Jump to content

Bing By Microsoft


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Microsoft lança Bing para revolucionar o mercado dos motores de busca

A Microsoft lançou na passada segunda feira o novo motor de busca, Bing, que vem substituir o Live Search. É uma tentativa da empresa de concorrer com o Google e que pretende dar aos utilizadores uma pesquisa mais objectiva e simplificada do que a existente no mercado, informa a CNN Money.

A Microsoft lançou na passada segunda feira o novo motor de busca, Bing, que vem substituir o Live Search. É uma tentativa da empresa de concorrer com o Google e que pretende dar aos utilizadores uma pesquisa mais objectiva e simplificada do que a existente no mercado, informa a CNN Money.

“Hoje , os motores de busca ajudam as pessoas a navegar na Internet e a encontrar a informação, mas não ajudam muito as pessoas a usar a informação que encontram”, disse o CEO da Microsoft, Steve Ballmer.

“O Bing permite que as pessoas encontrem a informação rapidamente e facilita a sua utilização na tomada de decisões inteligentes”, acrescenta Ballmer.

Este novo motor de busca está programado para organizar os resultados das pesquisas em grupos relevantes, uma alternativa à recorrente listagem de “links” que os outros motores de busca utilizam.

Sandeep Aggerwal, analista na Collins Stewart, disse que o Bing poderá concorrer com o Google porque é uma tecnologia bem testada, ao contrário do que aconteceu com o antigo motor da Microsoft, o Live Search.

Esta foi a aposta da Microsoft para levantar o seu mercado dos motores de busca que tem estado a cair nos últimos dois anos. As especificidades do Bing.com ainda não estão disponíveis na versão portuguesa que ainda funciona do mesmo modo que o Live Search.

TeK > Notícias > Internet

Bing em português já está disponível

Já é possível aceder ao novo motor de busca da Microsoft a partir do domínio .pt. Ainda limitado nas funcionalidades, o serviço já pode ser usado para encontrar páginas de Internet e imagens, no universo da Web, só em português ou só em Portugal.

Ainda não estão acessíveis as categorias de pesquisa que vão permitir ao utilizador canalizar as suas buscas para áreas mais específicas (para além das imagens, vídeos, compras, notícias, mapas ou viagens) e a visualização de resultados também não é final.

Na versão portuguesa a acompanhar os resultados da pesquisa ainda não surge a funcionalidade que dará informação sobre o histórico de pesquisas ou pesquisas relacionadas. Também ainda não há links patrocinados.

A imagem da homepage local exibe uma cidade com uma arquitectura de influência árabe, a mesma que também ilustra a página de entrada do serviço noutros países da Europa.

A versão americana tem uma imagem diferente, exibindo uma paisagem na Capadócia, Turquia, com pontos onde é possível clicar para aceder a imagens ou links com informação relacionada.

De sublinhar no entanto que quando anunciou o lançamento do novo motor de busca, a Microsoft já tinha apontado o dia 3 de Junho como data oficial de lançamento e explicado que até lá o serviço ia ficando disponível de forma gradual.

Contactada pelo TeK, a Microsoft Portugal explica que no dia 3 a versão local do motor de busca já vai dispor das funcionalidades em falta (como as diversas categorias de pesquisa), mas acrescenta que nessa data não estará finalizado o processo de costumização da versão portuguesa, que fará o serviço assumir a localização Portugal para todas as funcionalidades, nomeadamente as imagens a exibir na homepage. Ainda não é conhecida a data de conclusão deste processo de costumização.

O Bing vem substituir o Live Search e marca o reforço da aposta da Microsoft no mercado de pesquisas online, liderado com larga vantagem pela Google.

Bing by Microsoft

A Microsoft começou por chama-lo de Kumo, mas o nome final do dito cujo é Bing.

Trata-se do novo motor de busca da Microsoft para competir com o Google. Os resultados são bastante mais apurados que o actual Live Search, no entanto penso que ainda não está ao nível do Google.

Apesar disso, o Bing apresenta muitas mais ferramentas que o anterior serviço, como por exemplo Sitelinks, uma ferramenta chamada xRank que mostra as pesquisas mais populares, com gráficos da evolução do volume da pesquisa, onde curiosamente a pesquisa mais popular de hoje é Susan Boyle.

Achei bastante interessante a possibilidade de pesquisar vídeos e reproduzir-los unicamente passando com o cursor por cima, bastante interessante para ter uma certa ideia do que está por de traz do vídeo. Ao que parece, permite ver o preview de vídeos do Hulu, mesmo de países que não estejam autorizados (proxy maybe).

Para além disso, as pesquisas mostram informações adicionais que a pessoa provavelmente está à procura. Por exemplo, pesquisando por Portugal, na barra lateral esquerda aparecem outros links rápidos com acesso à história, ao mapa, ao tempo, a hotéis e ainda a restaurantes e imagens. Mas isto não acontece só com países, mas também com filmes, marcas, etc...

Gostei do que vi e acho que o Google está a precisar de alguém que lhe faça frente, apesar de não achar que seja a Microsoft a melhor empresa para o fazer (Go Yahoo! go!).

Ironicamente, o domínio bingsucks.com pertence também à Microsoft...

Versão portuguesa aqui

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

É muito difícil largar o Google...

Claro, é complicado mas se nunca houver concorrência, se não houver ninguém a trabalhar para pelo menos tentar dar trabalho ao Google, este encosta-se à sombra da bananeira e acomoda-se. Se um motor de busca evoluí, traz novas ferramentas e serviços, isso deve-se na maior parte das vezes porque existe alguém que o está a desafiar e o obriga a mexer-se.

Faz bem ao próprio Google haver concorrência. E nunca se sabe onde poderá essa concorrência chegar. O actual monopólio poderá tornar-se um bipólio daqui a uns anos.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.