Jump to content

Vão Abrir Mais 18 Centros Comerciais Em Portugal


Guest Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Guest Walt Sousa
Vão abrir mais 18 centros comerciais em Portugal

Apesar da crise, os promotores continuam a apostar em Lisboa e Porto

Um total de 18 centros comerciais deverão ser inaugurados em 2009 e 2010, totalizando uma área 740 mil metros quadrados, segundo dados da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), avança a «TSF».

No anuário da APCC, 2008/2009, são apontados os projectos que estavam marcados para este ano, num total de uma dezena, incluído o Dolce Vita Tejo, com a maior Área Bruta Locável (ABL), de 122 mil metros quadrados, que vai ser inaugurado a 7 de Maio, pelo promotor Chamartín Imobiliária.

Segundo a mesma rádio, em Portugal, o valor médio de ABL por mil habitantes é de 228,6 metros quadrados, ou seja, acima da média europeia.

Colombo vai ser destronado

O Dolce Vita passa a ter a maior área, em Portugal, destronando o centro comercial Colombo que tem 119.958 metros quadrados, embora tenha 401 lojas.

A APCC destaca a entrada no mercado de três «retail parques», em Lisboa e Portimão, em 2009, e em Setúbal, em 2010, representando oito por cento da ABL total.

Apesar do «contexto adverso», como salienta a associação, os empreendimentos estão autorizados e com abertura confirmada pelos respectivos promotores que continuam a preferir as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, onde será instalada metade da área comercial.

A região de Lisboa deverá assistir ainda à inauguração de novos espaços em locais como Alverca ou Sintra.

Os centros classificados de grandes (entre 40 mil e 80 mil metros quadrados) e muito grandes (superiores a 80 mil metros quadrados) são 16 e correspondem a 16,3 por cento do total mas são responsáveis por 42,5 por cento da área, 36,3 por cento das lojas e cerca de 44 por cento do emprego.

A Área Metropolitana de Lisboa concentra 38 centros comerciais, sobretudo na periferia norte (18) e na cidade (12).

É a resposta à crise. :-..

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
É o fim do comércio tradicional.

É o comércio tradicional que vai ter que adaptar-se. Quem não o conseguir fazer, acaba por fechar.

Estamos em 2009, não estamos em 1987, quando o centro comercial Amoreiras foi inaugurado.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

Link to comment
Share on other sites

eu hei-de sempre continuar a ir comprar carne ao talho do quim zé (ao lado do mercado da rosinha que tem aqueles pãezinhos maravilhosos)...

Edited by iRule
Link to comment
Share on other sites

eu hei-de sempre continuar a ir comprar carne ao talho do quim zé (ao lado do mercado da rosinha que tem aqueles pãezinhos maravilhosos)...

em famalicao nao e ?

Link to comment
Share on other sites

eu hei-de sempre continuar a ir comprar carne ao talho do quim zé (ao lado do mercado da rosinha que tem aqueles pãezinhos maravilhosos)...

em famalicao nao e ?

Famalicão Aqui!!!! :D :D 5 mins da trofa :-..

})

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que o comércio tradicional só morre se os comerciantes quiserem...reparem, temos (quase) todas as lojas na baixa (por exemplo) que temos em centros comerciais que abrem as 10h e fecham entre as 23h e a 00h...as lojas tradicionais abrem as 9h e fecham entre as 19h e as 20h...em geral, entra-se ao trabalho entre as 8h e as 9h, tem-se 1h para almoçar e acaba entre as 18h e as 20h...chegar e não chegar a casa com o transito, mais meia hora...onde raio, as pessoas que trabalham têm tempo para ir às compras à baixa, por exemplo?

Por outro lado...cada Centro Comercial tem milhares de lugares de estacionamento...a maioria, completamente grátis...quem me conseguir dizer como ir à baixa, arranjar facilmente lugar de estacionamento sem pagar praí €1,5 por hora num parque de estacionamento me diga por favor...já para não falar dos acessos, que cada vez mais são piores com a quantidade de obras que são feitas...

É claro que o Talho do Zé e a frutaria da Maria nunca vão fechar, mas isso é uma situação completamente diferente..

O Walt tem toda a razão quando diz que o comércio tradicional terá que se adaptar...

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Eu acho que o comércio tradicional só morre se os comerciantes quiserem...reparem, temos (quase) todas as lojas na baixa (por exemplo) que temos em centros comerciais que abrem as 10h e fecham entre as 23h e a 00h...as lojas tradicionais abrem as 9h e fecham entre as 19h e as 20h...em geral, entra-se ao trabalho entre as 8h e as 9h, tem-se 1h para almoçar e acaba entre as 18h e as 20h...chegar e não chegar a casa com o transito, mais meia hora...onde raio, as pessoas que trabalham têm tempo para ir às compras à baixa, por exemplo?

Por outro lado...cada Centro Comercial tem milhares de lugares de estacionamento...a maioria, completamente grátis...quem me conseguir dizer como ir à baixa, arranjar facilmente lugar de estacionamento sem pagar praí €1,5 por hora num parque de estacionamento me diga por favor...já para não falar dos acessos, que cada vez mais são piores com a quantidade de obras que são feitas...

É claro que o Talho do Zé e a frutaria da Maria nunca vão fechar, mas isso é uma situação completamente diferente..

O Walt tem toda a razão quando diz que o comércio tradicional terá que se adaptar...

Reforçando o que foi dito.

Quer gostemos ou não, os centros comerciais começaram a aparecer e hoje já se tornaram uma banalidade. Parecem cogumelos. Isso vai obrigar a que haja uma selecção entre o "bom" e o "mau" comércio tradicional. Entre aqueles que conseguem manter-se porque apesar de serem mais caros oferecem qualidade e aqueles que não o conseguem fazer. O "bom" comércio tradicional não morre. Existe uma filtragem.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.