Jump to content

Sad Do Fc Porto à Beira Da Falência


NunoV.
 Share

Recommended Posts

A Sociedade Anónima Desportiva do Futebol Clube do Porto está à beira de falência técnica. Segundo o Correio da Manhã, auditores chamaram a atenção para a dívida à banca no valor de 61,2 milhões, que vence este ano.

O relatório de contas consolidado, referente ao primeiro semestre de 2008, dá conta do possível risco de falência no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Perante isto, a administração do FCP, presidida por Pinto da Costa, apresenta duas soluções, segundo explica o CM:

Pode optar pela redução do capital social (75 milhões de euros) para um montante não inferior a ao capital próprio (16,3 milhões), ou escolhe antes a realização de entradas para reforço da cobertura de capital pelos sócios .

Segundo o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, quando os administradores verificam que metade do capital social se encontra perdido, devem convocar uma assembleia geral com todos os sócios para os informar da situação. Metade do capital social está perdido quando o capital próprio for igual ou inferior a metade do capital social.

No caso da SAD do FCP, os capitais próprios totalizam 16,3 milhões de euros para um capital social de 75 milhões.

O CM diz que os próprios auditores das contas da SAD dizem que o futuro da SAD dos dragões está dependente «da manutenção do apoio financeiro de terceiros, em particular das instituições financeiras, bem como do sucesso futuro das operações, incluindo o resultado da alienação de direitos de inscrição desportiva de jogadores».

Fonte: SOL

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
E novidades?

ps: não é só a do FCP que está com problemas.

Acho um pouco estranho o clube português que mais e melhores vendas fez nos últimos anos estar tão mau em termos financeiros. Só a de Pepe rendeu 30 milhões de €. Se formos uns poucos anos para trás e juntarmos tudo dá mais de 100 milhões de €. Onde está todo esse dinheiro? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

E novidades?

ps: não é só a do FCP que está com problemas.

Acho um pouco estranho o clube português que mais e melhores vendas fez nos últimos anos estar tão mau em termos financeiros. Só a de Pepe rendeu 30 milhões de €. Se formos uns poucos anos para trás e juntarmos tudo dá mais de 100 milhões de €. Onde está todo esse dinheiro? :unsure:

Vai ao site da CMVM, compara as receitas e os proveitos dos 3 grandes e depois percebes o pk! ;)

Mas até te resumo, o Porto é o clube que mais gasta em ordenados, e contratações... Mas para compensar isso, costuma vender jogadores a bons preços todos os anos... Só que estamos em crise, os clubes não dão tanto dinheiro pelos jogadores... e o Porto é quem fica pior.

Mas vão lá ver as comparações, é só procurar uma beka na net!

Acho que é o site futebol finance, que tem essas comparações todas!

De resto, já há uns tempos saiu uma noticia a dizer que os 3 grandes, têm um capital social muito acima do que devem ter! E que não haveria grandes soluções, senão baixa-lo!

Link to comment
Share on other sites

desconhecia tal situacao...

faz-lhes bem.

gosto muito de futebol, mas sempre achei patetico meia duzia de marmanjos ganharem resmas de dinheiro por darem 2 ou 3 pontapes na bola.

a crise ainda irá afectar mais o futebol, a ver vamos de que maneira.

quando isto chegar aos clubes mais pequenos é que vai ser o problema.

ficamos com a liga reduzida a meia duzia de clubes.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
desconhecia tal situacao...

Eu acho que há muito portista aqui do fórum que tb desconhecia esta situação e ainda desconfia da noticia. Para mim ela tb é novidade, sobretudo se for posta em termos de "quase falência".

Link to comment
Share on other sites

isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Link to comment
Share on other sites

isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Eu tenho ideia de ler exactamente o contrário :mellow:

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Eu tenho ideia de ler exactamente o contrário :mellow:

Ou usam óculos bem diferentes para lerem os jornais ou então algumas das vossas fontes está a mentir... :P

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

desconhecia tal situacao...

Eu acho que há muito portista aqui do fórum que tb desconhecia esta situação e ainda desconfia da noticia. Para mim ela tb é novidade, sobretudo se for posta em termos de "quase falência".

Não é que desconfie (ou confie...), mas lá que desconhecia... desconhecia.

Link to comment
Share on other sites

isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Por acaso ate era o contrario!

A SAD do Futebol Clube do Porto registou uma quebra de 37 por cento nos lucros para 6,8 milhões no primeiro trimestre da época desportiva 2008/2009, segundo avançou o clube em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta sexta-feira.

Para esta descida, revela a F.C. Porto, SAD contribuiu o aumento dos custos financeiros. O resultado líquido «novamente positivo, atingindo os 6,8 milhões de euros no período em análise, abaixo dos 10,8 milhões de euros obtidos no primeiro trimestre de 2007/2008, devido, em grande parte, ao agravamento dos encargos financeiros».

Ou seja, os Lucros da SAD desceram, mas mesmo assim teve um Lucro de 6.8 Milhões de Euros.

A epoca passada os Lucros neste mesmo trimestre foram mais de 10 Milhões.

A não ser que no resto do ano tenham altos prejuízos, não compreendo a noticia que o CM mandou.

Link to comment
Share on other sites

O que aqui interessa é saber quanta dessa dívida é a curto-médio prazo... e que activos líquidos tem o clube...

Dizer... deve 61M€ é relativo... depende do que estiver à volta...

Link to comment
Share on other sites

isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Eu tenho ideia de ler exactamente o contrário :mellow:

epa, e do que me lembro, mas como tal posso estar errado

e só pesquisar ai pela net

Link to comment
Share on other sites

isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Eu tenho ideia de ler exactamente o contrário :mellow:

epa, e do que me lembro, mas como tal posso estar errado

e só pesquisar ai pela net

É só veres o meu post acima ;)

Embora os Lucros caíram este ano, a Sad tem dado Lucros Trimestre após Trimestre ;)

Link to comment
Share on other sites

isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Eu tenho ideia de ler exactamente o contrário :mellow:

epa, e do que me lembro, mas como tal posso estar errado

e só pesquisar ai pela net

É só veres o meu post acima ;)

Embora os Lucros caíram este ano, a Sad tem dado Lucros Trimestre após Trimestre ;)

Empresas

Dados do 1º semestre da temporada 2008/09

SAD do Porto passa de lucros a prejuízos de 1,4 milhões

2009/02/28 18:33

Período homólogo foi positivo em 7,3 milhões de eurosO Porto SAD registou prejuízos de 1,4 milhões de euros nos primeiros seis meses da actual temporada, ou seja de 2008/2009. Algo que contrasta com os lucros de 7,3 milhões alcançados no período homólogo.

Segundo dados divulgados ao mercado, o clube contou com proveitos operacionais, excluindo transacções de passes de jogadores, de 31,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 9 por cento, relativamente ao período anterior, onde esta rubrica atingiu os 28,5 milhões de euros.

Os resultados operacionais foram positivos, na ordem dos 2,8 milhões de euros no período em análise, mas abaixo dos 8,8 milhões obtidos nos primeiros seis meses da temporada 2007/2008.

Sporting com prejuízos de 2,3 milhões

Já os custos operacionais cresceram para 35,8 milhões de euros devido essencialmente ao crescimento da massa salarial.

O rácio salários/proveitos operacionais (incluindo proveitos com transacções de passes de jogadores) atinge os 44%, sendo que no primeiro semestre do exercício anterior se situava nos 37%

Se o activo total cresceu 10,5 milhões face a 30 de Junho de 2008, atingindo um montante global de 169,3 milhões, o passivo consolidado também: aumentou 11,8 milhões de euros. A razão, segundo o clube, deve-se «fundamentalmente às obrigações assumidas com a aquisição de passes de jogadores».

noutro sítio encontrei isto (agência financeira)

agora e escolher LOL

Edited by tumkes
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

A noticia começa a espalhar-se e tb já a Rádio Renascença fala no assunto (apoiando-se no CM)...

aqui

152 milhões de € de passivo? Mas que fdp de passivo... dass :blink:

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Epa vocês a mania de lerem algo que não está escrito!

O FC Porto apresentou em comunicado à CMVM, os resultados dos exercícios correspondentes ao 1º Semestre de 2008/2009.

Análise sobre as contas consolidadas

” Proveitos Operacionais excluindo transacções de passes de jogadores que ascendem a 31,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 9%, relativamente ao período homólogo anterior, onde esta rubrica atingiu os 28,5 milhões de euros; Custos operacionais excluindo transacções de passes de jogadores cresceram para 35,8 milhões de euros devido essencialmente ao crescimento da massa salarial; O rácio Salários vs Proveitos Operacionais (incluindo proveitos com transacções de passes de jogadores) atinge os 44%, sendo que no 1º semestre do exercício anterior se situava nos 37%; Resultados Operacionais positivos, atingindo os 2,8 M€ no período em análise, abaixo dos 8,8 M€ obtidos no 1º Semestre de 2007/2008; Resultado Líquido do semestre atinge o valor de 1,4 milhões de euros negativos; Activo Total cresce 10,5 M€ face a 30 de Junho de 2008, atingindo um montante global de 169,3 M€, fundamentalmente pelos investimentos efectuados em novos jogadores; Passivo Consolidado da Sociedade aumenta 11,8 milhões de euros, fundamentalmente devido às obrigações assumidas com a aquisição de passes de jogadores.”

O que depois, leva o Correio da Manha a concluir aquilo... Visto que é uma SAD com capital social de 75M e tem resultados muito abaixo... Mas é como disse acima, eles não dizem nada de novo. E acho que a CMVM já tinha ameaçado os clubes de futebol, para reverem o seu capital social... Já que têm um capital social muito acima dos resultados apresentados.

Link to comment
Share on other sites

isso e porque não estão atentos, lembro-me de ler o "balanço" que vem todos os anos nos jornais acerca das sad´s e senão estou em erro a do porto apesar das avultadas vendas, dava quase sempre prejuízo...

Por acaso ate era o contrario!

A SAD do Futebol Clube do Porto registou uma quebra de 37 por cento nos lucros para 6,8 milhões no primeiro trimestre da época desportiva 2008/2009, segundo avançou o clube em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta sexta-feira.

Para esta descida, revela a F.C. Porto, SAD contribuiu o aumento dos custos financeiros. O resultado líquido «novamente positivo, atingindo os 6,8 milhões de euros no período em análise, abaixo dos 10,8 milhões de euros obtidos no primeiro trimestre de 2007/2008, devido, em grande parte, ao agravamento dos encargos financeiros».

Ou seja, os Lucros da SAD desceram, mas mesmo assim teve um Lucro de 6.8 Milhões de Euros.

A epoca passada os Lucros neste mesmo trimestre foram mais de 10 Milhões.

A não ser que no resto do ano tenham altos prejuízos, não compreendo a noticia que o CM mandou.

No 1º trimestre tiveram lucros, mas no 2º trimestre tiveram prejuízos suficientes para anular esses mesmos lucros.

Porto e Sporting registam prejuízos

O Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD e o Sporting registaram prejuízos de 1,4 e de 2,3 milhões de euros, respectivamente, no primeiro semestre do exercício 2008/09, informaram os dois clubes em comunicados separados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a mesma fonte, a actividade do Sporting foi “marcada por um conjunto de aspectos, de natureza diversa e pluridisciplinar”, nomeadamente os resultados operacionais positivos, o EBITDA de 5,872 milhões de euros e o aumento de proveitos operacionais em 22,7% “resultantes essencialmente da performance desportiva da equipa na Liga dos Campeões”.

O aumento de custos salariais e o investimento efectuado no plantel no montante de 7,8 milhões de euros “com reflexo directo no aumento de amortizações registado”.

Num outro comunicado, o Porto revela que obteve resultados líquidos negativos de 1,4 milhões de euros.

Segundo a mesma fonte, para além do efeito da sazonalidade, “contribuíram de forma especial para a obtenção deste valor” aspectos como a massa salarial, comparativamente ao primeiro semestre do exercício anterior, que cresceu 3,6 milhões de euros; as amortizações também aumentaram 1,7 milhões de euros, “resultante de um maior investimento no reforço do plantel”; os encargos financeiros, decorrentes de maiores dificuldades no acesso ao crédito, aumentaram 2 milhões de euros.

Foi reforçada em 1,7 milhões de euros a provisão para compensar eventuais perdas de imparidade em virtude do incumprimento do prazo de recebimento de créditos sobre diversas entidades, o que também ajudou à obtenção daquele valor.

Contas FCP Semestrais de 08/09

Com isto não estou afirmar que a noticia seja verdadeira mas apenas a introduzir mais informação sobre a real situação, tanto de FCP como dos vários clubes nacionais.

O FCP só no curto prazo (-1 ano) tem em empréstimos bancários a pagar um valor de 44.949.081

Edited by Ruffios
Link to comment
Share on other sites

tão? clubes Portugueses? falência? :(

se têm capital próprio negativo é normal que estejam em falência técnica, ainda para mais com prejuízos nos últimos trimestres e dívidas a vencerem-se a curto prazo.

Nada que um aumento do capital social e a renegociação da dívida a curto prazo resolva os problemas (emissão de títulos de dívida/obrigações ou mesmo emissão de títulos subordinados)

B)

Link to comment
Share on other sites

tão? clubes Portugueses? falência? :(

se têm capital próprio negativo é normal que estejam em falência técnica, ainda para mais com prejuízos nos últimos trimestres e dívidas a vencerem-se a curto prazo.

Nada que um aumento do capital social e a renegociação da dívida a curto prazo resolva os problemas (emissão de títulos de dívida/obrigações ou mesmo emissão de títulos subordinados)

B)

Para se aumentar o capital social é necessário que os accionistas tenham capital/disposição para investir num negocio que não têm sido rentável ... quem é que gosta de aplicar o seu dinheiro numa situação assim?

A renegociação de dívida de curto prazo para médio/longo prazo vai obrigar a um aumento da divida, pois os juros que actualmente são cobrados são elevados e isso é para quem consegue financiamento, só na última emissão de obrigações que terminaram ou terminam agora 2009 o juro foi de 6%.

Para fazer uma nova emissão quanto terá de ser a nova taxa de juro? Já que o risco é muito maior (aumento do risco= aumento do juro a pagar)!

Link to comment
Share on other sites

tão? clubes Portugueses? falência? :(

se têm capital próprio negativo é normal que estejam em falência técnica, ainda para mais com prejuízos nos últimos trimestres e dívidas a vencerem-se a curto prazo.

Nada que um aumento do capital social e a renegociação da dívida a curto prazo resolva os problemas (emissão de títulos de dívida/obrigações ou mesmo emissão de títulos subordinados)

B)

Para se aumentar o capital social é necessário que os accionistas tenham capital/disposição para investir num negocio que não têm sido rentável ... quem é que gosta de aplicar o seu dinheiro numa situação assim?

A renegociação de dívida de curto prazo para médio/longo prazo vai obrigar a um aumento da divida, pois os juros que actualmente são cobrados são elevados e isso é para quem consegue financiamento, só na última emissão de obrigações que terminaram ou terminam agora 2009 o juro foi de 6%.

Para fazer uma nova emissão quanto terá de ser a nova taxa de juro? Já que o risco é muito maior (aumento do risco= aumento do juro a pagar)!

Epah depende! Quando tu renegoceias algo, não terás necessariamente que ficar a perder!

E acho que os bancos entre ganharam 6% em x anos, ou não ganharem nada por o Porto não poder pagar, preferem a 1ª.

Nas casas das pessoas e nessas tretas é a mesma coisa, nenhum banco, gosta que as pessoas não tenham dinheiro para pagar, e se possível preferem renegociar!

Link to comment
Share on other sites

Águias com prejuízo de 9.3 milhões no primeiro semestre

COMUNICADO ENVIADO PELO CLUBE À CMVM

A Benfica SAD registou um prejuízo de 9.3 milhões de euros no primeiro semestre (2008/2009), com resultados operacionais também negativos de 6.9 milhões, informou a sociedade em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Ainda segundo o mesmo documento, os custos operacionais da primeira metade da época foram de 27.6 milhões de euros (contra 26 milhões de proveitos operacionais), o que a sociedade explica em parte com a 'não participação na Liga dos Campeões e pelo investimento no reforço do plantel principal'.

Num relatório em que quase todos os indicadores são negativos, realce para a subida nas receitas televisivas, que no último semestre atingiram os 6.1 milhões de euros, o que a sociedade justifica com a ausência da Liga dos Campeões, que permitiu ao clube negociar directamente a venda dos direitos dos jogos que realizou na Taça UEFA.

A crescer continua o passivo da SAD, que atinge agora os 147.4 milhões de euros, o que é justificado uma vez mais com o esforço realizado no reforço do plantel da equipa principal.

Os capitais próprios da sociedade voltaram a descer e são agora de 13,6 milhões de euros.

Como se pode ver o problema não é só do nosso vizinho mas sim deste ramo de actividade ... os clubes o mudam e começam a ser rentáveis ou dentro em breve estarão em vias de fecharem as portas.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.