Jump to content

Airbus A330 Desapareceu Hoje De Manhã Dos Radares.


Revenge
 Share

Recommended Posts

Isto cada vez está mais confuso.

As FIR (espaço aereo) n controlado é mto extenso, principlamente no oceano e a área dos Açores é quase toda a extensão do atlântico norte.

Mas há vezes em que certas FIR, passam para outras FIR (para poupar trabalho).

Mas o avião pode ter usado mesmo uma rota dirigida a africa e depois subir por "ali acima".

Especulando...

O que parece é que ele apanhou com mau tempo mesmo em cima e terá sido isso a causa de avarias graves. Também já soube, por linhas travessas, que devido a politicas apertadas na questão dos combustíveis, não há grande margem de manobra para contornar tempestades, sendo que na rota que ele fez é costume haver. A imagem de satélite acima mostra isso mesmo.

Agora... o que me faz uma grande confusão é o facto de em voos sobre o atlântico, durante uma grande parte da viagem os aviões não estão a ser controlados por nenhum radar... :blink: ... apenas vão reportando a sua posição de X em X distância.

Dito por que percebe, o sistema é seguro. No entanto, em face de uma tragédia anda agora a FAB a procurar uma agulha num palheiro. Num grande palheiro...

Link to comment
Share on other sites

O que me espanta é não levarem mais combustível para situações destas. Até porque se não for necessário, o combustível continua dentro do avião, não perdem o dinheiro que ele custou.

Link to comment
Share on other sites

O que me espanta é não levarem mais combustível para situações destas. Até porque se não for necessário, o combustível continua dentro do avião, não perdem o dinheiro que ele custou.

não continua não que eles deitam combustivel fora para aterrar
Link to comment
Share on other sites

Especulando...

O que parece é que ele apanhou com mau tempo mesmo em cima e terá sido isso a causa de avarias graves. Também já soube, por linhas travessas, que devido a politicas apertadas na questão dos combustíveis, não há grande margem de manobra para contornar tempestades, sendo que na rota que ele fez é costume haver. A imagem de satélite acima mostra isso mesmo.

Bom, não é tão linear assim.

O que existe é várias rotas, quer sejam denominadas pelas FIR, pelas companhias aereas, governos, etc...

Nunca há uma só rota. Há rotas que são estabelecidas em pleno voo.

Agora... o que me faz uma grande confusão é o facto de em voos sobre o atlântico, durante uma grande parte da viagem os aviões não estão a ser controlados por nenhum radar... :blink: ... apenas vão reportando a sua posição de X em X distância.

Dito por que percebe, o sistema é seguro. No entanto, em face de uma tragédia anda agora a FAB a procurar uma agulha num palheiro. Num grande palheiro...

Isso tem uma simples explicação.

A onda de radar viaja em linha recta. O avião voa circunscrevendo o planeta, mantendo uma certa altitude.

Ora, no oceano Atlântico, não há postos intermédios para ter controlos de radar (à excepção dos Açores) que cubram todo o espaço aereo sobre o oceano.

Gráfico feito às 3 pancadas, mas dá para entender o que quis dizer:

Posted Image

Ou seja, o avião no gráfico está numa zona fora da cobertura dos radares, logo não é possível ser detectado pelo mesmo.

O que me espanta é não levarem mais combustível para situações destas. Até porque se não for necessário, o combustível continua dentro do avião, não perdem o dinheiro que ele custou.

não continua não que eles deitam combustivel fora para aterrar

Errado.

Só libertam combustivel em excesso caso seja uma aterragem de emergência.

Fora isso, têm sempre combustivel que os levam até ao aeroporto mais próximo do inicial, caso falhem a aterragem.

Edited by tiagoalvin
Link to comment
Share on other sites

Bom, não é tão linear assim.

O que existe é várias rotas, quer sejam denominadas pelas FIR, pelas companhias aereas, governos, etc...

Nunca há uma só rota. Há rotas que são estabelecidas em pleno voo.

Ò Tiago, eu sei que não é linear e daí o meu 'especular'. O que te sei dizer, e isso não é especular, é que há uma política muito apertada na questão dos consumos. Oficialmente a segurança nunca está em causa, no entanto, 'off the record' às vezes a coisa não é bem assim...

Isso tem uma simples explicação.

A onda de radar viaja em linha recta. O avião voa circunscrevendo o planeta, mantendo uma certa altitude.

Ora, no oceano Atlântico, não há postos intermédios para ter controlos de radar (à excepção dos Açores) que cubram todo o espaço aereo sobre o oceano.

Fui esclarecedor?

Sim, qb.

Mas com gps isso não era facilmente ultrapassável? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Mas com gps isso não era facilmente ultrapassável? :unsure:

Mas os aviões têm.

Não é bem GPS, chama-se ECAM (Electronic Centralised Aircraft Monitor).

Daí eles terem a ultima informação do avião.

O problema foi que quando desapareceu do radar, tb desapareceu do ECAM.

E aí pode entrar o curto-circuito que danificou todos ou grande parte dos intrumentos de voo.

Edited by tiagoalvin
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que cai um avião todos os dias (Assim dito às três pancadas), mas nunca dão a notícia, porque não acontecem no mundo ocidentall.

Já quando aquele avião aterrou num rio nos EUA da América, eu foi pesquisar e ainda estavam a falar dessa aterragem passado dias, já tinham caído mais 2 aviões não sei onde.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que cai um avião todos os dias (Assim dito às três pancadas), mas nunca dão a notícia, porque não acontecem no mundo ocidentall.

Já quando aquele avião aterrou num rio nos EUA da América, eu foi pesquisar e ainda estavam a falar dessa aterragem passado dias, já tinham caído mais 2 aviões não sei onde.

Um avião quando cai é sempre notícia, onde quer que caia. Mesmo que se siga a tua lógica absurda, será na notícia em todo o lado, ou porque o avião é de uma companhia ocidental, ou porque viajam passageiros ocidentais no avião. Como já se disse, o avião é o meio de transporte mais seguro. (Porque o metro não conta -_- )
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que cai um avião todos os dias (Assim dito às três pancadas), mas nunca dão a notícia, porque não acontecem no mundo ocidentall.

Já quando aquele avião aterrou num rio nos EUA da América, eu foi pesquisar e ainda estavam a falar dessa aterragem passado dias, já tinham caído mais 2 aviões não sei onde.

Um avião quando cai é sempre notícia, onde quer que caia. Mesmo que se siga a tua lógica absurda, será na notícia em todo o lado, ou porque o avião é de uma companhia ocidental, ou porque viajam passageiros ocidentais no avião. Como já se disse, o avião é o meio de transporte mais seguro. (Porque caminhar não conta -_- )

Fixed! :-..

Link to comment
Share on other sites

Caminhar não...podes ser atropelado, roubado, violado, cair numa fossa, cair-te um raio em cima, levar com uma ave na cara, levar com um vaso...tanta coisa.

Edited by lastdt
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que cai um avião todos os dias (Assim dito às três pancadas), mas nunca dão a notícia, porque não acontecem no mundo ocidentall.

Já quando aquele avião aterrou num rio nos EUA da América, eu foi pesquisar e ainda estavam a falar dessa aterragem passado dias, já tinham caído mais 2 aviões não sei onde.

Um avião quando cai é sempre notícia, onde quer que caia. Mesmo que se siga a tua lógica absurda, será na notícia em todo o lado, ou porque o avião é de uma companhia ocidental, ou porque viajam passageiros ocidentais no avião. Como já se disse, o avião é o meio de transporte mais seguro. (Porque o metro não conta -_- )

Ouviste falar do avião que caiu na Indonésia à 11 dias e matou 98 pessoas ou o outro à 26 dias nos camarões com vários mortos? Também à 11 dias caiu um avião com 11 pessoas no Brasil com vítimas. E outro no Brasil com à 6 dias com vítimas. Ouviste as notícias? Deram em primeira mão no telejornal?

Eu não fiz considerações sobre se o avião é um dos transportes mais seguros :-

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Ouvi...eu não me limito a ver ornais portugueses...Claro que é normal que em Portugal, casos em que não haja um grande número de mortos não tenham tanto destaque, mas o da Indonésia foi notícia.

Edited by lastdt
Link to comment
Share on other sites

Caminhar não...podes ser atropelado, roubado, violado, cair numa fossa, cair-te um raio em cima, levar com uma ave na cara, levar com um vaso...tanta coisa.

Dentro do avião podes ser roubado, furtado, violado, levar com um raio ou ainda.... levar com um chato a melgar-te durante 3 horas de voo. :-..

Link to comment
Share on other sites

"Nenhuma esperança para o voo da Air France Rio-Paris", afirmaram fontes aeroportuárias

Posted Image

O Airbus A330 é o avião comercial de passageiros com maior capacidade de operação em médias e longas distâncias, fabricada pela Airbus.

falso. Esqueceram-se deste:

Posted Image

Link to comment
Share on other sites

terrorismo ??? será ?

Português acabou por não embarcar no voo AF 447

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português desmentiu a notícia avançada a meio da tarde de que um passageiro português teria embarcado no voo da Air France que desapareceu esta manhã enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico

Link to comment
Share on other sites

"Nenhuma esperança para o voo da Air France Rio-Paris", afirmaram fontes aeroportuárias

Posted Image

O Airbus A330 é o avião comercial de passageiros com maior capacidade de operação em médias e longas distâncias, fabricada pela Airbus.

falso. Esqueceram-se deste:

Posted Image

A noticia acima tende a cair em erro, porque não é explícita.

O que a noticia deveria de dizer é que o A-330 é o avião com o melhor ratio de fiabilidade / economia / capacidade.

Ao que parece o avião estava a enviar sinais sucessivos de anomalias, algo pouco comum.

O que aponta para uma das minhas teorias iniciais (a outra é uma descompressão explosiva).

Avião é atingido por um raio, e o DLS tem uma anomalia que permite que a energia penetre nos sistemas electrónicos do avião.

A partir daí, tudo pode falhar.

Edited by tiagoalvin
Link to comment
Share on other sites

O Airbus A330 é o avião comercial de passageiros com maior capacidade de operação em médias e longas distâncias, fabricada pela Airbus.

A frase até pode estar correcta. O A380 não é um avião para médio curso, mas sim longo curso.

Sobre o raio ter dado cabo do A330... como foi dito, até hoje nunca nenhum avião caiu pelo simples facto de ter sido atingido por um raio. E o que sabemos é que um avião nunca cai por um único factor, mas sim por uma cadeia de factores que todos juntos, geram a catástrofe.

Mas há sempre uma primeira vez... :unsure:

Link to comment
Share on other sites

O Airbus A330 é o avião comercial de passageiros com maior capacidade de operação em médias e longas distâncias, fabricada pela Airbus.

A frase até pode estar correcta. O A380 não é um avião para médio curso, mas sim longo curso.

Sobre o raio ter dado cabo do A330... como foi dito, até hoje nunca nenhum avião caiu pelo simples facto de ter sido atingido por um raio. E o que sabemos é que um avião nunca cai por um único factor, mas sim por uma cadeia de factores que todos juntos, geram a catástrofe.

Mas há sempre uma primeira vez... :unsure:

Quando dizem que até hoje não houve nenhum avião que tenha caido por causa de um raio, referem-se à simples explosão.

Obvio que é muito improvável... mas não é impossível.

O que pode ter acontecido é o raio ter atingido o DLS (sistema colocado no nariz e no "rabo" do avião para servir de ponte entre o raio e a terra), e o mesmo ter alguma anomalia, o que permitiu que a energia ou parte dela, tenha penetrado na fuselagem.

Para ajudar à festa, junto ao DLS, situa-se o radar e as antenas de comunicação... se algo falhou no DLS, os meios de comunicação foram logo à "viola".

Depois disto, há 2 cenários:

- A energia penetrou nos sistemas mecânico, e perderam qualquer controlo sobre os motores, flaps, etc...

- A energia penetrou nos instrumentos de navegação, destruindo o ECAM (estilo de GPS), bússola digital, etc...

No 1º cenário, não podem fazer nada e tanto podem ter tentado planar o avião até ao mar (caso falhe os motores), como o avião entrar em espiral.

No 2º cenário, os pilotos simplesmente perdem qualquer tipo de localização. Não têm contacto visual com nada, e não sabem a que altitude estão.

Mas lá está, há 1001 razões.

Edited by tiagoalvin
Link to comment
Share on other sites

Mas se um raio cair sobre avião, não importa o sitio atingido pois o metal é condutor e faz espalhar a electricidade para o resto do avião e só depois de espalhar é que afecta o interior. Como acontece com os carros.

Edited by unknown5
Link to comment
Share on other sites

Mas se um raio cair sobre avião, não importa o sitio atingido pois o metal é condutor e faz espalhar a electricidade para o resto do avião e só depois de espalhar é que afecta o interior. Como acontece com os carros.

O DLS existe para ajudar a conduzir o raio até à terra.

Como sabes, o raio procura sempre o caminho mais curto em direcção ao solo.

No caso dos aviões, convém que seja feito ao longo do avião, afastando-o das asas.

Mas basta haver uma falha na fuselagem, para a energia penetrar nos sistemas electricos.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.