Jump to content
Sign in to follow this  
PunK_BoY

Anomos

Recommended Posts

Posted Image

Criado por Francisco Aragão em 18 de Junho de 2009 | Sem comentários

Logo

Anomos é um sistema de transferência de ficheiros derivado do tão conhecido BitTorrent, mas com uma grande diferença, a comunicação do Anomos é anónima e cifrada entre todas as partes intervenientes.

O tráfego gerado é transferido ao longo de várias ligações cifradas entre os nós até ao destino final. Os nós intermediários apenas comunicam aos nós vizinhos que estão a fazer parte de uma ligação sem saberem o que está a ser transferido.

O processo de download é igual ao do BitTorrent, os ficheiros são divididos em partes e essas partes são depois localizadas na rede.

Quanto ao rácio dos nós é adicionado ao upload a quantidade de tráfego retransmitida pela rede. De resto é semelhante ao do BitTorrent.

As comunicações entre nós, bem como a comunicação entre nós e “Trackers” são cifradas.

Quando um cliente comunica pela primeira vez com um “Tracker” é lhe atribuído um numero de vizinhos pelos quais irá comunicar. A cada nó nesta pequena rede é atribuído um pseudónimo relativo, ou seja, nenhum vizinho tem um pseudónimo igual. A partir destes pseudónimos é formada uma rede inicial para comunicação.

Posted Image

Quando um cliente quer fazer download de algo o “tracker” calcula o caminho mais rápido para um nó através da representação de um grafo da rede. Ao caminho gerado chama-se “Tracking Code”.

O “Tracking code” é partido e cada parte é cifrada ( E (x) ) com a chave pública de cada cliente de maneira a que cada cliente saiba apenas qual o nó seguinte a quem vai enviar a informação, não sabendo portanto o caminho todo.

Função enviada pelo “tracker” relativa ao caminho para download: E_a(0 . E_b(3 . E_c(2 . E_d(m))))

Posted Image

Podem tentar que o pessoal há-de dar sempre a volta...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Claro, só vão continuar a aperfeiçoar o algoritmo.

Este sistema parece-me ter uma desvantagem; o número de peers parece "fixo". Aí dizem que nos é atribuído um certo equivalente de peers vizinhos quando nos ligamos a determinado tracker. E quando desligamos e reiniciamos a ligação? É-nos atribuído um novo número de vizinhos?

Share this post


Link to post
Share on other sites

e é ver a quantidade de overhead que é adicionado à comunicação. na actual era da internet não pode ser relevante mas...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.