Jump to content

Anomos


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

Posted Image

Criado por Francisco Aragão em 18 de Junho de 2009 | Sem comentários

Logo

Anomos é um sistema de transferência de ficheiros derivado do tão conhecido BitTorrent, mas com uma grande diferença, a comunicação do Anomos é anónima e cifrada entre todas as partes intervenientes.

O tráfego gerado é transferido ao longo de várias ligações cifradas entre os nós até ao destino final. Os nós intermediários apenas comunicam aos nós vizinhos que estão a fazer parte de uma ligação sem saberem o que está a ser transferido.

O processo de download é igual ao do BitTorrent, os ficheiros são divididos em partes e essas partes são depois localizadas na rede.

Quanto ao rácio dos nós é adicionado ao upload a quantidade de tráfego retransmitida pela rede. De resto é semelhante ao do BitTorrent.

As comunicações entre nós, bem como a comunicação entre nós e “Trackers” são cifradas.

Quando um cliente comunica pela primeira vez com um “Tracker” é lhe atribuído um numero de vizinhos pelos quais irá comunicar. A cada nó nesta pequena rede é atribuído um pseudónimo relativo, ou seja, nenhum vizinho tem um pseudónimo igual. A partir destes pseudónimos é formada uma rede inicial para comunicação.

Posted Image

Quando um cliente quer fazer download de algo o “tracker” calcula o caminho mais rápido para um nó através da representação de um grafo da rede. Ao caminho gerado chama-se “Tracking Code”.

O “Tracking code” é partido e cada parte é cifrada ( E (x) ) com a chave pública de cada cliente de maneira a que cada cliente saiba apenas qual o nó seguinte a quem vai enviar a informação, não sabendo portanto o caminho todo.

Função enviada pelo “tracker” relativa ao caminho para download: E_a(0 . E_b(3 . E_c(2 . E_d(m))))

Posted Image

Podem tentar que o pessoal há-de dar sempre a volta...

Link to comment
Share on other sites

Claro, só vão continuar a aperfeiçoar o algoritmo.

Este sistema parece-me ter uma desvantagem; o número de peers parece "fixo". Aí dizem que nos é atribuído um certo equivalente de peers vizinhos quando nos ligamos a determinado tracker. E quando desligamos e reiniciamos a ligação? É-nos atribuído um novo número de vizinhos?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.