Jump to content

Equipa Junior Da Naval Suspensa Por Duas épocas


HypNo
 Share

Recommended Posts

Equipa junior da Naval suspensa por duas épocas

POR CAUSA DE ATRASO DE DOIS MINUTOS

A equipa de juniores da Naval foi punida com duas épocas de suspensão competitiva por causa de um atraso de dois minutos no jogo que disputou com o Rio Maior, da II Divisão do campeonato nacional de juniores.

"Derrota por 3-0", "Desclassificação", "Baixa aos Distritais", "Multa de 500 Euros" e "Suspensão por duas épocas", foi a punição completa aplicada pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aos juniores da Naval.

Na origem dos factos, o Relatório do Jogo que imputa à equipa de juniores navalista culpas de o jogo com só ter começado às 15.10 horas de 22 de Fevereiro (estava marcado para as 15 horas) por "chegada tardia da Naval para as equipas entrarem em campo para a saudação inicial". O atraso de dois minutos da formação da Figueira da Foz deve-se ao facto da equipa ter estado a visionar um vídeo antes do início do jogo, onde estavam inseridas mensagens de incentivo e motivação dos seus pais.

No acórdão a que a agência Lusa teve acesso no capítulo IV "Matéria de Facto - Factos Provados", no número 4, "a equipa da Naval apresentou-se às 14.59 horas à entrada do balneário para fazer a entrada em campo com as equipas de arbitragem e adversária". No mesmo acórdão, no Capítulo V - Enquadramento Jurídico, diz o regulamento que "as equipas deverão estar junto da equipa de arbitragem para entrar em campo três minutos antes da hora prevista para início de jogo".

Nuno Mateus, um responsável jurídico do clube da Naval, afirmou à agência Lusa que o seu clube recorreria da decisão por contradições no processo entre os factos provados e o enquadramento jurídico. "A Naval, segundo o acórdão, não cumpriu o regulamento, atrasando-se dois minutos, pelo que lhe foi imputada culpa pelos 10 minutos de atraso no início do jogo. Se a Naval tivesse entrado dois minutos antes (conforme o preceituado no regulamento), o jogo ter-se-ia iniciado pelas 15.08 hoas, consequentemente com um atraso de oito minutos, pelo que questionamos a quem seriam imputadas responsabilidades por este atraso", disse o advogado.

O advogado revela ainda que o acórdão reconhece "terem ocorrido outros factos, designadamente a distância a percorrer entre o balneário e o campo (cerca de 150 metros) e este tempo não pode ser de forma alguma imputado às equipas". "Assim como o tempo utilizado pelo árbitro para perfilar as equipas para a saudação inicial, reunião com capitães para escolha de campo e vistoria de marcações e balizas", adiantou. Considerando que estes "são fatores circunstanciais, provavelmente causadores do atraso no início de jogo em apreço, todavia não passíveis de ser imputados a nenhuma das equipas".

A concluir, Nuno Mateus chamou a atenção para o facto de este caso se tratar de uma competição de um escalão de formação, "cuja punição é atentatória do direito à prática do Desporto, afetando centenas de jovens, que, face à suspensão competitiva, ficam impossibilitados de praticar desporto e a modalidade que escolheram por opção".

WTF?? Mas o que é isto? Está tudo doido?

Link to comment
Share on other sites

Isto parece que os gajos nao tinham nada para fazer e decidem punir, à grande e à francesa, uma equipa de formaçao durante dois anos, só naquela.

Agora a sério, como é que alguem no seu perfeito juizo aplica esta castigo por um atraso de 2 minutos, segundo a noticia, ainda por cima num escalao de formaçao? Ha com cada filha da p*tice.

Link to comment
Share on other sites

muito estranho.. so 2 minutes?

como ja fui jogador sei que qualqer equipa tem o dever de comparecer pelo menos uma hora antes do jogo, pare entregar os cartoes do jogadores ao arbito e os equipamentos serem vistos pelo arbito.

se a equipa se atrasar e o arbito decidir anular o jogo so tem de dar uma justificaçao valida e "nada mas"

Link to comment
Share on other sites

Acho verdadeiramente estranho um castigo tão pesado pelo que vem descrito na notícia. Será que é tudo o que passou?

Se sim... então é mais uma daquelas decisões que vão apodrecendo o nosso futebol...

:n:

Edited by alavpt
Link to comment
Share on other sites

LOOOOOL! E na NBA, há jogos que começam 10 minutos para lá da hora.

Para esta situação, uma palavra: ridículo. Mas e daí, nada que o futebol em Portugal já não nos tenha surpreendido.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
CJ absolve equipa de juniores

DE SUSPENSÃO POR DUAS ÉPOCAS

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) absolveu a equipa da Naval da pena de desclassificação e suspensão desportiva (duas épocas) do campeonato nacional de juniores da II Divisão.

Em acórdão promulgado hoje, o CJ absolveu a equipa de juniores da Naval da condenação feita pelo Conselho de Disciplina (CD) daquela instituição na pena de "multa de 500 euros, derrota de 3-0, desclassificação, baixa de divisão e suspensão por duas épocas desportivas".

Na origem do processo estava o relatório do árbitro da partida, realizada a 21 de Fevereiro entre o Rio Maior e a Naval, jogo que os figueirenses venceram por 8-1 e consequentemente se apuraram para a segunda fase da competição.

O juiz da partida mencionou no relatório ter iniciado a partida com 10 minutos de atraso, imputando responsabilidades pelo facto à equipa da Figueira da Foz por acto negligente - atraso de dois minutos - na apresentação da equipa para identificação.

O clube figueirense intentou o respectivo recurso da decisão do CD sendo-lhe dada razão no acórdão hoje promulgado "revogando-se em consequência a decisão da recorrida (Conselho de Disciplina), indo a decorrente (Naval 1.º de Maio) absolvida".

Os conselheiros do CJ não consideraram como "acto de negligência" o atraso de dois minutos da equipa figueirense, bem como "não culpada pelo atraso de 10 minutos" com que se iniciou a partida de Rio Maior.

O CJ, na sua argumentação, frisa: "Entendemos excessivo, contrário à verdade, estranhamente persecutório, dar-se como provado, que a Associação Naval 1.º de Maio, na circunstância agiu voluntária, livre e conscientemente no plano da culpa".

Depois de analisados os factos, o CJ entendeu que a culpa tem a ver com elementos subjectivos, "não ficando provado que por parte dos jogadores e dirigentes da Naval presentes tenha havido a intenção o propósito de atrasar a hora do início do jogo".

"A condenação proferida anteriormente, nos termos em que o foi, traria efeitos desastrosos e imprevisíveis para alguns, pelo menos, os atletas, afastando-os da prática desportiva", pode ler-se no acórdão.

Era absurdo se o caso não acabasse desta maneira.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.