Jump to content

França Elimina Transsexualidade Como Doença.


Prym3r
 Share

Recommended Posts

Roselyne Bachelot, ministra da saúde, anunciou sábado 16 de Março que será publicado um decreto neste sentido. As associações que lutam contra a transfobia aplaudem uma decisão "histórica".

Um porta-voz do ministério declarou que a Alta Autoridade da Saúde conjuntamente com a ministra da saúde, publicarão um decreto para a transexualidade deixar de ser considerada como doença em França.

As pessoas transexuais beneficiam de uma isenção de taxas moderadoras devido a serem considerados como doentes crónicos, uma situação traumatizante e que pode originar uma confusão entre problemas de identidade de género e doenças mentais.

As custas estatais asseguradas pelo estado continuarão a ser asseguradas. O Comité IDAHO (International Day Against Homophobia and transphobia) classificou esta decisão como "histórica" e que faz da França "o primeiro país a tomar esta decisão". O presidente do Comité IDAHO, Louis-Georges Tin, sublinhou que "há 30 anos Robert Badinter eliminou a homossexualidade do Código Penal, hoje Roselyne Bachelot excluíu a transidentidade do rol das doenças mentais". A Association Homosexualités et Socialisme (HES) afirmou que "é tempo de se passar das palavras aos actos concretos na luta contra as discriminações e violências que sofrem as pessoas trans".

Personalidades politicas de esquerda (Martine Aubry, Daniel Cohn-Bendit, Marie-George Buffet, Jacques Delors...) e intelectuais (Elisabeth Badinter, Elfriede Jelinek...) publicaram no Le Monde uma petição para que a OMS, a ONU e os estados mundiais "recusem a transfobia", precisando que "associar a transexualidade a doenças mentais é uma visão arcaica não somente falsa e insultuosa, mas também que "reenforça as discriminações e estigmatizações".

Link to comment
Share on other sites

Cá também é, não é preciso teres ido a frança :D

E tem 100% de participação do estado, na 'cura' .

a serio? :mellow: .... não percebo, porque? ....

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.