Jump to content

As 1ªs Noticias Para 2009


beachman08
 Share

Recommended Posts

JANEIRO 2009 - PREVISÃO DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2009 como:

- Ano Internacional da Reconciliação.

- Ano Internacional das Fibras Naturais.

- Ano Internacional de Astronomia - Hoje, o ano começa com a Alvorada do AIA2009, Campanha mundial de observação do Sol, a partir do meio-dia local e até ao pôr-do-Sol.

Pedro Russo, jovem astrofisico português é o coordenador tendo sido seleccionado entre candidatos de todo o mundo.

- Ano Internacional do Gorila.

- Ano Europeu para a Criatividade e a Inovação, através da Educação e da Cultura.

JANEIRO 09'

DIA 1

- Dia Mundial da Paz.

- Entra em vigor a nova lei orgânica da GNR.

- A partir de 01 de Janeiro de 2009, os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde terão de informar os utentes dos prazos máximos previstos para consultas ou cirurgias e divulgar a posição do doente na lista de espera.

- A CIP cria Sistema de inquérito sectorial rápido que permitirá fazer, a partir de Janeiro de 2009, uma radiografia instantânea e mensal a milhares de empresas.

O objectivo é prever se determinado sector de actividade vai entrar em crise económica, de modo a que seja possível agir a tempo de evitar alguns dos problemas daí decorrentes, como é o caso do desemprego.

- Pedido de licenciamento de restaurantes e bares em Lisboa, que decorria exclusivamente nos serviços camarários, vai passar a poder fazer-se na ARESP - Associação da Restauração e Similares de Portugal - a partir de 1 de Janeiro no que toca a processos pendentes; e a partir de 1 de Abril relativamente a novos processos.

- A partir de 2009, as transmissões de bens a título gratuito a favor de pessoas carenciadas ou IPSS ficam isentas de IVA.

- As alterações à Lei Geral Tributária deverão entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2009.

- O balcão Casa Pronta tem, a partir de hoje, cobertura nacional.

- Entra em vigor a reforma europeia do sector do vinho.

- As portagens nas Scuts do Grande Porto, Costa de Prata e Interior Norte, vão passar a ser pagas a partir de 1 de Janeiro de 2009 (dois anos depois do previsto).

As portagens nas outras Scuts também deverão começar a ser pagas já em Abril de 2009.

- Comprar carro é mais caro.

As tabelas que entram em vigor em 2009 terão um agravamento médio do ISV (imposto sobre veículos) de 16% nos diesel e de 5,1% nos veículos a gasolina o que vai influenciar o preço final.

- Aumentam as reformas - Começam a ser aplicados os aumentos da Segurança Social.

Só os reformados que recebem 628,83 euros, ou menos, de reforma, vão ter, em 2009, um aumento acima da inflacção prevista. Nestes casos a actualização será de 2,9, quatro décimas acima dos 2,5% de inflacção prevista.

Pensionistas da Função Pública com reformas acima de 2500 euros também irão ser aumentados.

- Entra em vigor o diploma que alarga a todos os beneficiários do abono de família o montante adicional, anteriormente apenas aplicável aos beneficiários do 1º escalão de rendimentos.

- O Governo mantem o preço dos passes sociais em 2009.

- Apresentados como um analgésico para as famílias encurraladas pela crise, os Fundos de Investimento Imobiliário ainda esperam regulamentação mas CGD afirma que vai avançar em Janeiro de 2009.

- Taxas Municipais - munícipes podem recusar pagar a partir de 1 de Janeiro 2009

Dezenas de milhar de taxas exigidas pelas autarquias caducam hoje. Para poderem continuar a cobrar os serviços aos munícipes, as câmaras terão de fazer regulamentos onde fundamentem bem os preços que estão a exigir. Caso contrário, os cidadãos podem recusar-se a pagar.

- Tem início o programa do Alto Comissariado da Saúde, que vai investir mais de 700 mil euros em cirurgias da epilepsia resistente a tratamento médico convencional.

- A partir de hoje, todos os edifícios terão de possuir um certificado energético, certificado esse que, no caso das habitações, será exigível quando da realização da escritura de compra e venda ou de arrendamento.

- A partir de hoje, os passageiros provenientes de fora da União Europeia que cheguem a Portugal, por via aérea ou marítima, vão poder trazer na bagagem produtos no valor de 430 Euros sem terem de pagar IVA ou Impostos Especiais Sobre o Consumo (IEC). O limite era, até agora, de 175 euros.

- Entra em vigor o novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas, que altera as regras e condições de trabalho na administração pública.

- Comissão parlamentar do Trabalho aprovou o estatuto disciplinar para a Administração Pública que entrará em vigor a 01 de Janeiro de 2009.

- A Eslováquia adere ao euro, sendo o primeiro país do ex-bloco soviético a fazê-lo.

- Entra em vigor o novo regime jurídico de contrato de seguro.

- Congeladas desde 2006, as transferências de funcionários das autarquias e regiões para a Administração Central passam a ser admitidas, ainda que sujeitas a autorização do ministro das Finanças.

- Actualização das rendas.

As rendas mais antigas do País vão ser aumentadas em 4,2%, determina um despacho do Governo publicado dia 31 de Outubro de 2008, que decorre de um processo de actualização extraordinária gradual iniciado há mais de 20 anos.

Restantes rendas são actualizadas em 2,8%.

- Entram hoje em vigor as restantes medidas no âmbito do Simplex, no que respeita com o Registo Predial.

- Sistema de Gestão Integrada da Obesidade começa a funcionar hoje, dia 1 de Janeiro.

- Testes da sida passam a ser gratuitos.

- Entra em vigor o novo Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.

- A UE passará a ter um novo programa «Para uma Internet mais segura» a partir de 1 de Janeiro de 2009.

- O Hospital Amadora-Sintra, passa a partir de hoje a ter gestão pública.

- As crianças portuguesas vão ser abrangidas a partir deste ano (2009) pelos cheques-dentista, que dão aos utentes do Serviço Nacional de Saúde direito a consultas ou tratamentos em clínicas ou consultórios privados

- Lei do Tabaco entrou em vigor há um ano.

Em Portugal, depois da entrada em vigor da nova lei do tabaco não há¡ ainda nenhum organismo a fiscalizar a qualidade do ar nos restaurantes e nos locais públicos onde foram criadas zonas para fumadores.

- Novo valor do salário mi­nimo nacional. Passa a ser de 450 euros.

- Nova taxa de recursos hi­dricos vai começar a ser cobrada aos agricultores portugueses a partir de Janeiro.

- Os trabalhadores que entrem na Função Pública a partir de Janeiro vão passar a descontar para a ADSE sobre 14 meses assim como os pensionistas que têm reformas acima de 600 euros.

- A partir do próximo ano, os deficientes que frequentam os centros de actividades ocupacionais de instituições de solidariedade social vão ter de pagar uma mensalidade.

- Aumento do pão. Panificadores justificam o aumento do preço do pão com a crise. Nas contas da Associação do Comércio e Indústria da Panificação, o pão vai ficar mais caro entre 5 a 9%.

- A electricidade vai ficar mais cara em 2009, um aumento acima dos 4%.

- O deputado do PND, José Manuel Coelho, que exibiu a bandeira nazi no parlamento madeirense abandona as funções parlamentares.

- Portugal vai comandar a partir de Janeiro de 2009, e durante um ano, a Força Naval da NATO.

- Entra em vigor o novo regulamento camarário que limita, nos bairros municipais, a apenas um animal por fogo, o acolhimento e posse de cães potencialmente perigosos.

- A primeira base de dados de perfis de ADN para fins de identificação civil e de investigação criminal em Portugal entra em funcionamento no início deste ano.

- As Universidades Nova e Católica juntaram-se ao MIT para lançar, em Janeiro de 2009, o "The Lisbon MBA", um mestrado em gestão que pretende formar nos próximos cinco anos 330 gestores de topo em Portugal.

- A partir de hoje, António Jorge Pacheco é o substitui Pedro Burmester na direcção artística da Casa da Música.

- O serviço educativo do Centro Cultural de Belém (CCB) vai passar, a partir de hoje, a chamar-se Fábrica das Artes sob a direcção da nova responsável, Madalena Wallenstein, com uma programação dirigida também ao público sénior

além do infanto-juvenil.

- A Republica Checa inicia a Presidência da UE.

- A ajuda directa à  produção de tabaco em Portugal cessa em 2009, sendo o montante canalizado, a partir de 2010 e até 2013, para a reconversão da cultura.

Sem este apoio, proveniente exclusivamente de fundos comunitários, a colheita da planta torna-se incomportável face aos elevados custos com mão-de-obra, gasoleo, gás, electricidade, regas, sementes e fertilizantes, avisam os produtores, que são cada vez mais em menor número e tão reduzido ou abandonado as áreas de cultivo.

- Em Janeiro entra em vigor a dispensa de medicamentos para doentes operados em ambulatório para responder a necessidades para um tratamento até cinco dias após a intervenção cirurgica.

- O julgamento do "caso Martinair", relativo ao acidente aereo ocorrido em Faro em 1992, em que houve 56 mortos e mais de 100 feridos, deverá recomeçar em Janeiro de 2009, segundo os autos do processo no Tribunal Administrativo de Lisboa.

- O concurso público para o segundo troço da rede ferroviária de alta velocidade, entre Lisboa e o Poceirão, que inclui a Terceira Travessia do Tejo, deverá ser lançado em Janeiro de 2009.

- O ministro dos Negócios Estrangeiros, Lui­s Amado, assegurou que o novo Instituto Camões estará operacional em Janeiro de 2009.

- O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Paulo Marques, anunciou que vão ser instalados mais equipamentos de controlo de velocidade próximo das localidades a partir de 2009.

Dos 300 equipamentos previstos, 100 serão radares.

DIA 2

- 70 ANOS - Aldeia da Roupa Branca.

Filme de Chianca de Garcia, cuja estreia teve lugar no Tivoli, no dia 2 de Janeiro de 1939.

- Termina hoje o prazo dado à CGD para definir objectivos de gestão do BPN.

- A partir de hoje a fábrica de faianças Bordalo Pinheiro das Caldas da Rainha, proprietária dos moldes originais do artista, pára "temporariamente" a laboração por falta de encomendas e propôs dispensar 150 trabalhadores.

- A laboração nas Minas de Aljustrel, cuja venda se efectivou ao grupo português MTO, começa este mês.

- O Governo vai lançar em Janeiro de 2009 um Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil (SIRIC) nos consulados portugueses no estrangeiro.

DIA 3

- Grande Concerto de ano Novo no Coliseu dos Recreios.

- A partir de hoje, os postos de abastecimento terão de disponibilizar no site da Direcção Geral de Energia os preços praticados.

A ANAREC garante que a obrigatoriedade da publicação dos preços, vai levar ao encerramento de muitos postos de abastecimento.

- A edição de 2009 do rali todo-o-terreno Dacar vai disputar-se na América do Sul, na Argentina e no Chile, de 03 a 18 de Janeiro.

DIA 4

- Dia Mundial do Braille.

Este ano todos os estabelecimentos comerciais tem que ter os seus produtos com escrita em Braille.

Um diploma aprovado a 30 de Julho de 2008, obriga as grandes superficies a oferecer um serviço de acompanhamento e etiquetas em Braille, gratuito.

Este serviço deverá começar a funcionar a 31 de Janeiro.

DIA 5

- Baltazar Nunes, pai biológico de Esmeralda entrega, hoje, a criança na escola.

- Prossegue o julgamento de Adelina Lagarto.

- Os Tribunais de Família, do Trabalho e Cíveis vão passar a tratar os processos na quase totalidade por via informática a partir de hoje, mantendo em papel apenas "peças e documentos essenciais".

- Realiza-se uma reunião entre o Governo e os sindicatos para analisar os Estatutos da Carreira Docente.

- Entra hoje em vigor o novo regulamento das custas processuais - pagamento das taxas de justiça pelos cidadãos.

- O Cais das Colunas regressou 11 anos depois ao Tejo, devolvendo ao local o estatuto de entrada nobre de Lisboa.

Mas o Terreiro do Paço não pode estar muito tempo sem obras e eis que passados 24 dias os estaleiros regressam. Assim, arrancam hoje os trabalhos para instalação das caixas de esgotos, um investimento de 26 milhões de euros e com duração de um ano.

DIA 6

- Dia de Reis.

- Deverão terminar hoje as alegações de defesa de Ricardo Sá Fernandes, advogado de Carlos Cruz.

- O orçamento da Câmara de Lisboa, de 643 milhões de euros, e o plano de actividades - que poderão ser chumbados pelos deputados municipais sociais-democratas - serão discutidos pela Assembleia Municipal.

- O Estado vai poder concessionar à exploração de privados estradas, pistas de aviação e portos, entre outros bens do chamado domínio público.

De fora deste pacote, ficam os chamados ‘bens culturais’ (monumentos, zonas classificadas de interesse histórico) e os ‘bens militares’ (quartéis de interesse estratégico e equipamento militar). Esta é uma das principais novidades do chamado Regime Geral dos Bens do Domínio Público apresentado pelo Governo, em Outubro passado.

Pela primeira vez existe uma legislação-quadro que vai regular a utilização de todos bens do domínio público e as regras da sua concessão aos privados.

Significa que a utilização de todos os bens do Estado tem de ser paga. Como consequência deste princípio, a partir de 2009 (com reflexos no Orçamento de 2010) todos os ministérios serão obrigados a pagar renda com o Ministério das Finanças a definir o valor para cada imóvel ocupado pelos serviços do Estado.

DIA 7

- A Igreja Ortodoxa, comemora hoje o Dia de Natal.

- Cerimónia de abertura do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, na cidade de Praga.

O artista português Leonel Moura, de 59 anos, que tem trabalhado na área da criação de arte através da robótica e de inteligência artificial, autor de uma exposição permanente no Museu de História Natural de Nova Iorque, será o representante português nesta cerimónia.

DIA 10

-- Passa um ano sobre o anuncio da construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete.

- A nova administração da Caixa Geral de Depósitos, encabeçada por Fernando Faria de Oliveira, entrou em funções há um ano.

- Conselho Europeu de Assuntos Gerais, onde a questão dos prisioneiros de Guantánamo deverá ser discutido por iniciativa do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado.

- Os AC/DC, banda australiana, pioneiros do heavy metal, estão hoje e amanhã no Pavilhão Atlântico.

- Reunião de presidentes de conselhos executivos (CE) de 20 escolas de Coimbra para discutir medidas a tomar em relação modelo de avaliação desempenho dos professores proposto pelo Ministério Educação.

DIA 11

- Em 2006, as mesas dos restaurantes portugueses deixavam de ter os tradicionais galheteiros.

Medida que agora parece estar a ser reconsiderada pelo Ministério da Agricultura.

DIA 12

- Entram hoje em vigor as novas regras de entrada nos Estados Unidos para quem viaje em turismo e sem visto. Os passageiros têm de pedir autorização pela Internet.

Portugal faz parte de um total de 27 países dispensados de vistos de entrada para permanências até 90 dias.

- Autoeuropa retoma o trabalho a ritmo normal, depois das paragens em Dezembro.

- Reunião entre Ministério da Saúde e sindicatos dos médicos para negociação das carreiras médicas.

- O realizador Manoel de Oliveira é homenageado nos Estados Unidos pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles , pelo contributo no cinema.

- Gala FIFA. Zurique.

Ronaldo está nomeado para receber o Prémio de Melhor Jogador do Mundo em 2008.

DIA 13

- O Camionista português, Paulo Silva, detido em Londres na sequência de atropelamento que resultou na morte de seis pessoas, volta a julgamento no Tribunal de Chester.

- A Plataforma dos Professores marcou uma "Jornada de Luta" nas escolas.

- Os Xutos e Pontapés celebram 30 anos de carreira no Pavilhão Atlântico, onde apresentam o single do novo álbum.

A banda surgiu a 22 de Dezembro de 1978, com um primeiro ensaio no espaço Senófila, mas a estreia ao vivo aconteceu a 13 de Janeiro de 1979 , nos Alunos de Apolo.

DIA 14

- Primeiro Debate quinzenal do ano com o Primeiro-Ministro.

DIA 15

- A suspensão do modelo de avaliação de professores volta ao Parlamento, com apresentação de um projecto lei do PSD.

Dia 16

- O Parlamento debate os três diplomas para a reforma da Defesa, a Lei de Defesa Nacional, Bases da Organização das Forças Armadas e o novo Regulamento da Disciplina Militar.

- XVIII Congresso Regional do PSD Açores. Termina dia 18.

DIA 17

- Congresso do CDS-PP (17 e 18).

- Mudanças nos Tribunais - Fases da mudança:

Os Tribunais começam a mudar-se para as novas instalações judiciárias no Parque das Nações.

17 A 19 JANEIRO Os primeiros tribunais a ocupar o Parque das Nações são: Tribunal de Família e Menores, os Juízos de Execução e o Tribunal Marítimo. As obras do edifício ficam concluídas no fim de Dezembro.

24 E 25 JANEIRO Começam a funcionara Tribunal de Comércio e o Tribunal Administrativo e Fiscal. Mudam-se também as Conservatórias de Registo Automóvel e de Registo Predial.

- Estreia em Portugal o filme - Gone Baby Gone - cujo argumento tem semelhanças ao desparecimento da Maddie. A estreia deste filme foi adiada em Dezembro na Inglaterra pelas semelhanças.

DIA 18

- Em Viana do Castelo realiza-se hoje, ou dia 25, o primeiro referendo concelhio a ter lugar no país.

- Em 1984 (25 anos) morria José Carlos Ary dos Santos.

DIA 19

- Debate da revisão anual do programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) em Assembleia da República.

- O Primeiro-Ministro José Sócrates, o Ministro de Estado e das Finanças, os Ministros da Economia e Inovação, Ciência e Tecnologia e o Governador do Banco de Portugal vão-se reunir com os responsáveis das principais multinacionais a operar em Portugal, na 4ª Mesa Redonda Empresarial com o Governo de Portugal, organizado pelo Grupo The Economist.

- A Plataforma Sindical de professores convocou para 19 de Janeiro, uma greve nacional.

- O chefe de cozinha português, José Avillez, foi convidado para se apresentar na próxima edição do "Madrid Fusión", o maior congresso de cozinha vanguardista a nível mundial. È o primeiro português a consegui-lo.

DIA 20

-  Em 2004 era assinado, em Lisboa, por Durão Barroso e Jose Maria Aznar o Acordo Ibérico de Electricidade. O PM português prometia então uma discida significativa de preços da electricidade em Portugal.

- Barack Obama toma posse como 44º Presidente dos EUA e Joe Biden como vice-presidente.

DIA 21

- Feira BTL - Bolsa de turismo de Lisboa. Esta será a 21ª edição desta feira que decorre até 25 de Janeiro.

DIA 22

- Termina o prazo para o concurso público para o licenciamento do quinto canal.

A Zon Multimedia é a única concorrente.

- 24 Cimeira luso-espanhola. Em Zamora .

Inclui entre outras matérias, um acordo no âmbito da segurança e protecção civil .

- Deverá ser hoje entregue ao Comissário europeu da saúde uma petição europeia a defender a vacinação gratuita na UE contra o cancro do colo do útero.

-  Em 2006, Cavaco Silva foi eleito Presidente da República por 50,6% dos eleitores.

Manuel Alegre foi o segundo candidato mais votado com 20.7%, seguido de Mário Soares com 14.3%. Jerónimo de Sousa reuniu as preferências de 8,6% dos eleitores. Francisco Louçã ficou em quinto lugar, com 5,3%. Garcia Pereira encerra esta lista de candidatos com 0,4% dos votos. Cavaco Silva prometeu então cooperação institucional com o governo.

- Realiza-se o Congresso Internacional sobre Promoção da Leitura, que junta escritores, técnicos e especialistas de todo o mundo.

"Formar leitores para ler o mundo" é uma iniciativa da Casa da Leitura, um portal na Internet dedicado à divulgação de literatura infanto-juvenil portuguesa e estrangeira.

Fundação Calouste Gulbenkian.

DIA 23

- Dia Mundial da Liberdade.

DIA 25

- Em 2004 morre o jogador do Benfica Miklos Feher, no final do jogo com o Vitória de Guimarães.

DIA 26

- A unidade de produção da Citroen em Mangulade inicia uma segunda paralisação entre hoje e dia 3 de Fevereiro. Esta paralisação é uma das medidas para ultrapassar a crise no sector automóvel.

- Gala Musical de homenagem a Aristides de Sousa Mendes no Coliseu dos Recreios com artistas portugueses e estrangeiros

- Cerca de 500 raparigas vão participar hoje no Dia da Defesa Nacional na Força Aérea.

Durante este ano todas as jovens que completem 18 anos serão obrigadas a comparecer no dia da Defesa Nacional em conjunto com os rapazes.

DIA 27

- Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

- Julgamento de Fátima Felgueiras, no âmbito do chamado processo do futebol em que a autarca está pronunciada por oito crimes.

- Divulgação dos dez finalistas ao prémio de melhor livro de ficção publicado em 2008 nos EUA e cujo cencedor será conhecido a 19 de Fevereiro.

A distinção, a única que premeia títulos e não autores, é atribuída anualmente pela Universidade de Rochester. Agualusa e Lobo Antunes fazem parte dos 25 semi-finalistas a concurso.

DIA 29

- Em 2008, o primeiro-ministro solicitou ao Presidente da República a exoneração dos ministros da Saúde, Correia de Campos, da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomás.

- Second Life marca a estreia de Luís Figo no cinema.

Luís Figo ícone indiscutível do desporto mundial faz a sua estreia como actor no filme Second Life da Utopia Filmes.

O jogador faz o papel de Realizador onde contracena com Liliana Santos, Ricardo Pereira e Rita Andrade.

Second Life foi filmado em Portugal e em Itália e a sua estreia está planeada para o dia 29 de Janeiro.

Para satisfazer a curiosidade a equipa da Utopia Filmes colocou ao dispor de todos, imagens exclusivas em www.2life-movie.com

DIA 31

- Dia Nacional do Sargento.

- Encerramento da fábrica da Lactogal, em Avis (Portalegre), com cerca de 80 trabalhadores.

- O Ministro Alberto Costa definiu o dia 31, como prazo limite para que as dividas oficiosas sejam pagas.

TO BE CONTINUED..

Link to comment
Share on other sites

- As portagens nas Scuts do Grande Porto, Costa de Prata e Interior Norte, vão passar a ser pagas a partir de 1 de Janeiro de 2009 (dois anos depois do previsto).

As portagens nas outras Scuts também deverão começar a ser pagas já em Abril de 2009.

Isto é verdade?

Ainda não ouvi nada nesse sentido...

Link to comment
Share on other sites

Parece que já não te vai responder :-..

Então?

Mas o que se passou?

De qq modo, não ouvi nem li nada que referisse a abertura de portagens nas SCUTS referidas... acho estranho apenas saber disso a menos de 5 dias do fim do ano...

Sim, também acho muito estranho. Especialmente porque ainda nem sequer existe um sistema de cobrança implementado (pelo menos nas SCUTS do Porto).

Link to comment
Share on other sites

Agora é mais fácil implementar um sistema desses, igual ao que está na A17. Em meia dúzia de dias fazem isso. E acho muito bem, se nós em Lisboa e praticamente em todo país pagamos as portagens, porque é que no Porto não pagam?!

E não venham com a conversa que "nós cá não temos estradas alternativas".

Link to comment
Share on other sites

Agora é mais fácil implementar um sistema desses, igual ao que está na A17. Em meia dúzia de dias fazem isso. E acho muito bem, se nós em Lisboa e praticamente em todo país pagamos as portagens, porque é que no Porto não pagam?!

E não venham com a conversa que "nós cá não temos estradas alternativas".

Ya... falar é fácil quando não se tem conhecimento de causa ;)

Link to comment
Share on other sites

Agora é mais fácil implementar um sistema desses, igual ao que está na A17. Em meia dúzia de dias fazem isso. E acho muito bem, se nós em Lisboa e praticamente em todo país pagamos as portagens, porque é que no Porto não pagam?!

E não venham com a conversa que "nós cá não temos estradas alternativas".

Ya... falar é fácil quando não se tem conhecimento de causa ;)

E quem te disse a ti que eu não tenho conhecimento de causa!?...

Lá por seres do Norte, não quer dizer que as pessoas do Sul não conheçam bem a tua terra.

;)

Link to comment
Share on other sites

Agora é mais fácil implementar um sistema desses, igual ao que está na A17. Em meia dúzia de dias fazem isso. E acho muito bem, se nós em Lisboa e praticamente em todo país pagamos as portagens, porque é que no Porto não pagam?!

E não venham com a conversa que "nós cá não temos estradas alternativas".

Ya... falar é fácil quando não se tem conhecimento de causa ;)

E quem te disse a ti que eu não tenho conhecimento de causa!?...

Lá por seres do Norte, não quer dizer que as pessoas do Sul não conheçam bem a tua terra.

;)

Se conhecessem não dizias o que dissestes, apenas isso.

É bonito falar e tal, mas realmente não há alternativas válidas. Em média uma pessoa no Porto ganha muito menos que outra em Lisboa. Transportes públicos é para esquecer.

Link to comment
Share on other sites

Agora é mais fácil implementar um sistema desses, igual ao que está na A17. Em meia dúzia de dias fazem isso. E acho muito bem, se nós em Lisboa e praticamente em todo país pagamos as portagens, porque é que no Porto não pagam?!

E não venham com a conversa que "nós cá não temos estradas alternativas".

Ya... falar é fácil quando não se tem conhecimento de causa ;)

E quem te disse a ti que eu não tenho conhecimento de causa!?...

Lá por seres do Norte, não quer dizer que as pessoas do Sul não conheçam bem a tua terra.

;)

epá :lol: até há gente do sul que conheçe BEM a nossa "terra"... Tu não és uma delas de certeza. Mas já agora para aproveitar... doí serem prejudicados em relação a nós nisto?! É fdd não é? Temos pena. Talvez assim saibam como é nas outras coisas.

Link to comment
Share on other sites

PunK_BoY também sei onde tens a tua "tasca". E sim, conheço bem a tua terra.

E essa merda de rivalidade comigo não funciona, porque somos todos iguais. Por isso dispenso comentários tipo "doí serem prejudicados em relação a nós nisto?! É fdd não é? Temos pena. Talvez assim saibam como é nas outras coisas", ilustra bem as mentalidades.

E já agora, só para finalizar, é justo ser utilizador/pagador. O pessoal do Sul nem é menos, nem mais que o pessoal do Norte como tu estás a comparar.

Link to comment
Share on other sites

E já agora, só para finalizar, é justo ser utilizador/pagador. O pessoal do Sul nem é menos, nem mais que o pessoal do Norte como tu estás a comparar.

Se tivessem aprovado a regionalização......

Link to comment
Share on other sites

PunK_BoY também sei onde tens a tua "tasca". E sim, conheço bem a tua terra.

E essa merda de rivalidade comigo não funciona, porque somos todos iguais. Por isso dispenso comentários tipo "doí serem prejudicados em relação a nós nisto?! É fdd não é? Temos pena. Talvez assim saibam como é nas outras coisas", ilustra bem as mentalidades.

E já agora, só para finalizar, é justo ser utilizador/pagador. O pessoal do Sul nem é menos, nem mais que o pessoal do Norte como tu estás a comparar.

Já agora o que pagam vocês a nível de auto-estrada que liguem as cidades periféricas de lisboa a lisboa exceptuando as pontes?

Tu tens a noção de como a vida das pessoas vai ficar afectada? Tenho um colega de trabalho que só vai-lhe restar uma opção... vir viver para o Porto.

Link to comment
Share on other sites

Só não pagas o IC19... CREL é a pagantes, A5 a pagantes é... o Eixo N-S não é pagantes, mas para lá chegares é provável que vás por uma estrada que pagas...A1 pagas... As pontes pagas e beeem !!

Link to comment
Share on other sites

Eu posso estar a ser mto ignorante, porque em matérias de portagem até o sou....mas eu vou mtas mtas vezes para Lisboa, nomeadamente para Campo de Ourique e só pago a A1 Porto-Lisboa. Sempre que tenho de me deslocar em Lisboa nunca pago Portagem...normalmente vou para Oeiras Sintra Cascais, ou seja cidades fora de Lisboa e não pago Portagem.....agora alguem me pode explicar porque devo pagar portagem para ir para Valongo? ou para Gondomar?

Link to comment
Share on other sites

kahzam, porque tenho de pagar portagem de Oeiras a Carcavelos, Estoril, Cascais?

Porque é que vou de Queijas (Estádio Nacional) até Belas e pago portagem?

Simples, porque sou utilizador, logo tenho de pagar. Se não quiser pagar vou pela Estrada Nacional.

kahzam, as localidades que te indiquei, são à mesma distância das tuas, ou seja, Antas-Valongo ou Antas-Gondomar.

:y:

Edited by Mic@s
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.