Jump to content

Curta Metragem Portuguesa Ganha Palma De Ouro


Batunaz
 Share

Recommended Posts

Realmente, um português ganha lá fora a Palma de Ouro e ainda se metem a criticar e a deitar abaixo.

Os detractores pensem um bocadinho, ponham de lado se gostam ou não gostam, se irão ou não gostar desta curta portuguesa. Agora fixem-se somente numa coisa: um português ganhou uma Palma de Ouro pela 1ª vez em Cannes.

É isso que conta. O prémio. Não é se a obra agrada a uns e desagrada a outros. Isso é secundário. ;)

Link to comment
Share on other sites

Dizer que não presta vendo um video de 4 minutos é de crítico mesmo....Depois levar com gás pimenta não é sinónimo de ai ou ui, já levei com gás pimenta e arde de caraças e custa respirar mas não me pus aos berros. E se ganhou a Palma de Ouro é porque foi o melhor das curtas-metragens e não há volta a dar. Não sei quantas foram nomeadas mas sem as ver todas não posso dizer " esta porcaria ganhou", é como dizer que o slumdog millionaire não merecia ter ganho o oscar de melhor filme e não ter visto nenhum dos outros filmes nomeados.

Edited by Mama.aki
Link to comment
Share on other sites

Claro que é sempre bom algum Portugues ganhar algo, sem dúvida, e nesta situação digo o mesmo.

Mas em relação ao pequeno excerto que vi, pode ter sido pequeno, mas como é curta metragem, não o torna assim tão pequeno, já que a curta só tem 17 minutos.

Se num excerto de 4 minutos eu vejo logo que os actores não valem nada, obviamente não vai melhorar nos restantes minutos, por isso que deixe isso claro, a actuação nesta curta não vale nada, quer tenha ganho a palma, o globo ou sei lá mais o que.

Há filmes de 2 horas em que os actores bons têm uma excelente actuação durante essas 2 horas e não de 15 em 15 minutos para o caso de dizerem que talvez fosse só essa parte em que não tiveram uma boa actuação.

Edited by rainbow
Link to comment
Share on other sites

Claro que é sempre bom algum Portugues ganhar algo, sem dúvida, e nesta situação digo o mesmo.

Mas em relação ao pequeno excerto que vi, pode ter sido pequeno, mas como é curta metragem, não o torna assim tão pequeno, já que a curta só tem 17 minutos.

Se num excerto de 4 minutos eu vejo logo que os actores não valem nada, obviamente não vai melhorar nos restantes minutos, por isso que deixe isso claro, a actuação nesta curta não vale nada, quer tenha ganho a palma, o globo ou sei lá mais o que.

Há filmes de 2 horas em que os actores bons têm uma excelente actuação durante essas 2 horas e não de 15 em 15 minutos para o caso de dizerem que talvez fosse só essa parte em que não tiveram uma boa actuação.

Até posso achar a curta nada de especial quando a vir, mas nao podes tirar o valor a uma coisa so porque nao gostaste dela. Isto não é como ires ao supermercado e dizeres que aquelas maçãs sao melhores que as do lado. Há pessoas a avaliar as curtas e como foi dito esta curta teve um orçamento baixinho, de certeza que nao pôde arranjar grandes actores com formação, nem de certeza era o que ele pretendia, e há outros parâmetros de avaliação além da representação ainda que esta ultima tenha muito valor. Uma coisa como já disse é certa, e é que se ganhou é porque das nomeadas foi a melhor curta.

Link to comment
Share on other sites

Claro que é sempre bom algum Portugues ganhar algo, sem dúvida, e nesta situação digo o mesmo.

Mas em relação ao pequeno excerto que vi, pode ter sido pequeno, mas como é curta metragem, não o torna assim tão pequeno, já que a curta só tem 17 minutos.

Se num excerto de 4 minutos eu vejo logo que os actores não valem nada, obviamente não vai melhorar nos restantes minutos, por isso que deixe isso claro, a actuação nesta curta não vale nada, quer tenha ganho a palma, o globo ou sei lá mais o que.

Há filmes de 2 horas em que os actores bons têm uma excelente actuação durante essas 2 horas e não de 15 em 15 minutos para o caso de dizerem que talvez fosse só essa parte em que não tiveram uma boa actuação.

E tu a dares com os actores e com o facto de serem maus. :P

Isso pelos vistos, caso tenhas razão, não contou para nada para quem lhe atribuiu o prémio. Esta curta, e se por acaso a vires na íntegra, até pode ser uma das piores curtas-metragens que já tenhas visto. Mas isso não abafa nem um pouco a Palma de Ouro que recebeu. O que conta aqui, digo mais uma vez, não são as interpretações, não é se a curta é boa ou má para mim ou para ti. O que conta então? A Palma de Ouro... :-..

Link to comment
Share on other sites

Claro que é sempre bom algum Portugues ganhar algo, sem dúvida, e nesta situação digo o mesmo.

Mas em relação ao pequeno excerto que vi, pode ter sido pequeno, mas como é curta metragem, não o torna assim tão pequeno, já que a curta só tem 17 minutos.

Se num excerto de 4 minutos eu vejo logo que os actores não valem nada, obviamente não vai melhorar nos restantes minutos, por isso que deixe isso claro, a actuação nesta curta não vale nada, quer tenha ganho a palma, o globo ou sei lá mais o que.

Há filmes de 2 horas em que os actores bons têm uma excelente actuação durante essas 2 horas e não de 15 em 15 minutos para o caso de dizerem que talvez fosse só essa parte em que não tiveram uma boa actuação.

Eu vivo na periferia de Lisboa, e posso-te dizer que os gangster style de meio metro que andam por aqui podiam ser da família dos putos que interpretam a curta. Também andam em bando e falam como estes putos. Além do mais, o próprio realizador diz que não são profissionais, o que é um ponto a favor dele e aumenta o realismo.

Tenho de concordar com o Mama.aki, em dois assuntos. Primeiro não tens de gritar com violência. Ás vezes ate se fica sem pio. Depois com o caso do Slum Dog. Nos Óscares só tinha visto o caso do Benjamim Buttons (...) e achava que esse é que merecia ganhar (apesar de ter visto os trailers do Slum Dog). Foi preciso ver o filme para perceber o quanto tinha de genial.

Estás no teu direito de não gostar. Estás no teu direito de até achar que não é merecido. Mas fica-te mal, sem dúvida, o desdém. Eu também não gosto de Saramago, mas reconheço o prestígio que o Nobel trouxe ao nosso pequeno cantinho do mundo.

PS. E prefiro que um jovem que aborda estas assuntos fique com carta branca para fazer o que quiser, que o Manuel de Oliveira, que ainda hoje acho secante...

Link to comment
Share on other sites

Claro que é sempre bom algum Portugues ganhar algo, sem dúvida, e nesta situação digo o mesmo.

Mas em relação ao pequeno excerto que vi, pode ter sido pequeno, mas como é curta metragem, não o torna assim tão pequeno, já que a curta só tem 17 minutos.

Se num excerto de 4 minutos eu vejo logo que os actores não valem nada, obviamente não vai melhorar nos restantes minutos, por isso que deixe isso claro, a actuação nesta curta não vale nada, quer tenha ganho a palma, o globo ou sei lá mais o que.

Há filmes de 2 horas em que os actores bons têm uma excelente actuação durante essas 2 horas e não de 15 em 15 minutos para o caso de dizerem que talvez fosse só essa parte em que não tiveram uma boa actuação.

Eu vivo na periferia de Lisboa, e posso-te dizer que os gangster style de meio metro que andam por aqui podiam ser da família dos putos que interpretam a curta. Também andam em bando e falam como estes putos. Além do mais, o próprio realizador diz que não são profissionais, o que é um ponto a favor dele e aumenta o realismo.

Tenho de concordar com o Mama.aki, em dois assuntos. Primeiro não tens de gritar com violência. Ás vezes ate se fica sem pio. Depois com o caso do Slum Dog. Nos Óscares só tinha visto o caso do Benjamim Buttons (...) e achava que esse é que merecia ganhar (apesar de ter visto os trailers do Slum Dog). Foi preciso ver o filme para perceber o quanto tinha de genial.

Estás no teu direito de não gostar. Estás no teu direito de até achar que não é merecido. Mas fica-te mal, sem dúvida, o desdém. Eu também não gosto de Saramago, mas reconheço o prestígio que o Nobel trouxe ao nosso pequeno cantinho do mundo.

PS. E prefiro que um jovem que aborda estas assuntos fique com carta branca para fazer o que quiser, que o Manuel de Oliveira, que ainda hoje acho secante...

PPFFFTTTT!!! O Nobel trouxe prestigio a Portugal? ....muito pouco, muito pouco. Alias, o Nobel serviu para mostrar o quao atrasado estamos artisticamente, prova disso foi o facto do vencedor do Nobel se ter mudado para Espanha onde foi muito mas muito mais reconhecido.

Btw, a Lara diz que nao gosta de Saramago, mas reconhece o seu valor...o Walt diz que nao viu a curta, diz que nao interessa os gostos pessoais ou as interpretacoes, mas sim o facto de ter sido reconhecido, sendo por isso BOM...

Deja vu...isto faz-me lembrar algo...

@DAGC: Se tivesses lido bem, tinhas compreendido que essa frase tem uma opiniao neutra...primeiro tenta perceber antes de comecares a dizer asneira.

Link to comment
Share on other sites

PPFFFTTTT!!! O Nobel trouxe prestigio a Portugal? ....muito pouco, muito pouco. Alias, o Nobel serviu para mostrar o quao atrasado estamos artisticamente, prova disso foi o facto do vencedor do Nobel se ter mudado para Espanha onde foi muito mas muito mais reconhecido.

Btw, a Lara diz que nao gosta de Saramago, mas reconhece o seu valor...o Walt diz que nao viu a curta, diz que nao interessa os gostos pessoais ou as interpretacoes, mas sim o facto de ter sido reconhecido, sendo por isso BOM...

Deja vu...isto faz-me lembrar algo...

@DAGC: Se tivesses lido bem, tinhas compreendido que essa frase tem uma opiniao neutra...primeiro tenta perceber antes de comecares a dizer asneira.

Ao menos sabes pk é que ele se mudou para Espanha, achas que o reconhecimento foi a causa, pensa lá um bocadinho...

Dou-te 2 pistas, ele é comunista e a mulher é espanhola!

Link to comment
Share on other sites

@DAGC: Se tivesses lido bem, tinhas compreendido que essa frase tem uma opiniao neutra...primeiro tenta perceber antes de comecares a dizer asneira.

E eu li bem ;)

Apenas disses-te algo que não entrou em concordância com o que se disse aqui... Falaste que uns deitavam a baixo, outros glorificavam em ver... o primeiro tipo de pessoas esteve aqui... o segundo não vi nenhum.

Link to comment
Share on other sites

PPFFFTTTT!!! O Nobel trouxe prestigio a Portugal? ....muito pouco, muito pouco. Alias, o Nobel serviu para mostrar o quao atrasado estamos artisticamente, prova disso foi o facto do vencedor do Nobel se ter mudado para Espanha onde foi muito mas muito mais reconhecido.

Btw, a Lara diz que nao gosta de Saramago, mas reconhece o seu valor...o Walt diz que nao viu a curta, diz que nao interessa os gostos pessoais ou as interpretacoes, mas sim o facto de ter sido reconhecido, sendo por isso BOM...

Deja vu...isto faz-me lembrar algo...

@DAGC: Se tivesses lido bem, tinhas compreendido que essa frase tem uma opiniao neutra...primeiro tenta perceber antes de comecares a dizer asneira.

Ao menos sabes pk é que ele se mudou para Espanha, achas que o reconhecimento foi a causa, pensa lá um bocadinho...

Dou-te 2 pistas, ele é comunista e a mulher é espanhola!

AHAHAHA....

1-Eu nunca disse que o reconhecimento foi a causa, sei que houve mais que uma causa e nao foi politica...pelo menos pela maneira em que estas a interpretar a situacao. Ele mudou-se porque o pais nao aceitou a sua forma de arte, e de encarar o mundo. A opressao politica, expressou as palavras do povo, que era dominado pelo catolicismo, do qual ele nao faz parte.

@DAGC: Acho que atribuir valor a algo que nunca vimos so por ser portugues 'e glorificar ...ja vi expressoes como "'e de louvar" etc..

Link to comment
Share on other sites

...o Walt diz que nao viu a curta, diz que nao interessa os gostos pessoais ou as interpretacoes, mas sim o facto de ter sido reconhecido, sendo por isso BOM...

Ok, vejo-me obrigado a constatar que estamos perante um caso de literacia com a língua portuguesa na sua vertente escrita.

É isso que conta. O prémio. Não é se a obra agrada a uns e desagrada a outros. Isso é secundário. ;)

Bom é o prémio, não é a curta-metragem.

Nunca digo que algo é bom ou mau sem passar os olhos por cima dessa coisa. Eu só estou a falar do prémio. Esquece a curta. A curta-metragem apenas foi o meio para se chegar a um fim: vencer a Palma de Ouro em Cannes.

Da mesma forma que eu posso-me estar a cagar para as obras de José Saramago, literalmente (por acaso não é o caso). Mas achei que foi bom ele ter ganho o prémio Nobel. Bom para ele, mas essencialmente bom para o país, porque nos deu alguma (mesmo que pouca) projecção lá fora.

Portanto, o que é bom no meio disto tudo é o reconhecimento dado a alguém por um prémio importante, o resto, fica para depois. :P

Link to comment
Share on other sites

AHAHAHA....

1-Eu nunca disse que o reconhecimento foi a causa, sei que houve mais que uma causa e nao foi politica...pelo menos pela maneira em que estas a interpretar a situacao. Ele mudou-se porque o pais nao aceitou a sua forma de arte, e de encarar o mundo. A opressao politica, expressou as palavras do povo, que era dominado pelo catolicismo, do qual ele nao faz parte.

@DAGC: Acho que atribuir valor a algo que nunca vimos so por ser portugues 'e glorificar ...ja vi expressoes como "'e de louvar" etc..

Epa... Mas é assim tão difícil, ele sempre foi comunista convicto e adepto do iberismo (união de portugal com espanha). Por divergencias com os comunistas e com alguns membros do governo... Nessa altura havia uma jornalista espanhola que era quem mais o conhecia em espanha, que tinha uma panca por homens mais velhos, ele juntou-se a ela e foram viver para as canárias.. Simple like that. Agora não ser reconhecido pela obra que fez?

Resumindo: Houve 2 causas para sair do país, a sua pancada pelo iberismo e o relacionamento com uma espanhola.

PS. Sinceramente, a figura dele é completamente igual... Não ganho mais nem menos dinheiro por causa dele, e duvido que qualquer um de vocês ganhe... E este sr. a única coisa de jeito que fez por Portugal é o escrever livros em português, porque de resto é tal e qual a maioria dos emigrantes portugueses, só sabem dizer mal, mas são sempre os primeiros a abandonar o barco! Mas quando é para receberem palminhas nas costas dos coitados dos tugas que por cá ficaram são sempre os primeiros a vir! Sinceramente, pó crl!

Link to comment
Share on other sites

AHAHAHA....

1-Eu nunca disse que o reconhecimento foi a causa, sei que houve mais que uma causa e nao foi politica...pelo menos pela maneira em que estas a interpretar a situacao. Ele mudou-se porque o pais nao aceitou a sua forma de arte, e de encarar o mundo. A opressao politica, expressou as palavras do povo, que era dominado pelo catolicismo, do qual ele nao faz parte.

@DAGC: Acho que atribuir valor a algo que nunca vimos so por ser portugues 'e glorificar ...ja vi expressoes como "'e de louvar" etc..

Epa... Mas é assim tão difícil, ele sempre foi comunista convicto e adepto do iberismo (união de portugal com espanha). Por divergencias com os comunistas e com alguns membros do governo... Nessa altura havia uma jornalista espanhola que era quem mais o conhecia em espanha, que tinha uma panca por homens mais velhos, ele juntou-se a ela e foram viver para as canárias.. Simple like that. Agora não ser reconhecido pela obra que fez?

Resumindo: Houve 2 causas para sair do país, a sua pancada pelo iberismo e o relacionamento com uma espanhola.

PS. Sinceramente, a figura dele é completamente igual... Não ganho mais nem menos dinheiro por causa dele, e duvido que qualquer um de vocês ganhe... E este sr. a única coisa de jeito que fez por Portugal é o escrever livros em português, porque de resto é tal e qual a maioria dos emigrantes portugueses, só sabem dizer mal, mas são sempre os primeiros a abandonar o barco! Mas quando é para receberem palminhas nas costas dos coitados dos tugas que por cá ficaram são sempre os primeiros a vir! Sinceramente, pó crl!

Detesto retirar excertos da Wikipedia, mas estudei Saramago e sei as razoes porque ele saiu de Portugal: "Members of the country's Catholic community were outraged by Saramago's representation of Jesus Christ as a fallible human being. Portugal's conservative government would not allow Saramago's work to compete for the European Literary Prize, arguing that it offended the Catholic community. As a result, Saramago and his wife moved to Lanzarote, an island in the Canaries". Yap. it's that simple.

Btw, nao acho que o que ele ja fez tenha sido pouco...ele nao teve foi o reconhecimento e o valor merecido.Quem sabe, se os seus trabalhos fossem aproveitados para o cinema, se ja nao teriamos outra qualidade de filmes...ups!...parece que os Zucas chegaram primeiro!

So mais uma coisa, tas-te a contradizer, ele ja fez mais do que muitos Portuguesese abandonou Portugal na mesma sem receber a fama que devia ter recebido...

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Esta cena do Português dizer mal do que é português só por dizer mete um pouco de nojo... seja em arte, desporto ou outra cena qualquer...

ora nem mais... enfim.

B)

Aviso desde já que ainda não vi a curta...

Mas e dizer bem só porque é português? Tb não é válido? O mourinho só por ser português é tipo deus, mas se fosse estrangeiro quase que aposto que mais diabo... Isto é válido para tudo... Olhem por exemplo a Helena Coelho nas bonecas do Camarinha, chegou onde chegou, porque era tuga... Por isso acho que sempre que se compara um tuga com um estrangeiro, há sempre quem diz mal e quem diz bem... Aqui o estrangeiro é quem perdeu para ele...

Anyway, já vi algumas curtas portuguesas, e são bem melhores que as longas...

2 anos depois vi esta curta.... e acho que não está grande coisa...

Tal como disse há 2 anos atrás, não é por ser portuguesa e ter ganho um festival todo xpto, que vou vê-la de outra forma!!

Sinceramente acho que é uma perca de tempo, vê-la... 14m de curta e 3m a comentar isto!

Leva um 4/10

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.