Jump to content

Pequenos Abusos, Grandes Sinais


Kopien
 Share

Recommended Posts

10.03.2009 - 16h30 Paulo Ferreira

Quando iniciou as funções de primeiro-ministro, António Guterres orgulhava-se de circular sem qualquer aparato policial. “Desculpem. Mas é que eu ando sem ‘tinónis’ e fico sujeito aos engarrafamentos.” Era assim que Guterres justificava ligeiros atrasos para alguns compromissos. E era verdade. Nas deslocações de rotina em Lisboa e pelo país, lá ia o carro que transportava o primeiro-ministro, discreto, e logo atrás apenas mais um automóvel com seguranças, onde a única coisa que podia dar nas vistas eram as antenas que saíam do tejadilho um pouco maiores do que o normal. Nada de carro ou mota da polícia. Nem tão-pouco a sirene azul no próprio carro onde Guterres se deslocava.

Este comportamento era compatível com a imagem que se fazia e faz de Guterres: um governante com uma leitura descontraída, descomprometida e despojada dos seus poderes e dos supostos privilégios. De Guterres nunca se viu um tique de arrogância ou um abuso de poder. Aliás, se foi criticado foi por ser demasiado “pomba” e nada “falcão” na forma como governou.

Vem isto a propósito do aparato que se instalou em Lisboa a propósito da visita de José Eduardo dos Santos. Quem esta terça-feira, por volta das 11h, assistiu à deslocação do Presidente angolano do hotel (próximo das Amoreiras) para Belém não pôde deixar de notar o desproporcionado aparato: a auto-estrada A5 cortada ao trânsito em cerca de 4 quilómetros; várias ondas de motos e carros da polícia; umas 20 motos de batedores da polícia imediatamente à frente da comitiva; um sem-número de carros.

Dir-se-á que é a segurança que motiva o aparato. Mas afinal que perigos ameaçam a vida de José Eduardo dos Santos? Teme-se um atentado da UNITA? Dos separatistas de Cabinda? De quem, afinal?

Um verdadeiro absurdo que nem comitivas de líderes norte-americanos, russos ou israelitas – e em relação a estes toda a gente entende a preocupação com a segurança – reclamam ou recebem.

O show-off absolutamente exagerado faz parte da encenação que ditadores, protoditadores e governantes pouco escrupulosos gostam de se atribuir. São aqueles que se confundem com o Estado, que pensam que são donos dele. São aqueles que medem a sua importância, o seu poder e a sua influência pelo número de motas de polícia que abrem caminho nas ruas e avenidas, com absoluto desprezo pelos incómodos que esses

caprichos causam a milhares de pessoas. São gestos pequenos mas que não enganam sobre o tipo de líder que os pratica.

A culpa, neste caso, não é apenas da nomenklatura angolana. Há, deste lado, um outro Estado, que permite e alimenta este disparate e que gosta demasiado de mimar governantes sem credenciais democráticas ou humanistas.

Mas seria de esperar outra coisa de um país que hoje é governado por um primeiro-ministro que aceitou que fechassem a Praça Vermelha para fazer a sua mediática corrida matinal em Moscovo?

in: Público

Link to comment
Share on other sites

Essas palermices é porque ele, teme a sua vida... É normal não é? Depois da filha (coff coff) ter comprado 10% do BPI, é normal que Portugal feche os olhos a esses caprichos. De certeza que outros presidentes quando viajam para outros países não causam este "movimento". É melhor não me prolongar mais...

Link to comment
Share on other sites

A mim custa-me ver uma pessoa como o Cavaco Silva a apertar a mão ao Eduardo dos Santos e ainda lhe dar uns quantos elogios... como é q possível...

Diplomacia é isso, é contentar mesmo quem não suportamos...

Que querias que fizesse? Que declarasse ele Persona Non Grata? Temos de pensar que tb temos mtas pessoas portuguesas a viver lá.

Link to comment
Share on other sites

Dada a quantidade de investimentos que temos lá, é mais que normal haver este labanço de botas e beija cús. Portugal precisa do dinheiro que vem de lá e dos acordos entre empresas, bancos e malta do petróleo. O dinheiro não tem côr, nem credo... money talks, shit walks.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.