Jump to content

Vais Votar Nas Europeias?


leecher
 Share

Vais votar nas Europeias?  

109 members have voted

  1. 1.

    • Sim, para votar num partido
      56
    • Sim, para votar em branco/nulo
      26
    • Não, porque não quero saber
      27


Recommended Posts

Não li as páginas anteriores, mas tenho uma dúvida sobre isto.

Desde os meus 18 anos que fui sempre votar com o meu cartão de eleitor.

Ora, há coisa de 1 mês fui pedir o meu cartão de cidadão. Aquela merda nunca mais chega e entretanto o meu BI caducou. Tenho o cartão de eleitor feito num 8. Ainda está aceitável, mas de qualquer das formas, posso ir votar com BI caducado?

É que quem me atendeu na Loja do Cidadão na altura, não me soube responder com certeza. Disse que achava que agora as pessoas ficam automaticamente recenseadas.. ?!?

Alguém me pode esclarecer sobre isto?

Vi no noticiário que pessoas que não tenham cartão de eleitor passam a estar automaticamente recenseadas para estas europeias e adiante.

Agora isso do BI, acho que não vão aceitar um Bi caducado.

Link to comment
Share on other sites

Não li as páginas anteriores, mas tenho uma dúvida sobre isto.

Desde os meus 18 anos que fui sempre votar com o meu cartão de eleitor.

Ora, há coisa de 1 mês fui pedir o meu cartão de cidadão. Aquela merda nunca mais chega e entretanto o meu BI caducou. Tenho o cartão de eleitor feito num 8. Ainda está aceitável, mas de qualquer das formas, posso ir votar com BI caducado?

É que quem me atendeu na Loja do Cidadão na altura, não me soube responder com certeza. Disse que achava que agora as pessoas ficam automaticamente recenseadas.. ?!?

Alguém me pode esclarecer sobre isto?

Vi no noticiário que pessoas que não tenham cartão de eleitor passam a estar automaticamente recenseadas para estas europeias e adiante.

Agora isso do BI, acho que não vão aceitar um Bi caducado.

Eu estou nas mesas, e acreditem que ninguém vai reparar. Com o cansaço, aquilo acaba por ser mecânico. Experimentem dizer em voz alta 70 nomes em dez minutos e um número a ver se não ficam meios abananados. É mais confirmar se o nome do eleitor corresponde ao do BI, cara e siga. Posso tentar informar-me melhor. Até por registo testemunhal, no meu caso que é um sítio pequeno. Três ou quatro pessoas, normalmente oficializam que se trata de fulano, e vota. Ter os documentos é mais vital que a validade, que se compreende que muitas vezes é desleixo, mas trata-se da pessoa do documento.

Link to comment
Share on other sites

Não li as páginas anteriores, mas tenho uma dúvida sobre isto.

Desde os meus 18 anos que fui sempre votar com o meu cartão de eleitor.

Ora, há coisa de 1 mês fui pedir o meu cartão de cidadão. Aquela merda nunca mais chega e entretanto o meu BI caducou. Tenho o cartão de eleitor feito num 8. Ainda está aceitável, mas de qualquer das formas, posso ir votar com BI caducado?

É que quem me atendeu na Loja do Cidadão na altura, não me soube responder com certeza. Disse que achava que agora as pessoas ficam automaticamente recenseadas.. ?!?

Alguém me pode esclarecer sobre isto?

As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.

Assim:

* Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão;

* Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.

* Os jovens de 17 anos ficam igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.

Verifique o seu número de eleitor/a, bem como a freguesia onde vota.

Para além do endereço www.recenseamento.mai.gov.pt pode também utilizar um dos seguintes meios:

* envie um SMS para o 3838 (serviço gratuito) com a seguinte mensagem:

RE nº de Identificação civil sem digito de controlo data de nascimento no formato AAAAMMDD (exemplo: RE 12344880 19891007)

* informe-se na Junta de Freguesia da sua residência.

Nos serviços www.recenseamento.mai.gov.pt e SMS para o 3838 só são visíveis inscrições efectivas.

Inscrições provisórias dos jovens com 17 anos que não completem 18 anos até ao dia de acto eleitoral ou referendário já oficialmente marcado não são identificadas.

Para mais informação, consulte via Internet www.dgai.mai.gov.pt

Link to comment
Share on other sites

Mas a questão não é se estou recenseado ou não. É se me deixam votar com o BI caducado. E não é por desleixo Lara.. Não tenho culpa que os gajos estejam a demorar mais do que 1 mês para me enviarem o Cartão do Cidadão.

Estou mas é a ver que descubro se me deixam ou não lá nas mesas.

Link to comment
Share on other sites

Mas a questão não é se estou recenseado ou não. É se me deixam votar com o BI caducado. E não é por desleixo Lara.. Não tenho culpa que os gajos estejam a demorar mais do que 1 mês para me enviarem o Cartão do Cidadão.

Estou mas é a ver que descubro se me deixam ou não lá nas mesas.

O meu BI caducou em Janeiro, como andei uns meses mais liberto, fui fazer o cartão do cidadão em Outubro do ano passado para despachar as coisas com antecedência. Chegou Fevereiro e ainda não o tinha recebido lol, mandei mail a reclamar e na semana seguinte apareceu por Magia.

Link to comment
Share on other sites

Mas a questão não é se estou recenseado ou não. É se me deixam votar com o BI caducado. E não é por desleixo Lara.. Não tenho culpa que os gajos estejam a demorar mais do que 1 mês para me enviarem o Cartão do Cidadão.

Estou mas é a ver que descubro se me deixam ou não lá nas mesas.

O meu BI caducou em Janeiro, como andei uns meses mais liberto, fui fazer o cartão do cidadão em Outubro do ano passado para despachar as coisas com antecedência. Chegou Fevereiro e ainda não o tinha recebido lol, mandei mail a reclamar e na semana seguinte apareceu por Magia.

Isso não é normal, o meu chegou logo passado 1 ou 2 semanas.

Link to comment
Share on other sites

Mas a questão não é se estou recenseado ou não. É se me deixam votar com o BI caducado. E não é por desleixo Lara.. Não tenho culpa que os gajos estejam a demorar mais do que 1 mês para me enviarem o Cartão do Cidadão.

Estou mas é a ver que descubro se me deixam ou não lá nas mesas.

O meu BI caducou em Janeiro, como andei uns meses mais liberto, fui fazer o cartão do cidadão em Outubro do ano passado para despachar as coisas com antecedência. Chegou Fevereiro e ainda não o tinha recebido lol, mandei mail a reclamar e na semana seguinte apareceu por Magia.

Para que email enviaste?

Link to comment
Share on other sites

Autarquicas, Legislativas e Presidenciais posso resmungar mas acabo sempre por ir votar, agora uma eleição para decidir de quem é a vez de ir "mamar" uns milhares para Bruxelas sem fazer nenhum, não contem comigo :bye:

Link to comment
Share on other sites

Sim, vou votar, agora em quem não sei ainda... decido amanhã quando tiver com a caneta na mão.

Autarquicas, Legislativas e Presidenciais posso resmungar mas acabo sempre por ir votar, agora uma eleição para decidir de quem é a vez de ir "mamar" uns milhares para Bruxelas sem fazer nenhum, não contem comigo :bye:

Votas em quem vai mamar dinheiro português para o parlamento, governo, autarquias, presidência e não votas em quem vai mamar dinheiro europeu?

Hum... <_<

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Sim, vou votar, agora em quem não sei ainda... decido amanhã quando tiver com a caneta na mão.

Autarquicas, Legislativas e Presidenciais posso resmungar mas acabo sempre por ir votar, agora uma eleição para decidir de quem é a vez de ir "mamar" uns milhares para Bruxelas sem fazer nenhum, não contem comigo :bye:

Votas em quem vai mamar dinheiro português para o parlamento, governo, autarquias, presidência e não votas em quem vai mamar dinheiro europeu?

Hum... <_<

Se o plunder ainda dissesse que não ia votar já que de todas as eleições esta das europeias é a que acaba por ter menor influência portuguesa, já que tudo está dependente do nº de deputados a eleger por país e existem países que elegem muito maior número de deputados, logo acabam por ter directamente maior poder de decisão das medidas a tomar, ainda fazia algum sentido.. :P

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Pronto, ok, agora vou usar a democracia para declarar de um direito que tenho:

Eu não voto nestas eleições europeias porque esta campanha foi um autêntico nojo, um lavar de roupa suja, em que de problemas da Europa e de Portugal se falou muito pouco ou nada, e em que BPN e afins foram usados como armas de arremesso entre os principais partidos, porque infelizmente a inteligência dos cabeças de lista (e dos próprios partidos) não dá para mais...

Poderia usar o meu direito ao voto em branco para manifestar a minha insatisfação mas como estou-me mesmo a cagar para Vitais Moreiras, Paulos Rangeis, e outros que tais, o melhor que faço mesmo é esperar por outras eleições.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Sim, vou votar, agora em quem não sei ainda... decido amanhã quando tiver com a caneta na mão.

Autarquicas, Legislativas e Presidenciais posso resmungar mas acabo sempre por ir votar, agora uma eleição para decidir de quem é a vez de ir "mamar" uns milhares para Bruxelas sem fazer nenhum, não contem comigo :bye:

Votas em quem vai mamar dinheiro português para o parlamento, governo, autarquias, presidência e não votas em quem vai mamar dinheiro europeu?

Hum... <_<

Que "obra" fizeram os deputados eleitos na eleição anterior? Não sei de nada, aliás a única coisa que sei é que os portugueses são dos que mais faltam

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Que "obra" fizeram os deputados eleitos na eleição anterior? Não sei de nada, aliás a única coisa que sei é que os portugueses são dos que mais faltam

A "obra" está sempre limitada ao nº de deputados que lá metes. Que podem fazer pouco mais de 20 deputados portugueses no meio de algumas centenas? Pouca coisa. Sobretudo se os países "grandes" da U.E. se fizerem impor (Reino Unido, França, Alemanha...). Isto é mais ou menos como imaginar, por exemplo, o Bloco de Esquerda no meio de toda a Assembleia da República. Que podem eles fazer sozinhos? Pouca coisa. Mas sempre podem dar a sua palavra, fazer e votar em propostas. Em termos concretos estamos muito longe de sermos um país com força dentro da U.E, e percebe-se bem porquê.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.