Jump to content

Recommended Posts

Posted

Toca a acordar, faltam exactamente à volta de +/- 8h para os treinos!

Equipas de F1 vão criar campeonato alternativo

As escuderias de Fórmula 1 que fazem parte da FOTA (Associação de Equipas) vão avançar para a criação de um campeonato alternativo.

“As equipas não tem outra alternativa senão começar a preparar um novo campeonato, que reflectirá os valores dos seus participantes e dos seus parceiros”, lê-se num comunicado da FOTA, a que a agência AFP teve acesso.

As oito escuderias da FOTA (McLaren-Mercedes, BMW Sauber, Renault, Toyota, Brawn GP, Ferrari, Red Bull e Toro Rosso) estavam inscritas para o Mundial de 2010, mas apenas com a condição de a Federação Internacional do Automóvel rever as regras para o próximo ano.

“Tornou-se claro que as escuderias não podem continuar o seu compromisso com os valores fundamentais do desporto [ficando na F1]. Decidiram recusar modificar as condições das suas inscrições para o campeonato de 2010”, acrescenta o mesmo documento.

“Esta nova série terá um sistema de governo transparente, um só tipo de regras, encorajará novos competidores e escutará os pedidos dos fãs, o que inclui preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo, para os parceiros e os accionistas.”

A FOTA está conflito com a FIA porque não concorda com as regras definidas para 2010, que prevêem um tecto orçamental de 45 milhões de euros para quem quiser liberdades técnicas ou então restrições técnicas para quem não cumprir o limite de orçamento.

A Williams e Force India aceitaram inscrever-se sem condições e foram expulsas da FOTA, enquanto três novas equipas (USF1, Campos e Manor) foram já aceites pela FIA para o campeonato do próximo ano.

aqui

O início do fim da Fórmula 1

Oito equipas da Fórmula 1 disseram esta quinta-feira estarem a estudar uma nova categoria a partir de 2010 depois de se negarem a aceitar as demandas da FIA.

2inserir comentário tamanho do texto imprimir

O início do fim da Fórmula 1

Um comunicado informa que a BMW-Sauber, Brawn, Ferrari, McLaren, Red Bull, Renault, Toro Rosso e Toyota estão unidas na decisão.

Na quinta-feira, a FIA fez uma oferta final às equipas da F1, introduzindo algumas mudanças às controversas normas para 2010, na tentativa de impedir uma dissolução da modalidade.

Em carta enviada às equipas que se encontram na lista para o campeonato do ano que vem como provisórias e a qual a Reuters teve acesso, o presidente da FIA, Max Mosley, disse que o órgão estava disposto a fazer algumas concessões.

As equipas queriam uma revisão do regulamento divulgado para 2010 e a eliminação de um tecto orçamental de 64,2 milhões de dólares que é opcional, mas garante vantagens para quem o adoptar.

Confira o comunicado na íntegra:

"Desde a formação da Fota no último mês de Setembro, as equipas têm trabalhado juntas e procuraram envolver o detentor dos direitos comerciais da FIA para desenvolver e melhorar a modalidade.

As equipas não podem continuar o seu compromisso diante dos valores fundamentais da modalidade e recusa-se a alterar a condição original das suas inscrições para o Campeonato Mundial de 2010.

A crise financeira mundial sem precedentes inevitavelmente trouxe grandes desafios para a comunidade da F1. A Fota está orgulhosa de ter atingido as mais importantes medidas para reduzir os custos na história da nossa modalidade.

Em particular, as fabricantes têm prestado assistência às equipas independentes, algumas dos quais, provavelmente, não estariam na F1 hoje sem as iniciativas da Fota. As equipas têm ainda um acordo para reduzir de forma substancial e voluntária os custos, para assegurar a sustentabilidade no futuro.

Na sequência destes esforços, todas as equipas confirmam à FIA e ao detentor dos direitos comerciais estariam dispostas a se comprometer até ao final de 2012.

A FIA e o detentor dos direitos comerciais fizeram uma campanha para dividir a Fota.

Os desejos da maioria das equipas foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares das equipas foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais, desde 2006. Apesar disto e da intransigência da FIA, a Fota realmente procurou um compromisso.

Ficou claro, assim, que as equipas não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais da modalidade, e declinaram de alterar as suas inscrições condicionais para o Campeonato Mundial de 2010.

Estas equipas, portanto, não têm outra alternativa a não ser partir para a preparação de um novo campeonato, que reflete os valores dos seus participantes e parceiros.

Esta nova categoria terá um governo transparente, um conjunto de regulamentos e ouvirá os desejos dos fãs, incluindo a oferta de preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo, bem como novos parceiros e accionistas.

Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associadas ao nível mais elevado do automobilismo estarão nesta nova categoria."

por Reuters

Já ando farto, espero que resolvam isto rápido e comecem já a formar a tal "nova" categoria e digam logo que pistas e regulamentos vão usar.

Possiveis pistas:

Mugelo ou Imola

Roma*

Silverstone

Magny-Cours

Indianapolis

Montreal

Portimão

Montecarlo*

Kyalami

Adelaide

Hockenheim

Jerez

Não apanhei as outras 4

*circuito citadino

Perguntaram ao Eclestone que futuro terá a F1 e ele disse:

- Perguntem ao Max

:lol:

Pelo que o cúmentador da sky diz, já está quase tudo decidido e pronto a rolar, desde os circuitos a direitos televisivos, até aos preços dos bilhetes.

Há pouco o Alonso disse que para ele acabou a F1 e já está de olho no novo campeonato. Até disse que não está para correr na formula Cosworth, isso não é formula 1.

Parece que o sentimento é geral apesar do Domenicali ter acabado de dizer que se a FIA voltar atrás nas decisões, ainda se poderá salvar a F1.

O Max acaba de chegar no seu helicoptero e não acrescentou nada a coisa nenhuma, só disse que talvez daqui a 2 semanas haja alguma novidade.

Com esta mudança radical, a Williams de certo perderá o patrocinio da RBS, quem é que vai ver a formula cosworth... além disso o contrato do Rosberg está no fim e ele já deve estar de malas aviadas para outra esquipa, pelos vistos Mclaren, mas posso ter ouvido mal.

10:44

Neste momento está a decorrer outra reunião com os membros da FOTA. Os jornalstas andam a caça dos dirigentes das equipas e ninguém os encontra. Pode ser hajam mais novidades ainda hoje.

Posted

Que avancem para o novo campeonato :D

Já agora, a pista de Portimão é melhor que a do Estoril?

Turismo! ;)
Posted

«Não actuaram de boa fé»

19 Junho 2009 12:28

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) mostrou-se, através de um comunicado, desiludida com as posições que a FOTA, a associação que defende os interesses das equipas de Fórmula 1, tem tomado recentemente, nomeadamente a possibilidade de Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn GP, Red Bull e Toro Rosso «fugirem» para um campeonato paralelo.

«Estamos decepcionados, mas não surpreendidos pela incapacidade da FOTA para alcançar um compromisso de acordo com os interesses do desporto», pode ler-se num comunicado emitido pelo organismo liderado por Max Mosley.

A FIA acusa a FOTA de querer ditar as regras na Fórmula 1: «É claro que determinados elementos dentro da FOTA procuraram esta ruptura durante o prolongado período de negociações e não actuaram de boa fé nas discussões. A FIA não pode permitir uma corrida de argumentos financeiros no campeonato, nem que a FOTA dite as regras da Fórmula 1. O prazo para as inscrições incondicionais para o Mundial de 2010 expira esta tarde e a lista será anunciada amanhã».

faz beicinho...faz...
Posted

Que avancem para o novo campeonato :D

Já agora, a pista de Portimão é melhor que a do Estoril?

Turismo! ;)

Nunca tive no estoril mas a pista de portimao é espectacular ;)

Olha, quanto mais n seja por isto, com a criaçao do novo campeonato temos os grandes pilotos e as grandes equipas a passar pelo nosso pais, só por ai ja é bom.

Ainda faltam umas pistazitas pra asia e pros emirados e pra essas bandas onde abunda os incentivos monetarios.

Posted

Devia era ser criado um concorrente pra FIA.

Pra haver mais mudanças e nao so a nivel de F1.

Haja € pra investir e arranja-se uma coisa em condiçoes, te o grupo B voltava. :lol:

Posted

Penso que nem isso, duvido que a FIA\FOM tenha exclusividade sobre qualquer circuito, tem contratos e impõe regras de segurança e tal, mas se as datas dos eventos não coincidirem, não vejo qual é o problema.

Se a FOTA cumprir com as promessas, toda a gente fica a ganhar. Espero que sporttv tenha comprado 5 anos de F1, pra que a FOTA ao Max venha para sinal aberto.

Até seria lindo se as datas das corridas coincidissem, pistas diferentes, claro, mas tudo à mesma hora. A F1 da FIA ia ter tantos telespectadores como o baixa da banheira vs chouricence.

Posted

Penso que nem isso, duvido que a FIA\FOM tenha exclusividade sobre qualquer circuito, tem contratos e impõe regras de segurança e tal, mas se as datas dos eventos não coincidirem, não vejo qual é o problema.

Se a FOTA cumprir com as promessas, toda a gente fica a ganhar. Espero que sporttv tenha comprado 5 anos de F1, pra que a FOTA ao Max venha para sinal aberto.

Até seria lindo se as datas das corridas coincidissem, pistas diferentes, claro, mas tudo à mesma hora. A F1 da FIA ia ter tantos telespectadores como o baixa da banheira vs chouricence.

Sinal aberto :D
Posted

Surgiram noticias de que a BBC rescindirá o contrato caso seja criado um campeonato alternativo...mas os responsáveis da BBC, obviamente, recusaram confirmar....

Posted

Penso que nem isso, duvido que a FIA\FOM tenha exclusividade sobre qualquer circuito, tem contratos e impõe regras de segurança e tal, mas se as datas dos eventos não coincidirem, não vejo qual é o problema.

Se a FOTA cumprir com as promessas, toda a gente fica a ganhar. Espero que sporttv tenha comprado 5 anos de F1, pra que a FOTA ao Max venha para sinal aberto.

Até seria lindo se as datas das corridas coincidissem, pistas diferentes, claro, mas tudo à mesma hora. A F1 da FIA ia ter tantos telespectadores como o baixa da banheira vs chouricence.

Isso é k era de valor :y:

O cabrao do velho mosley desvaloriza a posiçao da FOTA, dizendo k é tudo "pose" e k ate março de 2010 aquilo vai-lhes passar e eles vao alinhar no mundial. Bem feita k se lixe... K se lixe memo à grande!

Posted

Ecclestone aliado a Mosley

Max Mosley, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), pretende avançar com uma acção judicial, caso Ferrari, McLaren, Brawn GP, Renault, BMW, Toyota, Red Bull e Toro Rosso vão para outro campeonato, e, segundo este dirigente, Bernie Ecclestone, líder da Formula One Management, quer, igualmente, recorrer aos tribunais.

«Bernie Ecclestone, que detém os direitos comerciais, vai processá-los. Há muito dinheiro em jogo, mas, para ele, os valores são ainda maiores», garante Mosley.

O principal responsável da FIA admite que as equipas podem, se a «fuga» for concretizada, ser obrigadas a devolver a Ecclestone verbas adiantadas: «Em relação a uma equipa, pode ultrapassar os 100 milhões de libras (118 milhões de euros, aproximadamente, n.d.r.)».

Posted

Ok, respirem fundo e preparem-se para o lol:

Ecclestone proposes budget cap be dropped

Belated team support from F1’s Chief Executive

20/06/09 17:32

A day after eight teams announced that they would not compete in the FIA Formula One World Championship next season but form their own independent series, commercial rights CEO Bernie Ecclestone has now said that major teams should not be subject to a budget cap next year.

While saying that Max Mosley has done ‘a lot of good things’ for Formula One, the F1 Chief Executive's new admission undermines the FIA President's position but could potentially end the breakaway threat. Ecclestone however has no power to dictate the rules to the FIA.

"I say, provided they confirm they will be in the championship for five years, they can spend what they like," the 78-year-old said at Silverstone on Saturday.

Ecclestone did not say how dropping the budget cap provisions would affect the small teams that have signed up for 2010, including new entrants Campos, US F1 and Manor. But clearly the Briton is most concerned about the big names including Ferrari and McLaren, who are looking to establish a rival series.

"I have some sympathy for the teams.

Nobody wants to be told how they can spend their money," Ecclestone told the BBC.

The international media overnight reacted with concern that the crisis could irreparably damage or even destroy F1.

"It's an ugly fight, like an aristocratic family arguing about silver cutlery," said Italy's La Gazzetta dello Sport.

The French daily Aujourd'hui added: "War has broken out between the FIA and FOTA, and Formula One will pay for it."

And Austria's Der Standard said: "So far neither Max Mosley nor Luca di Montezemolo have lost face, but the loss will be on both sides if Formula One disintegrates."

O velho deve ter brigado com o Max para agora vir com este paleio, até acho que deve andar a tomar xanax por cima e por baixo para aguentar esta marmelada e mesmo assim já cedeu.
Posted

eu vi isso na transmissão da BBC...

o que o velho disse que quer é que o status quo se mantenha, FIA nos regulamentos, ele nos direitos comerciais e equipas/pilotos a limitarem-se a correr

depois saiu-se com essa...o velho é raposa...

Antes tb vi na bbc uma entrevista com o Max onde ele chama loonies a alguns elementos da fota e que existe um que quer ser o "bernie", referindo-se ao Briatore

esta nao deve ter caido la muito bem

Posted

Bela telenovela k isto tá :-..

O bernie nunca me enganou, o max é k é mais dificil de vergar, n me parece k ceda facilmente mas tb acho k n vai ter outra hipotese.

Posted

Virgin deve deixar Brawn após 2009

VALOR DA ESCUDERIA SUBIU MUITO

É pouco provável que o Virgin Group de Richard Branson continue como patrocinador da Brawn GP depois de 2009, admintiu o próprio empresário este domingo.

"Entrámos quando era barato e tem sido muito bom para nós em termos de exposição global, mas suspeito que no próximo ano o preço venha a ser astronómico e isso talvez nos obrigue a olhar para outro lado, para uma equipa mais pequena", afirmou Branson à BBC.

"O valor deles [brawn GP] passou de quase nada a perto de 50 milhões de libras por ano, por isso estamos muito satisfeitos por eles e também por estar a ter um ano fantástico na comopanhia deles", acrescentou, referindo-se ao domínio exercido pela escuderia de Ross Brawn, que tem Jenson Button isolado na frente do Mundial de pilotos e Rubens Barrichello em segundo lugar.

O milionário britânico referiu-se ainda com preocupação à possibilidade de as oitos escuderias da FOTA criarem um campeonato concorrente à F1, em 2010: "Espero que prevaleça o bom senso. Se puder fazer alguma coisa para ajudar será também no meu próprio interesse."

ah e tal...e muito caro... :-

Posted

Mosley aberto a novas conversações com a FOTA

O 'timing' é terrível, já que a notícia surge exactamente em pleno Grande Prémio da Grã-Bretanha, pois desvia as atenções do que é realmente importante, mas a verdade é que veio a lume mais um capítulo da 'novela' FIA/FOTA.

esta feita, segundo a BBC Sport, o Presidente da FIA, Max Mosley, referiu ter informado a Associação de Equipas que o órgão que preside está pronto para reabrir as conversações para resolver o diferendo que os opõe. Mosley continua confiante que o litígio será resolvido e evitado o desdobramento de campeonatos:

"Estamos sempre em contacto com as pessoas e tudo vai voltar ao normal. É só uma questão de quando isso irá suceder. Estamos muito perto do acordo pois o que nos divide são questões mínimas e é algo que pode ser resolvido de forma muito rápida. Temos informado as equipas estamos prontos para fazer isso.", referiu.

Ah e tal, esperem lá, n se vão já embora, vamos conversar melhor :-

Posted

Agora acho que nem baixando as calcinhas e vem aí um possivel mega sapo para ele engolir:

Brawn says FIA could run breakaway series

An ironic twist in European law - series set to discuss new rules

In an odd twist to F1's political crisis, Ross Brawn on Sunday indicated that FOTA may demand that the FIA acts as the regulatory body for the breakaway championship.

Although the eight rebel teams are weary of Max Mosley and want to split with the Paris federation, Brawn said FOTA may ironically call upon the FIA to stand over the non rule-making elements of their own series.

"I think the agreement with the European Commission is that the FIA has to offer to do that (for) any competitive series that wants to set up," said the Brawn GP chief.

"If you want, the FIA can run the series for you. They can provide the stewards, the scrutineers and things of that nature. So, that is available if FOTA wants to take it up," he added.

It was rumoured earlier this weekend that Brawn, the only fully independent racing team affiliated with FOTA, was concerned about the breakaway's ability to match F1's commercial rights holder in terms of the income support offered to teams.

CEO Adam Parr, whose Williams outfit recently broke ranks and sided with the FIA, said wryly at Silverstone that he was ‘impressed’ with Brawn's confidence about going it alone with FOTA.

"There's no way that we could walk away from our contracts and raise the sort of money that we would need to compete with the manufacturers, the Red Bulls and so forth," he said.

Brawn agrees: "FOTA will have to support the small teams. They know it can't just exist on the manufacturers, so there has to be a structure that supports the small teams."

Brawn said more meetings will take place next week to begin work on the unnamed breakaway championship's technical regulations.

Posted

Mosley: F1 breakaway prevented

Eurosport - Wed, 24 Jun 12:55:00 2009

Max Mosley has claimed that the FIA have reached an agreement with the Formula One Teams' Association to stop plans for a breakaway series being established next year.

The ongoing row over plans to impose different restrictions on teams accepting a budget cap had infuriated several F1 teams, and with no resolution in sight FOTA had initiated plans to put together a rival motorsports series.

But Mosley has now claimed that a deal has been reached during talks in Paris between the FIA and FOTA to prevent a breakaway.

"There will be no split. We have agreed to a reduction of costs," said 69-year-old Mosley.

"There will be one F1 championship but the objective is to get back to the spending levels of the early 90s within two years."

One of the terms of the agreement is reportedly that the FIA president will not stand for re-election, and the 69-year-old confirmed that he will not seek a further term.

"I will not be up for re-election now we have peace," he added.

FIA e Fota chegam a acordo

13:40 24-06-2009

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Associação de Escuderias de Fórmula 1 (Fota), em conflito há várias semanas, anunciaram esta quarta-feira um acordo que acaba com o projecto de criar um campeonato paralelo em 2010.

«Não vai haver uma separação, vamos ter um único campeonato em 2010. Chegámos a um acordo sobre a redução dos custos», declarou Max Mosley, presidente da FIA, ao fim de uma reunião do Conselho Mundial da entidade em Paris.

A Fota e a FIA estavam em guerra sobre o regulamento para 2010, que instaurava inicialmente um tecto orçamental de 45 milhões de euros (salários de pilotos e gastos de marketing excluídos) para as escuderias que aceitassem, que em troca seriam recompensadas com vantagens técnicas.

As principais equipas da categoria, com a Ferrari à frente, haviam ameaçado criar um campeonato mundial paralelo, distinto ao organizado pela FIA.

WTF! :@$:

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.