Jump to content

Problema / Duvida


Skywriter
 Share

Recommended Posts

Então é assim: cheguei agora a casa depois de ter passado o fim-de-semana fora e quando liguei o meu computador o disco não me arrancou o SO.

Andei a ver e tal e fui tentar arrancar com um Live CD do Ubuntu. Aquilo arranca em linha de comandos e começa a dar uma série de erros I/O em relação ao disco.

A minha pergunta é: é possível que os discos SATA deixem de funcionar, temporariamente, por causa de baixas temperaturas?! É que isso já me aconteceu com o leitor de DVD e passado uns dias voltou ao normal. E eu, por acaso, deixei a janela do quarto aberta durante o fim-de-semana... :dumb:

É possível, ou foi mesmo o disco que foi ao ar? :(

Link to comment
Share on other sites

Nop, não é de baixas temperaturas.

Aliás, quando um disco se encontra estragado a nível físico, existe um "mito urbano" que se meteres o HDD no frio (frigorífico ou mesmo congelador) , ele após 1h funciona o suficiente para lhe conseguires tirar os dados.

Mito ou não, uma vez funcionou comigo :)

Pelo contrário, altas temperaturas danificam diversos componentes do hdd, quanto mais fresquinhos mais duram.

Quanto ao teu disco, dependendo da marca, vai ao site e transfere as ferramentas de diagnóstico. Elas dão-te certezas sobre o HDD.

Link to comment
Share on other sites

Mas é que o disco nem é detectado na BIOS... :(

O que é muito estranho porque o PC está sempre fresquinho e o disco só tem 6 meses...

Essa cena do frigorífico, é a sério?! :eek:

Ainda vou experimentar! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mas é que o disco nem é detectado na BIOS... :(

O que é muito estranho porque o PC está sempre fresquinho e o disco só tem 6 meses...

Essa cena do frigorífico, é a sério?! :eek:

Ainda vou experimentar! :lol:

Yah a cena do frio é verdade, eu meto-os no congelador e já salvei umas quantas cenas importantes a algum pessoal.

Isso é muito mau sinal... ouves algum barulho estranho vindo do disco? Tenta ligar a outra porta SATA ou até mesmo a outra controladora se possível.

Link to comment
Share on other sites

Já experimentei ligar com os cabos do Leitor e DVD mas não dá nada na mesma.

Ele ouve-se a "iniciar" mas é só durante 2/3 segundos e depois não se ouve mais ruído de actividade.

Bem, já andei pelo ZWAME a ver e parece que houve uma data de discos da Seagate com defeito de fabrico... Fui ao site da marca confirmar e o meu está na lista... Amanhã vou passar pela loja onde o comprei, para ver o que se pode fazer... Lá se vai 1TB pelo cano abaixo... -_-

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.