Jump to content

Cd ou Vinil...


darksideoftheMooN
 Share

Recommended Posts

Pois... que o CD é mais prático parece que não há dúvidas... se bem que tem a sua mística aquele levantar para virar o disco ;) ...

Quanto à qualidade do som... se, por um lado, a ausência de ruídos no CD é um grande avanço em certos estilos musicais, como a música clássica, outros perdem muito na limpeza porque desaparecem as nuances do som... o jazz, por exemplo... dizem os entendidos que jazz mesmo é em vinil, eu não sei, não oiço mesmo quase nada nesta área :upshy: Mas também... há CDs e CDs ;)

O espaço... factor importante hoje em dia... uma colecção de discos de vinil... ui... só com uma sala bem boa... muito mais fácil arrumar as caixinhas dos CDs, de facto... Tanto mais que, principalmente se for em MP3, cada CD leva o equivalente a uma pilha de discos...

Um outro aspecto... a criatividade das covers... há capas de vinil que são autênticas obras de arte... passadas para CD.. népia, perde-se tudo... aliás, nem se liga é muito logo à partida...

O que acham... há ainda grandes adeptos do vinil, por cá ?

:flowers:

Link to comment
Share on other sites

Eu como Dj ainda uso, mesmo que pouco, o Vinyl. Pouco porque prefiro a qualidade digital e sendo assim uso os Cd's, até porque enquanto posso pôr 10 músicas sacadas da net num cd que custa 0,50€, num vinyl que custa 10€ vêm geralmente 5 no máximo.

darksideoftheMoon, não só as capas, mas também os próprios vinyl muitas vezes são impressos com imagens. Muito muito giro :)

Link to comment
Share on other sites

Em termos de corpo e sonoridade o vinil é sem duvida melhor, é como gravar num estudio com o micro á frente do amplificador e ligar o ampli directo á mesa e usar aparelhos de efeitos, nunca sai com o poder que um micro pode dar ao captar a essencia do amplificador ;)

Link to comment
Share on other sites

xxxiii vinil mil vezes é mitico. ainda-me lembro do meu primeiro vinil(é quase como a primeira vez ehheheeh) use your ilusion 2 guns n'roses. claro k tiunha outros mas eram do meu pai(por sinal mt boa musica) mas o dos guns foi o primeiro k me deram, se nao tou em erro foi qnd fiz 12 anos. só sei k ainda n haviam cd's começamvam a apaarecer mas timidamente.ai ai

Link to comment
Share on other sites

O Cd pode parecer ter um som melhor, mas meus amigos fica mesmo só por ai. Na realidade a grande vantagem do cd é ke ñ se risca e ñ perde a kualidade inicial com as sucessivas leituras, porke como sabem a única coisa ke toca neste média é o raio laser, ao contrário do vinil ke tem uma agulha constantemente e tocar na sua superficie. Na realidade o vinil com a continuação tende a perder kualidade mas no inicio a kualidade de som é mil vezes superior à do cd. O som é real nele estão presentes um conjunto de frequências de som ke poderão ñ ser audiveis mas acabam por dar corpo à musica no geral.

Cd é prático, vinil é kualidade... :plain:

Edited by Fly
Link to comment
Share on other sites

Vinil tem mais qualidade, sem duvida....

porque o vinil transmite a 50hz e os cds a 22hz (gravados a 44)

pq apesar de ouvirmos so a cerca de 20hz, o vinil transmite os 50hz e nesses 50hz tem "energia" que nao se ouve nos cds.... e mt menos nos mp3 merdosos que se saca da net....

num cd ja se perde qualidade, entao um mp3 que corta ainda mais nas frequencias....

vinil pa sempre.... ^^

Link to comment
Share on other sites

Gostei deste Tópico Darkside, boa idea.

Sou um adepto incondicional do vinil. Tenho comprado mais discos do que cd's. Tenho comprado Boards of Canada e Ladytron. Ando também numa continua busca por Kraftwerk (consegui comprar o RadioActivity (1976) por 10€ :) )

Para mim, nada consegue substituir o som do disco.

Cheers

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa temos de reconhecer... desde o aparecimento do CD a música chega a mais gente... e, no nosso caso :hypo: ... não fora o suporte em CD para os .mp3 que a net nos faculta e as news nos permitem sacar direitinho, ouvíamos muito menos e transmitíamos muito menos também...

Quanto à qualidade do som, concordo convosco, é diferente e não é tão puro no CD... aliás, a esse propósito encontrei umas imagens um dia destes, não sei se traduzirão com absoluto rigor a realidade, mas são curiosas, vejam...

- Som do CD, onde a qualidade se perde no sinal digital, quadrado:

Posted Image

- Imagem do som no vinil, em que o sinal analógico conserva mais o som original:

Posted Image

:flowers:

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 9 years later...

Vinyl sem dúvida nenhuma, não há comparação possível.

Para quem gosta verdadeiramente de música não há outro formato, acho que não é preciso um prato de 300 contos e uma agulha de diamante para se ter a noção do quão melhor é.

 

Este tópico já é um bocado antigo, ainda há praí pessoal que gostas de vinyl's e que colecione???

Eu comecei a minha coleção à relativamente pouco tempo, mas gosto sempre de uma boa conversa acerca de vinyl's....

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

 

 

Perhaps the best audio-based case for vinyl is actually precisely the fact that it does mess up the original recording. A lot of vinyl fans talk about the "warmth" of records, particularly of the low-end. But, as Pitchfork's Mark Richardson puts it, "the 'warmth' that many people associate with LPs can generally be described as a bass sound that is less accurate." The difficulty of accurately translating bass lines to vinyl without making grooves too big means that engineers have to do a lot of processing to get it to work, which changes the tone of the bass in a way that, apparently, many people find aesthetically pleasing.

 

 

Should I stop listening to vinyl?

No! For heaven's sake, no. Each format has its charms, and their overall differences in quality are often overwhelmed by differences in the quality of initial recording equipment, in mastering approaches, and in playback setup. But if you're a vinyl collector, you also shouldn't go around telling your friends how much purer your audio is. First off, that's generally dickish behavior, but more to the point it's false. Digital recording just is more accurate. That's not the only thing worth considering by any means, but it does make the puritanism of some vinyl true believers look rather ridiculous.

 

http://www.vox.com/2014/4/19/5626058/vinyls-great-but-its-not-better-than-cds

 

Concordo plenamente.

Link to comment
Share on other sites

Vinil tem mais qualidade, sem duvida....

porque o vinil transmite a 50hz e os cds a 22hz (gravados a 44)

pq apesar de ouvirmos so a cerca de 20hz, o vinil transmite os 50hz e nesses 50hz tem "energia" que nao se ouve nos cds.... e mt menos nos mp3 merdosos que se saca da net....

num cd ja se perde qualidade, entao um mp3 que corta ainda mais nas frequencias....

vinil pa sempre.... ^^

como por exemplo:

MICHAEL JACKSON - XSCAPE DELUXE HD VERSION 2014 24BIT 96KHZ WEB HI-RES

Vinyl sem dúvida nenhuma, não há comparação possível.

Para quem gosta verdadeiramente de música não há outro formato, acho que não é preciso um prato de 300 contos e uma agulha de diamante para se ter a noção do quão melhor é.

 

Este tópico já é um bocado antigo, ainda há praí pessoal que gostas de vinyl's e que colecione???

Eu comecei a minha coleção à relativamente pouco tempo, mas gosto sempre de uma boa conversa acerca de vinyl's....

Eu tenho cerca de 200 nao é uma grande coleção mas tenho algumas coisas boas, a joia da coroa é um direct cut

CDs são para ouvir, vinyl é para gozar a qualidade do som, um ritual. O vynil implica mesmo uma boa aparelhagem e isso custa dinheiro.

Já agora, consegui pôr o meu amplificador analógico Dynaco com 45 anos a ler digital (através de um conversor ligado a um cabo ótico). Fantástico como se consegue combinar tecnologias tão separadas pelo tempo e com bons resultados.

Edited by ruit
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Posso meter um set pré gravado a tocar e fingir que estou a passar som, como muita gente hoje em diz faz... :coolmusic:

 

É só dar toquezinhos microscópicos nos knobs do bass, trebble, fazer várias vezes 10% de agachamento ao som do beat, depois levantar-me, olhar para a frente e bater palmas.

Depois é repetir, entre goles de uma bebida qualquer.

Edited by HERiTAGE
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Posso meter um set pré gravado a tocar e fingir que estou a passar som, como muita gente hoje em diz faz... :coolmusic:

 

É só dar toquezinhos microscópicos nos knobs do bass, trebble, fazer várias vezes 10% de agachamento ao som do beat, depois levantar-me, olhar para a frente e bater palmas.

Depois é repetir, entre goles de uma bebida qualquer.

 

Não saltes muito, estás sujeito a acontecer-te o mesmo:

 

https://www.facebook.com/video.php?v=10152690593409270&set=vb.152618729269&type=2&theater

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

nenhum dos 2.

 

Spotify para a frente, não preciso de gastar espaço cá em casa com prateleiras cheias de CDs. Alem do mais aborrece-me a ouvir um CD de uma banda do principio ao fim agora é so playlists de miscelânea em shuffle

 

Vendi todos os CDs que tinha e os que não consegui foi tudo para o sótão

 

De vez em quando saco ums Flacs quando uma banda que gosto lança um album novo, mas depois de ouvir o album uma vez ou duas e quase sempre apagado e as musicas que gosto do album adiciono a minha playlist no Spotify.

Edited by hellspinner
Link to comment
Share on other sites

CDs são para ouvir, vinyl é para gozar a qualidade do som, um ritual. O vynil implica mesmo uma boa aparelhagem e isso custa dinheiro.

Já agora, consegui pôr o meu amplificador analógico Dynaco com 45 anos a ler digital (através de um conversor ligado a um cabo ótico). Fantástico como se consegue combinar tecnologias tão separadas pelo tempo e com bons resultados.

 

 

Concordo com o Ruit..... há muitos anos atrás (ok...nem tantos assim :-.. ) comprei esta aparelhagem Tecnics:

ixnSykM.jpg?1

 

esta aparelhagem a tocar um vinil é qualquer coisa de espetáculo ....e as colunas que acompanham isto abanam a casa toda!!! quer vinil ou cd nesta aparelhagem tem um som espetacular....mas o vinil tem algo de diferente para melhor....menos metálico... ;)

 

pena é já não ter tanto tempo para desfrutar... :(

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.