Jump to content

Bicicleta Na Cidade


sotokai
 Share

Recommended Posts

gostava de saber se alguém aqui do forum, utiliza a bicicleta no dia-a-dia; nas suas deslocações diárias para o trabalho; na cidade?

Comecei a faze-lo à cerca de 2 meses, habitualmente são 10km por dia (5km para cada lado) e o resultado é absolutamente brutal. O dinheiro que poupo, a redução no stress e a melhoria na condição fisica são evidentes. Tudo isto numa cidade com poucas condições para tal, como é Lisboa.

Respostas a questões como: lisboa é uma cidade ciclável? Qual a bicicleta? O clima? A roupa? Poderão ser encontradas aqui:

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

http://bicicletanacidade.blogspot.com/

Para se inspirarem:

http://www.copenhagencyclechic.com/

Se mais gente utiliza-se a bicicleta em portugal, passariam a existir mais condições e as condições de vida melhoravam substancialmente.

Link to comment
Share on other sites

Quando estive em Aveiro, usava sempre bicicleta. É do melhor, mesmo. Cá no Porto já é mais lixado. Muitas subidas e descidas, que acaba por ser mais cansativo e demora mais tempo :( Isto, para além do problema de chover...

Link to comment
Share on other sites

gostava de saber se alguém aqui do forum, utiliza a bicicleta no dia-a-dia; nas suas deslocações diárias para o trabalho; na cidade?

Comecei a faze-lo à cerca de 2 meses, habitualmente são 10km por dia (5km para cada lado) e o resultado é absolutamente brutal. O dinheiro que poupo, a redução no stress e a melhoria na condição fisica são evidentes. Tudo isto numa cidade com poucas condições para tal, como é Lisboa.

Respostas a questões como: lisboa é uma cidade ciclável? Qual a bicicleta? O clima? A roupa? Poderão ser encontradas aqui:

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

http://bicicletanacidade.blogspot.com/

Para se inspirarem:

http://www.copenhagencyclechic.com/

Se mais gente utiliza-se a bicicleta em portugal, passariam a existir mais condições e as condições de vida melhoravam substancialmente.

Qual o percurso que fazes? Não tens necessidade de mudar de roupa ou tomar banho depois do percurso?

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando o tema. Alguém conhece algum site de venda de bicicletas? Queria comprar uma, mas aqui na minha zona só na SportZone (onde são caras p'ra cacete) ou no Continente (onde estão mais em conta)... :rezingao:

Se vais comprar uma bicicleta aconselho-te a ires com alguem experiente nesse campo, por vezes encontras bicicletas muito baratas que não valem nada ;)

Mas em relação à tua duvida, não conheço nenhum site de venda de bikes.

Link to comment
Share on other sites

respondendo rapidamente:

a maioria das cidades portuguesas são planaltos não são montanhas. Lisboa tem o mito das 7 colinas, mas a maioria da população não reside nem trabalha em nenhuma dessas colinas.

Após ter comprado 2 bicicletas e ter devolvido as mesmas, cheguei á conclusão que a maioria das bicicletas á venda nas grandes superfícies são apenas "mercado". Inicialmente comprei duas bicicletas de BTT, a primeira no continente por 49€, era horrivelmente desconfortável - devolvi. A 2º comprei na sportzone, 69€, não era má! Mas para andar na cidade o ideal é uma bicicleta com pneus de estrada, com guarda-lamas e suporte para coisas (cesto ou suporte na roda de trás); Acabei por comprar um bicicleta na Decathlon por 169 euros, com todos os acessórios necessários para circular em alcatrão.Uma bicicleta para deixar na rua, para ser confortável e que em caso de roubo nao seja uma grande perda, deve ter um preço entre 100 e 200€. Menos que isso é difícil e mais do que isso é um risco. Um bom cadeado também é aconselhável.

A maioria das pessoas compra bicicletas de montanha, porque são essas as bicicletas que estão à venda, quando a maioria nem se quer faz BTT. Uma bicicleta de BTT de 100 não serve para BTT e mal serve para cidade. O melhor será sempre uma hibrida ou mesmo de cidade.

O percurso que faço habitualmente é sacavém - expo. Mas faço regularmente, sacavém - sta apolonia e chiado.

Aqui (http://100diasdebicicletaemlisboaapoio.blogspot

.com/2008/01/relatos-de-quem-j-pedala-diariamente-na.html) estão todos estes relatos:

Laura Alves - Jornalista, De Alcântara à Baixa

Tiago Figueiredo , Da Alta de Lisboa ao Bairro Alto

Jorge Lima - Engº Informático, De Alcântara a Campolide

Hugo Silva - Engº Electrotécnico, Do Bairro Alto à Av. 5 de Outubro

António Cruz - Gestão e Engª Industrial, De Telheiras ao ISCTE

José Pires - Engº Físico, Por Telheiras, Lumiar e Campo Grande

João Felizardo - Gestor Financeiro, De Cascais ao Saldanha

Loic Lhopitallier - Estudante, Medicina - Dos Anjos à Cid. Universitária

Nuno P. - Polícia - Da Póvoa de Sta Iría à Praça de Espanha

Catarina F. - Estudante, Física - Dos Olivais à Cid. Universitária

Luís Marques - Biólogo - De Campolide à Cid. Universitária

Paulo Leitão - Engº Químico - De Algés ao Saldanha

Marta Vieira - Veterenária - Da Alta de Lisboa a Telheiras

Hugo van Zeller - Gestor Comercial - De Carcavelos ao Saldanha

Fernando D. - Polícia - Da Moita à Praça de Espanha

Abílio Vieira - Arte Finalista - De Arroios às Docas

Fernando Carvalho - Estudante, Engenharia - Da Av. Roma a Chelas

Rita Ferreira - Gestora - Das Torres de Lisboa à Univ. Católica

Rui Sousa - Gestor - Da Alta de Lisboa à Av. da Liberdade

Didier H - Designer - Da Paiva couceiro à Braamcamp

Paulo Ferrão - Engº Mecânico - Da Damaia a Santa Apolónia

Hugo Jorge - Psicólogo - entre Amadora, Odivelas e Lisboa

Marco Castro - Comercial e Informático - De Odivelas a Alfragide

Nuno Xavier - De Sete-Rios ao Campo Pequeno

Eliseu Almeida - Arquitecto - Da Graça ao Saldanha

Nuno Borges - Designer Gráfico - De Carcavelos à Estafânia

Miguel Branco - Do algeirão à Adroana

José Martins - Engº Informático - Da Charneca da Caparica a Algés

Jorge Carvalhinho - Técnico Informática - De Alvalade a Picoas

Francisco - Biólogo - Da Av. Almirante Reis à Tapada da Ajuda

Henrique Duarte - Geólogo - Dos Anjos a Alfragide

Eu tenho comprado quase tudo na Decathlon, porque a relação preço qualidade é aceitável e tem diversos acessorios da marca.

A Órbita tem diversas bicicletas de cidade a bons preços!

Edited by sotokai
Link to comment
Share on other sites

Ia para te dar uma opinião, mas se achas as da sport zone caras é melhor não dar.

Quanto a ir de bike para o trabalho, eu moro perto do trabalho até podia. Mas não conseguia sem chegar minimamente transpirado, e a roupa que uso no trabalho e a falta de balneário não o permitem. Mas com o verão a chegar não sei se não consigo não levar uma bicicleta para baixo.

Link to comment
Share on other sites

Ia para te dar uma opinião, mas se achas as da sport zone caras é melhor não dar.

Quanto a ir de bike para o trabalho, eu moro perto do trabalho até podia. Mas não conseguia sem chegar minimamente transpirado, e a roupa que uso no trabalho e a falta de balneário não o permitem. Mas com o verão a chegar não sei se não consigo não levar uma bicicleta para baixo.

ninguém precisa de uma bicicleta cara para andar na cidade.

A maioria das pessoas faz pequenos passeios e as de BTT são a coisa mais desconfortável que existe - pneus largos, assentos rijos...

Chegar transpirado é relativo, se andares na estrada a uma velocidade constante e com forma física, dificilmente chegas transpirado.

Link to comment
Share on other sites

Eu faço todos os dias estação cp moscavide - até à rua que liga a sacavém (rua cidade de goa). São aproximadamente 1.5 km. levo cerca de 8 minutos a correr até 15 minutos qd vou com alguem que anda devagar. Já pensei em levar bicicleta, mas faz-se bem a pé.

Tenho pena que Lx não seja uma cidade em que se promova a bicicleta, tanto da organização da cidade quer das empresas/autarquias que não facultam infraestruturas decentes para a bicicleta ser um meio de transporte regular.

Link to comment
Share on other sites

Não é propriamente um percurso urbano mas, eu trabalho no Tagus Park e tenho que subir a encosta de São Marcos para lá chegar. E a minha experiência de andar de bicicleta diz me que é impossível lá chegar sem transpirar.

Obviamente que uma bicicleta de BTT não é a melhor coisas para andar na cidade, mas chamar "de BTT" a uma bicicleta de 50€ é quase uma ofensa.

Link to comment
Share on other sites

Não é propriamente um percurso urbano mas, eu trabalho no Tagus Park e tenho que subir a encosta de São Marcos para lá chegar. E a minha experiência de andar de bicicleta diz me que é impossível lá chegar sem transpirar.

Obviamente que uma bicicleta de BTT não é a melhor coisas para andar na cidade, mas chamar "de BTT" a uma bicicleta de 50€ é quase uma ofensa.

claro que é uma ofensa hehe, mas é assim que as vendem e é assim que as pessoas as compram. Ninguém quer ter uma pasteleira - isso é cena de velho ou de mulher...

Nem sempre o percurso que se faz de carro é o melhor percurso para a bicicleta.

Para termos noção das distancias que percorremos o melhor é ver no via michelin.

Eu pensava que da minha casa a entre-campos era longe e afinal são so 9 km, ou seja 40 minutos. Se eu for a pé ate ao comboio, esperar pelo comboio (ou com risco de o perder) e o percurso do comboio ate entre-campos, acabo por demorar o mesmo...

temos dos melhores climas da europa, mas só o aproveitamos em 15 dias de férias...

Link to comment
Share on other sites

na RTP1 acabou de dar uma reportagem sobre o sucesso de uma empresa de portugueses em Paris que vendem bicicletas eléctricas contra a crise.

O sistema de passe mensal de bicicleta em Paris e em barcelona tem sido um sucesso. A mesma empresa que ganhou o concurso em paris também apresentou um projecto para Lisboa. Trata-se da famosa empresa JCDecaux e as bicicletas serão identicas a estas: .resized_Author___C__dric_Bonhomme.jpg

jessica alba:

jessicaalba.jpg

sempre que tento escrever alguma coisa, não acrescenta um novo post mas edita este, sabem porque?

Edited by sotokai
Link to comment
Share on other sites

Para evitar os multiple posts lol

Senão escrevias uma letra por post e tinhas uma thread só para ti. :-..

Isto tem uma margem de tempo durante a qual se escreveres alguma coisa e o último post for teu, ele junta em vez de por mais um post. Tem a sua lógica.

Agora como eu escrevi qualquer coisa, o teu próximo post já vai ter casa nova. :lol:

Link to comment
Share on other sites

pronto assim já consigo meter o que queria.

Da Lei do Orçamento de Estado para 2009 consta uma medida de incentivo fiscal à compra de veículos eléctricos ou movidos a energias

renováveis não combustíveis, na forma de uma dedução à colecta no IRS de 30\% dos custos de aquisição.

No entanto, na sua presente formulação, exclui-se deste incentivo o tipo de veículo comprovadamente mais sustentável e energeticamente eficiente: velocípede.

Desta forma está a ocorrer uma petição aqui

Artigos sobre esta questão:

jornal sol

jornal publico

IOL

Diario Digital

AEIOU Quiosque

Link to comment
Share on other sites

Epa, eu até já pensei nisto várias vezes. Mas epa, eu sinto-me mais cansado a andar de bicicleta do que a pé... Subidas então lol, com a bicicleta nem saio do sitio, acabo a cansar-me o dobro por ter que a levar a mão. Nem sou gordo nem nada lol simplesmente não faço um cu.

Sotokai, em relação ás diferentes bicicletas, nota-se assim tanto a diferença entre uma bicicleta com rodas de cidade para um tipo "btt" daquelas de 50€? Falo especialmente do esforço físico para usar uma e outra no dia-a-dia.

Edited by Hyde
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.