Jump to content

Gripe Mexicana - Vírus H1n1


Kubrick
 Share

Recommended Posts

Já todos ouviram falar. Faltava um tópico e algumas explicações. Também é importante ir actualizando o status da coisa que começa a tomar contornos preocupantes...

A gripe

"Provavelmente só porque é fim de semana é que os meus amigos, conhecendo-me como virologista, ainda não me questionaram sobre a gripe "suína". Infelizmente, o termo é errado. No caso da gripe aviária que apareceu há poucos anos, houve infecção de algumas centenas de humanos, mas sem que o vírus pudesse passar desses humanos a outros. Agora é diferente.

De suína, esta gripe só tem a origem. De facto, ela é bem humana. Na história da gripe, o aparecimento das grandes epidemias mundiais (pandemias) foi quase sempre por adaptação ao homem de vírus suínos da gripe. Por isto, as expectativas em relação ao vírus aviário H5N1 (sigla que identifica os dois principais antigénios do vírus, e que definem se temos ou não imunidade contra ele) eram a de, com alguma probabilidade, na situação do Extremo Oriente de grande concentração conjunta de aves, porcos e humanos, o vírus aviário H5N1 passar para o porco e deste para o homem, adquirindo capacidade de transmissão homem a homem.

Afinal, como tantas vezes acontece na emergência de novos vírus, a situação foi surpreendentemente diferente. O que aparece é um novo vírus humano - insisto, humano, transmissível de homem a homem - com origem no porco mas no outro lado do globo, no México. Também não é um H5N1 e por isto, como eu e muitos escrevemos na altura, era tolice investir em vacinas contra um vírus que ninguém sabia o que viria a ser - mas sim um H1N1, desaparecido da história da virologia há quase um século. Foi o tipo de vírus que causou a terrível pandemia de 1918, a espanhola, que matou mais gente na Europa do que a guerra mundial que tinha terminado pouco antes. É certo que tem havido, nos últimos invernos, algumas infecções com H1N1, mas não é o tipo hoje mais vulgar e nada garante que o novo vírus seja neutralizado por vacinação com os últimos H1N1 circulantes.

Hoje, os dados oficiais mexicanos revelam cerca de 1300 infectados com 81 mortes, uma taxa de letalidade já considerável. Também já há casos nos EUA. O que significa isto? Não quero ser alarmista, mas os meus leitores têm o direito ao que de mais objectivo eu, especialista, possa dizer.

Considero uma situação muito preocupante, porque estamos perante condições muito diferentes do que eram as tradicionais na emergência de novas pandemias de gripe. A sua origem não é em zonas rurais da Ásia mas sim numa área metropolitana de 20 milhões de pessoas, em estreito contacto favorecedor de transmissão por via respiratória. Em segundo lugar, os vírus hoje viajam de avião. Finalmente, como disse atrás, trata-se de um tipo de vírus contra o qual há dezenas de anos que não há qualquer resistência imune nem há vacinas rapidamente disponíveis.

Que fazer, em Portugal? Para já, a nível individual, nada. A nível das autoridades de saúde, vigilância, controlo a nível de medicina das viagens, planeamento desde já de condições de hospitalização e isolamento de milhares de possíveis doentes (atenção, vai ser a esta escala, transformando a FIL em hospital). O que faria agora eu, como indivíduo? Obviamente, cancelar qualquer viagem marcada para o México ou para o sul dos EUA. Informar-me junto do meu médico sobre todos os sinais de alerta, os sintomas da gripe, que muita gente confunde com os de uma vulgar constipação. Se começar a haver casos em Portugal, usar máscara, deixar de frequentar locais com muita gente, isolar em casa, como prisioneiros, os nossos pais septuagenários. E, se a religião ajuda, rezar frequentemente.

Mas também ter em conta que o mesmo progresso e actual modo de vida que nos vai trazer o vírus de avião também vai permitir o diagnóstico muito precoce da doença, a produção limitada mas razoável de medicamentos e de vacinas.

P. S. - Já imagino o que vai haver por aí de pânico em relação ao consumo de carne de porco! Mesmo que a gripe fosse suína, não era pela carne que se transmitiria. Mas, como chamei a atenção, "suína" é neste caso uma referência enganosa, tem a ver só com a origem. Quem a vai ter são os humanos, não os pobres suínos.

P. S. (21:30) - Últimos dados (não confirmados nos "sites" oficiais): cerca de 20 casos nos EUA, detectados já alguns casos no Canadá, no Japão e na Nova Zelândia.

(27.4.2009, 11:30) - Também alguns casos (1 confirmado, 17 suspeitos) já aqui ao lado, na Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para o nível 5 o alerta por causa da gripe mexicana, confirmou em Genebra a directora-geral da organização, Margaret Chan, acrescentando que todos os países devem activar os seus planos de preparação contra uma pandemia.

O alerta ficou agora a um passo do seu nível máximo, o 6, e significa que uma pandemia está iminente.

O anúncio foi feito às 21 horas, depois do fim da reunião do Comité de Urgência da organização, constituído por cerca de 15 peritos internacionais e que foi chamado a discutir precisamente o aumento de nível.

A OMS apelou a todos os países que activem os seus planos de preparação para uma pandemia.

“Todos os países devem activar imediatamente o seu plano de preparação para a pandemia”, avisou a directora-geral da OMS, falando numa teleconferência, em Genebra.

O mundo está melhor preparado do que em qualquer momento da história para enfrentar uma pandemia, disse Margaret Chan, citada pela Reuters.

O vírus continua a desenvolver-se e não mostra “nenhum sinal de abrandamento”, dissera durante a tarde o director-geral adjunto da organização, Keiji Fukuda. “Ainda não estamos lá, mas a estamos a aproximarmo-nos”, admitira em relação ao nível 5.

A fase 5 indica “um sinal forte de que uma pandemia está iminente” e de que sobra pouco tempo para o mundo se preparar. O critério principal para anunciar um nível de alerta destes é a doença ter desenvolvido dois focos autónomos em dois países diferentes.

Segundo dados dos países referidos pela própria OMS no seu site, até às 18h00 de hoje nove países relataram oficialmente 148 casos de infecções com a nova estirpe do vírus H1N1. Washington deu conta de 91 casos humanos confirmados, com uma morte – um bebé de 23 meses residente no México, mas que morreu no Texas depois de regressar do seu país. O México, de onde o vírus começou a espalhar-se para o mundo, confirmava 49 casos, incluindo sete mortes. Mas o país considera que 149 é o número de mortes “prováveis” causadas por esta gripe.

Espanha confirmou o que se pensa ser o primeiro contágio secundário identificado deste vírus: um rapaz que foi infectado na Catalunha e cuja namorada acabara de regressar do México. Ao todo, há dez casos confirmados em Espanha, 13 no Canadá, 1 na Áustria, 3 na Alemanha, 5 no Reino Unido, 3 na Nova Zelândia, 13 no Canadá e 2 em Israel.

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

1º texto - João Vanconcelos Costa

http://jvcosta.planetaclix.pt/moleskine.html#10

2º texto - Público

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia....&idCanal=11

A gripe (II)

Últimos dados, 27 de Abril, ao fim da noite.

Casos confirmados/suspeitos: Espanha, 1/20; Reino Unido, 2/5; Bélgica, 0/6; Suíça, Suécia e Dinamarca, 0/5; Canadá, 6/12; Brasil, 0/2; Colômbia, 0/9, Coreia do Sul, 1/0. Nos EUA, 40 casos confirmados (ontem 20). No México, 1600 casos, 149 mortes (ontem 1300, 81). Embora com números ainda diminutos, é já mesmo uma pandemia declarada, no sentido do aparecimento de casos em todos os continentes.

A OMS passou a situação de alerta de grau 3 (em 6) para grau 4 e considera que a pandemia está iminente, sendo apenas uma questão de tempo. Considera também que não vai ser viável a contenção da doença (isto é, o o confinamento dos doentes) em situação de pandemia e que a estratégia deve ser a de “mitigação” (tratamento, vacinação se e quando possível).

Entretanto, a Ministra da Saúde vem afirmar que não há razão para alarmes. Porque ainda não há nenhum caso em Portugal. E amanhã, quando aterrar o próximo avião vindo do México? A ministra está mal aconselhada, faz uma declaração ambígua e perigosa, que só se pode fazer quando há a certeza de um controlo da situação. Neste momento já não há e o risco é o de, com declarações destas, quando a situação for catastrófica, e pode bem ser, ninguém acreditar no que então a ministra tiver de dizer. O que devia ela dizer agora?

1. É muito provável que venhamos a sofrer, como todo o mundo, uma pandemia global contra a qual nem o país mais evoluído em saúde pode fazer nada. Vamos é tentar minimizar as consequências.

2. Não vamos dar expectativas irrealistas, como nenhum país pode dar, de que vai haver alguma imunidade, de que é certo que vamos poder vacinar, de que vamos poder tratar a doença. Ninguém sabe, com rigor científico, o que vai ser esta pandemia.

3. Entretanto, enquanto não temos nenhum caso, vamos estar no maior nível de alerta, nos aeroportos, no acompanhamento de viajantes regressados do México, na capacidade de isolamento de doentes, enquanto forem poucos casos.

4. Com a maior honestidade, não vamos transmitir à opinião pública a ideia de que não há razão para preocupação. Não se gerar alarme, sim, porque não adianta nada, mas mostrar que se domina cientificamente e tecnicamente a situação. Começar já a aconselhar os comportamentos de defesa, anunciar medidas gerais a tomar oportunamente (encerramento de estabelecimentos, anulação de concentrações humanas, uso de máscaras, confinamento de idosos, etc.)

Entretanto, a China e a Rússia proibiram a importação de carne suína do México. Estupidez criminosa. Estupidez por si própria, enormidade científica em relação aos pobres animais que apenas se limitaram a passar a gripe aos humanos e só por via respiratória, nada a ver com as febras; criminosa porque desvia as preocupações populares para o que não faz sentido. Será coincidência que isto venha desses lados? Bem gostaria de não misturar ideologia com tudo isto, mas parece-me que aqueles países ainda sofrerão muito para saírem do esquema estalinista.

P. S. - Ouço nas notícias que, amanhã, há cerca de 400 portugueses prontos a partir de avião para passar férias no México. Uma pessoa diz que economizou muito para estas férias e que não se vai aproximar de porcos. Outras, não estes viajantes, dizem que pelo seguro não vão comer carne de porco. Este país está louco?

E ouço Obama, com a vantagem da clareza da língua inglesa: "it's not a case for alarm, but it's a case for concern". Não é o que tentei escrever nesta nota?

P. S. 2 - Era bom que se deixasse cair definitivamente esta designação de gripe suína. Não é uma questão de requinte terminológico, é que tem consequências práticas, incluindo a preocupação de muitas pessoas em relação ao consumo de carne de porco. Todas as grandes pandemias de gripe tiveram origem no porco, como esta (em alguns casos, como agora se esperava, na Ásia, com passagem prévia das aves para o porco): a espanhola, a asiática, a de Hong Kong. Esta, actual, é também uma doença já estabelecidamente humana, que de suína só tem a origem. Sugiro que se passe a falar sempre de GRIPE MEXICANA.

P. S. (28.4.2009, 19:09) - A OMS também sugere que não se use mais a designação de "gripe suína". O que não tinha era de seguir a minha sugestão e propõe "nova gripe", em vez de "gripe mexicana". Não gosto muito, não é a tradição virológica, mas compreendo o cuidado com as susceptibilidades nacionais. Hoje já apanhei muita bordoada de uma leitora mexicana do Público. Portanto, também vou adoptar esta designação, "nova gripe".

http://jvcosta.planetaclix.pt/moleskine.html#10

Edited by unknown5
Link to comment
Share on other sites

não tinha o autor, recebi por mail. Thanks

Mais uma actualização, está grave mesmo. Só em portugal é que não, por enquanto! Também vi a reportagem de uns que iam para o México e uma disse que já tinha pago a viagem e que ia na mesma, depois se essa burra apanhar a gripe será a primeira a mandar vir porque não tem o governo a dar-lhe apoio... :dumb:

Link to comment
Share on other sites

Depois de ter lido algumas coisas apercebi-me da real dificuldade da situação, o mundo está a lutar contra dois vírus, a gripe mexicana e a estupidez humana. Assim vai ser difícil lol

Link to comment
Share on other sites

Isto não é tipo aquela merda do ai-Jesus-que-morremos-todos-por-causa-dos-pintos-mas-afinal-parece-que-não-dá-em-nada-a-não-ser-o-boost-das-vendas-de-medicamentos-e-o-enchimento-dos-bolsos-dos-podres-de-ricos-que-ficam-ainda-mais-podres-de-ricos?

É que se não é, parece... :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta se calhar um bocado parva, existe pessoal infectado que já tenha recuperado e voltado á vida normal?

A taxa de mortalidade não é de 100%, nem perto disso.

Como tal sim.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta se calhar um bocado parva, existe pessoal infectado que já tenha recuperado e voltado á vida normal?

ya, houve quem tomasse o tamiflu e recuperassem bem...

tamiflu, para quem não sabe foi o medicamento desenvolvido para o H5N1.

Link to comment
Share on other sites

Já vi também aqui em Lisboa, no metro. É uma questão de tempo até chegar aqui. Depois deste fim de semana alargado é quase certo que os que voltam do México tenham feito merda.

Link to comment
Share on other sites

Já agora como ainda não houve nada aqui sobre isto, há sintomas, se sim quais? E por que vias é que se pode propagar?

Sintomas - febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga.

Ou seja, não sabes se tens porque são os mesmos que uma gripe normal. O problema neste caso é que o ser humano não tem os anticorpos para esta variante, nem linfócitos B (Células de memória que se lembram da infecção e produzem anticorpos contra os vírus neste caso) e por isso é que a taxa de mortalidade é algo elevada, pelo menos se esses dados estiverem certos é de 6%, porque o corpo terá de se adaptar à nova variante.

O contágio é pelas gotículas que libertamos de saliva e de secreções nasais. Convém por isso lavar as mãos regularmente pois as mãos contactam com muitos objectos.

Isto claro quando se confirmarem casos em Portugal. Até lá não vale a pena entar em paranóia.

E digo desde já que o primeiro texto, está muito bom. Esclarecedor.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.