Jump to content

Linux E Windows Reconhecer Disco Rigido


Clouck
 Share

Recommended Posts

Tenho aqui uma pergunta um pouco estúpido, é o seguinte:

Tem-se um portátil com disco dividido, numa partição instalado o windows e outro linux.

Tem-se um disco rígido externo, onde estão guardadas musicas e filmes e jogos e ficheiros pdf.. bla bla bla, tretas de sempre.

Ligo o windows, e liga-se o disco externo ao portátil, tudo bem, windows reconhece o disco e lê o que lá tem.

Agora se eu ligar portátil com o linux, continua puder aceder a todas as pastas e ficheiros do disco externo? ou aquilo não reconhece e pede me para formatar o disco externo?

Link to comment
Share on other sites

Em principio devia de dar... para ler... independente do Sistema de Ficheiros... Mas escrever, penso que se os linux mais recentes ainda forem iguais aos antigos, neste aspecto, não vais poder escrever pk o Windows usa NTFS.

Solução para isto, formata e usa fat32... Aqui o mal, é não poderes ter ficheiros maiores que 2GB...

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Boas...

qual o linux instalado?

algumas distros não fazem a montagem automática de discos externos e/ou outros periféricos... tens k fazer a unha.....

Fiquem!

Link to comment
Share on other sites

Boas...

qual o linux instalado?

algumas distros não fazem a montagem automática de discos externos e/ou outros periféricos... tens k fazer a unha.....

Fiquem!

isso nao é verdade...

Basta actualizar o fstab para fazer mount a quando o boot...

Edited by saracat
Link to comment
Share on other sites

Dá, tens é q usar um sistema de ficheiros que ambos suportem, ou seja, um velhote como FAT32 ou NTFS. Embora em Linux tenhas q usar módulos carregados em modo de utilizador para conseguires ler/escrever em partições NTFS e portanto a performance ser inferior a algo em q haja suporte no kernel em si, a diferença já não é assim tão grande e antes isso do andares com partições FAT32 pois isso não é próprio para quem tem amor aos seus dados lol

Está descansado que é só ligares e é tudo automático (falo por Linux, Windows não sei).

Link to comment
Share on other sites

Aproveito este topico para esclarecer uma duvida.

Tenho o Kunbuntu instalado numa partição do disco, noutra o xp. Como posso apagar a instalação do linux? Entrando pelo windows não me aparece o espaço ocupado pelo linux e formatando tb não apaga e restabelece o espaço original pois não? Como faço? Obrigado

Link to comment
Share on other sites

fdisk deve dar para resolver isso. para isso convém um cd de boot...

Ou entao podes usar sempre aqueles utilitários tipo o linux druid... apesar de não saber se ainda se usa isso... estou um bocado desactualizado

Link to comment
Share on other sites

Não te consigo ajudar nesse caso. Se fosse para apagar o Windows era fácil mas o Linux é duro de roer e dizem que mesmo q o consigas remover ele vai aparecer de vez em quando e remover-te uns quantos ficheiros de forma aleatória. Eu avisei...

Link to comment
Share on other sites

Não te consigo ajudar nesse caso. Se fosse para apagar o Windows era fácil mas o Linux é duro de roer e dizem que mesmo q o consigas remover ele vai aparecer de vez em quando e remover-te uns quantos ficheiros de forma aleatória. Eu avisei...

Ele pode sempre apagar a partição e voltar a fazê-la ... não tem lógica ele voltar e remover ficheiros... isso não é fantasma...lol

Link to comment
Share on other sites

Aproveito este topico para esclarecer uma duvida.

Tenho o Kunbuntu instalado numa partição do disco, noutra o xp. Como posso apagar a instalação do linux? Entrando pelo windows não me aparece o espaço ocupado pelo linux e formatando tb não apaga e restabelece o espaço original pois não? Como faço? Obrigado

Usa o PartitionMagic para apagar a(s) partição(ões) de linux, e certifica-te que a partição de windows fica activa. Depois fazes boot a partir de um CD do windows, carregas na tecla R e quando estiveres na linha de comandos escreves: fixmbr. Em principio isto resolve, pelo menos para mim sempre funcionou (Windows XP).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.