Jump to content

Vais Votar Nas Europeias?


leecher
 Share

Vais votar nas Europeias?  

109 members have voted

  1. 1.

    • Sim, para votar num partido
      56
    • Sim, para votar em branco/nulo
      26
    • Não, porque não quero saber
      27


Recommended Posts

Voto em branco.

Nenhum dos candidatos serve os meus ideiais e além do mais, isto é um "tacho" de todo o tamanho.

Mas como meu dever cívico, vou votar e espero que todos o façam!

Não é por 10 minutos e 0,50€ pelo autocolante dos bombeiros que estão à porta ( :P ) que vão perder o dia.

Edited by tiagoalvin
Link to comment
Share on other sites

Como Eleições Europeias que são, os partidos deveriam ter apresentado ideias e debatido sobre assuntos europeus, e disso confesso que vi muito pouco. Vi apenas o costume, um desancar no PS e no Sócrates. (Acho muito bem que reclamem sobre o PS e esse senhor, mas não o façam nas Europeias. )

Por isso, BRANCO ! :mellow:

Link to comment
Share on other sites

Aproveito para lançar aqui duas observações que foram recentemente enunciadas em órgão de comunicação social.

A primeira observação prende-se com o voto em branco vs não votar. Na prática podem parecer coisas semelhantes, mas na realidade são bem diferentes. O voto em branco não conta para o lado da abstenção e é, regra geral, a manifestação de descontentamento com a classe política em geral. Por isso mesmo, nem que seja em branco, o acto de votar é um acto de cidadania.

A segunda observação vem ao encontro da primeira. É que recentemente também foi levantada a questão da contagem dos votos em branco. Na prática tem quase nenhuma influência na eleição dos candidatos, mas há quem sabiamente tenha já sugerido que os votos em branco se deviam reflectir em lugares vazios nos parlamentos. Dessa forma, sempre que os deputados olhassem para os lugares em branco ir-se-iam recordar sempre que há uns milhares que não se identificam com nenhum deles.

Link to comment
Share on other sites

E quem não pode ir?

podes smpr mandatar alguém para votar por ti. a lei permite-t isso.

Francamente vou votar, mas em branco ou num partido ñ sei.

S era para falar 90% do tmp sobre o estado do país, mais valia terem juntado europeias, legislativas e autárquicas no mesmo dia e arrumava logo isto.

Se os americanos são burros e conseguem num msm dia escolher desd o presidente ao xerife da terra, pq raio ñ conseguem os tugas distinguir as coisas?

Link to comment
Share on other sites

E quem não pode ir?

S era para falar 90% do tmp sobre o estado do país, mais valia terem juntado europeias, legislativas e autárquicas no mesmo dia e arrumava logo isto.

Se os americanos são burros e conseguem num msm dia escolher desd o presidente ao xerife da terra, pq raio ñ conseguem os tugas distinguir as coisas?

Pq o "socras" entendeu que o povo necessitava de ter tempo para pensar nas várias votações.

Enfim...

Link to comment
Share on other sites

http://www.euprofiler.eu/

Deu-me MMS, mas vou votar noutro partido.

o k m ficou + próximo foi o MEP - movimento esperança. :lol:

Dos "grandes" deu PS, o que acaba por ir de encontro às recentes opções, mas sempre tive noção k tinha postura de direita em alguns aspectos e na comparação com o partido, sou + exigente em segurança e finanças.

Link to comment
Share on other sites

Eu cá vou votar. Em quem ainda não sei. Mas vou votar, de certeza.

Quem não vota não tem qualquer direito a reclamar sobre o estado do país. querem reclamar? Votem.

A segunda observação vem ao encontro da primeira. É que recentemente também foi levantada a questão da contagem dos votos em branco. Na prática tem quase nenhuma influência na eleição dos candidatos, mas há quem sabiamente tenha já sugerido que os votos em branco se deviam reflectir em lugares vazios nos parlamentos. Dessa forma, sempre que os deputados olhassem para os lugares em branco ir-se-iam recordar sempre que há uns milhares que não se identificam com nenhum deles.

Olha, essa é que era uma excelente ideia. Acho que a Assembleia da Republica ia ficar às moscas! :lol:

Link to comment
Share on other sites

http://www.euprofiler.eu/

Deu-me MMS, mas vou votar noutro partido.

Site interessante. Obrigada Figos.

Eu estou noutra esfera, fico entre o partido que vou votar e o Partido Humanista (juro que nunca tinha ouvido falar nestes).

Hehehehehe... E estou o mais longe possível do CDS-PP :P . Já desconfiava ;)

No domingo vou estar nas mesas de voto. Tenho mesmo de estar. :stu:

Link to comment
Share on other sites

Não fiquei satisfeito com nada do que me foi apresentado... o meu voto vai em branco!

relativamente ao www.euprofiler.eu deu-me Partido humanista (?)

Link to comment
Share on other sites

Vou votar...e vou votar num partido. Na minha opinião ainda existem opções válidas.

Na actualidade um voto em branco vale tanto como não ir as urnas...isto em termos de eleição, pois o método utilizado é o de Dante :y: a nivel prático ir as urnas é sempre louvável e é o cumprir do dever cívico.

Link to comment
Share on other sites

Vou votar...e vou votar num partido. Na minha opinião ainda existem opções válidas.

Na actualidade um voto em branco vale tanto como não ir as urnas...isto em termos de eleição, pois o método utilizado é o de Dante :y: a nivel prático ir as urnas é sempre louvável e é o cumprir do dever cívico.

Não senhor... o voto em branco é uma expressão de opinião tão válida como meter lá a cruz no quadrado.

Link to comment
Share on other sites

Bom, isto foi o que me explicaram: (não sei se até que ponto é verdade mas faz-me um confusão enorme

Voto em branco» na teoria lugares vazios

Votos nulos, e abstenção» contam para desempate do partido com maioria

Imaginemos, num universo de 100 votantes, há 10 lugares politicos.

Vão votar 23. 12 votam x, 9 y, 1 z, 1 branco;

6 lugares vão para o x

4 para o y

0 para o z

É claro que os números são diferentes, mas já ouve actos eleitorais, curiosamente perto do verão, em que a abstenção foi enorme. Ir votar ou ir à praia.... hummmm...

Os que não querem saber, tudo bem. Mas abstenham-se no futuro de fazer comentários sobre a governação. Os outros agradecem. Os que vão votar em branco, força. Pelo menos podem dizer que estes gajos são todos uns ladrões, que não acreditam em nada nem ninguém. Eu pelo menos acredito em vocês ;). Os que não sabem muito bem, votem naquele que acreditem mais. Não tentem dar a maioria. Vão acabar frustrados, por terem sido as pessoas que meteram os idiotas no poder. Votem naquele que pelo menos está mais de acordo com o que acreditam.

Há 4 anos tínhamos o PSD no poder. Eu sei que a memoria é curta, mas na altura ninguém gostava nem deles, líderes, nem da coligação. A economia, apesar de ainda não haver crise já estava de tanga. No fim toda a gente reclamava, não podia com eles, mas ninguém os tinha eleito. Ou pelo menos ninguém o admitia. Nunca vi um povo tão feliz com uma dissolução de assembleia. Depois votou tudo no Outro partido. Isto é para dizer: não votem em maiorias que não se identifiquem. Só se vão desiludir. Votem em quem acreditam ou melhor se identifiquem. Pelo menos não estão a deixar que os outros façam as decisões por vocês...

Na politica acho que é dos únicos caso em que a união faz a estupidez. Antes a diversidade.

Link to comment
Share on other sites

É vdd, a nivel europeu o partido que mais se identifica com as minhas ideologias e no grafico é um exact match é o... piratpartiet da suécia e imaginem lá de quem é que é... :- :- :-

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos.

Há uma diferença bastante grande entre votar em branco e não votar. Votar é um dever.

O problema das eleicções europeias, relativamente aos votos em branco é que estes não servem de nada. Segundo o que ouvi hoje de manhã na TSF, os votos em branco não contam para nada. Nem, sequer, para se efectuarem novas eleições. Não têm peso algum.

Sendo assim, já que o meu voto em branco tem significado nulo, vou votar num daqueles partidos que nunca ouvi falar... <_<

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.