Jump to content

Parabéns World Wide Web


Batunaz
 Share

Recommended Posts

Sempre que digitamos num browser 'www' estamos a usar uma tecnologia que foi inventada faz agora 20 anos. O seu criador, o britânico Tim Berners-Lee, está hoje no CERN, em Genebra, para recordar este momento fundador.

Quando em Março de 1989 um jovem investigador do CERN, Tim Berners-Lee, entregou ao seu supervisor, Mike Sendall, um documento intitulado: "Gestão de Informação: uma proposta" ("Information Management: a Proposal"), estaria certamente longe de pensar que as suas ideias mudariam o mundo para sempre. Um ano depois, nascia a World Wide Web.

Na conferência organizada pelo CERN que decorre em Genebra a partir das 14 horas de hoje recorda-se este momento fundador, estando desde já confirmada a presença do próprio Berners-Lee que fará uma demonstração do browser original. Mas o que inventou, de facto este jovem físico britânico?

No documento entregue a Mike Sendall, Berners-Lee propunha-se resolver as dificuldades relativas à gestão de grandes volumes de informação produzidos no âmbito de megaprojectos de investigação como por exemplo o LHC (Large Hadron Collider): O grande acelerador de partículas que depois de um arranque atribulado, só em Setembro deste ano voltará a entrar em funcionamento.

Mas como? Por via de um sistema de informação interligada. Tratava-se de recorrer a um sistema textual não-linear, ou hipertexto, onde os documentos seriam acedidos através de um browser, sendo tudo isto suportado por uma rede de comunicações informáticas.

20 anos depois, esta rede chama-se Internet, os browsers mais usados são o Internet Explorer da Microsoft e o Firefox da Mozilla e o mundo é um lugar muito diferente.

Ainda que o senso comum confunda frequentemente a rede computacional que liga milhões de computadores em todo o mundo - a Internet - com o conjunto de documentos, vídeos, imagens e outros recursos linkados entre si - a World Wide Web - elas são corpo e alma de uma sociedade assente no conhecimento onde a informação é cada vez mais um bem precioso. E Sir Tim Berners-Lee está hoje de parabéns.

in Expresso online

PARABÉNS WWW!!!

:-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.