi baratíssimo! Não tenho qualquer dúvida que foi das contratações mais baratas dos últimos 20 anos.

Claramente não chegas-te ao que eu disse.

Link to comment
Share on other sites

Barato e caro são conceitos relativos, não são absolutos.

É por isso que digo que só quando virmos o retorno desportivo e financeiro desta troca é que te posso dizer se foi barata ou cara.

Não digo que vá acontecer, mas imaginando (vai sublinhado e tudo) que o Benfica é campeão na próxima época, alguém vai estar a achar que os 700m da troca de treinadores foi caro? Eu não vejo sentido nisto.

Já estou como o Florentino quando diz que o Zidane foi o jogador mais barato que alguma vez comprou. Eu digo quase o mesmo do Simão, apesar dele ter batido o record de transferências do Benfica.

Link to comment
Share on other sites

Como se o Paulo Ferreira tivesse tido um grande contributo nisso...

O mesmo não pode ser dito do Ricardo Carvalho, que até custou mais 10M€ do que o Paulo Ferreira, nem do pagamento que o Chelsea fez ao Porto para levar o Mourinho.

Mas tu sabes disto perfeitamente. :P

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

P4, o que o DAGC estava a tentar dizer é que o Jesus pode vir a ser campeão e não ter sido, portanto, caro, mas o Quique podia ser campeão, ganhar a taça e podia ser campeão europeu...

Como já não está cá, não se pode ver nesses termos.

Mas concordo contigo. Se ganharem o campeonato, ninguém se vai lembrar dos 700k nem da novela toda... :)

Link to comment
Share on other sites

P4, o que o DAGC estava a tentar dizer é que o Jesus pode vir a ser campeão e não ter sido, portanto, caro, mas o Quique podia ser campeão, ganhar a taça e podia ser campeão europeu...

Como já não está cá, não se pode ver nesses termos.

Mas concordo contigo. Se ganharem o campeonato, ninguém se vai lembrar dos 700k nem da novela toda... :)

Até lá para mim é caro e não é pouco!

Edited by Batunaz
Link to comment
Share on other sites

P4, o que o DAGC estava a tentar dizer é que o Jesus pode vir a ser campeão e não ter sido, portanto, caro, mas o Quique podia ser campeão, ganhar a taça e podia ser campeão europeu...

Como já não está cá, não se pode ver nesses termos.

Mas concordo contigo. Se ganharem o campeonato, ninguém se vai lembrar dos 700k nem da novela toda... :)

Não interpretei o que o DAGC disse dessa forma, mas sim na mesma linha do "94M€ pelo Ronaldo é caro".

Se foi isso que disseste... Quique campeão? :-.. :-.. :-.. :-..

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

P4, o que o DAGC estava a tentar dizer é que o Jesus pode vir a ser campeão e não ter sido, portanto, caro, mas o Quique podia ser campeão, ganhar a taça e podia ser campeão europeu...

Como já não está cá, não se pode ver nesses termos.

Vá lá... alguém entendeu-me...

Nunca poderás dizer categoricamente se valeu a pena porque nunca sabes o que iria acontecer...

Link to comment
Share on other sites

Já agora, e por efeitos de adição desta 'proeza', as equipas portuguesas já começavam era também a ter, pelo menos 5 jogadores de nacionalidade portuguesa em campo :)

isso ia ter a vantagem de os ordenados dos jogadores portugueses vir a aumentar, mas não sei até que ponto melhorava a qualidade do futebol.

Link to comment
Share on other sites

O Cajuda sai pela porta grande do Guimarães, acordou durante a época passada que no momento em que ele não fosse querido lá, deixava o clube, de maneira que foi por mutuo acordo e não com exigências. É um mister :)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.