Jump to content

Vais Votar Nas Europeias?


leecher
 Share

Vais votar nas Europeias?  

109 members have voted

  1. 1.

    • Sim, para votar num partido
      56
    • Sim, para votar em branco/nulo
      26
    • Não, porque não quero saber
      27


Recommended Posts

Outra razão para ir votar é porque o podes fazer. Tens sorte de não viver no Senegal, ou no Iraque (antigo). Ou no antigo regime Português em que só uma elite votava.

Não votar é como regredir.

Há quem acredite que certas pessoas não deviam poder votar. Gostavas de ter alguém a decidir por ti?

Ou preferias que fosse compulsivo como em certos países em que TENS de votar ou vais preso?

Preso por ter cão preso por não ter.

MiniOn, isso do exame, pronto, eu até compreendo há alguma inteligência no que dizes, mas vê assim: até podes perder a fezada dum teste americano; ou uma passagem administrativa. Ok, fora de brincadeira. É diferente, e os argumentos do Rev e do Walt são suficientes. Tu também tens a inteligência de percebe-lo.

Pessoalmente, creio que não é o meu voto que vai influenciar muito (se me puser do ponto de vista indivíduo, formiga). Nenhum de nós acredita no fundo. Mas vê a força de um formigueiro: até podes dar cabo dele, matar umas formigas aqui e ali, mas não o eliminas completamente com uma pisadelas e ainda levas umas valentes ferroadas.

PS: eu não acredito que sejam todos iguais, e que só querem o poder. Acho que há muito boa gente aí a querer fazer o bem. acredito sim, que todos nós somos corrompiveis. Infelizmente.

Edited by Lara_CroftPT
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
E votaste no Sócrates?

E quem votou no Sócrates pode dizer mal dele?

Btw, é um direito meu, eu sei. Mas isso não implica que deva votar só porque sim.

E sim, são todos maus. Querem todos o "poder" pelo mesmo motivo: enriquecer à custa dos outros. Se houver dúvidas, basta ver o ciclo PS/PSD/PS/PSD...

Começo a achar que é mais certo que o ciclo da água (evapora/chove/evapora/chove...).

E achas que esses ciclos só acontecem aqui em Portugal? Em quase todos os países existe sempre um partido mais forte de direita e outro de esquerda. E esses ciclos acontecem naturalmente.

E eles querem enriquecer à custa dos outros? Epá, isso há "maus" e "bons" em todo o lado. Há sempre gente a querer meter a mão ao bolso, seja no governo, na politica em geral, numa obra de grande envergadura com um orçamento que estoirou, na banca, etc...

Os exemplos que tens no nosso país actualmente surgem de vários lados. Basta estar atento. -_-

Link to comment
Share on other sites

Agora é que acertaste. Votar é um direito, não um dever.

Errado! Votar é um dever cívico!

é mais um direito mas tb pode ser visto dessa maneira! Podemos pegar na frase: "Votar! Mais que um direito, é um dever!"

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Agora é que acertaste. Votar é um direito, não um dever.

Errado! Votar é um dever cívico!

é mais um direito mas tb pode ser visto dessa maneira! Podemos pegar na frase: "Votar! Mais que um direito, é um dever!"

Eu sempre ouvi dizer que é um dever cívico. Já desde de pequenino. :-..

Link to comment
Share on other sites

1. O sufrágio constitui um direito e um dever cívico.

2. Salvo motivo justificado, o não exercício de direito de voto determina inelegibilidade para os órgãos de soberania, bem como para os corpos administrativos, por período de tempo igual ao da duração do mandato do Presidente da República.

3. Compete ao juiz de direito da comarca respectiva declarar justificado o não exercício de direito de voto se tal lhe for requerido pelo interessado no prazo de sessenta dias após a eleição.

http://bdjur.almedina.net/item.php?field=n...p;value=1048307

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

ISto é tipo um off topic!

Epa, Eu sempre tive o acto de ir votar como um direito, não como um dever! Para mim não faz diferença... mas tenho que ir investigar onde isso está escrito!

EDIT: o Camurso_ já fez o favor!

Edited by Batunaz
Link to comment
Share on other sites

E votaste no Sócrates?

E quem votou no Sócrates pode dizer mal dele?

Btw, é um direito meu, eu sei. Mas isso não implica que deva votar só porque sim.

E sim, são todos maus. Querem todos o "poder" pelo mesmo motivo: enriquecer à custa dos outros. Se houver dúvidas, basta ver o ciclo PS/PSD/PS/PSD...

Começo a achar que é mais certo que o ciclo da água (evapora/chove/evapora/chove...).

E só existe o PS e o PSD?

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
ISto é tipo um off topic!

Epa, Eu sempre tive o acto de ir votar como um direito, não como um dever! Para mim não faz diferença... mas tenho que ir investigar onde isso está escrito!

EDIT: o Camurso_ já fez o favor!

Escusas de procurar mais. Basta ir à Constituição da República Portuguesa.

Artigo 49.º

Direito de sufrágio

1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral.

2. O exercício do direito de sufrágio é pessoal e constitui um dever cívico.

Constituição aqui

Link to comment
Share on other sites

Voçês estão a fritar o meu brain todo! :D

Nota-se! :P

:-..

mi no sêle português, mi sêle tuguês!

Edited by Batunaz
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Voçês estão a fritar o meu brain todo! :D

Isso deve ser verdade, só pessoas com o brain a fritar escrevem Voçês com cedilha. :P

Na boa ;)

Sendo um dever cívico, cada um tem a liberdade de fazer o que lhe apetecer sem que ninguém o critique, a democracia é isso mesmo, podermos decidir por nós próprios e não andar ninguém a dizer que devemos fazer "assim ou assado"....

Quem não vota desta vez, vota para a próxima. Quem nunca vota.... que tenha vergonha na cara e acorde. :-..

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Voçês estão a fritar o meu brain todo! :D

Isso deve ser verdade, só pessoas com o brain a fritar escrevem Voçês com cedilha. :P

Não batam mais no ceguinho... :(

Link to comment
Share on other sites

PS: eu não acredito que sejam todos iguais, e que só querem o poder. Acho que há muito boa gente aí a querer fazer o bem. acredito sim, que todos nós somos corrompiveis. Infelizmente.

Isto vai soar muito mal, mas não resisto à pergunta: qual é o teu preço? :-..

Link to comment
Share on other sites

PS: eu não acredito que sejam todos iguais, e que só querem o poder. Acho que há muito boa gente aí a querer fazer o bem. acredito sim, que todos nós somos corrompiveis. Infelizmente.

Isto vai soar muito mal, mas não resisto à pergunta: qual é o teu preço? :-..

Espero que não me estejas a perguntar quanto é o tombo... isso fica-te mal. :what:

Mas assim de repente, a vida de alguém que eu ame. Creio que fosse o suficiente.

Link to comment
Share on other sites

PS: eu não acredito que sejam todos iguais, e que só querem o poder. Acho que há muito boa gente aí a querer fazer o bem. acredito sim, que todos nós somos corrompiveis. Infelizmente.

Isto vai soar muito mal, mas não resisto à pergunta: qual é o teu preço? :-..

Espero que não me estejas a perguntar quanto é o tombo... isso fica-te mal. :what:

Mas assim de repente, a vida de alguém que eu ame. Creio que fosse o suficiente.

Estávamos a falar do corrupção, não distorças as minhas palavras. Eu até avisei que ia soar mal, ou seja, ia parecer uma coisa que não era... e tu conseguiste levar precisamente para o lado errado! :P

De qualquer maneira, não percebi a tua resposta. A vida daqueles que amamos são (supostamente) "priceless". Como és professora, a pergunta era mais no sentido de, imaginemos, um aluno não merecia passar de ano, mas os pais dele chamavam-te à parte e prometiam-te uma quantia em dinheiro, se desses positiva ao teu aluno. Nesta situação, qual era o teu preço? Ou não te deixavas corromper?

Link to comment
Share on other sites

PS: eu não acredito que sejam todos iguais, e que só querem o poder. Acho que há muito boa gente aí a querer fazer o bem. acredito sim, que todos nós somos corrompiveis. Infelizmente.

Isto vai soar muito mal, mas não resisto à pergunta: qual é o teu preço? :-..

Espero que não me estejas a perguntar quanto é o tombo... isso fica-te mal. :what:

Mas assim de repente, a vida de alguém que eu ame. Creio que fosse o suficiente.

Estávamos a falar do corrupção, não distorças as minhas palavras. Eu até avisei que ia soar mal, ou seja, ia parecer uma coisa que não era... e tu conseguiste levar precisamente para o lado errado! :P

De qualquer maneira, não percebi a tua resposta. A vida daqueles que amamos são (supostamente) "priceless". Como és professora, a pergunta era mais no sentido de, imaginemos, um aluno não merecia passar de ano, mas os pais dele chamavam-te à parte e prometiam-te uma quantia em dinheiro, se desses positiva ao teu aluno. Nesta situação, qual era o teu preço? Ou não te deixavas corromper?

Acho que não. Numa situação normal, obviamente que não! Os pais que usassem o dinheiro para o pôr em explicações. Aliás, na minha área não se aplica. Eu não passo ou reprovo ninguém. Eu preparo e dou o meu parecer.

Português para estrangeiros.

Agora, se me levassem a minha mãe sequestrada, por exemplo, a conversa era outra. Foi esse o sentido da minha resposta.

Se vês o Breaking Bad percebes o que quero dizer com "todos nós somos corrompiveis". Todos temos um preço e um ponto de pressão.

Link to comment
Share on other sites

Não li as páginas anteriores, mas tenho uma dúvida sobre isto.

Desde os meus 18 anos que fui sempre votar com o meu cartão de eleitor.

Ora, há coisa de 1 mês fui pedir o meu cartão de cidadão. Aquela merda nunca mais chega e entretanto o meu BI caducou. Tenho o cartão de eleitor feito num 8. Ainda está aceitável, mas de qualquer das formas, posso ir votar com BI caducado?

É que quem me atendeu na Loja do Cidadão na altura, não me soube responder com certeza. Disse que achava que agora as pessoas ficam automaticamente recenseadas.. ?!?

Alguém me pode esclarecer sobre isto?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.