Jump to content

Vasco Granja Morreu


camurso_
 Share

Recommended Posts

Foi o primeiro a usar o termo "banda desenhada"

Vasco Granja morreu esta madrugada em Cascais

04.05.2009 - 16h04 Carlos Pessoa

Vasco Granja, divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, morreu esta madrugada em Cascais. Tinha 83 anos.

Autodidacta e com múltiplos interesses culturais ao longo da sua vida, Vasco Granja nasceu em Campo de Ourique (Lisboa) a 10 de Julho de 1925. Começou a trabalhar, ainda muito novo, nos antigos Grandes Armazéns do Chiado, e depois ao balcão da Tabacaria Travassos, na baixa lisboeta, que consideraria, anos mais tarde, a sua universidade. O seu interesse pelo cinema surge na adolescência e aos 16 anos chegaria a ser admitido como segundo assistente de fotografia no filme “A Noiva do Brasli”, de Santos Neves.

No início da década de 50 envolve-se no movimento cineclubista, tendo desempenhado funções directivas no Cine-Clube Imagem. Granja foi preso pela primeira vez pela polícia política do Estado Novo em Novembro de 1954, quando militava clandestinamente no PCP. Esteve preso sem julgamento seis meses e quando foi libertado voltou às suas actividades cineclubísticas e à divulgação cultural na imprensa. Datam de 1958 os seus primeiros artigos sobre o cinema de animação, nomeadamente na sequência da descoberta dos filmes experimentais do canadiano Norman McLaren.

No início da década de 60 arranja trabalho na Livraria Bertrand, onde se manteve até à reforma.

É preso de novo em 1963, julgado e condenado a 18 meses de prisão. Quando foi libertado, em 1965, Vasco Granja retoma a sua actividade cultural, com artigos nos “media” sobre cinema e literatura.

O seu nome é habitualmente associado à divulgação da banda desenhada em Portugal. O termo “banda desenhada” é, aliás, utilizado pela primeira vez por Granja num artigo publicado pelo “Diário Popular” em 19 de Novembro de 1966.

Integra a equipa fundadora da revista francesa de crítica e ensaio de banda desenhada “Phénix”, nos anos 60 e participa regularmente no Salone Internazionale dei Comics, em Lucca (Itália), o mais importante encontro do género nos anos 70.

Em Portugal, a sua actividade de divulgação da banda desenhada intensifica-se a partir do aparecimento da edição portuguesa da revista “Tintin”, em Junho de 1968, onde escrevia e traduzia artigo, além de ter a responsabilidade da secção de cartas aos leitores. Foi director da segunda série da revista “Spirou” (edição portuguesa) e coordenador da edição de banda desenhada da Bertrand. Animou o “Quadrinhos”, um dos primeiros fanzines surgidos em Portugal, em 1972. Esteve ligado à fundação da primeira livraria especializada de BD em Lisboa, O Mundo da Banda Desenhada, em 1978.

Em 1974 e 1975 integra o júri do Salão Internacional de BD de Angoulême. Depois de 25 de Abril de 1974, Vasco Granja mantém um programa regular sobre cinema de animação na RTP, que teve mais de 1000 emissões e divulgou sistematicamente as grandes escolas internacionais do género. Estava reformado desde 1990.

fonte

:(

Link to comment
Share on other sites

Muitas saudades este Senhor vai deixar.

Ainda me lembro dos incontáveis desenhos da cortina de ferro que tinhamos que gramar para ver um do bugs bunny.

rip :(

É mesmo isso, o contraste dos desenhos animados da Checoslováquia, que ninguém percebia e ninguém (ou quase ninguém) curtia, com os desenhos da Warner no fim do programa...

Figura incontornável dos anos 80.

RIP.

Link to comment
Share on other sites

Um obrigada ao nosso querido amigo Vasco Granja, que animou as nossas vidas, as tardes de sábado com A pantera cor-de-rosa, Bugs Bunny, Duffy Duck, os filmes de animação de Leste e divulgou a BD em Portugal.

Foi sem dúvida, um grande senhor que nos ajudou a crescer e a sonhar.

O texto não é meu, mas transmite bem o que me vai na alma. Condolências aos familiares e amigos.

Link to comment
Share on other sites

Foi graças a ele que aprendi a 1ª palavra de Leste: KONIEC

... e que me metia confusão todos os desenhos animados americanos terem produtos ACME,.... e o que seria Merrie Melodies e Looney Tunes?

O tempo que demorei a aprender o que aquilo era.

Um grande RIP PARA UM HERÓI DA MINHA INFÂNCIA

bonecorebelde_1b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.