Jump to content

Bicicleta Na Cidade


sotokai
 Share

Recommended Posts

quem mora sem ser no porto ou em Lisboa só não anda porque não quer.

edit: Não vejo bem qual é a diferença assim tão grande do porto e lisboa para o resto das cidades...

Edited by Hyde
Link to comment
Share on other sites

Não havia um projecto para a criação de ciclovias em Lisboa?

Está em execução, mas a ciclovia Carnide-Monsanto está mesmo a terminar e vai ser muito boa!

Mas existem várias ciclovias em Lisboa, não existem é lá pelo meio, tipo baixa ou bairro alto (prémio montanha). Isso é que era.

LOL porquê? O que é que isso tem a ver?

A seguir ás duas que disse tens (perdoem-me os outros) Guimarães, Braga e Aveiro como as outras cidades principais e todas elas têm boa estrutura de ciclovias, inclusivé em Aveiro e Braga tens o serviço Buga e BUTE respectivamente. Guimaraes está toda muito organizada e juntinha e era na boa circular lá de bicicleta.

Depois tens o Alentejo e o Algarve onde é tudo plano e sem tráfego de maior problemática, tranquilo também mesmo sem ciclovias em toda a cidade, mesmo assim no Algarve há aquela que vai de Sagres a Espanha.

Porto e Lisboa são verdadeiramente dificieis de biclar. São altos e baixos, muito declive. Depois porque ainda temos as ruas reféns dos carros, não tens sequer as vias necessárias para os carros que afluem quanto mais para as bicicletas, ainda para mais as metropoles como Lisboa e Porto são fragmentadas, ou seja, o pessoal reside na periferia e trabalha no centro, logo tens aí em media no mínimo uns 30 km para se fazer por dia. E isso de bicicleta é muita duro. alem disso o sistema de transportes ainda não está pronto para se conciliar com a bicicleta, isso era logo meio caminho andado.

O problema é cultural também. O pessoal prefere levar o carro e pagar parque. Somos todos muito comodistas ainda.

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

gostava de saber se alguém aqui do forum, utiliza a bicicleta no dia-a-dia; nas suas deslocações diárias para o trabalho; na cidade?

Comecei a faze-lo à cerca de 2 meses, habitualmente são 10km por dia (5km para cada lado) e o resultado é absolutamente brutal. O dinheiro que poupo, a redução no stress e a melhoria na condição fisica são evidentes. Tudo isto numa cidade com poucas condições para tal, como é Lisboa.

Respostas a questões como: lisboa é uma cidade ciclável? Qual a bicicleta? O clima? A roupa? Poderão ser encontradas aqui:

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

http://bicicletanacidade.blogspot.com/

Para se inspirarem:

http://www.copenhagencyclechic.com/

Se mais gente utiliza-se a bicicleta em portugal, passariam a existir mais condições e as condições de vida melhoravam substancialmente.

Eu tenho carta e desde há dois anos tento utilizar a bicicleta para tudo, como ir às compras, passeios, recados e desporto em geral. Só ando de carro com o meu namorado e quando nos ausentamos, levamos as bicicletas, que são idênticas, para nos deslocarmos nesse local (seja parques de campismos ou casa de férias fixa.

Sinceramente acho que muitos problemas se resolveriam se mais gente utilizasse a bicicleta tão frequentemente como eu. Mas devo dizer que ando a ficar desmotivada, pois os automobilistas acham que os ciclistas não pertencem na estrada e são super agressivos, para não dizer estúpidos. A verdade é que eu não ando a gasolina e apanho muitas subidas no meu percurso, pois vivo numa zona geograficamente acidentada da periferia de Lisboa. Como tal, ás vezes abrando, às vezes sou impelida pela força do vento... enfim, coisas que só quem não anda de bicicleta desconhece. E levo com muitos imbecis que praticamente só lhe falta lançarem-me por ribanceiras abaixo. E o que era uma rotina de pelo menos 6 km diários, está-se a tornar cada vez menos frequente.

Tenho uma bicicleta baratucha que tenho vindo a apetrechar, à medida que posso: num assento mais confortável, numa buzina, nuns pedais de metal, para lamas etc. anda este fim de semana tive de comprar quase de emergência uns rolamentos para a parte onde assenta o volante que estavam todos desfeitos. Se não fosse a embirrice do meu namorado em que algo estava errado, nunca tinha dado com isso.. Nem sabiam que pertenciam à bicicleta. Mas não tem nada a ver com a revisão a um carro nem nada.

O que me preocupa, um pouco, é o facto da bicicleta não ter estatuto. Isto é, não ter uma legislação. O código da estrada peca por omissão. Não somos obrigados a ter seguros e, como tal, não pertencemos à estrada nem fora dela, pois nos passeios somo como terroristas, carmagedons à procura de pontos... ou assim nos vêm.

Já agora, este tópico foi muito útil, especialmente por me ter levado a este sítio (FAQ do "código dos velocípedes"), que não conhecia.

Quanto à petição pode considerar-se assinada. Venham mais destas que até arranjo quem subscreva.

Por isso um bem haja a quem anda de bicicleta. :clap: Dificilmente matarão alguém nela e estão a proteger o meu planeta.

PS. Quanto ao banho, isso é indispensável. E tal como creches, acho que também deviam haver balneários nos local de trabalho. Não só para quem anda de bicicleta, mas para quem anda de transportes públicos no verão, ou para quem leva com aquelas enchurradas no Inverno.... Utopias...

Link to comment
Share on other sites

Não havia um projecto para a criação de ciclovias em Lisboa?

Está em execução, mas a ciclovia Carnide-Monsanto está mesmo a terminar e vai ser muito boa!

Mas existem várias ciclovias em Lisboa, não existem é lá pelo meio, tipo baixa ou bairro alto (prémio montanha). Isso é que era.

LOL porquê? O que é que isso tem a ver?

A seguir ás duas que disse tens (perdoem-me os outros) Guimarães, Braga e Aveiro como as outras cidades principais e todas elas têm boa estrutura de ciclovias, inclusivé em Aveiro e Braga tens o serviço Buga e BUTE respectivamente. Guimaraes está toda muito organizada e juntinha e era na boa circular lá de bicicleta.

Depois tens o Alentejo e o Algarve onde é tudo plano e sem tráfego de maior problemática, tranquilo também mesmo sem ciclovias em toda a cidade, mesmo assim no Algarve há aquela que vai de Sagres a Espanha.

Porto e Lisboa são verdadeiramente dificieis de biclar. São altos e baixos, muito declive. Depois porque ainda temos as ruas reféns dos carros, não tens sequer as vias necessárias para os carros que afluem quanto mais para as bicicletas, ainda para mais as metropoles como Lisboa e Porto são fragmentadas, ou seja, o pessoal reside na periferia e trabalha no centro, logo tens aí em media no mínimo uns 30 km para se fazer por dia. E isso de bicicleta é muita duro. alem disso o sistema de transportes ainda não está pronto para se conciliar com a bicicleta, isso era logo meio caminho andado.

O problema é cultural também. O pessoal prefere levar o carro e pagar parque. Somos todos muito comodistas ainda.

Até aqui inventas largo/falas do que não sabes lol

Braga não é plana, sim a zona da uminho até é planita, agora sai dessa zona, basta andares 500m até ao feira nova que começas logo a trepar. O unica zona plana que me lembre assim de cabeça é mesmo a zona da uminho e mesmo assim poucos kms quadrados são! Tá logo rodeada por gualtar, montes, e a propria cidade que é sempre a subir até la chegares. É tipo um valezito lol. Não é por nada que ja pouco falta para braga ter o monte so sameiro inglobado na cidade... ja poucos metros livres tem de casas até ao sameiro, mas enfim isto ja são outras conversas.

Guimarães ainda pior. Vai de bike pa zona do castelo :) Só se tiveres a ver pela perspectiva contraria, ai sim, guimarães é sempre a descer, então da zona do castelo aquelas rampas é sempre a dar gás :D

Braga e Guimarães são tudo menos cidades planas.

Link to comment
Share on other sites

Até aqui inventas largo/falas do que não sabes lol

Tu leste o que eu escrevi...?

- Braga e Aveiro são boas cidades para andar de bicicleta porque já são evoluídas nesse aspecto. BUGA e BUTE. Por isso dei exemplo dos serviços que têm, mas escapou-te... Braga então tem Km de vias pedonais que facilmente se podem adaptar com ciclovias se houver vontade... Não falei dos declives de Braga nem de Aveiro, nem de Guimarães...

- Guimarães tem um centro histórico (dai ter dito que estava organizada e juntinha) bem aproveitado e que até fica fechado ao transito diversas vezes ou seja, potencia o uso do pé ou da bicicleta...

- Em termos comparativos qualquer cidade do país de um modo ou de outro tem melhores condições para se andar de bicicleta do que em Lisboa e Porto, já que mais não seja pelo tamanho das deslocações e volume de tráfego das mesmas. Por isso digo que se não tiveres nenhuma subida no teu trajecto e morares fora de Lisboa e Porto só não andas se não quiseres.

- Todas as cidades têm declives, como é óbvio, agora o que tens de pensar é no tamanho e frequência dos mesmos... E aqui dou-te razão, realmente Lisboa não é assim tão declivosa quanto eu pensava, segundo uma imagem que encontrei existia mesmo esse mito, mas 69% da área tem declives tranquilos. Ainda assim não é à toa que é chamada a cidade das 7 colinas e elas estão cá.

Link to comment
Share on other sites

LOL.. A única cidade que conheço e é porreira para andar de bicicleta, é Aveiro. E mesmo aí, pode ser tudo mais plano, mas temos sempre um vento fdp.

Coimbra também acho que pode ser uma boa hipótese, mas não sei. Não conheço bem a cidade, ainda.

Porto está fora de questão, para uso diário. Eu ando de vez em quando, mas é uma vez de vez em quando e dar a volta à cidade é para ficar todo roto. Para usar no dia-a-dia, é muito difícil.

Link to comment
Share on other sites

não li ainda os posts todos, mas logo que leia gostava de ajudar a tirar algumas duvidas.

Quanto às pessoas que residem nos subúrbios e trabalham na cidade, isso é um problema de ocupação de espaço português...

No entanto, existem duas soluções, neste momento pode-se transportar a bicicleta nos comboios suburbanos gratuitamente a qualquer hora do dia. Outra solução, que é normalmente a solução das pessoas na restante Europa: ter duas bicicletas, uma que nos leva de casa até ao transporte publico e ter outra para o centro da cidade.

para as miúdas:

http://londoncyclechic.blogspot.com/

http://www.cyclechic.co.uk/

Link to comment
Share on other sites

LOL.. A única cidade que conheço e é porreira para andar de bicicleta, é Aveiro. E mesmo aí, pode ser tudo mais plano, mas temos sempre um vento fdp.

Coimbra também acho que pode ser uma boa hipótese, mas não sei. Não conheço bem a cidade, ainda.

Porto está fora de questão, para uso diário. Eu ando de vez em quando, mas é uma vez de vez em quando e dar a volta à cidade é para ficar todo roto. Para usar no dia-a-dia, é muito difícil.

Tores Vedras também não é uma má cidade para andar de bicicleta. Utilizo as estrada as de lá muito, nas férias. Outro sítio porreiro para se ter uma bicicleta no Verão é Mil fontes. Fica tudo logo ali ao pé.

não li ainda os posts todos, mas logo que leia gostava de ajudar a tirar algumas duvidas.

Quanto às pessoas que residem nos subúrbios e trabalham na cidade, isso é um problema de ocupação de espaço português...

No entanto, existem duas soluções, neste momento pode-se transportar a bicicleta nos comboios suburbanos gratuitamente a qualquer hora do dia. Outra solução, que é normalmente a solução das pessoas na restante Europa: ter duas bicicletas, uma que nos leva de casa até ao transporte publico e ter outra para o centro da cidade.

para as miúdas:

http://londoncyclechic.blogspot.com/

http://www.cyclechic.co.uk/

Não tenho a certeza, mas na linha de Sintra só se podia transportar a bina gratuitamente ao fim de semana. Mas mesmo que fosse gratuito o tempo todo, o mais certo era ficar sem ela ou na paragem da Reboleira ou na da Amadora (ou noutra qualquer). Acho que não há meios de segurança nem para o transporte, nem para assegurar que uma bicicleta ficaria no sítio, acorrentada e tudo, durante uma noite, quanto mais um fim de semana. Teria de haver uma mudança radical, na vídeo vigilância e nos próprios espaços que são praticamente inexistentes. Aliás, em Lisboa, no meu percurso, só na faculdade é que tinha aqueles ferros para estacionar a bicicleta. Era uma sorte. E estavam quase sempre vazios. Mas se tivesse de residir numa residência, se não fosse contra as regras, se calhar era o meio te transporte que usaria.

Quanto aos sitios sugeridos, apanhei isto no blog :eek: :

gemma_booth_photographer_roxy_shopper_bike_bikini_pier_england.jpg

Isto é um exemplo de como não andar de bicicleta. :wacko: Se andares com estes farrapos pendurados, por muito esteta que seja, podes ter a certeza que irás ter de usar ligaduras de um modo mais permanente nos próximos tempos. Eu tenho umas calças de treino que estão todas carcomidas das correntes. Vestir isto era ser kamikase. Sou rapariga, mas não sou parva como muitas...

Link to comment
Share on other sites

LOL.. A única cidade que conheço e é porreira para andar de bicicleta, é Aveiro. E mesmo aí, pode ser tudo mais plano, mas temos sempre um vento fdp.

Coimbra também acho que pode ser uma boa hipótese, mas não sei. Não conheço bem a cidade, ainda.

Porto está fora de questão, para uso diário. Eu ando de vez em quando, mas é uma vez de vez em quando e dar a volta à cidade é para ficar todo roto. Para usar no dia-a-dia, é muito difícil.

Tores Vedras também não é uma má cidade para andar de bicicleta. Utilizo as estrada as de lá muito, nas férias. Outro sítio porreiro para se ter uma bicicleta no Verão é Mil fontes. Fica tudo logo ali ao pé.

não li ainda os posts todos, mas logo que leia gostava de ajudar a tirar algumas duvidas.

Quanto às pessoas que residem nos subúrbios e trabalham na cidade, isso é um problema de ocupação de espaço português...

No entanto, existem duas soluções, neste momento pode-se transportar a bicicleta nos comboios suburbanos gratuitamente a qualquer hora do dia. Outra solução, que é normalmente a solução das pessoas na restante Europa: ter duas bicicletas, uma que nos leva de casa até ao transporte publico e ter outra para o centro da cidade.

para as miúdas:

http://londoncyclechic.blogspot.com/

http://www.cyclechic.co.uk/

Não tenho a certeza, mas na linha de Sintra só se podia transportar a bina gratuitamente ao fim de semana. Mas mesmo que fosse gratuito o tempo todo, o mais certo era ficar sem ela ou na paragem da Reboleira ou na da Amadora (ou noutra qualquer). Acho que não há meios de segurança nem para o transporte, nem para assegurar que uma bicicleta ficaria no sítio, acorrentada e tudo, durante uma noite, quanto mais um fim de semana. Teria de haver uma mudança radical, na vídeo vigilância e nos próprios espaços que são praticamente inexistentes. Aliás, em Lisboa, no meu percurso, só na faculdade é que tinha aqueles ferros para estacionar a bicicleta. Era uma sorte. E estavam quase sempre vazios. Mas se tivesse de residir numa residência, se não fosse contra as regras, se calhar era o meio te transporte que usaria.

Quanto aos sitios sugeridos, apanhei isto no blog :eek: :

gemma_booth_photographer_roxy_shopper_bike_bikini_pier_england.jpg

Isto é um exemplo de como não andar de bicicleta. :wacko: Se andares com estes farrapos pendurados, por muito esteta que seja, podes ter a certeza que irás ter de usar ligaduras de um modo mais permanente nos próximos tempos. Eu tenho umas calças de treino que estão todas carcomidas das correntes. Vestir isto era ser kamikase. Sou rapariga, mas não sou parva como muitas...

essa foto é mesmo de uma cena qualquer de moda...

calças carcomidas da corrente? eu uso roupa justa e a corrente está coberta, isso não acontece.

Roubar bicicletas é um bom assunto. Uma bicicleta para a cidade e para usar no dia-a-dia deve ser uma bicicleta com os acessórios certos e não uma bicicleta cara. A bicicleta certa passa por uma qualquer com cinco mudanças, guarda lamas e acessórios para carregar coisas, tudo o resto é luxo - ormalmente os mitras não querem uma bicicleta destas. Uma pasteleira é cena de cota ou de mulher e os mitras não querem isso.

Não há cadeados infalíveis, mas há bons cadeados e se tiveres um bom cadeado e uma má bicicleta dificilmente se vão dar ao trabalho de a roubar. Ninguém anda com uma barra de ferro para torcer um cadeado em U ou com um alicate das obras para cortar um cabo de aço com 8mm. So vão andar com isso se a bicicleta estiver todos os dias parada no mesmo sitio e se for realmente boa. Uma coisa importante, substituir os desapertos fáceis das rodas e selim por chaves unicas (identico ao que existe para as jantes dos carros).

Podem estragar pneus, selim, cabo dos travões mas pouco mais...

Lisboa não é uma cidade mais violenta que paris, por exemplo...

Mas eu já vi bicicletas paradas a porta do vasco da gama presas com cadeados que não lembra a ninguem.... Tem de haver bom senso...

Link to comment
Share on other sites

@ sotokai

Se eu quisesse, ou andava com "vontade" de roubar bicicletas... andava artilhado de alicate e chave de porcas no carro/ comigo.

Cá no Porto é lixado andar de bicicleta... já para não dizer que os condutores são completamente irresponsáveis e perigosos para os ciclistas, como grande parte dos ciclistas que há não cumprem as mínimas normas de segurança.

Eu já fui um desses... andar pela estrada sem capacete, protecções, matricula (ah pois, seguro a ciclista exige se não estou em erro) e à noite reflectores. Já passei por várias situações estúpidas a andar na cidade, principalmente na avenida da boavista. Um tipo vai de bicicleta a 40km/h, passa um gajo a 80km/h por nós sem sequer pensar que se deve afastar um bocadinho.

Aqui no Porto é difícil de andar também por ser altos e baixos, e quem quer ir para o trabalho ou para as aulas, quer ir o mais depressa possível e ao menor custo possível :P.

Uma bicicleta boa, mas nada de extravagante custa à volta de 100€ numa loja de bicicletas claro. A minha namorada esteve quase 2 meses à procura de uma decente (Nada de edição jumbo, sportzone, continente, etc) mas algo mais leve e com, ao menos, uma revisão gratuita (ajuste dos travões, corrente, etc).

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Não conheço o Porto, mas não acredito que vás a 40 nessa avenida da Boavista.lol

Não é nada obrigatório o seguro, a lei não é muito clara no que toca aos ciclistas, só diz que têm que andar nas mesmas vias dos outros automóveis (o que já não é mau porque bicicletas em passeios e passadeiras é um perigo). Mas as seguradoras costumam ter seguros próprios, apesar de não serem muito apropriados para o dia a dia.

Link to comment
Share on other sites

podem andar de bike com calças largas, fazem como o ppl k vi em copenhaga, puxam as meias pra cima e metem as calças debaixo das meias... lol tipo pipi das meias altas ^^

era perfeitamente normal ver o ppl lá assim :)

Link to comment
Share on other sites

@ sotokai

Se eu quisesse, ou andava com "vontade" de roubar bicicletas... andava artilhado de alicate e chave de porcas no carro/ comigo.

Cá no Porto é lixado andar de bicicleta... já para não dizer que os condutores são completamente irresponsáveis e perigosos para os ciclistas, como grande parte dos ciclistas que há não cumprem as mínimas normas de segurança.

Eu já fui um desses... andar pela estrada sem capacete, protecções, matricula (ah pois, seguro a ciclista exige se não estou em erro) e à noite reflectores. Já passei por várias situações estúpidas a andar na cidade, principalmente na avenida da boavista. Um tipo vai de bicicleta a 40km/h, passa um gajo a 80km/h por nós sem sequer pensar que se deve afastar um bocadinho.

Aqui no Porto é difícil de andar também por ser altos e baixos, e quem quer ir para o trabalho ou para as aulas, quer ir o mais depressa possível e ao menor custo possível :P .

Uma bicicleta boa, mas nada de extravagante custa à volta de 100€ numa loja de bicicletas claro. A minha namorada esteve quase 2 meses à procura de uma decente (Nada de edição jumbo, sportzone, continente, etc) mas algo mais leve e com, ao menos, uma revisão gratuita (ajuste dos travões, corrente, etc).

Cumpz

Em Portugal não há ladrões de bicicletas. A maioria dos roubos acontecem em situações especificas: garagem arrombadas quando se sabe que estão lá diversas bicicletas de elevado valor ou então quando as pessoas as encostam e vão só ali fazer qualquer coisa. Um alicate corta alguns cadeados mas uma chave de porcas já não faz grande coisa. A menos que a bicicleta esteja mal presa, dificilmente se arriscam por uma bicicleta até 100€. No forum de BTT há um topic sobre roubos de bicicletas e são dezenas as historias de garagens de predios em que roubam bicicletas caras e deixam lá as do continente...

Eu ando na estrada e não uso capacete. Pode-me acontecer alguma coisa, é certo. Mas eu cumpro as regras já um condutor a 80km dentro da cidade está em infracção.

O maior problema dos ciclistas não é o clima português ou as inclinações das cidades portuguesas é mesmo a falta de civismo e respeito de quem tem um carro nas mãos.

A maioria das pessoas odeia que eu não circule junte à berma, eu não tenho obrigação de o fazer, mas sempre que posso faço. No entanto quando á carros estacionados eu prefiro circular no centro, primeiro porque obriga a que o automobilista só ultrapasse quando tem condições e segundo, a probabilidade de levar com uma porta a abrir, um carro a fazer marcha atrás ou um anormal a cuspir, é menor.

Eu também sou condutor e tenho noção que incomoda muito mais carros estacionados/parados em segunda fila; ou aos peões os carros estacionados em cima de passeios...

Link to comment
Share on other sites

Não conheço o Porto, mas não acredito que vás a 40 nessa avenida da Boavista.lol

Achas muito? Já dei quase 50km/h de bicicleta e a Avenida da Boavista, podem ser 4kms sempre a descer, com uma boa parte em asfalto belo e só para bicicletas (a parte central desde o Parque da Cidade até à rotunda do Castelo do Queijo).

Link to comment
Share on other sites

Pois.. eu disse que não conhecia, tava a imaginar que fosse uma avenida no meio da cidade.

Mas sim, 40 já é um bocadinho. É preciso uma boa descida para conseguir lá chegar e, principalmente, para conseguir travar sem travões de jeito. Também já dei mais que isso mas como que tem cu tem medo... lol

Link to comment
Share on other sites

LOL.. A única cidade que conheço e é porreira para andar de bicicleta, é Aveiro. E mesmo aí, pode ser tudo mais plano, mas temos sempre um vento fdp.

Coimbra também acho que pode ser uma boa hipótese, mas não sei. Não conheço bem a cidade, ainda.

Porto está fora de questão, para uso diário. Eu ando de vez em quando, mas é uma vez de vez em quando e dar a volta à cidade é para ficar todo roto. Para usar no dia-a-dia, é muito difícil.

Aveiro é Aveiro e mai nada !!!!!!!!

BUGA = Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro.

O vento até ajuda. Se for vento de frente serve para perder mais umas calorias !!!

:-..

quem mora sem ser no porto ou em Lisboa só não anda porque não quer.

Pois é !

Fora de Lisboa e Porto é só planícies !!!

:-.. :-.. :-.. :-.. :-..

Link to comment
Share on other sites

Não conheço o Porto, mas não acredito que vás a 40 nessa avenida da Boavista.lol

Achas muito? Já dei quase 50km/h de bicicleta e a Avenida da Boavista, podem ser 4kms sempre a descer, com uma boa parte em asfalto belo e só para bicicletas (a parte central desde o Parque da Cidade até à rotunda do Castelo do Queijo).

Eu dei 52km/h (o máximo) a descer a várzea de Sintra, numa volta Sintra (Volta do Duche)- Praia das Maças - Capuchos - Sintra (Pena) - Sintra (Volta do Duche). Desde daí o máximo que dei foi 42-44 Km/h . Se calhar, agora que estou mais gordinha até chegava aos 55 km/h (hehehe) :-..

sotokai, Acho que é perigoso andares sem capacete. As protecções é como ó outro: se te arranhares ou partires um braço é chato mas remenda-se. Se fores de cabeça ao chão, podes ficar como um amigo meu que só ía ali já à esquina de mota e morreu porque não pôs o capacete, ou pior, ainda podes ficar de uma forma vegetal em que só dás trabalho aos que te amam. A sério, eu sei que é pouco estiloso, até se fica com marcas na testa e tudo, mas, nem é por ti é pelos outros: os que nos podem lixar e os que nos ficam a chorar.

Quanto aos roubos, já me roubaram uma bicicleta que deixei sem cadeado enquanto comprava tabaco. Devo dizer que o cadeado oxidou de um dia para o outro e não o consegui fechar. Não foi por burrice. até acredito que alguém tivesse espremido limão para a fechadura, ou qualquer cena do género, pois era o que parecia. Vi quem foi, queixei-me e a policia não fez nada. Isto para dizer duas coisas: Eu acredito que o roubo de bicicletas é um roubo de oportunidade, mas se ficares sem ela, nunca mais a vez. Resumindo e concluído, agora até os reflectores retiro da bicicleta quando vou às compras.

Quanto à roupa, concordo que a roupa larga não é a melhor para andar de bicicleta, mas quase toda a roupa de desporto é minimamente larga. E eu, tirando o capacete e as luvas (que me protegem daqueles calos foleiros tipo de lavrador), não ando propriamente apetrechada para o ciclismo, com a roupita de licra. Faço bicicleta, desporto ou passeio. E aquela coisa que vem à volta da corrente para mim não chega. Destrói-me a roupa toda. Para não dizer que fico toda cheia de óleo. Mas viva o Skip... Ou estavas a referir-te a uma protecção especifica? Se calhar há algo que não conheço e que acaba por compensar o investimento... ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu já dei 70 e tal, em dois sítios com bicicleta de montanha... O record é 78KM/h

Uma o Figos e o Hyde devem conhecer, que é na descida do Hospital de Abrantes, para o pé do Tejo... Mas é fodido, por causa do transito e pk tem que se ir de vez em quando em sentido contrário, para se atingir grandes velocidades...

A outra que foi onde foi o record, é numa terrazita que existe no meio do nada entre a Abrantes e a barragem de Castelo de Bode...

Isto há 10 anos atrás!!!

Uma cena engraçada, é que já dei 50km/h num sitio de velocidade controlada, e activou o sinal de vermelho... mas aí é muito lixado dar essa velocidade, e nem sei se fui eu mesmo que activei o sinal...

Link to comment
Share on other sites

a tese com o titulo 100 dias de bicicleta em lisboa já foi entregue, podem ver um resumo aqui

Conclusões segundo o autor:

- Metade da área urbana da cidade é praticamente plana.

- Quase 2/3 da área urbana da cidade têm inclinações boas para se pedalar.

- Em lisboa, existem muitas vias com capacidade para receber corredores BICI.

- Em Lisboa, existem muitos bairros residenciais com capacidade para terem vias partilhadas entre automobilistas e ciclistas, e garantir a segurança de todos os utentes.

- Em 365 dias por ano, Lisboa tem pouco mais de 100 dias de chuva.

- A bicicleta é um veículo económico, ecológico, saudável, rápido em muitas situações, e divertido.

- Em algumas vias de Lisboa, na hora de ponta os veículos automóveis circulam a menos de 15 km/h de velocidade média.

- A velocidade média, nos meus "100 dias de bicicleta em Lisboa" é de 14 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Eu já dei 70 e tal, em dois sítios com bicicleta de montanha... O record é 78KM/h

Uma o Figos e o Hyde devem conhecer, que é na descida do Hospital de Abrantes, para o pé do Tejo... Mas é fodido, por causa do transito e pk tem que se ir de vez em quando em sentido contrário, para se atingir grandes velocidades...

A outra que foi onde foi o record, é numa terrazita que existe no meio do nada entre a Abrantes e a barragem de Castelo de Bode...

Isto há 10 anos atrás!!!

Uma cena engraçada, é que já dei 50km/h num sitio de velocidade controlada, e activou o sinal de vermelho... mas aí é muito lixado dar essa velocidade, e nem sei se fui eu mesmo que activei o sinal...

Nesse sitio, tu és é maluco! :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.