Jump to content

A Questão Dos Tijolos


Archie
 Share

Recommended Posts

Fizeram-me esta pergunta ontem, e também não sabem responder, e isto está a moer-me a cabeça.

Temos 8 tijolos em que um deles é mais pesado que os restantes 7 (com o mesmo peso).

Com uma balança, daquelas de dois pratos, e com apenas duas medições, como encontrar o tijolo que é mais pesado?

É que com três medições eu vou lá, agora duas... :S

(edit)

lol, já sei a resposta, mas agora não digo :P

QUEM SOUBER A RESPOSTA NÃO DIGA LOGO. ENVIE A RESPOSTA POR PM A QUEM PEDIR :P

Edited by Archie
Link to comment
Share on other sites

Nem com três lá vou... -_-

É que, mesmo juntando, por exemplo, dois por prato, nada te garante que o mais pesado esteja no prato com mais peso, pois o peso dele, junto com outro mais leve pode não ser mais pesado que a soma dos outros dois...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

com 3 tb cheguei la com 2 nao.

com 4 seria meter 4 em cada lado pegar em todos os que ficaram no lado que acusou mais peso divdir na 2 medição de 2 para cada lado e de seguida na 3 medição pegar nos 2 que ficaram do lado que acusou mais peso e dividir um pa cada lado e voilá. agora so com duas mediçoes n cheguei la mas tb tou cansado lol

Link to comment
Share on other sites

Não sei como funcionam essas balanças, mas... partindo do principio que os 7 tijolos têm todos, exactamente, o mesmo peso basta meter dois tijolos em cada prato. O prato que tiver mais peso, tem o tijolo mais pesado. Dos dois que estão nesse prato, mete-se um em cada prato e descobre-se o mais pesado. Ou então não... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Com 3 medições:

Pomos 4 tijolos em cada prato. O prato que pesar mais, contém o tal tijolo mais pesado. Dividimos esses 4 e pomos 2 em cada prato. Again, o prato que pesar mais, contém o tijolo que queremos encontrar. Na última medição basta por um tijolo em cada prato e ver qual pesa mais.

Com 2 medições:

Pomos 3 tijolos em cada prato, deixando 2 de fora. Caso os pratos pesem o mesmo, então significa que o tijolo mais pesado é um dos 2 que ficaram de fora. Basta então pô-los na balança e ver qual é. Se um dos pratos iniciais de 3 tijolos era mais pesado que o outro, pomos um tijolo em cada prato, deixando um de fora. Caso pesem o mesmo, o tijolo mais pesado é o que ficou de fora, caso um seja mais pesado, é esse!

EDIT: Para não estragar a diversão a quem lê depois, pus isto com spoiler lol.

Edited by fluke87
Link to comment
Share on other sites

Pões 3 em cada balança.

Se o peso for igual, pões os 2 que ficaram de fora.

Se o peso for diferente, 5 tijolos estão descartados.

Dos restantes 3 pões 2 na balança.

Se o peso for igual, é o que ficou de fora.

Se for diferente é o que pesar mais.

LOL

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

Com 3 medições:

Pomos 4 tijolos em cada prato. O prato que pesar mais, contém o tal tijolo mais pesado. Dividimos esses 4 e pomos 2 em cada prato. Again, o prato que pesar mais, contém o tijolo que queremos encontrar. Na última medição basta por um tijolo em cada prato e ver qual pesa mais.

Com 2 medições:

Pomos 3 tijolos em cada prato, deixando 2 de fora. Caso os pratos pesem o mesmo, então significa que o tijolo mais pesado é um dos 2 que ficaram de fora. Basta então pô-los na balança e ver qual é. Se um dos pratos iniciais de 3 tijolos era mais pesado que o outro, pomos um tijolo em cada prato, deixando um de fora. Caso pesem o mesmo, o tijolo mais pesado é o que ficou de fora, caso um seja mais pesado, é esse!

:ranting: :ranting:

ia responder agora....

Link to comment
Share on other sites

Até digo mais, eis o que eu escrevi:

8 tijolos

1 mais pesado

3 medições

3 de cada lado

1ª medição, se ficar igual, é só pesar os restantes 2.

2ª medição dos 3 mais pesados, medem-se apenas 2, se ficarem igual, o 3º é o que é o mais pesado.

(Comecei a tentar resolver para 3 medições e cheguei a segunda e percebi logo que não precisava de mais nenhuma lol.

Edited by Tsunku
Link to comment
Share on other sites

Já tive que resolver este problema e semelhantes em testes psicotécnicos... Em menos de 1m... E com a pressão dos entrevistadores...

Um muito fixe tb, é..

Está uma pessoa num quarto com 3 interruptores, que acendem as 3 luzes de outro quarto...De um quarto não se vê nada para o outro. Como é que essa pessoa, consegue saber qual interruptor acende qual luz, só podendo sair uma vez do quarto onde está?

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Já tive que resolver este problema e semelhantes em testes electrotécnicos... Em menos de 1m... E com a pressão dos entrevistadores...

Um muito fixe tb, é..

Está uma pessoa num quarto com 3 interruptores, que acendem as 3 luzes de outro quarto...De um quarto não se vê nada para o outro. Como é que essa pessoa, consegue saber qual interruptor acende qual luz, só podendo sair uma vez do quarto onde está?

Esse também é fx...

Liga um interruptor, deixa ligado durante alguns minutos.

Liga outro interruptor e vai ao quarto.

A lâmpada que tiver desligada e quente, era o 1º interruptor.

A que tiver acesa, é o 2º.

Apagada e fria, é o 3º.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma para matutarem:

Têm 10 sacos, e cada saco tem 10 moedas. As moedas de um dos sacos são mais pesadas (1,1 g) que as dos outros nove (1 g).

Com UMA pesagem apenas, como conseguem saber qual o saco em que estão as moedas mais pesadas (1,1 g)?

Importante: a pesagem é feita numa balança digital :)

PS: estou a rever a solução na minha cabeça e acho que não me esqueci de nenhum pormenor, mas...se vir que falta alguma coisa dps altero ;)

Link to comment
Share on other sites

Já tive que resolver este problema e semelhantes em testes electrotécnicos... Em menos de 1m... E com a pressão dos entrevistadores...

Um muito fixe tb, é..

Está uma pessoa num quarto com 3 interruptores, que acendem as 3 luzes de outro quarto...De um quarto não se vê nada para o outro. Como é que essa pessoa, consegue saber qual interruptor acende qual luz, só podendo sair uma vez do quarto onde está?

testes electrotécnicos? ou psicotécnicos?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.