Jump to content

Onlive - Cloud Gaming


jr_cardoso
 Share

Recommended Posts

Cloud-computing não pára e nos surpreender… e agora veio talvez das notícias mais inesperadas do mundo dos jogos…

Correr jogos sem ter sequer uma placa gráfica preparada para tal ?

Seja Windows, Mac, Linux…. e há quem diaga mesmo que até num Netbook, a correr o Crysis com uma fluidez nunca antes vista!!! Sim, Eu disse bem… Crysis num netbook a 60fps!

Pois é, a notícia não pára de correr em todos os sites dedicados a jogos, foi anunciado o serviço que nos vai permitir jogar qualquer jogo, sem mesmo sequer ter um computador, já que a própria empresa resolveu também lançar uma pequena “Box” que nos permite apenas ligar a Internet á nossa TV, com saídas USB e HDMI para correr este serviço!

É incrível. Os requisitos mínimos são apenas ter uma ligação de Banda Larga a 1,5Mbps!! Coisa que hoje em dia, é extremamente banal!!!

A empresa lançou esta “bomba” chama-se “OnLive” e promete chegar até muitos dos melhores jogos, com um serviço muito ao estilo do Xbox Live, que nos permite comprar ou alugar os jogos, ver os nossos amigos jogar em tempo real e até mesmo jogar contra eles, jogos como Crysis, Tom Clancy’s HAWX e muitos outros grandes títulos que cada vez mais vão aparecendo no serviço.

Para quem quiser jogar na sua Tv, com um controlador USB, rato, teclado, basta comprar o dispositivo disponível, ou caso tenha um PC ou Mac, portátil ou desktop, basta descarregar o ficheiro Cliente do serviço, registar e estar pronto a jogar, tudo em streaming!

Mas…. e a latência ( Lag )? Como será possível estar a receber o jogo e o mesmo responder de forma imediata aos nossos comandos?

Pois, parece que a resposta vai estar no enorme numero de servidores dedicados que eles irão disponibilizar em todo o mundo e (inicialmente os EUA) com tecnologias baseadas na Fibra óptica que está a chegar em grande, não só pela imensa velocidade proporcionada, mas também pelo facto da latência ser extremamente curta, dadas as ausências de quebra de sinal (já que a transmissão é feita por feixes de luz e não impulsos magnéticos como as ligações de cobre).

Mas por detrás desta grande revolução no mundo dos vídeo jogos, está uma enorme tecnologia que será acompanhada e divulgada pelas notícias que vão aparecendo. Deixo agora o link do vídeo onde todos estes detalhes são explicados mais pormenorizadamente pelo próprio director da empresa, onde faz demonstrações do serviço e dos seus enormes potências.

Quando a mim, deixo a questão no ar…

Será isto mais um grande problema para a Microsoft, detentora de um numero elevado de utilizadores, em quegrande parte opta por usar o Windows por ter um mercado mais vasto de jogos, em comparação aos seus rivais?

Que será feito das empresas dedicadas a hardware para jogos, como nVidia, ATI, Sony PlayStation, Xbox, Wii…etc.

Será este o fim das cópias piratas no mundo dos vídeo jogos? Será que é desta que vamos poder jogar online sem ter que enfrentar os famosos “cheaters”?….

Uma coisa é certa.. É sem dúvida uma bomba revolucionária no mundo dos jogos!

http://www.onlive.com/

Vejam o vídeo e mais pormenores aqui ^^

e pronto, está dado um passo de gigante para revolucionar tudo.

B)

Link to comment
Share on other sites

É tudo mmmmmuuuuuuuiiiiito giro nestas apresentações, mas só depois na prática se vai ver no que dá.

Restam ainda algumas perguntas essenciais:

- Como as infraestruturas não são ilimitadas, quantos é que vão poder estar online, ou a partir de quantos a experiência começa a ter lags?

- E, já agora, qual é a módica quantia que o jogador terá que pagar para poder ter acesso ao sistema?

- E as editoras de jogos? Como é que vão vender jogos se os podemos jogar através de um serviço online? Teremos que pagar o preço do jogo para o poder jogar + uma mensalidade pelo serviço?

Link to comment
Share on other sites

Nas alturas em que a PS3 estava para vir, começou-se a falar nesse conceito.

Mas é mesmo necessário um serviço destes, numa altura em que cada ano que passa o hardware cada vez torna-se mais eficiente e até muito mais pequeno?

Link to comment
Share on other sites

Nas alturas em que a PS3 estava para vir, começou-se a falar nesse conceito.

Mas é mesmo necessário um serviço destes, numa altura em que cada ano que passa o hardware cada vez torna-se mais eficiente e até muito mais pequeno?

Aquilo vai funcionar tipo terminal server...

E não sei se costumas trabalhar com isso, mas por muito que queiras simplesmente não é igual a trabalhares no próprio windows do teu computador. Notas sempre lag.

Se já a jogar online em servers dedicados, notas lag e apenas envias pedaços de informação. Imagina a receberes toda a informação que está no ecrã, pois o jogo não está a correr no teu computador.

E agora imaginemos 1 milhão de pessoas a jogar Crysis. Eles têm 1 Milhão de computadores? lol

Link to comment
Share on other sites

Pessoalmente acredito que este tipo de tecnologia tem pernas para andas, e que optimizada vai longe. Nunca será o mesmo que ter o PC a uns centímetros mas não fica muito longe.

A barreira creio que vai ser mesmo a evolução tecnológica que vai ultrapassar a necessidade de termos de pedir "emprestado" o poder de processamento a terceiros.

Link to comment
Share on other sites

Tou pra ver, se a jogar online com o jogo instalado no PC em que ele só envia coordenadas posicionais e de acção há lag imagine-se a enviar a informação toda do jogo em tempo real.

Pelo menos o processador tem de ter capacidade para aguentar semelhante fluxo de informação a entrar e saír, digo eu na minha ignorância, ou então tou a perceber mal o funcionamento da coisa.

-edit-

Ok, já vi que não é preciso sequer um pc, é tudo por streaming.

Se for como o streaming dos jogos de futebol bem tamos fdds :-..

Edited by Chartrukian
Link to comment
Share on other sites

Nas alturas em que a PS3 estava para vir, começou-se a falar nesse conceito.

Mas é mesmo necessário um serviço destes, numa altura em que cada ano que passa o hardware cada vez torna-se mais eficiente e até muito mais pequeno?

A resposta é sim, e o porquê está exactamene na tua pergunta.

O hardware cada vez evolui mais e mais rapidamente, logo se hoje comprares um gadget qualquer, para a semana já há outro mais pequeno e melhor...

No caso dos pcs, não era muito melhor teres um género de box na tua casa que enviasse e recebesse os dados para um mega computador central e nunca mais ias ter que fazer upgrades na vida?

Para mim não ia funcionar, pq eu uso o pc para uma data de merdas que requerem o pc ao meu lado, mas em termos de gaming seria perfeito, menos a parte em que se tinha que comprar os jogos e provavelmente seriamos chulados todos os meses pelos serviços e ainda mais pela mensalidade do jogo que estaríamos a jogar e ainda mais para a nossa máquina ter requisitos para correr o jogo X e ainda mais para termos não sei quanto de espaço no nosso disco virtual e ainda mais... Bem já deu para perceber.

Sem contar que claro, em portugal, como habitual, o preço seria 2 ou 3x maior que no estrangeiro.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

É tudo mmmmmuuuuuuuiiiiito giro nestas apresentações, mas só depois na prática se vai ver no que dá.

Restam ainda algumas perguntas essenciais:

- Como as infraestruturas não são ilimitadas, quantos é que vão poder estar online, ou a partir de quantos a experiência começa a ter lags?

- E, já agora, qual é a módica quantia que o jogador terá que pagar para poder ter acesso ao sistema?

- E as editoras de jogos? Como é que vão vender jogos se os podemos jogar através de um serviço online? Teremos que pagar o preço do jogo para o poder jogar + uma mensalidade pelo serviço?

Tens que comprar os jogos! Ou pensavas que era só o serviço? ;)

Há dois vídeos muito interessantes sobre isto no Gametrailers, mais explicativos que a quote que o Cardoso aí deixou. Quem quiser, dê lá um salto e meta cá os links... porque a proxy aqui do trabalho não me deixa fazer isso. :P

Link to comment
Share on other sites

A ideia teoricamente é bonita, mas na pratica e ao contrario de por exemplo o caso do steam, em que tambem nao possuis o jogo fisicamente, so k nao pagas para aceder ao k ja é teu (e isto chama-se roubalheira).

Para nao falar que provavelmente teriamos de pagar mensalidades mais altas de net parater ligaçoes decentes o suficiente para suportar este tipo de serviço.

Durante um ano a pagar 20 euros(estimativa do k seria o preço ca +iva -iva +extra - extra) por mes aprox de um serviço como este, ias pagar 240euros por ano.

Ora eu pago 500-600 euros por cada 3 anos que passam para um upgrade ao pc +-. A pagar 20euros por mes pelo serviço online alguem me consegue explicar como é k é melhor do k comprar um pc novo (pelo menos do mesmo modo que eu o faço)?

Link to comment
Share on other sites

Já para não falar, que muito provavelmente, ias muitas vezes tentar jogar e dava-te a mensagens: "Computadores indisponíveis. Por Favor tente mais tarde".

Seja como for, para mim isso era o contrario de evoluir. Estou habituado a que a Grafica processe a imagem e a mande directamente para o monitor. Não que a imagem seja processada a milhares de Km de distancia e depois seja enviada para o meu monitor com carradas de Lag :)

That’s right folks, with a 1.5Mbps connection you’ll get “standard definition” visuals, while 5Mbps and above will give you access to 720p and 60fps high definition imagery.

Ah pois é...

Se querem jogar a 720p, e isso num Pc normal nem é muito... Gasta logo 5Mbps da nossa conecção, por isso esperem lags lol...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.